Mitos da Gasolina Podium,Verdade ou mentira?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mitos da Gasolina Podium,Verdade ou mentira?

Mensagem por pedrohrios »

Bom,esses dias eu fui trocar meu piston,e o dono da loja, trabalhou varios anos nos EUA, COMO DIZ NO OUTRo TOPICO.
Ele me alegou, falando pra mim agora passar a usar gasolina comum. Segundo ele, a gasolina podium só serve para enganar,que ela está vindo com a mesma quantidade de alcool que as outras vem, e que nao afetará nada do meu motor. Ele me disse que regula as motos dos seus filhos, para gasolina comum, e eu vou ter que confessar, a moto dos meninos não dão se quer uma falhadinha, ele pode estar froxo,reduziu uma marcha, ela responde muito bem! E o outro piloto aqui de Minas, Romulo Bottrel anda com gasolina comum tambeme a 125 dele é ótima. E ae,o que voces me falam? Outra ipotese dele,é que eu não tenho necessidade de andar com uma gasolina podium nem uma melhor, porque as corridas que nós vamos não são corridas com pilotos de Ponta, e que as pistas daqui,não exigem que voce trave a mao e vá mandando marcha! Nó mais é isso,tá aberto pra discursão.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Q a gasolina Pódium tem a mesma quantidade de álcool todos nós sabemos pois é lei! Eu prefiro a pódium por causa de sua octanagem! Motos com altas taxas de compressão funcionam melhor! O q o pessoal não sabe é q a Pódium é menos volátil ou seja mais "pesada" q a comum exigindo ao contrário do q muitos pensam uma regulagem com giclês maiores e agulha mais alta! De resto ela é melhor em tudo!! :wink: :wink:
motocroosph
Membro
Mensagens: 202
Registrado em: 18 Junho 2007 à17 14:19

Mensagem por motocroosph »

Eu uso a comum msm!
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

tem que da uma regulada pra podium fazer diferença..
se nao regular é melhor usar comum mesmo
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Q a gasolina Pódium tem a mesma quantidade de álcool todos nós sabemos pois é lei!
:wink:

Um bom tópico sobre gasolinas vendidas no Brasil:

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =gasolinas

Corrigindo o que postei equivocadamente anteriormente: as gasolinas de alta octanagem (podium) realmente são mais resistentes a pré-ignição do que as gasolinas de octanagem mais baixa - - valeu pela correção Ivan luiz... :wink:
Pisei na bola... :oops:


Na prática, se um motor tem taxa de compressão maior que 9:1, numa carburação bem acertada, geralmente se beneficiam de gasolinas melhores, como a Podium (queima limpa e uniforme, sem a tendência de formar crostas de carvão acentuadas sobre o pistão e válvulas, como acontece com a gasolina comum).

Mas realmente, a coisa é interessante....várias experiências, mostram resultados diferentes.

Eu particularmente, só abro mão da Pódium se não conseguir ela para abastecer, pois o funcionamento do motor me passa ser muito mais linear.

Se a gasolina comum funciona bem??? Funciona sim...dentro do que ela capaz de oferecer... :wink:
Editado pela última vez por NESTOR/RS em 20 Outubro 2008 à29 14:00, em um total de 2 vezes.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

NESTOR/RS escreveu:
Q a gasolina Pódium tem a mesma quantidade de álcool todos nós sabemos pois é lei!
:wink:

Um bom tópico sobre gasolinas vendidas no Brasil:

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =gasolinas

Só lembrando que motores com baixa taxa de compressão (principalmente abaixo de 9:1) tendem a apresentar pré-ignição com gasolina de maior octanagem.

:wink:
Nestor, essa eu não entendi! A gasolina de alta octanagem não é indicada justamente para se evitar pré-ignição ou detonação???? Se possivel dá uma explicada melhor!
MRMoraes_
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à01 16:04

Mensagem por MRMoraes_ »

Pessoal,

Estava com uma duvida estes dias, e ainda estou.
A gasolina tem um prazo de validade, a gasolina podium é mais cara(aqui em POA em é 2,99/l) por este motivo tem menor procura (é raro ver alguem abastecendo), como saber se a gasolina que utilizamos esta no prazo?
Eu uso podium as vezes e acho que fica mais fácil para fazer pegar, já que minha moto é a pedal, não sei se é impressão minha por estar errado.
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

MRMoraes_ escreveu:Pessoal,

Estava com uma duvida estes dias, e ainda estou.
A gasolina tem um prazo de validade, a gasolina podium é mais cara(aqui em POA em é 2,99/l) por este motivo tem menor procura (é raro ver alguem abastecendo), como saber se a gasolina que utilizamos esta no prazo?
Eu uso podium as vezes e acho que fica mais fácil para fazer pegar, já que minha moto é a pedal, não sei se é impressão minha por estar errado.
tbm fico muitas vezes nestas duvidas da galera... semana passada estava fazendo as contas e descobri que compeensa, pelo menos financeiramente, abastecer 50 % AVGAS 50% Comum... à somente gasolina podium.... qual seria o ganho com isto?? AVGAS teria um prazo maior para deixar guardada??

abs
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

A Avgas pode ficar guardada por mais de ano.
Quanto mais puro o combustível maior a resistência a oxidação.

Eu uso 30% de avgas na VPower ou comum.
E vou mudar os gigles da moto pra ver como vai andar com podium.
A minha moto ta muito curta com Avgas.

Essa proporção e podium é quase a mesma coisa em termos de octanagem.

O ruim da podium é que trava tudo.

Mas isso é coisa pra MX.

Pra trilha eu usaria gasolina comum.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

ale primo escreveu:
O ruim da podium é que trava tudo.

Mas isso é coisa pra MX.

Pra trilha eu usaria gasolina comum.
Como assim trava tudo? Já percebi que vc tem mais conhecimento em regulagens de carburadores pra motocross e maia conhecimento de gasolinas, vc axa que o mecanico está errado falando que a comum seria boa?
Qual o valor de um litro de AVgas e onde compro? Já ouvi falar que esta só seria bem utilizavel se fosseum motore que conseguisse rotar em mta alta,porque ele irá fazer o motor durar menos pois a moto irá andar mto mais,é verdade?
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

pedrohrios escreveu:
ale primo escreveu:
O ruim da podium é que trava tudo.

Mas isso é coisa pra MX.

Pra trilha eu usaria gasolina comum.
Como assim trava tudo? Já percebi que vc tem mais conhecimento em regulagens de carburadores pra motocross e maia conhecimento de gasolinas, vc axa que o mecanico está errado falando que a comum seria boa?
Qual o valor de um litro de AVgas e onde compro? Já ouvi falar que esta só seria bem utilizavel se fosseum motore que conseguisse rotar em mta alta,porque ele irá fazer o motor durar menos pois a moto irá andar mto mais,é verdade?
ele quer dizer que a gasolina podium e comum, travam a agulha do carburador, mas isto eh muito comum nas 4T, jah nas 2 eh mais dificil devido ao pré-mix....

O litro da avgas eh 3,30 R$... mas geralmente se usa numa proporção com gasolina comum.... a proporção vai determinar a regulagem do carbura.... mas para andar com avgas a moto tem que estar bem reguladinha, senão #@#$%%¨¨ TUDO!!
Esta gasolina eh gasolina azul de avião!! Então geralmente vc encontra-a em postos de aeroclubes e aeroportos!!!

Pelo que sei as motos q usam esta gas. conseguem manter a regulagem melhor, pois a gosolina eh sempre a mesma... e desenvolvem uma resposta mais estantaneas, bem como uma queima mais limpa.... Se bem reguladas!!

quero abrir o motor p ver como esta usando somente a podium.... com base nisto mantenho ou troco p avgas/comum...

vlw...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Inicio.

Os veículos e motos geral são feitos pra usar combustível de no max. 100 octanas.

Arredondando:
A Avgas passa de 100 (ta em torno de 120).
A Podium tem 98.
Vpower 96 mas tem aditivos.
As demais ficam ai nos 90.

A Avagas é uma gasolina menos densa. Então onde cabe um litro dela não cabe um das demais.

Usando só avgas o risco de préignição é alto.
Usando 1/2 a 1/2 com comum fica na casa das 100 octanas. A grande maioria usa assim.
Eu já recebi a minha moto com giclagem pra 30% da avgas na Vpower o que da na casa de 100 octanas também.

Pra comprar Avgas vc tem de ter um tambor especial e a maioria dos aeroportos e aeroclubes vendem no minimo 50L.

Bão.

Giclagem.
Pra uso de Podium (98) aqui em Sampa (+ou- 100m de altitude do nível do mar) nas especiais fica em torno de 55 e 180.
Desse número vc tira uma média, aumentando ou diminuindo, se der excesso ou falta ou de acordo com a gasolina a ser usada tocada e gosto.
Vai colocar comum? Pode mandar maiores 60 e 190.
Avgas a 1/2 a 1/2? diminui 50 por 170
Isso ao menos em tese.



O mecânico.
As motos dele são pra MX ou trilha????????

A Podium é um saco. Resseca tudo. Pra encantar a bóia do carburador não custa nada. Mas é prática, tem bom preço e é muito boa pra ligar a moto por exemplo, fora as respostas de aceleração.

Pra uma moto de trilha ou enduro que não se exige respostas tão rápidas e não tem necessidade de andar sempre em giro alto gasosa comum é a melhor pedida.

Pra trilhas comum é a pedida.
Editado pela última vez por ale primo em 21 Outubro 2008 à28 09:21, em um total de 1 vez.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

ale primo escreveu:Inicio.

Os véiculos de moto geral são feitos pra usar combustível de no max. 100 octanas.

Arredondando:
A Avgas passa de 100 (ta em torno de 120).
A Podium tem 98.
Vpower 96 mas tem aditivos.
As demais ficam ai nos 90.

A Avagas é uma gasolina menos densa. Então onde cabe um litro dela não cabe um das demais.

Usando só avgas o risco de préignição é alto.
Usando 1/2 a 1/2 com comum fica na casa das 100 octanas. A grande maioria usa assim.
Eu já recebi a minha moto com giclagem pra 30% da avgas na Vpower o que da na casa de 100 octanas também.

Pra comprar Avgas vc tem de ter um tambor especial e a maioria dos aeroportos e aeroclubes vendem no minimo 50L.

Bão.

Giclagem.
Pra uso de Podium (98) aqui em Sampa (+ou- 100m de altitude do nível do mar) nas especiais fica em torno de 55 e 180.
Desse número vc tira uma média, aumentando ou diminuindo, se der excesso ou falta ou de acordo com a gasolina a ser usada tocada e gosto.
Vai colocar comum? Pode mandar maiores 60 e 190.
Avgas a 1/2 a 1/2? diminui 50 por 170
Isso ao menos em tese.



O mecânico.
As motos dele são pra MX ou trilha????????

A Podium é um saco. Resseca tudo. Pra encantar a bóia do carburador não custa nada. Mas é prática, tem bom preço e é muito boa pra ligar a moto por exemplo, fora as respostas de aceleração.

Pra uma moto de trilha ou enduro que não se exige respostas tão rápidas e não tem necessidade de andar sempre em giro alto gasosa comum é a melhor pedida.

Pra trilhas comum é a pedida.
No caso das especiais 2t, vc acha que pode dar algum problema nas peças do carbura usando só podium e óleo 2t?
Aqui é bem tranquilo pra comprar avgas, em termos de durabilidade dos componentes do motor/carburador e desempenho da motoca vc me aconselha acertar pra usar 50% avgas/50 % V-Power ou acertar pra usar apenas podium? Uso ela apenas em MX e XW
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Eu fico nessa mesma duvida, mas eu percebi que quando andava com comum e podium, ela andava mais macia e respondia mais rapido do que só com podium!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Vão de Podium.
Na minha 2t só usava podium.
Um truque bom pra quem usa podium é deitar a moto e deixar ela dar aquela "mijadinha" antes de ligar.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

ale primo escreveu:...Um truque bom pra quem usa podium é deitar a moto e deixar ela dar aquela "mijadinha" antes de ligar.

Ou abrir a torneirinha uns 15 minutos antes de dar a partida!

Com a moto parada a gasolina da cuba acaba evaporando e na hora de fazer pegar é um sofrimento, até que a cuba enche novamente.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

A minha é uma 250 2T. Uso podium e nunca tive problemas, só quando comprei que tive que desencantar a agulha de boia pq a moto só ficava guardada.
Agora nem me preocupo se a cuba está cheia ou vazia, é bater e pegar. Uso normal.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

apalareti escreveu:A minha é uma 250 2T. Uso podium e nunca tive problemas, só quando comprei que tive que desencantar a agulha de boia pq a moto só ficava guardada.
Agora nem me preocupo se a cuba está cheia ou vazia, é bater e pegar. Uso normal.
O que é "desencantar"? A minha tbm to usando podiume é bater e pegar.,
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

A minha CRF nunca usou outra gasolina sem ser podium e até agora nenhum dos problemas citados apareceram nela, tenho alguns amigos que também usam podium desde zero que também estão sem nenhum problema.
Luiz H Camillo
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 11 Janeiro 2008 à34 10:17

Mensagem por Luiz H Camillo »

Eu só uso Podium há 3 anos na DRZ400 e agora na TE450 e nunca deu problema de travar a agulha. O carburador das duas é Keihin FCR. Nunca fez diferença deixar torneira do tanque aberta ou fechada nem esgotar o carburador ou não.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem