Tornado de Leilão. Cuidado. É golpe..

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Tornado de Leilão. Cuidado. É golpe..

Mensagem por Fabrício »

Bem galera, um problema q recente apareceu em Brasília, nos outros estados do federação eu não sei, mas q deixou colegas na mão e outros chateados, foram as tais Tornados de leilão.

Tá acontecendo muito, e acho q nos outros estados é a mesma coisa, já vi colegas q anunciam no Motox, inclusive, q compram Tornados 2003/04 por 4.500,00, e ainda colocam. "COM NOTA FISCAL DE LEILÃO". Cara de pau esse menino, desculpa se tem alguém nessa situação lendo este post, mas nossa comunidade é unida, temos q denunciar, já ví colegas q juntaram dinheiro um ano todo para comprar uma Tornado por R$ 9.000,00, e q foi roubada para ser futuramente "vendida" com se fosse de Leilão.
Os "bandidos" q vendem motos roubadas, chegaram a pedir R$ 7.500,00 em uma Tornado 2004, novinha. Eles aumentam o preço para q compradores honestos, e desavisados, não desconfiem do GOLPE.
Colegas nossos, de boa índole, tiveram suas motos apreendidas pela polícia, e ainda, irão responder a processo na justiça por RECEPTAÇÃO.

Vale lembrar. "MOTO NENHUMA PODE TER O NÚMERO DO CHASSI OU DO MOTOR RASPADOS"
Art. 130. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.


Isso se aplica á todas as motos nacionais como DTs, Tornados, XR200, Falcon, XTs, etc,...Essas de rua..

Art. 114. O veículo será identificado obrigatoriamente por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, reproduzidos em outras partes, conforme dispuser o CONTRAN.

§ 1º. A gravação será realizada pelo fabricante ou montador, de modo a identificar o veículo, seu fabricante e as suas características, além do ano de fabricação, que não poderá ser alterado.

§ 2º. As regravações, quando necessárias, dependerão de prévia autorização da autoridade executiva de trânsito e somente serão processadas por estabelecimento por ela credenciado, mediante a comprovação de propriedade do veículo, mantida a mesma identificação anterior, inclusive o ano de fabricação.

§ 3º. Nenhum proprietário poderá, sem prévia permissão da autoridade executiva de trânsito, fazer, ou ordenar que se faça, modificações da identificação de seu veículo.
Muito importante isso aí em cima....
Art. 126. O proprietário de veículo irrecuperável, ou definitivamente desmontado, deverá requerer a baixa do registro, no prazo e forma estabelecidos pelo CONTRAN, sendo vedada a remontagem do veículo sobre o mesmo chassi, de forma a manter o registro anterior.

Parágrafo único. A obrigação de que trata este artigo é da companhia seguradora ou do adquirente do veículo destinado à desmontagem, quando estes sucederem ao proprietário.

Art. 127. O órgão executivo de trânsito competente só efetuará a baixa do registro após prévia consulta ao cadastro do RENAVAM.

Parágrafo único. Efetuada a baixa do registro, deverá ser esta comunicada, de imediato, ao RENAVAM.
A maioria das notas fiscais FRIAS vem com a informação de q as motos são sucatas....
Olha só esta parte daqui de baixo....
Art. 1º. A baixa do registro de veículos é obrigatória sempre que o veículo for retirado de circulação nas seguintes possibilidades:

I – veículo irrecuperável;

II – veículo definitivamente desmontado;

III – sinistrado com laudo de perda total;

IV – vendidos ou leiloados como sucata.

§ 1º. Os documentos dos veículos a que se refere este artigo, bem como as partes do chassi que contém o registro VIN e suas placas, serão obrigatoriamente recolhidos aos órgãos responsáveis por sua baixa.

§ 2º. Os procedimentos previstos neste artigo deverão ser efetivados antes da venda do veículo ou sua destinação final.

§ 3º. Os órgãos responsáveis pela baixa do registro dos veículos deverão reter sua documentação e destruir as partes do chassi que contém o registro VIN e suas placas. (acrescentado o § 4º pela Deliberação 18/00); (acrescentado o § 4º pela Resolução 113/00)

Art. 4º. Uma vez efetuada a baixa, sob nenhuma hipótese o veículo poderá voltar à circulação.

Art. 5º. A baixa do registro do veículo será providenciada mediante requisição do responsável e laudo pericial confirmando a sua condição.
Si a moto for considerada sucata, ela tem q ser baixada no Detran, onde é expedido um documento oficial da baixa.

Motos importadas (de cross) não precisam ser licenciadas, MAS PRECISAM DE TER A NOTA FISCAL DE COMPRA.


Aqui a infração...
Art. 230. Conduzir o veículo:

I - com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;

II - transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN;

III - com dispositivo anti-radar;

IV - sem qualquer uma das placas de identificação;

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;

VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e apreensão do veículo;

Medida administrativa - remoção do veículo;
Bem, tentei fazer uma coletânea bem resumida de onde o comprador deve se basear antes de comprar uma moto com chassi e número do motor raspado... Vamos acabar com essa onda criminosa, amanhã nós poderemos ser vítima de assaltos, e perder não apenas a moto, mas a vida...

Acho esse tópico muito importante...Será pendurado....A galera do TS tb está mandando ver no assunto. Se vc teve a moto roubada dê uma procurada emhttp://www.campanhabasta.esp.br , e mande esse link para o maior número de usuários possível...


Quem teve alguma experiência com motos assim, fale pra nós q tentaremos coibir fatos dessa natureza...
Editado pela última vez por Fabrício em 20 Setembro 2004 à01 15:59, em um total de 1 vez.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Vc está coberto de razão crosschão. Só não entendi pq alguns não entendem, ou fingem de desentendidos sobre o assunto...Ele é claro e cristalino...

Blz galera, como postei no TS, espero q o Tópico seja usado para alertar as pessoas de bem q acabam caindo nessa farsa. Existem leilões honestos, mas as motos q apareceram aqui em Brasília eram todas irregulares...

Andar com a moto com chassi e número de motor raspado é CRIME. Leilões só podem vender motos q já foram dadas baixas no Departamento de Trânsito, e estas baixadas não podem voltar a circulação. Aquelas q os leilões são alienatários podem ser vendidas normalmente como fazemos com nossos veículos. Preenche-se o DUT, e transfere-se o bem... Pronto. É tudo legal...

Não existe motivo para ofensas e desavenças, se nós apoiar-mos ações "fora-da-lei", amanhã teremos q levar nas ferramentas de trilha, o REVÓLVER CAL. 0.38. Isso é um absurdo. Não podemos dar corda para bandido, ou seremos as vítimas de amanhã.

Galera, um conhecido deixou de levar a moto dele (com chassi e motor raspado) para preparar a Suspa na loja do meu irmão. Acabou q levou na loja de outro amigo. A Polícia deu uma batida na loja, e o cara se deu mau. A polícia levou a moto dele, o indiciou por receptação, chamou o dono da loja para depor, e ele ficou no prejuízo. Ahh, levou também mais uma moto q tb estava com o chassi raspado. Isso por uma diferença de R$ 1.500,00 a menos, em uma moto legalizada, ná época em q adquiriu a moto...

Compensou???

O mais engraçado dessa estória, é q 1 mês antes, 2 Tornados de clientes da Líder Motos, tiveram a moto roubada. E, uma dessa motos q a polícia apreendeu, na loja q falei aí em cima, era de 1 desses clientes, q por sorte teve a moto devolvida....

Moral da estória? Se não existisse cliente para moto com chassi raspado, não haveria mercado de motos roubadas, ou pelo menos esse mercado diminuiria..

Vamos dar as costas para esse mercado negro...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Resumindo a conversa...

Quem é correto, apoia a causa. Quem não é correto, ou agride por não ter argumentos suficientes, ou fica no anomimato por vergonha mesmo.

Dêem uma olhada na minha assinatura, ela fala por sí só...

Eu não os culpo.... :wink:
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

É isso ai, o aviso tá dado, cada um tem uma consciência, amanhã quem sabe quem poderá ser a próxima vitima a perder a moto.
legal
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Outubro 2004 à06 20:00

quem nao sabe nao critica

Mensagem por legal »

vc tem q saber separar o joio do trigo, em vez d criticar assim:"temos q acabar com moto d leilao". deixa d ter falta d sabedoria cara, 1 veículo quando bate forte o detran vai e raspa ou corta o chassis cara, e nao da direito a doc,por q deu perca total, o cara pode comprar e montar a moto com peças, ou vc nunca comprou peças d 1 particular sem pedir nota? pode comprar para andar em fazenda ,sitio ou trilha é problema d quem compra. nada d irregular, vc deve ter moto d 30 mil ou ta começando a fazer trilha agora, faço a 18 anos, tenho 36a comprei 1 tornado no leilao sodré santoro em sampa por 3 mil-qual o problema,quem nao tem 8 mil para dar em 1 tornado anda d bicheira?ou nao anda por q é mais caro ainda, ja q eu tinha dt200 e vivia enguiçando.quem compra é q tem q saber o q esta adquirindo, é só falar ao vendedor q quer levar a moto antes para a perícia pronto.DIZER Q TEM Q ACABAR COM ESTE MERCADO CARA ISTO É RIDÍCULO. quero saber se vc nunca comprou 1 cd d 1 cara sem saber a procedencia, nunca deu dinheiro a guarda, e tambem nao cria canário em casa , por q tb é crime ambiental, PARA D FALAR BESTEIRA CARA.MEU TEL 21 27726699
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Re: quem nao sabe nao critica

Mensagem por Fabrício »

legal escreveu:vc tem q saber separar o joio do trigo, em vez d criticar assim:"temos q acabar com moto d leilao". deixa d ter falta d sabedoria cara, 1 veículo quando bate forte o detran vai e raspa ou corta o chassis cara, e nao da direito a doc,por q deu perca total, o cara pode comprar e montar a moto com peças, ou vc nunca comprou peças d 1 particular sem pedir nota? pode comprar para andar em fazenda ,sitio ou trilha é problema d quem compra. nada d irregular, vc deve ter moto d 30 mil ou ta começando a fazer trilha agora, faço a 18 anos, tenho 36a comprei 1 tornado no leilao sodré santoro em sampa por 3 mil-qual o problema,quem nao tem 8 mil para dar em 1 tornado anda d bicheira?ou nao anda por q é mais caro ainda, ja q eu tinha dt200 e vivia enguiçando.quem compra é q tem q saber o q esta adquirindo, é só falar ao vendedor q quer levar a moto antes para a perícia pronto.DIZER Q TEM Q ACABAR COM ESTE MERCADO CARA ISTO É RIDÍCULO. quero saber se vc nunca comprou 1 cd d 1 cara sem saber a procedencia, nunca deu dinheiro a guarda, e tambem nao cria canário em casa , por q tb é crime ambiental, PARA D FALAR BESTEIRA CARA.MEU TEL 21 27726699
Legal, primeiramente seja muito bem vindo ao Fórum Líder Motos....Apesar do motivo principal do seu cadastro ser o das motos de Leilão...dê uma entrada na Categoria Seja bem vindo. Apresente-se pra galera te conhecer melhor, fale da sua turma, da sua moto, etc..etc...

Vejo q vc tem o seu ponto de vista...Ele está correto...ví q vc sabe o q está falando...mas vamos lá...se vc leu o tópico todo, verá q se forem observados as exigências do departamento de trânsito, tudo estará blz.

Não sou Santo...já tive 22 gaiolas com pássaros silvestres, só compro na Feira do Paraguai de Brasília (90% contrabando, mas o governo sabe), tenho película fumê no vidro da frente do meu carro, vaso um sinalzinho vermelho de noite, NUNCA dei dinheiro pra guarda, mas resumindo...NÃO SOU SANTO...mas moto sem placa, sem luz de seta, toda lascada, mas com documentação "quente"...traz somente problemas de trânsito...não é crime...


Só para não ficarmos discutindo o assunto eternamente....se vc tem uma moto q foi comprada em leilão...a moto foi considerada sucata, etc....VC TEM Q TER O DOCUMENTO DE BAIXA DELA....Pronto...se vc tem...não discutiremos mais o assunto...Caso contrário...vc terá a moto apreendida em uma batida...e vai se dar mau...tanto na justiça, como na grana...
Isso é ponto passivo...
Funciona igualmente para carros....vc compra o carro batido...o detran vai e, praticamente fura o chassi para arrancar a numeração....mas um documento de baixa é fornecido ao dono do carro....Caso a polícia desconfie do dono...no caso dos veículos, existem outros locais onde a numeração pode ser verificada...Na moto é um pouco diferente....já q vc tem a numeração apenas no chassi, e no 1 número no motor...

Resumindo....
Moto de leilão com documento oficial de baixa...OK
Moto de leilão, ou do q quer q seja, com chassi raspado, e sem documentos de baixa...Fora....Vai ter problema...

Outra coisa, um colega nosso q teve a moto roubada no mês de julho....2 meses depois, uma loja de Brasília foi denunciada pra polícia, os caras deram uma batida, e levaram 2 motos com número do chassi/motor raspado pra delegacia... Chamaram os donos, q mostraram as notas "frias" de Leilão...Fizeram perícia nas motos, e em uma delas, foi descoberto, pelo Raio-X no motor, q se tratava da moto deste colega...
O cara q comprou a moto de "leilão" foi denunciado, perdeu a moto, e ainda passou várias noites de sono em claro...

Como dito por vc...vc tem 36 anos...e sabe q a maioria destas motos q estão rodando por aí como sendo de leilão foram roubadas....ou será q vc acha o contrário? :?:

Como este tópico foi aberto exclusivamente para se discutir exatamente isso q estamos fazendo, vou trancar o outro q vc abriu....

Mais uma vez seja muito bem vindo, use e abuse do fórum, ele é nosso...
Como vc tem anos de experiência em off-road, conto com a sua ajuda para melhorar a qualidade do fórum...

Abraços... :wink:
legal
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Outubro 2004 à06 20:00

Mensagem por legal »

parabens, agora vc separou o joio do trigo, muitas sao roubadas amigo, assim como tem milhares d moto na trilha roubada, milhares,existe moto d leilao roubada e xiste moto d leilao quente, entaop vc nao pode dizer"vamos acabar com este mercado"assim é ver por 1 lado só. valeu amigo parabens vc teve classe ao responder, bacana este forum.entrarei varias vezes
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

legal escreveu:parabens, agora vc separou o joio do trigo, muitas sao roubadas amigo, assim como tem milhares d moto na trilha roubada, milhares,existe moto d leilao roubada e xiste moto d leilao quente, entaop vc nao pode dizer"vamos acabar com este mercado"assim é ver por 1 lado só. valeu amigo parabens vc teve classe ao responder, bacana este forum.entrarei varias vezes
Blz, ainda bem q chegamos ao entendimento...
O q estamos condenando, é o comércio de peças e motos frias....não os leilões...o q tentamos aqui é justamente informar nossos amigos de boa fé do fórum, os procedimentos q devem ser tomados antes de se comprar uma moto de leilão...isso, para depois não se arrepender...

Como disse acima, seja muito bem vindo ao FLM, dê uma entrada na categoria de apresentação, e fale um pouco de vc, de onde é, q modalidade pratica de off-road, fale da sua turma, etc...

Abraços... :wink:
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Eu acho que o lado mais negro disso esta no mercado de peças usadas, tem peças legais, mas o roubo alimenta muito este mercado... ou vice versa.
Matheus
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 10 Janeiro 2005 à15 11:00

Mensagem por Matheus »

Isso é fróids demais galera .. eu mesmo juntei minha graninha durante tempos, comprei uma tornado 03/04 pretona .. linda ..

Como conheço todo q qualquer muleque daki, um cara me disse q um ladrão aí, trouxe uma motoca tornado de Belo Horizonte e tava vendendo .. mas tava passando somente as peças .. nada de chassi ...

Pra vc ter uma ideia, ele tb tinha um motor de Falcon, zerinho, tava vendendo por R$500,00.. tem base ? minha mão e meu bolso coçaram na hora pra comprar .. mas dei varada .. não rola ...

Oq se consegue facil, sai facil tb ...

prefiro juntar meu suado real e comprar uma legal .. não vou incentivar nego ficar roubando não, vai q um dia a vitima sou eu ?

T+
Sem-Rumo
Membro
Mensagens: 219
Registrado em: 19 Janeiro 2005 à24 11:39

Mensagem por Sem-Rumo »

19/01/2005
19h13 - Uma denúncia envolvendo competidores de motocross em um esquema
de roubo de veículos levou a polícia a uma loja no setor de oficinas do
Sudoeste, em Brasília, na manhã desta quarta-feira. No local, homens da
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRR) encontraram 14
motocicletas em situação irregular: uma é comprovadamente produto de
roubo, 11 estavam com os chassis adulterados e nenhuma tinha nota
fiscal. O valor total da mercadoria chega a R$ 150 mil

O delgado da DRFV Anderson Espíndola disse que a moto roubada é de São
Paulo. "Mas acreditamos que todo o material seja mesmo produto de
roubo", afirma. Para ele outras lojas no DF pode estar cometendo o mesmo
crime.

O dono da Trilha Motos, Davi Candido Ribeiro, 31, não foi preso, mas
prestou depoimento. Ele disse desconhecer a procedência dos veículos e
afirmou que eles pertencem a clientes que deixaram no local para
conserto. A Receita Federal será acionada para informar se as motos
importadas entraram legalmente no Brasil.

Se comprovado o envolvimento de Davi, ele poderá ser autuado por
receptação e adulteração de sinal identificador de veículos. Se
condenado, pode pegar de um a quatro anos para o crime de receptação, e
de três a oito para o de adulteração.

As investigações começaram há quatro meses. Essa foi a primeira loja a
ser visitada pelos policiais. Outras três já estão na lista da DRR.

Vamos lutar contra o roubo de motos, isso quer dizer, que devemos sim quando soubermos, denunciar aqueles que o fazem e alertar a todos quanto a este perigo, bem como nunca, nunca comprar qualquer peça que duvidemos da procedência, pois, podemos estar influenciando e contrubuindo com o mundo do crime.

Abraços Gustavo

Caro moderador caso esteja postado no lugar errado peço que mude para o local certo. Obrigado
Sem-Rumo
Membro
Mensagens: 219
Registrado em: 19 Janeiro 2005 à24 11:39

Mensagem por Sem-Rumo »

a notícia acima foi publicada pelo correioweb, correio brasiliense
Sem-Rumo
Membro
Mensagens: 219
Registrado em: 19 Janeiro 2005 à24 11:39

Mensagem por Sem-Rumo »

http://noticias.correioweb.com.br/ultim ... go=2627545

este é o link direto para a notícia no correioweb
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

meu vizinho rouba motos....e detalhe....o pai dele é policia militar....
e ooooooutro detalhe: sempre q é preso em no máximo 4 meses tá na rua de volta roubando
hugo
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Janeiro 2005 à18 11:53

Mensagem por hugo »

Tô chegando agora né...
Mas existem leilões... e leilões...
Lugar de ladrão é na cadeia.
UA
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

Eu já fui visitar o leilão do detran de curitiba-pr e os carros e motos que estavam sendo vendidos(sucata) estavam em perfeito estado de conservação, motos muito bonitas. Mas detalhe verifiquei todos os números de chassi dos veiculos e todos estavam cortados, rasgados acho que deviam pegar uma talhadeira e rasgar eles, e nas motos era raspado. É leilão do detran,os veiculos saem com nota fiscal do detran baixados, sucata. Em são paulo tem muitos leilões de detrans, ciretrans o qual vende seus veiculos que estão em perfeito estado como sucata baixados,para aproveitamento de peças e circular em locais que não exista fiscalização de trânsito(chácaras, fazendas, trilhas....)


O veículo somente é apreendido estando o mesmo em circulação em via pública, conforme previsto no Artigo 262 da lei 9503/97.

Para transporte de veiculo, deve comprovar a origem do mesmo atráves de documentos de propriedade, seja nota fiscal ou licenciamento.

Os dois parágrafos acima foram retirados de uma carta recebida por um colega meu do detran-pr quando o mesmo indagava o órgão a respeito de moto só com nota fiscal de leilão/revendedora, para transportar a moto em pick-up;



TÓXA
Mosca
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 31 Maio 2005 à11 08:24

Mensagem por Mosca »

Pessoal, lí o tópico e achei muito interessante. Estou pensando em trocar o motor de minha moto poe um outro e quero fazer tudo LEGALIZADO. Onde devo comprar o motor? É lógico que eu não vou na concessionária da Honda, pois é muito caro, mas quero comprar um motor de XR 200 ou de Tornado para por em minha Kasinski. Depois de instalado devo ir ao detran? Alguém já fez isto? Valew!
achira19

Mensagem por achira19 »

Eu jah troquei o motor do meu fusquinha, uma vez. Comprei o motor com nota-fiscal de uma empresa idonea de ferro-velho. :)
Ai eh soh ir no detran e solicitar a alteracao, eles vao te passar um numero, vc vai num torneiro credenciado pra gravar esse novo numero no bloco do motor e pronto, tah legalizado.
Agora, nao sei quanto a colocacao de motores diferentes dos originais. Acho que ai eh adaptacao, vai ter alguns passos a mais ae... :(
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

MOTO ROUBADA

Mensagem por LOBAO »

Muitas pessoas querem fazer trilha, querem ter uma boa moto mas não querem gastar, já vi vários relatos de gente dizendo que vale a pena comprar uma moto roubada para colocar na trilha, esquecendo-se que amanhã podem ter a sua moto roubada, pior, podem não só perder a moto como podem levar um tiro.

Aos que compram a moto em leilão, não tenho nada contra, só acho que devem se precaver, olhar com atenção a documentação para não estarem alimentando a indústria do roubo.

Estou querendo iniciar na trilha, tinha uma cg 125 , vendi e dei de entrada em uma tornado zero, tenho um carnet do tamanho do mundo para pagar, não daria metade do dinheiro por uma moto roubada.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Digae Lobao !!
Seja bem vindo cara, da uma passada la na apesentação e conta pra gente da tua vida po !!
Ja deu pra ver q tu é gente boa e honesto !!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem