Protótipo CRF 230 - Impressões após 3 corridas
-
- Membro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 12 Dezembro 2006 à59 15:36
Protótipo CRF 230 - Impressões após 3 corridas
A moto esta 80% do que consideraria o ideal, se bem que a gente sempre acha que dá para melhorar alguma coisa. O principal e que essas corridas serviram como um bom laboratório e a moto está ficando cada vez melhor.
Fui para a 1a. corrida, Campeonato Paulista de CrossCoutry tendo testado a moto por cerca de 1:30hs porém resolvi arriscar pois nada melhor que rítmo de prova para os defeitos aparecerem e melhorar o acerto. A moto estava bem em curvas de alta e retões pois transmitia muita segurança porém em single track, curvas de baixa e curvas de parede não ia bem ela simplesmente não "entrava". O motor (Athena 293) apenas com comando fazia bem sua parte mas nos trechos de alta as Toni bigbore faziam a diferença. O problema maior nessa corrida foi um aquecimento excessivo do motor. Tive também um problema com o tanque que perdeu um dos coxins que ficam entre ele e o quadro e acabou por raspando na tampa do cabeçote, mas nada grave. Final de prova e bandeirada em 2o. lugar.
2a. Prova - 2a. Etapa de CrossCoutry da Copa Pakato. Para esta corrida a suspa dianteira foi endurecida e as bengalas corridas cerca de 30mm o que acabou por resolver o problema de entrar nas curvas sem comprometimento dos trechos de alta. Na traseira foi colocada uma mola mais dura para testar o comportamento onde inclusive acabei gostando e optando por ela. O motor continuava a desejar e com aquecimento excessivo, mas algumas mundanças já estavam previstas. Larguei em segundo mas acabei vencendo. Primeira vitória do protótipo !!
3a. Prova - 3a. Etapa Paulista de CrossCountry. Nesta corrida mantive o setup de suspensão da corrida anterior mas optei por trocar o adaptador do ProTaper por um mais baixo, o que mais tarde constataria ser a escolha errada, pois ela ficou excessivamente baixa para meu correto posicionamento em pé e para piorar, a pista não dava nenhum descanso pois era extremamente irregular. O motor recebeu um novo cabeçote super trabalhado por meu mecânico Sebilosky e valvulas de CG 150 o que deu um ganho considerável em média/alta, o que não aguentou foi a embreagem que começou a dar sinais de fadiga e patinar. O problema de aquecimento melhorou, pois com o trabalho de cabeçote o motor passou a "respirar" melhor mas ainda não era o ideal. Final bandeirada em 3o. lugar.
Esta corrida foi marcada pela estréia do meu filho Thiago(6 anos) na categoria mini com uma ProTork TR 50 onde acabou ficando em 2o. lugar.
Enfim a moto ficou 2 semanas no estaleiro para mais um acerto nas suspas, troca de pistão e pino (pino quebrou e trincou o pistão), curva de escape com diametro maior dobrada a frio e desviando do radiador de óleo, alivio de 300gr do magneto, embragem com mais um espaçador e molas reforçadas. Amanha tem treino.
Fui para a 1a. corrida, Campeonato Paulista de CrossCoutry tendo testado a moto por cerca de 1:30hs porém resolvi arriscar pois nada melhor que rítmo de prova para os defeitos aparecerem e melhorar o acerto. A moto estava bem em curvas de alta e retões pois transmitia muita segurança porém em single track, curvas de baixa e curvas de parede não ia bem ela simplesmente não "entrava". O motor (Athena 293) apenas com comando fazia bem sua parte mas nos trechos de alta as Toni bigbore faziam a diferença. O problema maior nessa corrida foi um aquecimento excessivo do motor. Tive também um problema com o tanque que perdeu um dos coxins que ficam entre ele e o quadro e acabou por raspando na tampa do cabeçote, mas nada grave. Final de prova e bandeirada em 2o. lugar.
2a. Prova - 2a. Etapa de CrossCoutry da Copa Pakato. Para esta corrida a suspa dianteira foi endurecida e as bengalas corridas cerca de 30mm o que acabou por resolver o problema de entrar nas curvas sem comprometimento dos trechos de alta. Na traseira foi colocada uma mola mais dura para testar o comportamento onde inclusive acabei gostando e optando por ela. O motor continuava a desejar e com aquecimento excessivo, mas algumas mundanças já estavam previstas. Larguei em segundo mas acabei vencendo. Primeira vitória do protótipo !!
3a. Prova - 3a. Etapa Paulista de CrossCountry. Nesta corrida mantive o setup de suspensão da corrida anterior mas optei por trocar o adaptador do ProTaper por um mais baixo, o que mais tarde constataria ser a escolha errada, pois ela ficou excessivamente baixa para meu correto posicionamento em pé e para piorar, a pista não dava nenhum descanso pois era extremamente irregular. O motor recebeu um novo cabeçote super trabalhado por meu mecânico Sebilosky e valvulas de CG 150 o que deu um ganho considerável em média/alta, o que não aguentou foi a embreagem que começou a dar sinais de fadiga e patinar. O problema de aquecimento melhorou, pois com o trabalho de cabeçote o motor passou a "respirar" melhor mas ainda não era o ideal. Final bandeirada em 3o. lugar.
Esta corrida foi marcada pela estréia do meu filho Thiago(6 anos) na categoria mini com uma ProTork TR 50 onde acabou ficando em 2o. lugar.
Enfim a moto ficou 2 semanas no estaleiro para mais um acerto nas suspas, troca de pistão e pino (pino quebrou e trincou o pistão), curva de escape com diametro maior dobrada a frio e desviando do radiador de óleo, alivio de 300gr do magneto, embragem com mais um espaçador e molas reforçadas. Amanha tem treino.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3319
- Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
-
- Membro
- Mensagens: 719
- Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Não... é suspa de CR 125, mas é suspensão "convencional". É de uma CR 1988 (eu acho)... sei que é de 1900 e guaraná de rolha! :lol:joaogabriel escreveu:essa moto ñ tinha suspa de CR invertida?
Peruca, é quadro da CRF 230, comprado direto da Honda.PERUCH escreveu:Robert, esse quadro é de CRF 230 ou da XR 200 ?
To perguntando pq vi q onde fica o carburador da CRF 230 o quadro afina junta numa só peça, e o seu ele sobe com as 2 peças..
Vc fez alguma adaptação nessa parte ?
Acho que ele teve que mexer no quadro pra colocar o amortecedor traseiro.
-------------
Robert, parabéns mesmo! Tanto pelo empenho na moto, quanto pelos resultados.
E isso sim é ser piloto... é saber o que tem que afinar e ajustar na moto, fazer milhões de acertos para cada corrida... não é quem nem eu... a única coisa que faço é subir na moto e acelerar... por isso não ganho nada! rsrsrsrs
-
- Membro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 12 Dezembro 2006 à59 15:36
Leandro, a curva não é original. Ela foi feita sob medida na German Escapamentos com um cano de diâmetro maior dobrado a frio. O formado dele se deve ao fato de ter que desviar do radiador de óleo que antes ficava logo atras da curva.Leandro-m escreveu:=D> =D> =D> Parabéns p/ vc e p/ o filhão =D> =D>
Um detalhe que achei curioso é que tá usando a curva de escape original da Tornado e normalmente o que se vê logo que começa a preparar a motoca é a troca dela por uma mais "reta" :roll:
Abraço
-
- Membro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 12 Dezembro 2006 à59 15:36
Hoje fui treinar no circuito onde corri a 3a. etapa do paulista de XC e fiquei muito satisfeito com o novo setup da suspensão. A primeira impressão com a moto parada quando se comprimia a suspensão era de que ela tinha ficado macia demais porém logo que abri a primeira volta pude notar o quão progressiva ela ficou absolvendo muito bem as irregularidades e tracionando de forma muito satisfatória. Hoje tambem pude sentir que o motor ficou muito rápido e elástico da forma que sempre imaginei e a embreagem apesar de ficado mais pesada ficou com uma excelente pegada. Em suma, vou manter esse setup de suspa usando apenas os recursos de clicks conforme a situação demandar. Agora é só treinar e curtir o protótipo enquanto a versão 2.0 não fica pronta. Abraço
-
- Membro
- Mensagens: 124
- Registrado em: 12 Dezembro 2006 à59 15:36
E aí Bessa. O 53 é ele mesmo e até falou que te conhecia pois ficamos conversando antes da largada. Ele largou de ponta mas acabei vencendo essa corrida. Ele ficou em 7o. se não me engano. Nessa eu estava com 0 numeral 52.bessa27 escreveu:Parabens!!!!
Motoca ficou Show
OBS = quem ganhou a corrida eh o 53? Por acaso o 53 eh o Helinho de sao sebastiao?
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 9 Respostas
- 3298 Exibições
-
Última mensagem por di menor
-
- 0 Respostas
- 1370 Exibições
-
Última mensagem por Fabrício
-
- 6 Respostas
- 1537 Exibições
-
Última mensagem por SuperIcePower
-
- 3 Respostas
- 928 Exibições
-
Última mensagem por Gustavo250R
-
- 20 Respostas
- 3248 Exibições
-
Última mensagem por Gabriel_