Motor da tornado

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Sergio UTI
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Julho 2007 à35 15:02

Motor da tornado

Mensagem por Sergio UTI »

Tenho uma dúvida, alguém conhece ou sabe de algum modelo de moto no exterior que utiliza ou utilizou o motor semelhante ao da Tornado/Tw, outros motores de motos Honda ou Yamaha eu conheço motos que utilizam ou utilizaram esses motores, mas da Tony eu nunca vi nenhuma moto. A propósito, eu ví em uma revista de 88/89, um lançamento da Honda Japão, uma moto trail 250 com um motor parecido com o da Tornado, não dá pra ver direito, mas na revista dizia-se que essa era a nova familia de motores Honda 250cc.
E aí alguém mata minha curiosidade!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Não entendi o recado.. o que vc quis dizer? :?
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Mensagem por Leandro-m »

Ricardo Skolaude escreveu:Não entendi o recado.. o que vc quis dizer? :?
Aqui no brasil tem a Falcon, em outros países têm/tinha a XR 400 (aqui tb) :arrow: quase o mesmo motor

Hornet 600 :arrow: mesmo motor da CBR 600 (F3 acho)

Tornado e Twister :arrow: mesmo motor

Em algum lugar do mundo há alguma outra moto que utiliza um motor igual ou parecido ao da Tornado e Twister :?: :?: :arrow: que eu saiba na Argentina tem Tornado e em alguns países da Europa tem a Hornet 250 (=Twister)

:arrow: Foi o que eu entendi da pergunta :roll:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

a hornet 250 não é o mesmo motor da twister pelo que eu sei é bem mais nervosa...

(a hornet usa o mesmo motor da CBR 600 F 98)

sobre a tornado... tem além daqui e nos hermanos, no méxico tb... outros paises desconheço :mrgreen:
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Mensagem por Leandro-m »

A Hornet 250 eu confundi mesmo porque ambas são CBF, ó ela aqui :wink:

Agora a CBR 600 se vc quiz dizer ano 90, pode até ser...eu quiz dizer modelo F3, a atual já é F5 ou F6 :wink:
uai
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 18 Dezembro 2005 à23 14:57

Mensagem por uai »

a hornet da europa agora é p msm motor da cbr600 rr só q amansado!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Leandro-m escreveu:A Hornet 250 eu confundi mesmo porque ambas são CBF, ó ela aqui :wink:

Agora a CBR 600 se vc quiz dizer ano 90, pode até ser...eu quiz dizer modelo F3, a atual já é F5 ou F6 :wink:
esse wink de mé atrapalhou hehehe...

A F que a hornet tem o motor, se eu não me engano, é a CBR 600 F ano 98
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Sérgio, o projeto da tornado acompanhou uma tendência de desenho da honda mundial, porém o motor aqui no Brasil, sofreu modificações no cilindro e cabeçote, aproveitando-se apenas da parte de baixo do projeto original da XR 250. Os super engenheiros Brazucas, desenvolveram a parte de cima do motor com dois eixos de comando, que misteriosamente foram assentados mal e porcamente em mancais, ao invés de rolamentos... Criaram também um tensor de corrente de comando que não serve prá nada, a não ser prá dar dor de cabeça para o dono da moto, que tem que substituí-lo com pouco tempo de uso. No geral, também as válvulas foram diminuídas e... PLIMMMMM **** Temos um motorzinho meio sem-vergonha que alguns caras como eu, acabam gastando uma graninha prá deixar mais esperto... Pegue um motor de XR 200 com seu projeto antigo e tudo(DECENDENTE DIRETO DA IMBATÍVEL FAMÍLIA XR) , e compare com o de uma Tornado... Vc. verá que em termos de durabilidade e robustez, o da Xrrinha dá de dez na Tornado. Ao meu ver a Honda fez um projeto para ter tamanho, beleza externa e que fosse de baixo custo de produção , usando o nome XR... Saiu a Tornado
danilobueno27
Membro
Mensagens: 673
Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29

Mensagem por danilobueno27 »

termos de durabilidade e robustez, o da Xrrinha dá de dez na Tornado.
synval, nao concordo com vc..... um motor original da tornado aguenta muito pau, bem mais q uma xr 200, a minha por exemplo é 2001, tah na trilha desde d 2004, e anda beeem forçada, e o motor ainda é STD, e nao fuma!!!

já um companhero meu d trilha tem uma xr 200 2002( ultima q saiu)
tah na trilha desde 2004 tbm, e o motor já foi aberto 2 vezes....(as duas pelo mesmo motivo, motor bateno, e fumaçando igual 2 tempos)

olha q nois dois leva a moto no mesmo mecanico e faz as trocas d oleo no mesmo tempo(4 em 4 trilhas).....
em questão d resistencia, a tornado e bem forte, o motorzinho original dura 8 anos pra mais..... quanto ao tensor, isso e verdade mesmo, ele é uma merd*, mais o meu começou a bater eu colokei um lá d 70 reais, isso já faz mais d 1 ano e meio e ainda ta zero, naum bate nadinha.....
kxftop
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 09 Setembro 2007 à04 21:34

Mensagem por kxftop »

pelo que sei esse motor e projeto exclusivo da honda brasil e exportado para alguns paises !!!!!!
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Procure sobre a NX250, refrigerada a água.
O motor é IGUAL ao da tornado, com a "pequena" diferença de que a tornado tem bomba de oleo e radiador de oleo, enquanto a NX250 tem bomba de agua(*) e radiador de água e o cilindro é diferente. Cabeçote e parte de baixo é identico.

O motor da XR250 é diferente, na parte de baixo do motor da tornado. O pistao é identico, podem haver partes iguais, mas o da tornado definitivamente é um motor de NX250 a ar.

-- spode

(*) obvio que a NX250 tb tem bomba de oleo, mas a bomba de água dela fica no mesmo lugar onde fica a de oleo da tornado.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Sim KXFTOP, a parte superior do motor é um projeto 100% nacional, como citei acima, já parte de baixo se origina da XR 250 original.
Danilo, "fazer um motor" não quer dizer necessariamente que ele é ruim !
O "Fazer um motor" envolve mil variantes que vão desde a mão-de-obra utilizada, peças, manutenção, uso, trocas de óleo, limpeza de filtro etc, enfim, tudo aquilo que determina a vida do motor.
No período de 96 a 99, conheci o Sandro Hoffmann que trabalhava numa revenda Honda em J.Fora-MG como mecânico, época em que ele já andava e barbarizava de XR 200 ganhando todas as provas aqui na região.
A motinho era totalmente standard, apenas com uma preparação leve na suspensão, e acredite ou não, a danada mesmo tomando cacete direto, nunca teve o seu motor aberto. Dou este exemplo apenas na tentativa de ilustrar o assunto, e mostrar também que um motorzinho bem quadrado igual ao da XR 200, possui um projeto mais voltado a durabilidade e robustez, caracteristica esta que não foi adotada na parte nacionalizada (cilindro e cabeçote) do motor da Tornado. Ok. Grande Abraço a todos.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

synval escreveu:Sim KXFTOP, a parte superior do motor é um projeto 100% nacional, como citei acima, já parte de baixo se origina da XR 250 original.
o motor da tornado deriva do motor da NX250, ele é bem diferente da XR250, inclusive a parte de baixo. O motor da NX é IDENTICO na parte de baixo e no cabeçote do motor da tornado, enquanto existem muitas diferenças pro motor da XR250.

-- spode
Sergio UTI
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Julho 2007 à35 15:02

Mensagem por Sergio UTI »

spode escreveu: o motor da tornado deriva do motor da NX250, ele é bem diferente da XR250, inclusive a parte de baixo. O motor da NX é IDENTICO na parte de baixo e no cabeçote do motor da tornado, enquanto existem muitas diferenças pro motor da XR250.

-- spode
Era essa a pergunta! outras motos que utilizam esse motor 250 cc igual ao da Tornado, pelo que eu vi o da XR tem o cabeçote RFVC por ex. desculpe se eu não fui claro! Queria saber se esse era um projeto nacional.
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

pega o motor da yamaha TT-R 250 e compara com o da tornado :wink:

axu que parece naum..??? :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem