O futuro do off road

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Gustavo250R
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O futuro do off road

Mensagem por Gustavo250R »

bem peguei essas materias de varios sites... motox o blog do luciano kdera (comentarista do espn) e varios outros... achei bem loko pq sao motores bem pequenos,polui pouco e sao muito leve... a 1° eh a Derbi DH 2.0 com um motorzinho 100cc e pesa apenas 48 kg... essa "bike" ja eh muito visada no mundo do fmx
A maravilhosa mistura do Mundo das 2 Rodas. Bikes e motos!!!

http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... 20_011.jpg

Ano de 2003, eu estava na Suiça trabalhando junto a delegação Brasileira de MTB XC em busca da vaga olimpica para Atenas 2004. Na epoca eu Jaque Mourão e Marcio Ravelli fomos visitar os escritorios da Scott em Frieibourg, lá tivemos a oportunidade de visitar o local, inclusive a” area” proibida dos prototipos. Por lá debaixo de um cobertor avistei um pedaço de uma a Scott HighOctane DH com um motor de MiniMoto (PitBike), imediatamente perguntei “can i see” posso ver, a resposta foi sim! Tirado o cobertor, fiquei feliz em ver o futuro em minha frente. Só que este futuro até agora anda custa um pouco para estar presente, acho que voces me entendem. O que vi na Suiça em 2003 foi o prototipo de um novo veiculo que ira iniciar um novo esporte, como já venho falando por ai, em meu trabalho na TV (ESPN) e agora aqui neste Blog! O reencontro em grande estilo das bikes com as motos. Hoje tenho isso que aconteceu em 2003 como uma revelação!

Em 2006, No mundial de MTB na Nova Zelândia tive oportunidade de conhecer e andar na maravilhosa FX bike, nada mais que o aperfeiçoamento da mesma idéia levada ao estado da arte, o que tenho a dizer sobre está maravilha é que é demais! www.fxbikes.com

http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... _ping2.jpg

Neste ano quando fui ao Sea Otter Classic no norte da Califórnia, um de meus objetivos era fazer uma visita perto dali na fabrica da fantástica Electriccross,que agora esta sendo chamada de Zeromotorcycle. É o conceito do futuro buscando energia limpa (elétrica) sem deixar a potência de lado.www.zeromotorcycles.com
http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... ure-66.png

Agora recentemente em minhas pesquisas conheci o veiculo que acredito ser, como venho falando com insistência o futuro dos esportes com 2 rodas, claro para quem é apaixonado como eu pelas bikes mas gosta de motor também!

http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... 20_055.jpg

Eu estou falando da Derbi DH 2.0, que como é anunciada no site da fabricante catalã: “Una pequena fabrica de emociones”! Para começar o nome Derbi tem origem nas bikes- DER=derivada BI=bicicleta. O nome do modelo DH 2.0 em tem sua relação direta com o esporte do MTB movido há pedal e gravidade, o Donwnhill . Vou fazer um raio X da maquininha e descreve-la rapidamente: Motor de 100cc para os 48kg de peso total. Suspensão dianteira é uma Marzzocchi 888, amortecedor traseiro a ar. O tanque de combustível são os tubos do quadro.

Uma coisa que achei maravilhosa são as pedaleiras, quer dizer os pedais, igual aos pedais “flat” de BMX.

http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... 20_066.jpg

Os freios é claro são a disco e hidráulicos, sendo o traseiro dotado de um moderno sistema de lincagem para o acionamento flutuante ( sem comprometer o funcionamento do amortecimento traseiro e vive versa).

A ponteira do escapamento em fibra de carbono, tem sua saída central debaixo do banco traseiro. O motor é monocilindrico de 100cc com refrigeração a ar, embreagem automática. Com força suficiente para levar-nos para o alto das montanhas sem precisar de resgate, e na descida é só alegria, com ajuda do motor!!!

http://blogs.espn.com.br/kdra/wp-conten ... 20_022.jpg

Olhando de cima uma bike é uma bike de Downhill, como vemos na foto. De lado eu nem tenho palavras para descrever esta maravilha!!! Como já fizemos de maneira pioneira com as mini motos vamos continuar divulgando aqui no Blog do KDra estas pequenas maravilhas do Mundo das 2 rodas!

Já estamos trabalhando para viabilizar a vinda destas maravilhas para cá, imagine só brincar com ela pelas trilhas do Brasil. Não vejo a hora!!!

BY luciano kdra
muito massa essa reportagem vale apena conferir

agora do motox

tbm muito bom mais ele fala mais sobre a ecologia

As motos elétricas serão o futuro do off-road?
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação KTM / Zero Motorcycles

O mundo do esporte motorizado vive em constante evolução. No caso específico do motociclismo off-road já passamos por diversas revoluções. Novidades com maior ou menor impacto, mas que ao longo dos anos são adotadas por todos os fabricantes e passam a ser o padrão da indústria.

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 87_001.jpg

Outras revoluções que seguiram foram a do monoamortecedor traseiro (monochoque), refrigeração líquida, ignição eletrônica, suspensão invertida, quadros de alumínio... Recentemente com tecnologia emprestada da Fórmula Um e uma grande ajuda dos regulamentos os motores quatro tempos voltaram a ser o padrão nas competições oficiais.

Atualmente a revolução em curso é a da injeção eletrônica. As 450 japonesas da Suzuki, Honda e Kawasaki já estão disponíveis com a novidade. A espanhola Gas Gas foi a pioneira em seu modelo de Enduro desde 2006 (se não me engano). Não vai demorar muito para também se tornar padrão e obrigar aos preparadores e mecânicos a adotar uma nova ferramenta: o notebook.

Outra revolução que vai chegando de mansinho é a dos motores elétricos. Já há alguns anos pipocam protótipos de motocicletas elétricas aqui e ali. A grande maioria delas foi pensada a partir das bicicletas elétricas. Para o motociclismo off-road o primeiro passo foi a adaptação de bicicletas Mountain Bike

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 86_005.jpg

Já a venda no mercado norte-americano existe a Zero X, fabricada pela Zero Motorcycle. Com uma bateria de íon-lítio de 300 amperes ela apresenta dois modos de programação na entrega de potência. Num deles a velocidade é limitada em cerca de 48km/h e faz a carga da bateria durar cerca de 2 horas. No modo "racing" todos os cerca de 23HPs do motor são liberados quase que instantaneamente.

A Zero X pesa ao redor de 64 quilos e de olhar as fotos nota-se que ela parece mais com uma Mountain Bike do que propriamente com uma Motocross. O tempo de recarga da bateria é de 2 horas e com ela é possível percorrer até pouco mais de 60 quilômetros.

O preço da Zero X é de U$7.750 mais U$300 de frete, ou seja pouco mais que uma 450cc de cross (U$7.600 - U$7.800) lá nos Estados Unidos.

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 83_006.jpg

KTM Zero Emission (a mais loka)



http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 82_007.jpg

Semana passada a KTM divulgou fotos de sua "Zero Emission Motorcycle". Após um primeiro protótipo desenvolvido em conjunto com o instituto Arsenal Research, a fábrica austríaca decidiu investir mais seriamente no projeto programando a produção em massa para um futuro próximo. Entretanto a fábrica não arriscou nenhuma data para o início das vendas do novo modelo.
Propositalmente as fotos divulgadas são de ação e não mostram detalhes do coração elétrico do protótipo. A KTM tem o mesmo visual e componentes de suspensão e freios de seu modelo de enduro atualmente em linha. Todas as peças dispensáveis foram excluidas. Tanque, radiadores, filtro de ar, escapamento e embreagem sumiram. O peso aproximado é de 90kg, o mesmo da Enduro 125 em produção.
Uma das coisas que dá para reparar nas fotos é a roda traseira com pneu de perfil baixíssimo, possivelmente montado num aro de 21 polegadas, com o objetivo de aproveitar melhor a força do motor.
A KTM não divulgou nada de números referentes ao desempenho ou duração da bateria, mas o que empolga no projeto é que, ao contrário da Zero X, ele nasceu a partir de uma motocicleta de enduro/cross e é feito por uma indústria que domina as tecnologias das motocicletas off-road atuais.

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 81_002.jpg
Vantagens do futuro elétrico

A primeira vantagem que vêm à cabeça é a total ausência de emissões de gases. Logo em seguida vem a drástica redução da emissão de ruídos, talvez o recurso mais interessante dos modelos elétricos - um problema que as quatro tempos multiplicaram exponencialmente.

A (quase) ausência de ruídos permitirá a construção de pistas em lugares inimágináveis hoje em dia, o que facilitará em muito a prática do esporte. Só para ilustrar dois exemplos práticos que vivemos recentemente: na pista de São Lourenço da Serra, no interior paulista, os treinos durante a semana foram proibidos. A pista é vizinha a uma escola e o ruído estava desviando a atenção das crianças.

Em Itapecerica da Serra, também no Estado de São Paulo, um terreno num vale bem próximo ao centro da cidade foi disponibilizado para a construção de uma pista, mas o projeto até o momento não seguiu adiante pois ficou claro que problemas com a vizinhança surgiriam tão logo se ouvissem as primeiras aceleradas. Os motores elétricos eliminam praticamente em 100% os problemas com ruído.
Dúvidas sobre o futuro elétrico
Antes da adoção em larga escala os veículos elétricos ainda têm um bom caminho a percorrer. O primeiro grande problema é a autonomia, conseguir uma forma eficiente e de baixo peso para armazenar a energia é o principal desafio. Atualmente já seria possível uma corrida de 20 ou 30 minutos em circuito fechado. Já para um Enduro ou trilha ao redor dos 100km as coisas complicam bastante. Um Rally no estilo do Dakar seria impensável. Talvez com algumas toneladas de baterias...
Reabastecimento - Hoje em dia é possível encher um tanque de gasolina em poucos segundos com aqueles galões de sistema rápido. Sem pressa a operação de reabastecimento não dura mais que um ou dois minutos. Já a recarga da bateria leva pelo menos duas ou mais horas. Para recarregar na pista o primeiro problema será encontrar uma tomada elétrica. Qual a melhor solução? Um gerador a gasolina? Baterias sobressalentes?
Categorias - Com os motores à explosão a definição das categorias nas competições sempre foi bastente simples, simplesmente baseadas na capacidade cúbica de cada motor. Como definir as categorias entre as motocicletas elétricas? 12 e 24 volts? Pela amperagem? Ou pelo tamanho ou peso da bateria?

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 80_003.jpg

Pilotagem - Geralmente os motores elétricos tem uma distribuição de torque bem diferente dos motores à explosão. Toda a força do motor está disponível desde os mais baixos giros, assim como o motor atinge rotações bem mais altas, o que acaba por eliminar a necessidade do câmbio e consequentemente a embreagem. Isso mudará completamente os conceitos de técnicas de pilotagem atuais, onde aproveitar bem o câmbio e embreagem é fundamental.

Ecologia - A primeira vista os motores elétricos são bem mais limpos que os motores a explosão, já que não há emissão alguma de gases tóxicos e poluentes. Quanto a questão de poluição sonora não há o que comentar, o motor elétrico ganha disparado. Mas será que o motor elétrico é realmente mais ecológico? Em matéria de energia nada vem de graça em termos ambientais. Boa parte da energia elétrica mundial é fornecida por termelétricas a gás ou carvão (extremamente poluidor) ou por usinas nucleares que têm uma séria questão de segurança e geram resíduos altamente tóxicos praticamente eternos. Mesmo as usinas hidrelétricas, consideradas as mais limpas, alteram de forma significativa o ambiente onde são instaladas com inundações e migração ou mesmo extinção do ecossistema local.

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 77_009.jpg
Outra questão é o descarte das baterias. Ainda não inventaram uma bateria que dure para sempre e a geração desse lixo tecnológico com certeza é uma questão a ser trabalhada. Por outro lado o volume global de emissões das motocicletas off-road atuais, dois tempos ou quatro tempos, não chega a um nível de realmente prejudicar o meio ambiente ou ameaçar o futuro da humanidade.

http://www.motox.com.br/publix/imagens2 ... 84_004.jpg

Preço - Hoje em dia ainda é bem mais caro produzir um sistema de motor e armazenamento elétrico do que os normais a explosão. Mas acredito que isso é apenas um problema de escala. Quando os veículos elétricos entrarem em produção em massa a tendência é que se tornem até mesmo mais baratos.

Manutenção - A peça mais cara da moto elétrica possivelmente será a bateria. Uma bateria adicional da Zero X custa quase U$3.000! E o motor? Quais serão as peças de maior desgaste e trocas mais frequentes?

Adrenalina - Um dos grandes fatores de emoção nas competições é o ronco dos motores. Aquele som de quarenta motos aceleradas esperando o gate cair é inigualável! Quem já viu ao vivo sabe perfeitamente disso. Uma largada silenciosa traria uma emoção... diferente (para falar o mínimo). Peraí, acabei de lembrar de meus tempos de infância e meu insuperável Autorama Estrela Interlagos. Ele tinha uma caixinha de som que imitava o ronco da Formula 1 acompanhando exatamente o gatilho do acelerador. Uau!!! Uma idéia fantástica, não é?
by motox
eh meio chatinho ler tudo :D mais vale a pena
nao consegui botar sa fotos!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:
gnochi
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Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Re: O futuro do off road

Mensagem por gnochi »

Gustavo250R escreveu:bem peguei essas materias de varios sites... motox o blog do luciano kdera (comentarista do espn) e varios outros... achei bem loko pq sao motores bem pequenos,polui pouco e sao muito leve... a 1° eh a Derbi DH 2.0 com um motorzinho 100cc e pesa apenas 48 kg... essa "bike" ja eh muito visada no mundo do fmx
A maravilhosa mistura do Mundo das 2 Rodas. Bikes e motos!!!

Imagem
Ano de 2003, eu estava na Suiça trabalhando junto a delegação Brasileira de MTB XC em busca da vaga olimpica para Atenas 2004. Na epoca eu Jaque Mourão e Marcio Ravelli fomos visitar os escritorios da Scott em Frieibourg, lá tivemos a oportunidade de visitar o local, inclusive a” area” proibida dos prototipos. Por lá debaixo de um cobertor avistei um pedaço de uma a Scott HighOctane DH com um motor de MiniMoto (PitBike), imediatamente perguntei “can i see” posso ver, a resposta foi sim! Tirado o cobertor, fiquei feliz em ver o futuro em minha frente. Só que este futuro até agora anda custa um pouco para estar presente, acho que voces me entendem. O que vi na Suiça em 2003 foi o prototipo de um novo veiculo que ira iniciar um novo esporte, como já venho falando por ai, em meu trabalho na TV (ESPN) e agora aqui neste Blog! O reencontro em grande estilo das bikes com as motos. Hoje tenho isso que aconteceu em 2003 como uma revelação!

Em 2006, No mundial de MTB na Nova Zelândia tive oportunidade de conhecer e andar na maravilhosa FX bike, nada mais que o aperfeiçoamento da mesma idéia levada ao estado da arte, o que tenho a dizer sobre está maravilha é que é demais! www.fxbikes.com

Imagem

Neste ano quando fui ao Sea Otter Classic no norte da Califórnia, um de meus objetivos era fazer uma visita perto dali na fabrica da fantástica Electriccross,que agora esta sendo chamada de Zeromotorcycle. É o conceito do futuro buscando energia limpa (elétrica) sem deixar a potência de lado.www.zeromotorcycles.com
Imagem

Agora recentemente em minhas pesquisas conheci o veiculo que acredito ser, como venho falando com insistência o futuro dos esportes com 2 rodas, claro para quem é apaixonado como eu pelas bikes mas gosta de motor também!

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Eu estou falando da Derbi DH 2.0, que como é anunciada no site da fabricante catalã: “Una pequena fabrica de emociones”! Para começar o nome Derbi tem origem nas bikes- DER=derivada BI=bicicleta. O nome do modelo DH 2.0 em tem sua relação direta com o esporte do MTB movido há pedal e gravidade, o Donwnhill . Vou fazer um raio X da maquininha e descreve-la rapidamente: Motor de 100cc para os 48kg de peso total. Suspensão dianteira é uma Marzzocchi 888, amortecedor traseiro a ar. O tanque de combustível são os tubos do quadro.

Uma coisa que achei maravilhosa são as pedaleiras, quer dizer os pedais, igual aos pedais “flat” de BMX.

Imagem

Os freios é claro são a disco e hidráulicos, sendo o traseiro dotado de um moderno sistema de lincagem para o acionamento flutuante ( sem comprometer o funcionamento do amortecimento traseiro e vive versa).

A ponteira do escapamento em fibra de carbono, tem sua saída central debaixo do banco traseiro. O motor é monocilindrico de 100cc com refrigeração a ar, embreagem automática. Com força suficiente para levar-nos para o alto das montanhas sem precisar de resgate, e na descida é só alegria, com ajuda do motor!!!

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Olhando de cima uma bike é uma bike de Downhill, como vemos na foto. De lado eu nem tenho palavras para descrever esta maravilha!!! Como já fizemos de maneira pioneira com as mini motos vamos continuar divulgando aqui no Blog do KDra estas pequenas maravilhas do Mundo das 2 rodas!

Já estamos trabalhando para viabilizar a vinda destas maravilhas para cá, imagine só brincar com ela pelas trilhas do Brasil. Não vejo a hora!!!

BY luciano kdra
muito massa essa reportagem vale apena conferir

agora do motox

tbm muito bom mais ele fala mais sobre a ecologia

As motos elétricas serão o futuro do off-road?
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação KTM / Zero Motorcycles

O mundo do esporte motorizado vive em constante evolução. No caso específico do motociclismo off-road já passamos por diversas revoluções. Novidades com maior ou menor impacto, mas que ao longo dos anos são adotadas por todos os fabricantes e passam a ser o padrão da indústria.

Imagem

Outras revoluções que seguiram foram a do monoamortecedor traseiro (monochoque), refrigeração líquida, ignição eletrônica, suspensão invertida, quadros de alumínio... Recentemente com tecnologia emprestada da Fórmula Um e uma grande ajuda dos regulamentos os motores quatro tempos voltaram a ser o padrão nas competições oficiais.

Atualmente a revolução em curso é a da injeção eletrônica. As 450 japonesas da Suzuki, Honda e Kawasaki já estão disponíveis com a novidade. A espanhola Gas Gas foi a pioneira em seu modelo de Enduro desde 2006 (se não me engano). Não vai demorar muito para também se tornar padrão e obrigar aos preparadores e mecânicos a adotar uma nova ferramenta: o notebook.

Outra revolução que vai chegando de mansinho é a dos motores elétricos. Já há alguns anos pipocam protótipos de motocicletas elétricas aqui e ali. A grande maioria delas foi pensada a partir das bicicletas elétricas. Para o motociclismo off-road o primeiro passo foi a adaptação de bicicletas Mountain Bike

Imagem

Já a venda no mercado norte-americano existe a Zero X, fabricada pela Zero Motorcycle. Com uma bateria de íon-lítio de 300 amperes ela apresenta dois modos de programação na entrega de potência. Num deles a velocidade é limitada em cerca de 48km/h e faz a carga da bateria durar cerca de 2 horas. No modo "racing" todos os cerca de 23HPs do motor são liberados quase que instantaneamente.

A Zero X pesa ao redor de 64 quilos e de olhar as fotos nota-se que ela parece mais com uma Mountain Bike do que propriamente com uma Motocross. O tempo de recarga da bateria é de 2 horas e com ela é possível percorrer até pouco mais de 60 quilômetros.

O preço da Zero X é de U$7.750 mais U$300 de frete, ou seja pouco mais que uma 450cc de cross (U$7.600 - U$7.800) lá nos Estados Unidos.

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KTM Zero Emission (a mais loka)



Imagem

Semana passada a KTM divulgou fotos de sua "Zero Emission Motorcycle". Após um primeiro protótipo desenvolvido em conjunto com o instituto Arsenal Research, a fábrica austríaca decidiu investir mais seriamente no projeto programando a produção em massa para um futuro próximo. Entretanto a fábrica não arriscou nenhuma data para o início das vendas do novo modelo.
Propositalmente as fotos divulgadas são de ação e não mostram detalhes do coração elétrico do protótipo. A KTM tem o mesmo visual e componentes de suspensão e freios de seu modelo de enduro atualmente em linha. Todas as peças dispensáveis foram excluidas. Tanque, radiadores, filtro de ar, escapamento e embreagem sumiram. O peso aproximado é de 90kg, o mesmo da Enduro 125 em produção.
Uma das coisas que dá para reparar nas fotos é a roda traseira com pneu de perfil baixíssimo, possivelmente montado num aro de 21 polegadas, com o objetivo de aproveitar melhor a força do motor.
A KTM não divulgou nada de números referentes ao desempenho ou duração da bateria, mas o que empolga no projeto é que, ao contrário da Zero X, ele nasceu a partir de uma motocicleta de enduro/cross e é feito por uma indústria que domina as tecnologias das motocicletas off-road atuais.

Imagem

Vantagens do futuro elétrico

A primeira vantagem que vêm à cabeça é a total ausência de emissões de gases. Logo em seguida vem a drástica redução da emissão de ruídos, talvez o recurso mais interessante dos modelos elétricos - um problema que as quatro tempos multiplicaram exponencialmente.

A (quase) ausência de ruídos permitirá a construção de pistas em lugares inimágináveis hoje em dia, o que facilitará em muito a prática do esporte. Só para ilustrar dois exemplos práticos que vivemos recentemente: na pista de São Lourenço da Serra, no interior paulista, os treinos durante a semana foram proibidos. A pista é vizinha a uma escola e o ruído estava desviando a atenção das crianças.

Em Itapecerica da Serra, também no Estado de São Paulo, um terreno num vale bem próximo ao centro da cidade foi disponibilizado para a construção de uma pista, mas o projeto até o momento não seguiu adiante pois ficou claro que problemas com a vizinhança surgiriam tão logo se ouvissem as primeiras aceleradas. Os motores elétricos eliminam praticamente em 100% os problemas com ruído.
Dúvidas sobre o futuro elétrico
Antes da adoção em larga escala os veículos elétricos ainda têm um bom caminho a percorrer. O primeiro grande problema é a autonomia, conseguir uma forma eficiente e de baixo peso para armazenar a energia é o principal desafio. Atualmente já seria possível uma corrida de 20 ou 30 minutos em circuito fechado. Já para um Enduro ou trilha ao redor dos 100km as coisas complicam bastante. Um Rally no estilo do Dakar seria impensável. Talvez com algumas toneladas de baterias...
Reabastecimento - Hoje em dia é possível encher um tanque de gasolina em poucos segundos com aqueles galões de sistema rápido. Sem pressa a operação de reabastecimento não dura mais que um ou dois minutos. Já a recarga da bateria leva pelo menos duas ou mais horas. Para recarregar na pista o primeiro problema será encontrar uma tomada elétrica. Qual a melhor solução? Um gerador a gasolina? Baterias sobressalentes?
Categorias - Com os motores à explosão a definição das categorias nas competições sempre foi bastente simples, simplesmente baseadas na capacidade cúbica de cada motor. Como definir as categorias entre as motocicletas elétricas? 12 e 24 volts? Pela amperagem? Ou pelo tamanho ou peso da bateria?

Imagem

Pilotagem - Geralmente os motores elétricos tem uma distribuição de torque bem diferente dos motores à explosão. Toda a força do motor está disponível desde os mais baixos giros, assim como o motor atinge rotações bem mais altas, o que acaba por eliminar a necessidade do câmbio e consequentemente a embreagem. Isso mudará completamente os conceitos de técnicas de pilotagem atuais, onde aproveitar bem o câmbio e embreagem é fundamental.

Ecologia - A primeira vista os motores elétricos são bem mais limpos que os motores a explosão, já que não há emissão alguma de gases tóxicos e poluentes. Quanto a questão de poluição sonora não há o que comentar, o motor elétrico ganha disparado. Mas será que o motor elétrico é realmente mais ecológico? Em matéria de energia nada vem de graça em termos ambientais. Boa parte da energia elétrica mundial é fornecida por termelétricas a gás ou carvão (extremamente poluidor) ou por usinas nucleares que têm uma séria questão de segurança e geram resíduos altamente tóxicos praticamente eternos. Mesmo as usinas hidrelétricas, consideradas as mais limpas, alteram de forma significativa o ambiente onde são instaladas com inundações e migração ou mesmo extinção do ecossistema local.
Imagem
Outra questão é o descarte das baterias. Ainda não inventaram uma bateria que dure para sempre e a geração desse lixo tecnológico com certeza é uma questão a ser trabalhada. Por outro lado o volume global de emissões das motocicletas off-road atuais, dois tempos ou quatro tempos, não chega a um nível de realmente prejudicar o meio ambiente ou ameaçar o futuro da humanidade.

Imagem

Preço - Hoje em dia ainda é bem mais caro produzir um sistema de motor e armazenamento elétrico do que os normais a explosão. Mas acredito que isso é apenas um problema de escala. Quando os veículos elétricos entrarem em produção em massa a tendência é que se tornem até mesmo mais baratos.

Manutenção - A peça mais cara da moto elétrica possivelmente será a bateria. Uma bateria adicional da Zero X custa quase U$3.000! E o motor? Quais serão as peças de maior desgaste e trocas mais frequentes?

Adrenalina - Um dos grandes fatores de emoção nas competições é o ronco dos motores. Aquele som de quarenta motos aceleradas esperando o gate cair é inigualável! Quem já viu ao vivo sabe perfeitamente disso. Uma largada silenciosa traria uma emoção... diferente (para falar o mínimo). Peraí, acabei de lembrar de meus tempos de infância e meu insuperável Autorama Estrela Interlagos. Ele tinha uma caixinha de som que imitava o ronco da Formula 1 acompanhando exatamente o gatilho do acelerador. Uau!!! Uma idéia fantástica, não é?
by motox
eh meio chatinho ler tudo :D mais vale a pena
interessante!! 8)
Valentin
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Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Moto é moto.... bike é bike... assim sempre sera!!! Como brinquedos ate que são bem interessantes.. quero ver o cara abandonar uma 450cc pra andar nesses "mosquitinhos" ae....
murilo_cb
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Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Andar sem barulho de um motor a explosao, sem embreagem e sem cambio nao tem graça.
Ivan Luiz
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Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Acho que dá pra adatar um motor de Biz numa bike. Alguem se aventura? :mrgreen:
carara
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Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

Acho que dá pra adatar um motor de Biz numa bike. Alguem se aventura?
AH VAI TEM MUITA GENTE......
mfd
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Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

eu teria uma dessas, se pudesse.

sempre gostei de equipamentos leves e precisos.

com tb ando de bike, o casamento fica bom.


com uma desas ai, acredito q eu q sou leve vou passar mais facilmente por muitos luigares onde neguinho pena com 450



com relação aos motores elétrico;
- qdo os 4T começaram, pouca gente acreditava e até hj ha quem diga q não consegue ficar sem o cheiro de óleo e o barulho estridente.
- logo os motores eletricos serão realidade e os conceitos podem mudar.
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Acho que vai ter muita gente q anda de 450 andando com esses brinquedos, pois a galera q anda de formula e marcas.... motozão V8. . . .seguidamente tão andando de KART. . . o importante é ser divertido. . .
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Cara esta Derbi é um sonho de consumo meu, vcs sabem se isto é um prototipo ou se já tem a venda?
GELOUS
Hyper Membro
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Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Zenha escreveu:Cara esta Derbi é um sonho de consumo meu, vcs sabem se isto é um prototipo ou se já tem a venda?
2! :P

Deve ser massa demais usar essa "bike" para descer até uns lugares onde a moto não vai... atravessar rios que só atravessaria de bike nas costas... brincar, simplesmente isso!
junior30
Super Membro
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Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Zenha escreveu:Cara esta Derbi é um sonho de consumo meu, vcs sabem se isto é um prototipo ou se já tem a venda?
segundo a Reportagem acima sim ja eh vendida!!!!

Já a venda no mercado norte-americano existe a Zero X, fabricada pela Zero Motorcycle. Com uma bateria de íon-lítio de 300 amperes ela apresenta dois modos de programação na entrega de potência. Num deles a velocidade é limitada em cerca de 48km/h e faz a carga da bateria durar cerca de 2 horas. No modo "racing" todos os cerca de 23HPs do motor são liberados quase que instantaneamente.

A Zero X pesa ao redor de 64 quilos e de olhar as fotos nota-se que ela parece mais com uma Mountain Bike do que propriamente com uma Motocross. O tempo de recarga da bateria é de 2 horas e com ela é possível percorrer até pouco mais de 60 quilômetros.

O preço da Zero X é de U$7.750 mais U$300 de frete, ou seja pouco mais que uma 450cc de cross (U$7.600 - U$7.800) lá nos Estados
thelito
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Registrado em: 26 Março 2008 à39 13:27

Mensagem por thelito »

achei doido tbm...

vc pode ter uma 450 e uma dessas, são esportes diferentes...
Gustavo250R
Membro
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Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

kra imagina 23 hp com apenas uma aceleradinha enquanto uma 4t sobe i giro.. a eletrica ja tah "cortando giro" :evil: :evil:
motocroosph
Membro
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Registrado em: 18 Junho 2007 à17 14:19

Mensagem por motocroosph »

nunca q eu vou abandonar uma moto(de verdade) pra andar nesses "mosquitinhos"husdhusad
Ivan Luiz
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Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

motocroosph escreveu:nunca q eu vou abandonar uma moto(de verdade) pra andar nesses "mosquitinhos"husdhusad
Nunca é uma palavra muito forte.
Ivan Luiz
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Mensagem por Ivan Luiz »

Mas deve ser muito estranho um gate lotado de motos eletricas e aquele silencio... o piloto não pode nem peidar que o outro do lado ouve! Tem que amarrar um pedaço de pote de margarina pra pegar nos raios da roda pra fazer barulho, igual a piazada fazia nas bicicletas. :mrgreen:
Zenha
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Mensagem por Zenha »

Ivan Luiz escreveu:Mas deve ser muito estranho um gate lotado de motos eletricas e aquele silencio... o piloto não pode nem peidar que o outro do lado ouve! Tem que amarrar um pedaço de pote de margarina pra pegar nos raios da roda pra fazer barulho, igual a piazada fazia nas bicicletas. :mrgreen:
Não sei onde eu li que tem muitas bikes eletricas e estava tendo muito atropelamentos , a solução foi ter de andar com um simulador de barulho , aí vc pode escolher entre uma Ferrari, ou ama R1 etc etc deve ser bem legal hein o barulho de F1 heinnn!!!
ale primo
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Mensagem por ale primo »

Quem sai do bmx e pega uam ratoeira dessa deve apavorar!
F_Barata
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Mensagem por F_Barata »

isso não é pra quem tem moto, e sim pra quem tem bike.

Deve ser massa, mas essa elétrica ai cara pra baralho está com preço sem noção
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