Moto de Cross X Moto de Enduro

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Moto de Cross X Moto de Enduro

Mensagem por Andre Mello »

Qual é a melhor opção para quem compete apenas Cross Coutry, Uma moto de cross ou uma de enduro?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Seria uma moto de enduro...Ou melhor...não é moto de enduro...é moto de trilha, mesmo...

Agora o porque:

Motos de Trilha

Geralmente são motos leves, e de baixa "cilindrada", no máximo de 500cc, parecidíssimas com motos de Motocross...a excessão da:
:arrow: Distância entre eixos menor;
:arrow: Maior autonomia;
:arrow: Menor altura em relação ao solo;
:arrow: Aro traseiro menor...(aumenta a força);
:arrow: Faróis (moto já vem com bobina de farol);

E outras coisitas mais....Mas o mais importante, mesmo...

:arrow: Partida elétrica... :mrgreen:

Motos de Enduro...

São motos mais resistentes....mais potentes, mais altas, mais pesadas...Tudo para proporcionar maior conforto ao piloto...q percorrerá vários, e cansativos quilômetros, durante semanas...
Geralmente motos acima de 500cc...Tipo KTM 525, KTM 950, DRz400, BMW 900 e 1200cc, e outros tratores...
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Realemtne eu não sei.... quero ver o q a galera acha.

A principio penso que motos de enduro seriam melhores, mas to pensando aqui... já vi umas provas gringas em que as motos n tinham farol ou seja, eram motos de MX e n CC.

Alguem ai acompanha CC nos canais a cabo ?
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

eu acho que pra CC uma moto de cross seria melhor por ter mais potencia e ter menos peso,e acho tb que farol em CC eh algo totalmente dispensável, eh a minha opiniao, se ta certo eu num sei

abracos
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

tambem acho que farol em CC e dispensavel, estes dias eu participei de um baja em Itumbiara e minha moto naum tem farol....isso naum afeta em nada o desempenho na moto , ate e melhor menos coisas para quebrar....
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Motos de trilha tem mais força em baixas rotações! Suas suspensões são mais macias e tem partida elétrica! Eu particularmente se fosse correr só CC eu ia de cross! Mas se vai fazer trilha as de enduro são melhores! Só acho q as motos de enduro q o Fabrício falou se enquadrariam melhor na categoria BIG-TRAIL! Exceto a KTM 525 e a DR 400! Essas são motos de enduro!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Como o renato disse, motos de trilha são praticamente iguais as de MX...com pouquissimas diferenças....
Para CC, o farol não é tão importante, mas a partida elétrica é fundamental...E outra, geralmente os pilotos q fazem CC, dão preferencia a trilhas e enduros...do q pista de MX...
Teoricamente uma moto de MX serve apenas para pista...Enquanto uma de trilha, serve tanto para CC, como para Enduro e Trilhas...
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Nas provas de cross coutry com pista muito aberta e ou com saltos as motos de cross levam vantagens, mas essas provas costumam ser longas e com circuito grande. Como o tempo sobre a moto é longo + ou- 1 hora e meia o conforto e a autonomia da moto fazem diferença. a autonomia se resouve com tanque auxiliar (No lugar do number plade)O que torna a frente da moto pesada. Ou substituindo o tanque original por um maior o que é caro... Já vi muitos pilos não uzarem nem um nem outro, simplismente param e abastebem.. (perde tempo + descança um pouco)

Tenho dúvidas se ter uma moto mais confortável é melhor do que uma mais rápida e menos confortável. Caro que depende do preparo piloto, mas, um piloto bem preparado numa moto mais confortável e fácil de pilotar ele não conseguirá uma média de tempo melhor? ou seria melhor ter uma moto mais rápida e cansar antes?
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Na verdade nenhum de nós simples mortais temos braço pra tocar mais de meia hora no limite! Nem DT 180!! Nada contra mas por ser uma motinho facil de pilotar!
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Prá falar bem a verdade, André, na minha opinião, a questão aí não é nem se a moto é de cross ou é de enduro, mas sim, qual moto. Por exemplo: no uso exclusivo em CrossCountry, entre uma DRZ de enduro e uma YZ de cross, sou a YZ. Porém, se entra nessa briga uma EXC400, certamente seria a melhor opção. Abre o jogo aí, André. Contra pra nós quais as motócas que estão te dando coceira? Que faixa de preço? Aí fica mais fácil prá galera opinar. Abraço.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

essa questao de pilotar no limite por causa do conforto eh relativo, pq uma drz400 pode ate ser mto mais confortavel do que qualquer moto de cross, mas tb tem o peso que eh quase duas vezes maior, intaum uma coisa compensa a outra, se vc vai correr so CC mesmo eu acharia melhor vc optar por uma moto de cross, agora se vc vai comecar a correr agora, achava melhor ainda vc optar por uma nacional (tornado ou DT200), pq aqui no rio naum tem a categoria importada iniciante no CC, portanto vc vai ter que correr com o pessoal fera daqui, o que num deve ser mto legal neh

abracos
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Cassius escreveu:Prá falar bem a verdade, André, na minha opinião, a questão aí não é nem se a moto é de cross ou é de enduro, mas sim, qual moto. Por exemplo: no uso exclusivo em CrossCountry, entre uma DRZ de enduro e uma YZ de cross, sou a YZ. Porém, se entra nessa briga uma EXC400, certamente seria a melhor opção. Abre o jogo aí, André. Contra pra nós quais as motócas que estão te dando coceira? Que faixa de preço? Aí fica mais fácil prá galera opinar. Abraço.
Mas, eu as moto de cross num tem um tanque minúsculo? Será que uma YZ tem gasosa suficiente pra ficar rodando 40 minutos sem parar numa pista de CC? :roll:
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

Mas, eu as moto de cross num tem um tanque minúsculo? Será que uma YZ tem gasosa suficiente pra ficar rodando 40 minutos sem parar numa pista de CC?

acredito que sim gelous, aqui no rio tem varias motos de cross correndo no CC, nunca ouvi nem vi ninguem falar que ficou a pe por causa de gasolina, tem gente que faz trilha com motos de cross e tudo, acho que em um CC a distancia eh bem menor que numa trilha

abracos
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Tem gás sim, Gelous. Aqui em Curitiba são 2 baterias que levam praticamente, uma hora cada (55 min) e as CRs e YZs sequer tem tanques auxiliares.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Gelous, Já participo de provas de cross coutry a bastante tempo, também curto dar umas voutas em pista de cross, no momento estou sem moto mas devo comprar em breve uma. não sei qual talvez uma YZF 250 semi nova... (se a grana der) . já que eu tenho algumas peças para essa moto guardada... Se não der vai 125 mesmo...

essa minha dúvida entre motos de enduro e cross já é antiga, já que muitas vezes ao carrer em provas, percebia em alguns momentos na pista que se eu tivesse uma moto se enduro seria mais fácil...em outros momentos percebia a nitida vantágem de ter uma moto de cross...
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

André,

Acho que não existe uma resposta direta para sua pergunta, mas sim uma série de considerações:

1- A gringaida (leia-se EUA) normalmente usam uma moto....especifica para CC!!!! É isso aí...lá a maioria dos pilotos usa uma moto que basicamente é uma moto de cross, só que com tanques maiores e com valvula para reabastecimento rápido (esqueça tanques na frente da moto...isso claramente é um "quebra galho"), além de suspensões recalibradas (um pouco mais macias que as de cross).

2- Para vc ter uma idéia na época de ouro das RMX o Rodney Smith (um busilhão de vezes campeão de CC nos EUA) corria com uma RM toda modificada. O mesmo faziam o Steve Hatch (Yamaha que corria de YZ) o Ty Davis (que corria de KX). mas todas as motinhos eram modificadas para se adaptar a modalidade (não eram motos "de cross")

3- A sua tocada também define que tipo de moto é melhor...se vc é um cara que gosta de estar sempre em uma marcha para baixo, mão embaixo, com o motor cheio uma moto de cross é uma melhor opção. Se ao contrário onde vc faz a diferença é nas trilinhas apertadas e nos enroscos, quando torque é fundamental, então uma enduro vai ser mais legal...

De qualquer maneira se vc está pensando em fazer prioritariamente CC eu acho que a melhor opção é uma moto de cross com algumas adaptações. Eu tive uma YZ250 97 que era uma delicia de andar, mesmo nas trailhas.

Aquele abraço,

Marcão
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Marcão escreveu:André,

Acho que não existe uma resposta direta para sua pergunta, mas sim uma série de considerações:

1- A gringaida (leia-se EUA) normalmente usam uma moto....especifica para CC!!!! É isso aí...lá a maioria dos pilotos usa uma moto que basicamente é uma moto de cross, só que com tanques maiores e com valvula para reabastecimento rápido (esqueça tanques na frente da moto...isso claramente é um "quebra galho"), além de suspensões recalibradas (um pouco mais macias que as de cross).

2- Para vc ter uma idéia na época de ouro das RMX o Rodney Smith (um busilhão de vezes campeão de CC nos EUA) corria com uma RM toda modificada. O mesmo faziam o Steve Hatch (Yamaha que corria de YZ) o Ty Davis (que corria de KX). mas todas as motinhos eram modificadas para se adaptar a modalidade (não eram motos "de cross")

3- A sua tocada também define que tipo de moto é melhor...se vc é um cara que gosta de estar sempre em uma marcha para baixo, mão embaixo, com o motor cheio uma moto de cross é uma melhor opção. Se ao contrário onde vc faz a diferença é nas trilinhas apertadas e nos enroscos, quando torque é fundamental, então uma enduro vai ser mais legal...

De qualquer maneira se vc está pensando em fazer prioritariamente CC eu acho que a melhor opção é uma moto de cross com algumas adaptações. Eu tive uma YZ250 97 que era uma delicia de andar, mesmo nas trailhas.

Aquele abraço,

Marcão
Que aula, hein Marcão? Gostei! =D> :shock:
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Eu tb gostei da aula... :wink:

Resumindo...Compre uma WR250F...É uma moto de cross desfarçada...

Outra moto q gostei muito, foi a KX250F....o jorjão tem uma...e cara...a moto é um bicicleta com motor...É levíssima....Um "pitél"...

Quanto a parte do combustível...basta fazer uma conta...Se o tanque da moto tem 10litros, e a moto faz, por exemplo, 10Km/l....dá pra rodar 100Km...
Será q as provas de CC tem mais q isso????
E acho q não...

A WR tem 800ml a mais de capacidade no tanque, q a YZ... :wink:
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Nas provas de CC que eu vejo por aqui, inclusive as que o Cassius participou a moto não tá fazendo muita diferença, o que está prevaleçendo é o braço e a resistência do piloto. Isso aconteçe por são poucos que chegam num nível semi-profissional.

Tem um cara com uma DT200 que sempre tira primeiro, é inacreditável que ele anda mais que a maioria dos pilotos com especial, nunca vi disso !!!!!!!!!!!!!

Claro que tem moto melhor ou pior, mas é como eu disse, tá pesando mais a pilotagem.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Predador escreveu:Nas provas de CC que eu vejo por aqui, inclusive as que o Cassius participou a moto não tá fazendo muita diferença, o que está prevaleçendo é o braço e a resistência do piloto. Isso aconteçe por são poucos que chegam num nível semi-profissional.

Tem um cara com uma DT200 que sempre tira primeiro, é inacreditável que ele anda mais que a maioria dos pilotos com especial, nunca vi disso !!!!!!!!!!!!!

Claro que tem moto melhor ou pior, mas é como eu disse, tá pesando mais a pilotagem.
Isto é fato! Por exemplo, não adianta me dar uma EXC 525 mega power plus ultra puxa que eu num vou ganhar nada... perigoso chegar sempre em último! :lol: :lol:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem