10 regras absolutas de Gary Semics para treinos de MX

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

muito bom... mais td isso eu ja assisti no dvd dele...
flw
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Isso é bem interessante mesmo Elton, a gente tem a mania de ir pra pista brincar/treinar e querer andar o mais rápido possível, e acaba esquecendo o que ve/le dos prós por que se empolga e quer andar na frente dos outros kkk ... =D>
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Massa aprendi tudo isso aih no curso ano passado.

o duro eh lembrar e por em pratica auhauehaueha
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Legal demais... o bom mesmo - para quem não pode ou não quer´pagar um curso - é levar um amigo na pista e o mesmo ficar fiscalizando os movimentos, erros e acertos, e ir avisndo (corrigindo) até você estar acertando.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Muito legais as dicas... =D> =D>
E quanto aquela história de a gente não lembrar de tudo isso, é pq não as colocamos em prática com insistência...é como estudar...o aprendizado só acontece, quando por concentração e repetição, as lições foram treinadas tanto a ponto de serem assimiladas como automáticas pelo cérebro.

Gostei muito do tópico... =D>
garibao
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 11 Dezembro 2006 à58 19:13

Mensagem por garibao »

Tenho os Dvds do Gary tb e achei muito bom , o problema é lembrar tudo na hora, algumas coisas ate fico tentando mas demora um poko pra pegar a manha.

O que percebi é que no começo voce anda mais devagar do que o normal mas depois que vai aprendendo passa a velocidade que andava. Porem demora um poko
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Muito bom Elton.

Eu antes pensava da mesma forma q a maioria, ir p/ a pista (no meu caso, trilhas) e andar sem preocupação.

Mas vi uns videos, ainda nao tive oportunidade de ver os do Gary Semics, mas comprei um tal de Dirt Wise onde um piloto da KTM e seu preparados físico dão umas aulas (não lembro o nome do cara) e é mais voltado p/ trilhas (enduro FIM).

Vendo o vídeo comecei a assimilar melhor e qdo estou pilotando vou lembrando das dicas e pondo em prática.

E vi q eu pilotava errado... tipo no fato de qdo estar numa trilha com erosões, pedras, etc... no vídeo diz p firmar o maximo as pernas na moto, digamos os joelhos no tanque/banco em pilotagem em pé...
Dà uma diferença enorme pois a moto fica bem presa e obedece mais aos seus comandos. O único porém é q com a joelheira articulada os adesivos vão pro pau mais cedo.. mas... dá nada! hahehae

Tenho um problema em fazer curvas, mas notei q é só com a DR, não q ela seja ruim... mas eu sempre acelero demais e a traseira rabeia, ou acelero na hora errada quase q perdendo o controle e tendo q corrigir a tragetória.. ooo coisa ruim.

E com uma CRF 230 do meu amigo q volta e meia eu dou umas voltas com ela... eu entro nas curvas sem medo.. mão no bucho, deito a barbie e faço perfeito... vai entender...
Acho q devido ao tamanho e força da DR... to me perdendo em algo
hehehe

Abraços
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Eu faço assim , uma coisa de cada vez, se vou melhorar as curvs eu só penso nelas, faço um determinada tecnica 200 vezes nem me preocupo com saltos ou costelas e nem em ser rapido , me concentro em fazer certo nem que para isto tenha de fazer a curva a 50% da velocidade que normalmente faço , para vc mudar a forma andar sempre somos mais lentos no começo , mas medida que tecnica passa para o automatico no cerebro vc vai ficando cada vez mais rapido sem nem peceber .

Esta tecnica de comprimir a moto em saltos "lendo"a pista , jogando seu corpo para frente e para tras , para mim é um das mais eficientes e dificeis de aprender (Eu uso muito mal esta tecnica , na verdade o meu erro é ler a pista , por muitas vezes inverto o movimento em relação a pista) .

Mas Massa mesmo gostei ...
Cabeludo
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 25 Novembro 2004 à37 12:45

Mensagem por Cabeludo »

Galera fiz um curso com o Geraldinho Starling, eu e meu irmao.. e ele ensinou tudo isso pra gente.. foi bancana demais. ai agora estamos treinando assim: damos uma volta na pista pra matar a vontade hehehe.. ai vamos pras costelas e ficamos so passando em costelas.. depois vamos pras curvas com escora e sem escora.. e um fica olhando o outro e dando toques.. depois pros saltos e assim por diante.. ai depois agente vai andando e tentando por em pratica o que fizemos nas partes isoladas... no fim do treino da uma diferenca bacana..

mas o topico foi show... Ponto de Equilibrio é Tudo.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Bom tópico.
Pode fixar ele por ai fazendo o favor!

2 pedidos meus:

1-Posso colocar la no "dicas" do TS?

2-Elton e Ricardo, esses teus avatares tiram a concentração da pessoa. Num judia!
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Pessoal

este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...

tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.

da uma clareada ai.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Agora zuou!
Da caimbra até!
Demoru uns 10mim pra sincronizar o meche remeche!!!!hahahahaha

http://www.terrasolta.com.br/showthread.php?t=21253

Valeu!!!!!!!!!!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

whoshiley escreveu:Pessoal

este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...

tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.

da uma clareada ai.
Xiiiiiiii.
Sabia que isso ia virar comentário.
Já vi tópicos de 10 paginas sobre o tema.

Mas é o que ele falou. Na aceleração trocar fora do tempo sem o uso da embreagem, com o motor fazendo força, causa danos.
Na desaceleração não. Nem precisa ser no tempo. Repara que ela nem enrosca.
Eu nunca fui de usar muito a embreagem pra torcar de marcha, nem pra cima nem pra baixo, nem na rua, nem na trilha nem em pista e nunca tive um câmbio quebrado.
Chego a passar de duas pra cima sem sacar a mão do acelerador. Só no tempo da curva do próprio motor.
Pra baixo então.......vou de 5ª pra 3ª ou pra 2ª e só dou na embreagem "as vezes" depois de ter já trocado de marcha quando é pra deixar correr solta e rabear na freada.
O que estraga câmbio é andar com o pé em cima dele.

Mas na boa. Isso é muito mais estilo de pilotagem do que outra coisa.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Mas Ale, subindo marcha vc não tem que desacelerar pra marcha entrar?
Pra subir a embreagem ajuda, vc nem precisa soltar o acelerador.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Eu tb não uso a embreagem nas pistas de cross!!
Na minha motoca pra mandar pra cima só do uma pequena desacelerada e subo uma e já enrrolo d novo e pra baixar é só aperta pra baixo e da uma bombada de leve no acelerador.
Parece que a moto vai mais rápido ainda pelo menos no meu caso.

Interessante as dicas, onde arrumo os dvds desse cara?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Eu não tenho coragem de subir marcha no gas sem apertar embreagem, e só desco marcha sem embreagem se estou pilotando no limite, se estou passeando uso pra baixar também, se tem embreagem é por que foi feita pra usar, se não fosse necessário todas motos vinham sem :roll:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

se quiser andar rapido nao pode ter pena da moto quando ta em cima dela! kkkk
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

murilo_cb escreveu:se quiser andar rapido nao pode ter pena da moto quando ta em cima dela! kkkk
Ao meu ver o limite do bom senso sempre deve existir, afinal somos (pelo menos eu sou) apenas 'pilotos de fim de semana' no qual esta é a nossa diversão, e não o ganha pão, esse tipo de coisa o ganho de tempo é tão mas tão despresível que alguém que não toca a moto no limite de seu potencial nunca notará, rs
Elton escreveu: eu apertava embreagem pra reduzir, mas vou começar a nao fazer isso até porque cansa mais o braço.

Se todas as 2ts o cambio é estilo o da DT, que sem óleo sem embreagem ainda é um doce, dá nada mesmo... Baixar marcha não vejo MUITO problema baixar sem embreagem, o froids é aumentar :shock:
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Hehehehe entao é uma coisa muito pessoal né.
Pois eu uso pra subir e pra descer, meu cambio é sempre mantega pra entrar as marchas. Quanto eu tinha a CR eu não usava pra descer, agora na KXF uso pra subir e pra descer, nao percebi nehuma diferença nos tempos de pista, na verdade pela moto os tempos até diminuiram.

Resumindo: moto nova + embreagem na troca de marcha é melhor que moto velha - embreagem na troca de marcha. hehehehe
essa regra pelo menos para mim se aplica.

:-)
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Conversando com o Roger daqui da cidade, ele usa embreagem pra subir marchas, já pra descer não precisa.

Quando vc aciona a embreagem o motor não "freia", a moto vai no embalo e passa-se a marcha, sem nem precisar soltar o acelerador.

Subir marcha sem embreagem:
Precisa desacelerar pra dar o tempo de entrar a marcha, vc perde tempo, pois o motor ta rodando e vai fazer um leve freio motor.
Depois ainda precisa subir o giro todo de novo.

Baixar marchas:
Na redução vc precisa muito mais das 2 mãos firmes no punho do que uma apertando embreagem.
Só ai já tem uma coisa boa.


Se tiver algo errado sintam-se a vontade de corrigir.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem