Calibragem de pneus (LIBRAS)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
apalareti
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Mensagem por apalareti »

Bom, eu nunca baixo de 11, e nunca subo acima de 15.
Quando falo de aumentar a pressão é normalmente entre 12 e 14.

15 e 11 são extremos´, condições extremas.
gnochi
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Mensagem por gnochi »

Estava vasculhando o TT e lembrei deste tópico.... achei válido trazer pra cá!!!

"In my experience, tire pressure is often an important pre-ride check that many just skip. However, your tires are not only there to give you traction, but they also are an important part of your suspension system. So, tire pressure effects both how your bike will handle and how long (or short) those inner tubes will last.

Make sure to check & set your tire pressure cold. Changes in air temperature, altitude and riding have an impact on tire pressure. So, for example, say you set your tire pressure in the morning when it's cool, you ride hard for some hours and take a break in the afternoon when outside temperatures have soared. Before you take off again, check your tire pressure, as most likely it will have risen and over inflated tires for the conditions reduce traction and can make the bike feel harsh. In the opposite direction, under inflated tires can increase traction to a point, but can also reduce high-speed stability and increase the chances of pinch flats and wheel damage.

In terms of setting tire pressure, in my experience, if you ask 10 different riders about what pressure is best, you'll get 10 different answers. However, in my own personal experience, what I've been able to gather from others on TT and articles I've read, here's a general guideline on tire pressures (psi):

Motocross
Hardpack - 11.5 front, 11 rear (no rock or bigger square edged bumps)
Intermediate - 12 front, 13 rear
Sand & Mud - 12 front, 10 rear (if rocky, bump up rear 1.5-1.75)

Off-Road
Obviously trails are not going to have the consistency of terrain that is possible with the controlled environment of an MX track, so zeroing in on a single setting for single riding area is pretty tough. That said, a good baseline setting is 13 front and 13.5-14 rear. However, you may need to go has much as 18 rear for high speed, rocky desert riding.

Generally speaking, typical off-road tire pressures are going to range from 11-15 psi. Of course, other factors include the tire's construction, tire size (sidewall height), inner tube thickness and rider weight. That said, if you're not sure, ask others with lots of experience for the particular area you are riding or experiment yourself, making small changes, logging them, riding and seeing how those changes effect traction and handling.

Regardless of what you do, don't overlook this important step, it really does affect your bike's performance, so setting your tire pressure for the conditions is about the biggest performance bang for buck you'll find."

Créditos: Bryan Bosh, forum: Thumper talk
TheBombBR
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Re:

Mensagem por TheBombBR »

Cassius escreveu:É o seguinte, né... se andássemos sempre no mesmo terreno (na mesma pista, por exemplo), a calibragem ideal seria importante, pois aí teríamos todas informações e características essenciais p/ se fazer este cálculo como tipo de terreno, peso do piloto, modelo de pneu, regulagem de suspensão e a variação ficaria por conta apenas da temperatura e condições do solo (seco ou molhado).
Mas.... como graças a Deus não é o caso da maioria aqui, pois numa saída prá trilha pegamos terreno duro, liso, quebrado, com pedras, erosões, macio, enlameado, gramado, barrento, seco, c/ troncos, pegajoso, arenoso, molhado, c/ mato e até com armadilhas...rs... não será a calibragem que vai definir a sua melhor ou pior performance. O Enduro e a trilha são tão apaixonantes justamente por causa disso: é preciso ser completo ou, pelo menos, é preciso saber se virar com tudo. PORTANTO, o que podemos dizer sobre calibragem é que temos que fazer uma escolha que esteja na média, ou seja, nem tanto à performance (7 ou 8 libras), nem tanto à segurança de não furar o pneu em pancadas (16 ou 17 libras).
Mas se vc é um furador de pneu inveterado, sai mais barato investir em bib mousse.
Como já citou o Martines, existem muitas variantes, mas no nosso uso geral, na prática, correndo o risco de furar o pneu numa pancada maior, mas com alguma performance (...não adianta não furar o pneu e ficar em toda subidinha...), segundo o Vinicius School...he... (seu peso + peso da moto) / 16 = a calibragem média.


Fonte: http://tcc.esp.br/forum_tcc/viewtopic.p" onclick="window.open(this.href);return false; ... calibragem
Segundo o calculo no final desse post, até que não estou tão fora.

Seria: Meu peso 78kg + CRF230 115kg / 16 = 12 libras.

Estou usando 13 na frente e 12 atrás, gostaria de tentar 12, mas tenho medo de furar o pneu e não tem nada mais brochante que furar o pneu no meio da trilha.

Sempre pego trilha com pedras.

Tem alguém nas mesmas condições que use uma calibragem menor com sucesso/não sucesso ou que tenha uma experiência simular pra compartilhar?
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