Importacao de motos. Como, vale a pena?
Importacao de motos. Como, vale a pena?
E ai galera!? E o seguinte, alguem sabe como fazer para importar uma moto dos EUA. E possivel? Tenho uma irma que mora la, e casada com um americano. Entao sera que rola ele dizer que a moto e dele, e que ele vai trazer pra andar aqui?
se vc optar por trazer por conta própria vai ter que se registrar no Siscomex e obter o tal Radar (licensa) e nao poderá revender o bem importado. Essas licensas demoram uns 3 meses. Depois vc ainda vai ter que correr atrás de certificados de emissao de poluente e ruído, e outros enroscos que fiscais pedem no canal vermelho, como similaridade nacional e o cacete.
Se vc acha que é bom negócio importar, opte uma trading, uma empresa que já importe regularmente e possa te emitir uma NF em seu nome.
Mas te desencorajo. Os custos fixos pra importar uma bike são altos, vc precisaria fazer uma carga consolidada num processo maior pra começar a valer a pena.
Já fiz estes cálculos "n " vezes e sempre chego a um fator entre 2 a 3 vezes o custo FOB em USD.
Veja um cálculo semelhante feito pelo Alexandre, abaixo
abraços
Se vc acha que é bom negócio importar, opte uma trading, uma empresa que já importe regularmente e possa te emitir uma NF em seu nome.
Mas te desencorajo. Os custos fixos pra importar uma bike são altos, vc precisaria fazer uma carga consolidada num processo maior pra começar a valer a pena.
Já fiz estes cálculos "n " vezes e sempre chego a um fator entre 2 a 3 vezes o custo FOB em USD.
Veja um cálculo semelhante feito pelo Alexandre, abaixo
abraços
Ale Primo escreveu:PREVISÃO DE CUSTOS DE IMPORTAÇÃO NCM 8542.21.21
Produto Qtde. Unitário Cotação
Moto Yamaha YZ250F 1 62,00 2,16830
Tempo Viagem 7 Cotação
2,35000
Data Embarque 19/1/2007 Previsão de Chegada 26/1/2007
Net Weight 150,000 Gross Weight 165,000
DESCRIÇÃO REFERENCIA TOTAL TOTAL R$
FOB - Preço na Fábrica 6.149,00 13.332,88
Frete Marítimo Internacional 2,90 435,00 943,21
Seguro 0,30% 19,75 42,83
C.I.F. 6.603,75 14.318,92
I.I. - Imposto de Importação 25,00% 3.579,73
I.P.I. - Imposto s/ Produtos Industrializados 20,00% 3.579,73
COFINS 7,60% 1,4647584492374 1.594,01
PIS 1,65% 346,07
Taxa Siscomex 1 40,0
I.C.M.S. - Imposto s/ Circulação Mercadorias 18,00% 23.458,45 4.222,52
Total de Impostos 13.362,05
Frete Aéreo - Collect USD 435,00 943,21
Capatazias 0,00 0,00
Taxa de Liberação Conhecimento - AWB/BL USD 50,00 117,50
S.D.A - Sind. Despachantes Aduaneiros 485,00 485,00
Comissão - Desembaraço Aduaneiro 1,50% 680,00
Frete Rodoviário - DTA - Zona Priméria 1,65% 27.680,97 956,74
Frete Rodoviário - Entrega 0,65% 27.680,97 0,00
Armazenagem - Zona Primária 1,65% 27.680,97 456,74
Armazenagem - Zona Secundária 0,00% 27.680,97 0,00
MAPA - Ministério da Agricultura 250,00
INMETRO 0,00
Fechamento de Câmbio USD 80,00 188,00
Aluguel do Container (Demurrage) 20 dias livres USD 0,00 0,00
Despesas Aeroportuárias 4.077,18
Margem 20,00%
Nota Fiscal de Venda LUCRO REAL Valor Entrada Valor Venda Total da Nota
17.898,64 0,00 0,00
I.P.I. - Imposto s/ Produtos Industrializados 20,00% 0,00 0,00
COFINS 7,60% 0,00 0,00
PIS 1,65% 0,00 0,00
I.C.M.S. - Imposto s/ Circulação Mercadorias 18,00% 0,00 0,00
IRRF 9,00% 0,00 0,00
CONTRIBUICAO SOCIAL 15,00% 0,00 0,00
Gestão 0,00% 0,00
Impostos para Venda - Nota Fiscal 0,00
Nacionalização Fator 0,76 R$17.439,23
Importação Total Fator 2,38 R$31.758,15
13.514,11
pois é, que lixo não?
Procurem uma importadora qualquer pra fazer as contas pra vcs.
O que vai mudar é a margem de lucro sobre custo adentrado e custos de despacho, mas este último nao varia muito não.
PedroMC, nao dá pra falar isso tudo com minhas palavras, a forma de cálculo está bem B-A-BÁ, mas vamos tentar,....
basicamente vc fecha o valor da moto em USD, na casa do vendedor.
Aí vc vai ter que recolher a mercadoria (por terra) e levar ao aeroporto ou porto. De lá, ela vem pro Brasil, no porto de sua escolha e o despachante vai finalmente "adentrar" ou nacionalizar a bagaça, emitindo NF da bike já com valores em Reais. A partir daí ela é um produto brasileiro.
Tudo que vc lë de collect, freight e afins equivale aos translados. Depois, sobre esses valores se pagam tributos e taxas internacionais do tipo Manuseio, combustível (por kg), customs clearance, seguro, taxa de coleta, taxa de entrega...... chega.....
Resumindo, frete. Soma-se o frete ao custo do produto e aí começa-se a aplicar taxas e impostos..... Os tais PIS, ICMS, II, IPI,......ah, mas antes deles ainda tem umas mesquinharias obrigatórioas, como sindicato, taxa de liberacao, taxa da minha caceta, ...como fico puto com isso.
E após imposto sobre imposto vc chega ao valor que vai aparecer na NF. Como vc nao vai revender pode tentar pedir reembolso do ICMS, outro parto.
Quer saber, se vc tem Radar, prefira pagar 600 reais e jogar isso na mão de um cara que saiba os caminhos, senao vc vai ficar puto.
Se vc nao tem Radar, entao use ma Importadora e pague os lucros pedidos.
Brasil, o país dos impostos!!!!
Sobre Importação temporária, o bem precisa ser devolvido em 3 meses, äs vezes 6. E pra entrar vc precisa atestar os porquës, tipo feira de exposições, testes em laboratório, etc etc. Nós mortais teríamos com provar algo assim?
Procurem uma importadora qualquer pra fazer as contas pra vcs.
O que vai mudar é a margem de lucro sobre custo adentrado e custos de despacho, mas este último nao varia muito não.
PedroMC, nao dá pra falar isso tudo com minhas palavras, a forma de cálculo está bem B-A-BÁ, mas vamos tentar,....
basicamente vc fecha o valor da moto em USD, na casa do vendedor.
Aí vc vai ter que recolher a mercadoria (por terra) e levar ao aeroporto ou porto. De lá, ela vem pro Brasil, no porto de sua escolha e o despachante vai finalmente "adentrar" ou nacionalizar a bagaça, emitindo NF da bike já com valores em Reais. A partir daí ela é um produto brasileiro.
Tudo que vc lë de collect, freight e afins equivale aos translados. Depois, sobre esses valores se pagam tributos e taxas internacionais do tipo Manuseio, combustível (por kg), customs clearance, seguro, taxa de coleta, taxa de entrega...... chega.....
Resumindo, frete. Soma-se o frete ao custo do produto e aí começa-se a aplicar taxas e impostos..... Os tais PIS, ICMS, II, IPI,......ah, mas antes deles ainda tem umas mesquinharias obrigatórioas, como sindicato, taxa de liberacao, taxa da minha caceta, ...como fico puto com isso.
E após imposto sobre imposto vc chega ao valor que vai aparecer na NF. Como vc nao vai revender pode tentar pedir reembolso do ICMS, outro parto.
Quer saber, se vc tem Radar, prefira pagar 600 reais e jogar isso na mão de um cara que saiba os caminhos, senao vc vai ficar puto.
Se vc nao tem Radar, entao use ma Importadora e pague os lucros pedidos.
Brasil, o país dos impostos!!!!
Sobre Importação temporária, o bem precisa ser devolvido em 3 meses, äs vezes 6. E pra entrar vc precisa atestar os porquës, tipo feira de exposições, testes em laboratório, etc etc. Nós mortais teríamos com provar algo assim?
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- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Paulo, valeu pela aula, essas taxas eu tinha entendido eu num tinha entendido pq dissu td se a moto é pra gente mesmo.....dá mt raiva essa *!@$$=ªº#%$# de pais "#$@/*-....num dá pra acreditar....como sacaneiam a gente issu é pura sacanagem....e se nos perguntamos pq desse impostos eles respondem é pro bem das indutrias nacionais....
mas valeu mesmo Paulo,
mas valeu mesmo Paulo,
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3186
- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3186
- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
Esse cálculo do Ale Primo considerou uma bike de USD 6149 a com razao Real/Dollar a 2,35 - a moto chegaria aqui por R$ 31800.Siquinelli escreveu:Paulo, resumindo tudo. Uma bike de U$ 6.000,00, colocada aqui no brasil, dentro da minha casa, me custaria quanto?
O dolar caiu, nao é verdade? Nao refiz a conta, nem estou afins, mas adianto que sairia por uns 27,000. Talvez 26k.
É melhor comprar de quem importa de lotes maiores, oficialmente, e pagar os mesmos 27 ou menos, ainda dando lucro pro cara e tendo alguma garantia. Se nao tem garantia, pelo menos nao tem o risco.
Marcelo - concordo com vc. Se um produto sem similaridade nacional tem 100% de imposto sobre o custo (50% do valor R$ é imposto) então o governo está "pedindo" pra ser enganado.
É muita estupidez.
Brasil, o país dos impostos.
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- Super Membro
- Mensagens: 1215
- Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15
estou com uam duvida,uns caras falam q da pra manda usada q tem gente q manda carro moto tudo,e uns falam q aki so entra zero km.Mas eles falam isso pq nao compensa pagar uma usada la e paga imposto? qdo eles calculam o 60 % do valor da moto,e o valor dela zero aki no brasil ou la? e eh o valor dela usada ou nova?
Veículo usado só se for com mais de 20 anos pra "colecionador".
Mesmo o cara morando la não traz mais.
Pelo dolar de hoje sairia uns 19mil aproximadamente.
Com 21 tu pega uma pronta entrega. Vale?????
O que morador de la faz é "esconder" a moto dentro do container da mudança e pagar a bola na alfandega dos EUA (sim eles também gostam de ter a mão molhada). Como chega por um canal especial não é revistado aqui.
Mesmo o cara morando la não traz mais.
Pelo dolar de hoje sairia uns 19mil aproximadamente.
Com 21 tu pega uma pronta entrega. Vale?????
O que morador de la faz é "esconder" a moto dentro do container da mudança e pagar a bola na alfandega dos EUA (sim eles também gostam de ter a mão molhada). Como chega por um canal especial não é revistado aqui.
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