(AJUDA) Moto 4 ou KTM SX250 F?? (AJUDA)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
freestyle_nine
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Setembro 2007 à52 07:30

(AJUDA) Moto 4 ou KTM SX250 F?? (AJUDA)

Mensagem por freestyle_nine »

Olá amigos!!!

Eu gostava de saber que moto me aconselham para andar no monte e em terrenos que não sejam estradas públicas para veículos homologados, ou seja, para divertimento.

Estou muito indeciso entre a KTM SX250 F (4 tempos) ou entre as moto4 (TRX400, LTZ400 ou YFM350 ou 700).

É assim, tenho 16 anos e pouca experiência nisto, sei que o que manda é a mão direita e nos primeiros tempos há que andar com muito cuidado mas infelizmente os azares acontecem quando pensamos que já dominamos e afinal... Pumba logo... Lá está... Tombo...012%20ouch004%20cry

Como tenho pouca prática nisto (dei pelo menos umas voltas, mas nada com que me considere acima de "novato") queria a vossa ajuda para que me dissessem qual dessas categorias e já agora o modelo que seria mais indicado para mim.
Já pedi a um colega meu de 17 anos para me dar umas lições neste mundo, visto que ele já anda nisto desde os 6 ou 7 anos, comparado comigo ele já é um "PRO".

Eu já fui a um concecionário KTM, e o empregado lá disse que eu com um KTM SX250 F (a 4 tempos) não me ía fartar de certeza e que era uma moto pa vida toda e com baixos custos de manutenção, mas eu tenho receio que seja demais para mim. Mas o grande entrave nisto tudo é que os meus pais não tem carta de moto de duas rodas, e eles só me fornecem essa moto caso dê para lhe colocar seguro, pois para me deslocar para o monte tenho de andar um bocado na estrada, e se acontecer um azar é melhor estar prevenido.

No caso das moto4 a carta de carro chega perfeitamente e não há problema nenhum em lhe meter um seguro (penso eu).Dizem que estas são mais perigosas porque podem virar ao curvar, mas eu já me informei e se as alargar diminuo drasticamente estes riscos.

P.S: Há hipóteses de ter seguro para a KTM SX250F mesmo que os meus pais não possuam carta de moto2??? E se eu pedir para a moto ficar no nome de um familiar que tenha carta de moto2 já dá para poder ter seguro??
Na moto4 já posso colocar o seguro com carta de carro normal né???
Qual acham a mais indicada para mim (moto4 ou moto2, e já agora o modelo)?

Aguardo pela vossa ajuda.

Obrigado.

Abraço!!!
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

freestyle_nine, Vc e de Portugal..??? Acho que sim ne.. :lol: Bem vindo ao Forum Lider Motos.. :lol:

Essa moto que vc quer comprar KTM SX250F ela e para motocross e nao para enduro/trilha. Se vc pretende comprar uma KTM compre a de Eunduro modelo EXC 250 4T. Quanto ao seguro aqui no Brasil nao existe para esse tipo de moto, eu nao sei te responder sem tem ai em Portugal.

Quadriciclo ou (moto4) realmente sao bem mais perigosos que as motos, devido ao seu maior peso, e o problema de capotar em curvas... #-o

Ai em Portugal existe as motos Yamaha CRF230 e Yamaha TT-R 230 que sao indicadas para iniciantes. Mas sao bem menos potentes e tambem bem mais baratas que a KTM que vc citou.

Vc ate pode comecar de KTM mas nao compre moto especifica para motocross se vc nao for praticar esse esporte....:wink:
freestyle_nine
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Setembro 2007 à52 07:30

Mensagem por freestyle_nine »

Olá André Mello...

Sim, sou do Norte de Portugal.

Eu sei que existe a EXC 250F para enduro, mas eu prefiro a SX 250F só por algumas razões:

1ª É mais leve.
2ª Mais Barata.
3ª Dizem que tem mais alma e que não há problema algum em andar nas trilhas.

Também gostaria de experimentar o motocross quando já tivesse experiência e assim já tinha uma moto pa esse desporto também... Mas na minha ideia a SX tem estructura pa aguentar tanto no enduro como no motocross (também posso estar bem enganado)...

Obrigado por sua opinião.

Cumps Freestyle_nine
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Mensagem por thiagao »

Concordo com o andre, usando a Sx em trilhas, vc teria um desgaste prematuro das peças, oque causaria mair gasto com manutençao. Pilote as 2 duas motos e decida.
Moto 4 / quadriciclo é bem mais perigoso, eu nao gosto, mas cada um tem sua opniao.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Moto pra MX e uma coisa... pra trilha e totalmente diferente..
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Moto de SX não dá certo na trilha não, pegue uma EXC mesmo...
Essa moto é feita pra pista, enduro vc iria detonar a motoca!


Sobre quads, eu não recomendaria... já que eles são menos divertidos e muito mais perigosos que motos!

Seguro não sabemos lhe dizer, assim como o André disse, aqui no Brasil não temos seguro para motos! :mrgreen:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Nao recomendo um moto4, prefiro uma moto2 !!

Agora nao compre a KTM SX, a ideal para você é a KTM EXC 250F !!

É mais facil fazer cross em uma moto de enduro de que fazer um enduro ou trilhas com uma moto de cross basta voce preparar a suspensao q ela fica boa pra cross tb !
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

freestyle_nine,

Cara, quanto a moto d cross na trilha, quem diz q não presta é por que não tem nem ideia do que é uma moto dessas e não tem referencia pra comparar. :wink: Eu ando numa CRF 450 e digo q roda muito bem.

So pra exemplicificar, o Diego Moraes daqui d BSB, campão d Corss Country q inclusive representou o país no Six Days d Fortaleza, so anda em motos d cross, atualmente numa YZF 450, os campeões Europeus d XC costumam andar em motos d enduro muito mais pra cross q pra enduro, totalmente alteradas.

Claro q a d enduro vai ser mais na mão, vai ter partida eletrica e tals... em contra partida a emoção vai ser menor .... como diria um amigo meu, quer andar sem cair, sem errar vá d moto d enduro, quer emoção vá d moto d cross !! 8)

Mas se vc quer andar no motocross t sugiro até experimentar uma pista, nas pistas pra vc que é iniciante vai até se dar melhor do que em trilhas. :wink:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Gargamel, tem q ver que se trata de iniciante neh, ele ainda nao ta sangue nos zoio como vc !! :mrgreen:

pra um iniciante a KTM EXC vai deixar a desejar nao..
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Exato, iniciante com moto de cross em trilhas e ate perigoso. Vale lembrar que a KTM na Europa tem uma linha de motos propria para cross country se nao me engano e a XC-F que e uma "mistura" de moto de cross com enduro. Talvez essa seja a melhor solucao para quem quer praticar as duas modalidades com uma moto so.. :roll:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

murilo_cb,

Se for d 250 não tem perigo não, mesmo as d cross dá pra domar legal elas são muito na mão. É só ir na manha.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Se fosse vc pegava uma moto mais mansa, quando estivesse bom pegava uma KTM de cross ou enduro. Pq vc vai cair bastante mesmo com a moto mais fraca, imagina com uma bruta?
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

Mensagem por bernardooliveira »

Eu discordo inteiramente dessa estória de usar moto de MX para trilha.
Os engenherios de fábricas projetam modelos durante "uma vida" para ser melhor em cada atividade especifica !!!!, trilha é trilha MX é MX. Não venham disser que moto MX é igual (ou melhor) que moto de enduro para trilha, porque não É !!!!!!!
Nem adianta falar que tem gente que usa MX e anda mais que uma enduro - O "rei" atual de enduro David Knight (KTM ECX 300 com partida 2T,ou KTM 525 4T), o Ivan Cevante, andam de motos ENDURO e não tem ninguem que ande com eles.

Isso não significa que não seja possivel andar em trilhas com uma moto MX, é possivel sim, só que não é a moto ideal !!!!

Uma MX é mais dura (suspenção) tem menor autonomia (tanque menor), ferve em trilha muito "fechada" pois os radiadores são menores, não tem partida ( isso faz uma falta quando voce tâ cansado ou em situação que não tem como apoiar os pés), não tem a mesma potência em baixa e assim que fica mais dificil de pilotar.

Eu sou da opinião que se você quer fazer trilha ou enduro FIM a moto ideal é um enduro. Parece muito lógico não ????

Eu não troco minha CFR250X por nenhuma MX !!!!

Bernardo
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Nem adianta falar que tem gente que usa MX e anda mais que uma enduro - O "rei" atual de enduro David Knight (KTM ECX 300 com partida 2T,ou KTM 525 4T), o Ivan Cevante, andam de motos ENDURO e não tem ninguem que ande com eles.
Bixo, procure ver videos de treinamento dos dois, depois m fale se uma moto d enduro guenta qualquer um dos dois. As motos dos pilotos d alto nivel são prototipos, todas com caracteristicas d cross mescladas com xc, enduro é outra coisa pros europeus.

A moto pode não ser ideal, mas dizer q não serve pra tilha é demais. :wink:
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

Mensagem por bernardooliveira »

O gargamel : calma lá

Eu não disse que moto de MX não serve para trilha !!!! eu disse exatamente o mesmo que você : a moto não é ideal .
Você tem uma, você sabe !!!! anda na sua cfr450 e anda numa crf450x e depois me diz se no final de um dia de trilhas você não estará (com certeza) mais cansado andando de cfr450.
O que eu disse no começo é que não concordo com está estória de tendo a aportunidade de escolher que moto comprar, ai comprar uma MX para andar em trilhas - Isso é falta de lógica !!!

Quanto as motos dos "PRO" como vc fala elas são "mexidas" sim, tanto quanto uma MX de RC ou do Buba. Só que as caracteriscas de cilcisticas, suspenção e elasticidade do motor são "mexidas" para adequar mais ainda a moto para enduro e não para MX, ou seja são motos mais especializadas em enduro que uma "de serie". Tornando-se mais diferentes ainda de uma moto MX !!!

Os pilotos que eu citei correm ENDURO padrão FIM (federação internacional de Motociclismo)- isso não muda da europa para o Brasil. Um enduro padrão FIM , ou somente enduro segundo a nova terminologia adotada pela FIM e FBM, é uma prova de composta de um circuito com basicamente três tipos de trechos: ET - enduro teste e CT - Cross teste e deslocamentos; o piloto dever fazer o menor tempo possivel nos ETs e CTs, havendo ainda controle de tempo para os techos de delocamento. Cada piloto larga sozinho com um intervalo de 1min (ou 30 seg) entre os pilotos.

XC ou Cross Country é outra modalidade !!!!


Agora eu sinceramente acho que cada um de nós "pilotos de final e semana" que gostamos mesmo é de usar nossas motos para nos divertir, e que como eu (e você) já andamos de "toda sorte" de moto - Agrale, DT, Tornado..... hoje temos ótimas motos !!!!!

Só que a minha e melhor , kkkkkkkk :lol: :lol: :lol:

NO STRESS

Aquele abraço
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

bernardooliveira,

Sem stress, não quis entrar nos detalhes das modalidades para não ficar enxendo linguiça, so não concordo com essas motos terem caracteristicas mais puxadas pro enduro, lembre-se q estamos falando d pilotos de nivel mundial, q precisam d equipamentos que lhe deem condição de andar o mais rapido possivel e não se preoucupam com conforto, por isso elas sao mais pra mx mesmo, essas motos tem q aguentar os cross test q são na realidade pistas d mx ou até sx .... como vc mesmo disse, os deslocamentos é q são controlados, diferentes dos " enduros " pra q essas X são preparadas, e so pra constar, as provas são em muitos casos decidas nos CTs e não nos Ets.

Por isso sugeri ver os videos d treinamentos desses caras, eles andam mais em pistas q em trilhas. O Diego q eu ja tinha citado, mudou o seu treinamento depois q ficou sabendo disso, ele andava muito em trilhas e tals, hj treina bem mais em pistas q em trilhas.

Mas é isso, tbem não disse q a cross é melhor q a X pra trilha, nem disse q vc estava errado, não guento é branquim vir dizer q uma moto especial feita pro off road não presta pra trilha, isso é q não da pra guentar, como vc mesmo lembrou, a gente andava atpe outro dia d DT, tornado !!!!!!!! :wink:

Claro q se for pra chegar numa loja e escolher entre as duas, a X pra quem vai trilhar é a melhor pedida. :wink:
freestyle_nine
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Setembro 2007 à52 07:30

Mensagem por freestyle_nine »

Oi amigos...

Estou achando o vosso debate de motos MX e X bastante interessante...

Mas podem-me dizer se uma KTM SX250F é demais para mim em vez de uma moto 4 das que citei?

Obrigado..

Cumps Freestyle_nine
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

Mensagem por bernardooliveira »

Freestyle :

Na minha opinião se você gosta de moto uma 250F (de preferencia uma enduro) não é demais não. Lembre-se de que o limite será dado por você - sua mão direita !!!
Lembre que se você precisa andar em estradas uma ENDURO (EXC 250F ) é muito melhor - inclusive vem com farol e lanterna traseira - um MX não tem e é mais dificil de colocar.

Eu pessoalmente não gosto de quadriciclos (moto4) - a pilotagem é totalmente diferente !!!, acho que é mais dificil de pilotar .

Então meu conselho quer um moto compre um 250F tipo enduro.

Se preferir um moto4 , eu não sei dizer qual seria uma boa compra.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem