Usar Gasolina Aditivada em um Motor que sempre foi de Comum?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Usar Gasolina Aditivada em um Motor que sempre foi de Comum?

Mensagem por zehhez »

Bom dia companheiros.
Gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida, e uma opinião.
A algum tempo atrás, umas 2 semanas, tive problemas pra fazer pegar a Tempestade (XLX 350r 1990, uso na cidade somente), não teve jeito de pegar.
Depois de estar carregando ela na mão pra levar pro mecânico fui tentar denovo e consegui fazer ela pegar, mas acelerei bem no ponto que bati, dai ela berrou e pegou, soltando um monte de fumaça(pra mim a fumaça era branca).
Mesmo assim levei no mecânico. Ele me falou que a causa podia ser gasolina, ruim ou então do fundo do tanque do posto, que pode ter acumulado um pouco de água.
Ele me aconselhou colocar um pouco de gasolina boa (garantida).
Fui e coloquei 4 litros de aditivada.
Só depois disso é que me perguntei, será que isso não vai dar porcaria, colocar aditivada no motor que sempre foi de comum? Já ouvi falar que como a aditivada limpa o montor, um motor que nunca usou aditivada corre o risco de "entupir" de tanta sujeira que a gasolina vai carregar...
Depois que coloquei a gasosa aditivada a moto começou a pegar mais facil mesmo, isso sem contar que notei diferença na aceleração, a bixa tava respondendo mais rápido, tava puxando mais....
Fiquei provocado a começar a colocar uma gasolina melhor, mas to com medo.
O que me dizem?

01) Posso começar a usar direto uma gasolina melhor, aditivada?

02) Uso de vez em quanto(de quantos em quantos tanques?) ?

03) Misturo as duas? (qual a porcentagem de cada?)

04) Não boto nem a pau aditivada mais agora.


Valeu, e abraço a todos os Irmãos!
Editado pela última vez por zehhez em 18 Junho 2007 à31 09:53, em um total de 1 vez.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Comece a misturar as duas, coloque 50% a 50%, não dá pra começar a usar de vez a aditivada pois realmente ela 'limpa' a carburação, e se tiver muito suja pode dar m$#@, e sem falar que seu tanque pode estar enferrujado por dentro, isso faria soltar a ferrugem... portanto comece usando meio a meio e com o tempo vá gradativamente aumentando a proporção até aditivada pura, eu sempre usei aditivada nas minhas motos e acho muito melhor!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Acho que o ideal seria ver como está o tanque por dentro e fazer uma limpeza de carburador antes de começar usar 100% da aditivada.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

O certo seria você colocar aos poucos a gasolina aditivada.

1ª Vez: 80% Comum 20% Aditivada;
2ª Vez: 60% Comum 40% Aditivada;
3ª Vez: 40% Comum 60% Aditivada;
4ª Vez: 20% Comum 80% Aditivada;
5ª Vez: 0% Comum 100% Aditivada;

Depois (ou antes), fazer uma limpeza geral do carburador pra dentro.

Em carros é recomendado trocar os filtros e limpeza dos bicos pra mudar o combustivel.


Só ponho aditivada, além de pegar mto mais facil no pedal, pelo baixo consumo das motos a diferença de valor é minima e vc roda sempre com bom combustivel.
leo#299
Membro
Mensagens: 934
Registrado em: 25 Maio 2007 à21 08:30

Mensagem por leo#299 »

galera.. pra aproveitar esse tópico aí sobre gasolina..
tem algum problema de usar a gasolina Podium em motor 125 (fraquinho) ?
o mecanico aqui falou q nao é bom usar.. pois a octanagem é muito alta pro motor.. o q vcs acham??
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

leo#299 escreveu:galera.. pra aproveitar esse tópico aí sobre gasolina..
tem algum problema de usar a gasolina Podium em motor 125 (fraquinho) ?
o mecanico aqui falou q nao é bom usar.. pois a octanagem é muito alta pro motor.. o q vcs acham??
ACHO que não. Mas ACHO que também não traria nenhum benefício. Somente desperdício de dinheiro. (como eu disse, ACHO)
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Se não pode eu não sei, mas não tem necessidade, é suficiente uma gasolina aditivada... Podium é pra moto com mais veneno!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Qual é a taxa de compressão da CG? Se for acima de 9.5:1 pode trazer melhoras no desempenho e economia sim, o que se for colocar na ponta do lapis acaba sendo o equivalente a usar gasolina comum, mas tendo certeza que o motor estará sempre em ordem.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Gasolina aditivada nao tem esse poder todo não. Se você sempre usou, com certeza tem um motor mais limpinho! Mas depois de 17 anos rodando com gas comun, passar a usar aditivada não limpar seu motor. Oque não é aconselhavel é passar a usar podium direto, essa sim, por explodir mais forte, vai acabar soltando sujeira e carvão acumulados por ex: na cabeça do pistão, e essa sim pode prejudicar o motor.

galera.. pra aproveitar esse tópico aí sobre gasolina..
tem algum problema de usar a gasolina Podium em motor 125 (fraquinho) ?
o mecanico aqui falou q nao é bom usar.. pois a octanagem é muito alta pro motor.. o q vcs acham??
tirando o dinheiro jogado fora, probema não tem. Mas para valer a pena, é bom acertar a carburação para queima total da podium. Com um mecanico bom, você consegue rodar com a podium fazendo uma média de consumo melhor do que com gas normal. Ja que se ela explode mais, você nao precisa injetar tanta gas na mistura!


abraço
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

na minha antiga cg q tava original eu regulei pra podium e fico muito show.. vale a pena
leo#299
Membro
Mensagens: 934
Registrado em: 25 Maio 2007 à21 08:30

Mensagem por leo#299 »

é.. entao vo esperar pra colocar podium so na CRF 230..
:mrgreen:
vlw pela dica aí!

Gustavo/PR, Ricardo Skolaude, Stealth,
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

é.. entao vo esperar pra colocar podium so na CRF 230..
leo, usar podium em uma moto de trilha é uma faca de dois legumes.

Para usufruir da potência da podium, a moto tem que estar acertada para rodar com podium. Encontrar podium não fácil, pelo menos aqui em Maringá eu só encontro em 3 postos de combústivel! Perto das trilhas entao, nem pensar!

Como não é raro ficarmos sem gas no meio da trilha, existe o inconveniente de precisar levar "garrafas pet" com podium na mochila, para completar assim que pude afim de livrar do peso. Mas ainda sobra a mochina nas costas!


Minha conclusão disso tudo. Se você na pista ou corre enduros, com apoio e tal. Podium é a melhor pedida! Mas se você apenas de diverte fazendo trilhas. Vai de gasolina comum mesmo!
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

aproveitando o tópico!!! quais adaptações necessarias pra usar metanol? e tambem se for usar gasolina azul (de aviao)
leo#299
Membro
Mensagens: 934
Registrado em: 25 Maio 2007 à21 08:30

Mensagem por leo#299 »

Gustavo/PR escreveu:
é.. entao vo esperar pra colocar podium so na CRF 230..
leo, usar podium em uma moto de trilha é uma faca de dois legumes.

Para usufruir da potência da podium, a moto tem que estar acertada para rodar com podium. Encontrar podium não fácil, pelo menos aqui em Maringá eu só encontro em 3 postos de combústivel! Perto das trilhas entao, nem pensar!

Como não é raro ficarmos sem gas no meio da trilha, existe o inconveniente de precisar levar "garrafas pet" com podium na mochila, para completar assim que pude afim de livrar do peso. Mas ainda sobra a mochina nas costas!


Minha conclusão disso tudo. Se você na pista ou corre enduros, com apoio e tal. Podium é a melhor pedida! Mas se você apenas de diverte fazendo trilhas. Vai de gasolina comum mesmo!
ok! vou seguir tua dica!
vai começar ano q vem o camp. sudoeste de mx aqui no paraná.. mas ano q vem so... ate la uso a comum!
vlw!
zehhez
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Dezembro 2006 à54 11:32

Mensagem por zehhez »

xaxim escreveu:O certo seria você colocar aos poucos a gasolina aditivada.

1ª Vez: 80% Comum 20% Aditivada;
2ª Vez: 60% Comum 40% Aditivada;
3ª Vez: 40% Comum 60% Aditivada;
4ª Vez: 20% Comum 80% Aditivada;
5ª Vez: 0% Comum 100% Aditivada;

Depois (ou antes), fazer uma limpeza geral do carburador pra dentro.

Em carros é recomendado trocar os filtros e limpeza dos bicos pra mudar o combustivel.


Só ponho aditivada, além de pegar mto mais facil no pedal, pelo baixo consumo das motos a diferença de valor é minima e vc roda sempre com bom combustivel.
É isso ae, valeu galera pelas respostas! :!:

Vou seguir este conselho, vou colocando gradativamente.
Fiquei empolgado pois o preço é praticamente o mesmo para cá...

Valeu!
Abraço a todos!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem