Trilhas, Pneus e Erosão

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
GARCIA!!!
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 01 Março 2006 à27 17:15

Trilhas, Pneus e Erosão

Mensagem por GARCIA!!! »

Tive informações que já tem muita trilha sendo fechada por causa da erosão e danificação do terreno pelas motos.

Ouvi tb sobre um pneu ecologico que tem cravos menores e não agridem tanto o solo.

Ai eu pergunto

Como tá as trilhas na sua região?
Já ouviu falar em pneu ecologico?
O estado geral das trilhas? como tá? tem como recuperar? como?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Garcia...realmente a coisa está complicada por Brasília. Muitas de nossas trilhas já estão fechadas ao público...e realmente as motocas tem dado uma detonada legal.
Nunca ouvi falar nesse pneu ecológico.
Em nossa região é bem complicado recuperar as trilhas. Em uma de nossas trilhas, a do Riachinho, a galera chegou a plantar mudas de árvores no topo desse morro....mas nosso terreno é cascalho puro...Apenas o capim e o tempo para dar jeito.

Muito legal o seu tópico....e vamos ver como estão as coisas nos outros Estados.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Fabrício, grande parte das motos especiais de enduro off road vendidas na Europa já saem de fábrica com pneus ecológicos... a diferença é que os cravos da banda de rodagem são menores que os modelos de pneus convencionais.. :wink:

Pneu tipo MT16 Pirelli não podem rodar por lá não.. :roll:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

As 4t fazem um estrago maior ainda!

Aki tá rolando uma conscientização por parte do TCMG!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Garcia realmente existe este Pneu, as Husqvarnas 2001 vinham de fabrica com ele, mas é uma óstra o desgaste dele é rapido demais e quase não segura.

Aqui em Goiãnia é uma briga constante sobre trilhas , mas vamos levando , de vez em quando a florestal bate um papo com a gente, mas na verdade não tem muito como nos enquadrar, só se invadirmos um parque florestal devidamente cercado etc, etc de resto é chute sobre areas de preservação ambiental se pode ou não pode andar de moto, porque diz a lei que reservas ambientais não pode ser exploradas comercialmente , aí que a coisa pega porque andar de moto não é uma atividade comercial é de lazer.

Tambem diz a lei que toda pessoa que estiver cometendo o crime de degradação ambiental pode ser presa de forma inafiançavel patati patatta , eu não sou advogado só curioso, mas sei que não existe estudo sobre o impacto das motos no meio ambiente, tudo que se fala é chute, então se for o caso de alquem ir a julgamento por este crime certamente devera ser inocentado, mas muito dificil de chegar a tal ponto.

O que percebo é o sequinte , as motos causam erosões? Sim causam ( como diz um amigo meu , o que causa é a chuva , moto tem nada ver com isto hehhe), mas qual o impacto disto em uma area de milhoes de metros quadrados , qual o impacto de uma trilha no meio de uma serra gigantesca , eu acho que minimo, faço trilha desde 91/92 e já andei por todo lado deste Brasil e posso te garantir , Nós somos a bostinha minuscula na degradação, o que somos nós perto das usinas, das pedreiras, das queimadas , da retirada ilegal de madeira , do açoriamento de nascentes,das imensas plantações de monoculturas(Vc vai ver o que vai virar este pais dao alcool), da pesca predatoria, dos garimpos( meu Deus , Vc já viu um rio em que se faz garimpo com Dragas? :cry: ) .

Cara eu sou um defensor da natureza ( ate um pouco chato), mas não me venha com hipocrisias e ONGS verdes que foram criadas com o unico proposito de enrriquecer seus diretores , querem trabalhar trabalhem , mas se atentem a quem realmente faz mau , não a nós, minha opinião.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

, Nós somos a bostinha minuscula na degradação, o que somos nós perto das usinas, das pedreiras, das queimadas , da retirada ilegal de madeira , do açoriamento de nascentes,das imensas plantações de monoculturas(Vc vai ver o que vai virar este pais dao alcool), da pesca predatoria, dos garimpos( meu Deus , Vc já viu um rio em que se faz garimpo com Dragas? ) .

Cara eu sou um defensor da natureza ( ate um pouco chato), mas não me venha com hipocrisias e ONGS verdes que foram criadas com o unico proposito de enrriquecer seus diretores , querem trabalhar trabalhem , mas se atentem a quem realmente faz mau , não a nós, minha opinião.
Ôpa...agora vou concordar com o Zenha, plenamente.... =D> =D> =D> =D>
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

NESTOR/RS escreveu:
, Nós somos a bostinha minuscula na degradação, o que somos nós perto das usinas, das pedreiras, das queimadas , da retirada ilegal de madeira , do açoriamento de nascentes,das imensas plantações de monoculturas(Vc vai ver o que vai virar este pais dao alcool), da pesca predatoria, dos garimpos( meu Deus , Vc já viu um rio em que se faz garimpo com Dragas? ) .

Cara eu sou um defensor da natureza ( ate um pouco chato), mas não me venha com hipocrisias e ONGS verdes que foram criadas com o unico proposito de enrriquecer seus diretores , querem trabalhar trabalhem , mas se atentem a quem realmente faz mau , não a nós, minha opinião.
Ôpa...agora vou concordar com o Zenha, plenamente.... =D> =D> =D> =D>
Faço das suas palavas as minhas...

-- spode
GARCIA!!!
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 01 Março 2006 à27 17:15

Mensagem por GARCIA!!! »

Nessa historia de degradação de matas e encostas nos somos os peixes pequenos.

Ficam enchendo o saco de gente que num ta ganhando dinheiro, mas da galera que mete a serra, mata e captura bicho pra vender eles nem encomodam, mas é aquela coisa, cada uma na sua, e evitando os excessos!
jr
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 21 Julho 2005 à18 09:39

Mensagem por jr »

comparando a primeira vez que eu fui na trilha do riachinho, com o estado de hoje, da pra dizer que o estrago não é tão pequeno assim não! tá completamente destyruido :cry:
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

jr escreveu:comparando a primeira vez que eu fui na trilha do riachinho, com o estado de hoje, da pra dizer que o estrago não é tão pequeno assim não! tá completamente destyruido :cry:
Jr não olhe a trilha em se, mas levante a cabeça e olhe ao redor veja o quanto tem de montanhas e serras intactas, a trilha é apenas um risco no chão.
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

PESSOAL....EU CONCORDO COM O ZENHA!!!!MAS TAMBÉM ACHO QUE NOS PODERIAMOS FAZER NOSSA PARTE! COMO: PLANTANDO MUDAS NAS PARTES PRINCIPAIS DAS TRILHAS, DE VEZ ENQUANTO QUANDO A CAVA ESTIVER MUITO FUNDA...IR LÁ E ATERRAR ELA COM PEDRAS E TERRA...DEREPENTE TENTAR FAZER UM DESVIO E NÃO PASSAR MAIS PELOS LUGARES MAIS CRITICOS! EU ACHO QUE DEVERIAMOS FAZER ALGO!

O QUE POSSO DIZER AQUI DE PORTO ALEGRE É QUE AS TRILHAS ESTÃO BEM RUINS (CAVAS MUITO PROFUNDAS) E COM AS CHUVAS CADA VEZ PIORA MAIS!

PS: TAMBÉM NÃO SEI SE DEVERIAMOS ABANDONAR OS LUGARES ONDE ESTÃO AS CAVAS E COMEÇAS A IR POR TRILHAS NOVAS, ASSIM VAMOS PIORAR OUTRO LUGAR! #-o
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

carara escreveu:PESSOAL....EU CONCORDO COM O ZENHA!!!!MAS TAMBÉM ACHO QUE NOS PODERIAMOS FAZER NOSSA PARTE! COMO: PLANTANDO MUDAS NAS PARTES PRINCIPAIS DAS TRILHAS, DE VEZ ENQUANTO QUANDO A CAVA ESTIVER MUITO FUNDA...IR LÁ E ATERRAR ELA COM PEDRAS E TERRA...DEREPENTE TENTAR FAZER UM DESVIO E NÃO PASSAR MAIS PELOS LUGARES MAIS CRITICOS! EU ACHO QUE DEVERIAMOS FAZER ALGO!

O QUE POSSO DIZER AQUI DE PORTO ALEGRE É QUE AS TRILHAS ESTÃO BEM RUINS (CAVAS MUITO PROFUNDAS) E COM AS CHUVAS CADA VEZ PIORA MAIS!

PS: TAMBÉM NÃO SEI SE DEVERIAMOS ABANDONAR OS LUGARES ONDE ESTÃO AS CAVAS E COMEÇAS A IR POR TRILHAS NOVAS, ASSIM VAMOS PIORAR OUTRO LUGAR! #-o
Isto mesmo , façamos nossa parte , recuperação de trilhas é relativamente facil, desvia a enchorrada, cubra os buracos (sacos de areia é minha ideia) e plante arvores nativas .

Outra coisa que é muito ruim para morros é trilhas retas , cara eu adoro subir um morrão metendo a mão , mas trilhas no sentido vertical do morro tem uma enorme tendencia a virar erosão, o certo seria subir em trilhas o mais horizontais possivel , ate em zique zaque se possivel.
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Mensagem por MRMoraes_ »

Uma vez vi no site do TCMG umas trilhas que o pessoal recuperou.
Uma coisa que vi e achei legal quando andei com o pessoal de Arroio do Meio, é que eles sempre avaliam as condições das trilhas para decidir se vale a pena andar ou não naquele dia(exemplo dia de chuva) e tambem tem trilhas com sentido único(só sobe ou desce) o que preserva as mesmas.
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

re

Mensagem por deco 100 tranquera »

Gente , a exemplo do que o mr moraes escreveu,eu tb já andei em arroio do meio (junto com o milton inclusive). e achei fantastico essa preocupação.. escolher a trilha de acordo com a situação...isso ajuda a preservar mesmo ! quem gosta de chegar naquela trilha boa e deparar com valas que trancam as pedanas? ??ou quem gosta de empurrar moto trancada nas valas???? é só cuidarmos p termos trilhas boas de rodar sempre!!Se cada um fizer um pouquinho só sempre teremos boa trilhas ,e a natureza com certeza agradecerá!!
um abraço
boas trilhas com consciencia!!
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Tamb concordo que as motos são apenas uma gota no oceano, se comparado com quem realmente desmata, mas isso também não nos dá o direito de destruir mais ainda ! Acho que o caminho é este mesmo ... utilizar as trilhas, mas uma vez ou outra dar uma parada e recuperar, plantando vegetação nativa, cobrindo erosões, etc
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Aki na minha cidade estamos tendo problemas com a policia florestal, Ibama... realmente existem trilhas com cavas bem profundas ( voçorocas)... Serei um dos primeiros a ir se o pessoal quisesse recuprar as trilhas.. inclusive tem uma aki perto da minha casa, que eu sempre boto umas pedras onde esta mais critico.
O problema e que a maioria do pessoal so quer andar de moto não tem união!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem