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Enviado: 27 Maio 2009 à35 21:48
por Gustavo250R
muito bom... mais td isso eu ja assisti no dvd dele...
flw

Enviado: 27 Maio 2009 à41 22:14
por Ricardo
Isso é bem interessante mesmo Elton, a gente tem a mania de ir pra pista brincar/treinar e querer andar o mais rápido possível, e acaba esquecendo o que ve/le dos prós por que se empolga e quer andar na frente dos outros kkk ... =D>

Enviado: 27 Maio 2009 à30 22:51
por junior30
Massa aprendi tudo isso aih no curso ano passado.

o duro eh lembrar e por em pratica auhauehaueha

Enviado: 27 Maio 2009 à55 23:23
por Gustavo/PR
Legal demais... o bom mesmo - para quem não pode ou não quer´pagar um curso - é levar um amigo na pista e o mesmo ficar fiscalizando os movimentos, erros e acertos, e ir avisndo (corrigindo) até você estar acertando.

Enviado: 28 Maio 2009 à37 00:37
por NESTOR/RS
Muito legais as dicas... =D> =D>
E quanto aquela história de a gente não lembrar de tudo isso, é pq não as colocamos em prática com insistência...é como estudar...o aprendizado só acontece, quando por concentração e repetição, as lições foram treinadas tanto a ponto de serem assimiladas como automáticas pelo cérebro.

Gostei muito do tópico... =D>

Enviado: 28 Maio 2009 à14 08:47
por garibao
Tenho os Dvds do Gary tb e achei muito bom , o problema é lembrar tudo na hora, algumas coisas ate fico tentando mas demora um poko pra pegar a manha.

O que percebi é que no começo voce anda mais devagar do que o normal mas depois que vai aprendendo passa a velocidade que andava. Porem demora um poko

Enviado: 28 Maio 2009 à31 08:47
por PERUCH
Muito bom Elton.

Eu antes pensava da mesma forma q a maioria, ir p/ a pista (no meu caso, trilhas) e andar sem preocupação.

Mas vi uns videos, ainda nao tive oportunidade de ver os do Gary Semics, mas comprei um tal de Dirt Wise onde um piloto da KTM e seu preparados físico dão umas aulas (não lembro o nome do cara) e é mais voltado p/ trilhas (enduro FIM).

Vendo o vídeo comecei a assimilar melhor e qdo estou pilotando vou lembrando das dicas e pondo em prática.

E vi q eu pilotava errado... tipo no fato de qdo estar numa trilha com erosões, pedras, etc... no vídeo diz p firmar o maximo as pernas na moto, digamos os joelhos no tanque/banco em pilotagem em pé...
Dà uma diferença enorme pois a moto fica bem presa e obedece mais aos seus comandos. O único porém é q com a joelheira articulada os adesivos vão pro pau mais cedo.. mas... dá nada! hahehae

Tenho um problema em fazer curvas, mas notei q é só com a DR, não q ela seja ruim... mas eu sempre acelero demais e a traseira rabeia, ou acelero na hora errada quase q perdendo o controle e tendo q corrigir a tragetória.. ooo coisa ruim.

E com uma CRF 230 do meu amigo q volta e meia eu dou umas voltas com ela... eu entro nas curvas sem medo.. mão no bucho, deito a barbie e faço perfeito... vai entender...
Acho q devido ao tamanho e força da DR... to me perdendo em algo
hehehe

Abraços

Enviado: 28 Maio 2009 à01 10:15
por Zenha
Eu faço assim , uma coisa de cada vez, se vou melhorar as curvs eu só penso nelas, faço um determinada tecnica 200 vezes nem me preocupo com saltos ou costelas e nem em ser rapido , me concentro em fazer certo nem que para isto tenha de fazer a curva a 50% da velocidade que normalmente faço , para vc mudar a forma andar sempre somos mais lentos no começo , mas medida que tecnica passa para o automatico no cerebro vc vai ficando cada vez mais rapido sem nem peceber .

Esta tecnica de comprimir a moto em saltos "lendo"a pista , jogando seu corpo para frente e para tras , para mim é um das mais eficientes e dificeis de aprender (Eu uso muito mal esta tecnica , na verdade o meu erro é ler a pista , por muitas vezes inverto o movimento em relação a pista) .

Mas Massa mesmo gostei ...

Enviado: 28 Maio 2009 à08 10:53
por Cabeludo
Galera fiz um curso com o Geraldinho Starling, eu e meu irmao.. e ele ensinou tudo isso pra gente.. foi bancana demais. ai agora estamos treinando assim: damos uma volta na pista pra matar a vontade hehehe.. ai vamos pras costelas e ficamos so passando em costelas.. depois vamos pras curvas com escora e sem escora.. e um fica olhando o outro e dando toques.. depois pros saltos e assim por diante.. ai depois agente vai andando e tentando por em pratica o que fizemos nas partes isoladas... no fim do treino da uma diferenca bacana..

mas o topico foi show... Ponto de Equilibrio é Tudo.

Enviado: 28 Maio 2009 à06 11:49
por ale primo
Bom tópico.
Pode fixar ele por ai fazendo o favor!

2 pedidos meus:

1-Posso colocar la no "dicas" do TS?

2-Elton e Ricardo, esses teus avatares tiram a concentração da pessoa. Num judia!

Enviado: 28 Maio 2009 à01 17:54
por whoshiley
Pessoal

este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...

tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.

da uma clareada ai.

Enviado: 28 Maio 2009 à14 17:57
por ale primo
Agora zuou!
Da caimbra até!
Demoru uns 10mim pra sincronizar o meche remeche!!!!hahahahaha

http://www.terrasolta.com.br/showthread.php?t=21253

Valeu!!!!!!!!!!

Enviado: 28 Maio 2009 à09 18:09
por ale primo
whoshiley escreveu:Pessoal

este item aki "#4 Você não precisa usar a embreagem quando reduz a marcha" fiquei na dúvida...

tem certeza que reduzir no tempo não provoca um desgaste a mais nas engrenagens???
pois voce ja está ali com o dedo na embreagem, nao vejo muita diferença em não usa-la... quando vou reduzir dou so que é um toque pra descer a marcha e pronto.

da uma clareada ai.
Xiiiiiiii.
Sabia que isso ia virar comentário.
Já vi tópicos de 10 paginas sobre o tema.

Mas é o que ele falou. Na aceleração trocar fora do tempo sem o uso da embreagem, com o motor fazendo força, causa danos.
Na desaceleração não. Nem precisa ser no tempo. Repara que ela nem enrosca.
Eu nunca fui de usar muito a embreagem pra torcar de marcha, nem pra cima nem pra baixo, nem na rua, nem na trilha nem em pista e nunca tive um câmbio quebrado.
Chego a passar de duas pra cima sem sacar a mão do acelerador. Só no tempo da curva do próprio motor.
Pra baixo então.......vou de 5ª pra 3ª ou pra 2ª e só dou na embreagem "as vezes" depois de ter já trocado de marcha quando é pra deixar correr solta e rabear na freada.
O que estraga câmbio é andar com o pé em cima dele.

Mas na boa. Isso é muito mais estilo de pilotagem do que outra coisa.

Enviado: 28 Maio 2009 à56 18:23
por F_Barata
Mas Ale, subindo marcha vc não tem que desacelerar pra marcha entrar?
Pra subir a embreagem ajuda, vc nem precisa soltar o acelerador.

Enviado: 28 Maio 2009 à30 21:44
por rodpinheiro
Eu tb não uso a embreagem nas pistas de cross!!
Na minha motoca pra mandar pra cima só do uma pequena desacelerada e subo uma e já enrrolo d novo e pra baixar é só aperta pra baixo e da uma bombada de leve no acelerador.
Parece que a moto vai mais rápido ainda pelo menos no meu caso.

Interessante as dicas, onde arrumo os dvds desse cara?

Enviado: 28 Maio 2009 à56 22:17
por Ricardo
Eu não tenho coragem de subir marcha no gas sem apertar embreagem, e só desco marcha sem embreagem se estou pilotando no limite, se estou passeando uso pra baixar também, se tem embreagem é por que foi feita pra usar, se não fosse necessário todas motos vinham sem :roll:

Enviado: 28 Maio 2009 à59 23:57
por murilo_cb
se quiser andar rapido nao pode ter pena da moto quando ta em cima dela! kkkk

Enviado: 29 Maio 2009 à14 09:57
por Ricardo
murilo_cb escreveu:se quiser andar rapido nao pode ter pena da moto quando ta em cima dela! kkkk
Ao meu ver o limite do bom senso sempre deve existir, afinal somos (pelo menos eu sou) apenas 'pilotos de fim de semana' no qual esta é a nossa diversão, e não o ganha pão, esse tipo de coisa o ganho de tempo é tão mas tão despresível que alguém que não toca a moto no limite de seu potencial nunca notará, rs
Elton escreveu: eu apertava embreagem pra reduzir, mas vou começar a nao fazer isso até porque cansa mais o braço.

Se todas as 2ts o cambio é estilo o da DT, que sem óleo sem embreagem ainda é um doce, dá nada mesmo... Baixar marcha não vejo MUITO problema baixar sem embreagem, o froids é aumentar :shock:

Enviado: 29 Maio 2009 à32 10:16
por whoshiley
Hehehehe entao é uma coisa muito pessoal né.
Pois eu uso pra subir e pra descer, meu cambio é sempre mantega pra entrar as marchas. Quanto eu tinha a CR eu não usava pra descer, agora na KXF uso pra subir e pra descer, nao percebi nehuma diferença nos tempos de pista, na verdade pela moto os tempos até diminuiram.

Resumindo: moto nova + embreagem na troca de marcha é melhor que moto velha - embreagem na troca de marcha. hehehehe
essa regra pelo menos para mim se aplica.

:-)

Enviado: 29 Maio 2009 à40 12:22
por F_Barata
Conversando com o Roger daqui da cidade, ele usa embreagem pra subir marchas, já pra descer não precisa.

Quando vc aciona a embreagem o motor não "freia", a moto vai no embalo e passa-se a marcha, sem nem precisar soltar o acelerador.

Subir marcha sem embreagem:
Precisa desacelerar pra dar o tempo de entrar a marcha, vc perde tempo, pois o motor ta rodando e vai fazer um leve freio motor.
Depois ainda precisa subir o giro todo de novo.

Baixar marchas:
Na redução vc precisa muito mais das 2 mãos firmes no punho do que uma apertando embreagem.
Só ai já tem uma coisa boa.


Se tiver algo errado sintam-se a vontade de corrigir.