Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Predador »

Queria saber de quem já teve a chançe de andar nas duas se é grande a diferença na trilha , se muda da água pro vinho , se de cara consegueria melhorar os tempos numa prova de fim por exemplo (independente do motor).

Tá certo que não sou lá grande coisa, nível médio, mas principalmente em descidas/pedras/erosões tá difícil o negócio !
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Andre Mello »

Tem bastantes topiocos sobre esse assunto aqui no FLM... mas as opinioes nao sao unanimes.. Um bom piloto pode ate preferir uma moto de cross para andar enduro FIM, isso vai depender do tipo de circuito, terreno, condicoes da pista etc... Acho que nao ha uma resposta definitiva sobre essa questao.. O que vale mesmo e pegar uma moto de cross emprestada e testar.. dai so vc podera decidir o que e melhor pra vc...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por cascao »

No mundial de Enduro muitos pilotos usam motos de cross preparadas para enduro. O Zanol mesmo usa uma YZF com plásticos de WRF por causa do acesso mais fácil ao filtro de ar. A "preparação" a que temos acesso é muito limitada e não dá para acertar uma moto dessa sem gastar um montão de dinheiro.
Para nós mortais as motos assim são muito difíceis de andar e acabam com o preparo físico rapidinho.

MAS

Dá para melhorar bastante a moto (principalmente 2T que é mais fácil mexer)
Em trilhas abertas e subidão é um tesão.
É bem mais leve o que ajuda na hora de carregar.
Usada é mais barato que moto de enduro.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Fauze Said »

cascao escreveu:No mundial de Enduro muitos pilotos usam motos de cross preparadas para enduro. O Zanol mesmo usa uma YZF com plásticos de WRF por causa do acesso mais fácil ao filtro de ar. A "preparação" a que temos acesso é muito limitada e não dá para acertar uma moto dessa sem gastar um montão de dinheiro.
Para nós mortais as motos assim são muito difíceis de andar e acabam com o preparo físico rapidinho.

MAS

Dá para melhorar bastante a moto (principalmente 2T que é mais fácil mexer)
Em trilhas abertas e subidão é um tesão.
É bem mais leve o que ajuda na hora de carregar.
Usada é mais barato que moto de enduro.
A moto do Zanol realmente está mais para uma YZF, mas o progeto partiu de originalmente de uma WR.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por cascao »

é uma YZF.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Predador »

cascao escreveu:Dá para melhorar bastante a moto (principalmente 2T que é mais fácil mexer)
Olha, motor pra mim nem é tanto problema, já andei dando uma melhorada nele. Palhetas novas e peso no magneto dão uma boa ajuda.
cascao escreveu:Para nós mortais as motos assim são muito difíceis de andar e acabam com o preparo físico rapidinho.
Isso é verdade
cascao escreveu:Em trilhas abertas e subidão é um tesão.
Isso é verdade também !!!!!!
cascao escreveu:É bem mais leve o que ajuda na hora de carregar.
Não sei se dá toda essa diferença comparanto motos 2T enduro/cross ou 4T enduro/cross
cascao escreveu:Usada é mais barato que moto de enduro.
Por isso que tenho uma de crosss

Quanto a moto do Zanol a condição deles acertarem a moto é zilhões de vezes maior que a nossa, fora que ele dá uma volta e sabe o que tá errado no acerto. Um exemplo simples: nas preparações de suspensão que nós fazemos é muito difícil trocar a mola, lá fora tem a mola certa pro seu peso é é fácil e barata de comprar.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Fauze Said »

cascao escreveu:é uma YZF.
Então todas as revistas do ramo estão equivocadas, tenho pelo menos duas aqui que testaram a moto e afirmaram ser uma WR com tanque, suspensão e outros componetes da YZF, também foi retirada a partida elética. Uma delas ainda afirma que inicialmente eles queriam utilizar a YZF, mas não tiveram sucesso com a intalação da parte elétrica da moto, já que o farol é obrigatório
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Zenha »

Eu acho que não vai existir nunca uma unanimidade , mas vou te contar o meu caso :

Sempre fui trilheiro , nunca fui do MotoCross , mas de uns 2 anos para ca inventei de andar em pista de MX , comecei com minha KTM EXC 450 08, blz andava legal , fui aprendendo pegando gosto aprendendo saltar , participando de umas corridinhas na categoria pé de rã e ate ganhei umas provas , mas a moto passou a me incomodar , com constantes falhas de acerto e o peso um tanto exagerado para pista , bom comprei uma CRF 250 08 , minha vida na pista melhorou 50% , mas esta também tinha seu calcanhar de Aquiles , quando ia para trilha e ela apagava que bomba2 Conada #$¨&&**&* de moto, dava vontade de colocar fogo , vendi e comprei uma KTM XCF W 250, esta moto sim fazia trilha legal , mas na pista PQP o moto ruim de pista , pior que minha antiga Gasgas , não aquentei aí surgiu uma YZF 450 2007 Zera , eu fiquei assim??? Frio::

Caramba 450 de cross é muito forte , eu não vou conseguir andar nisto, mas a vontade de sair da XCFW era tão grande que eu encarei .
Surpresa!!!!! legal:: Uma das melhores motos da minha vida, fui muito feliz com ela, mas muito mesmo, sou apaixonado por ela ate hoje , mas cai e quebrei o pé em três lugares então ia ficar 6 meses parado , resolvi vender .

A 4/5 meses comprei a minha atual moto, a YZF 250 , eu faço trilha , corro de MX , CC, FIM faço tudo nela , acho um coringa , ela é fantástica , para trilha falta um tikin de força na baixa , mas para o resto ela é perfeita , maravilhosa , eu amo ela, fácil de ligar , forte, levíssima , resistente , ciclística maravilhosa , tudo de bom , ate pensei em voltar para uma 450 , mas na hora que ando e sinto o peso da um desanimo , dias deste andei em uma BMW gostei sabe , mas depois pensei , aí em um brasileiro FIM com dois dias rodando , meu Deus o peso vai me matar desisti.

O que eu fiz na minha moto ? Nada , hoje exatamente hoje, mandei revalvular a suspensão para ficar mais macia nas trilhas, e só mais nada .
Então no meu caso só tem uma resposta , compra uma 250F de cross e seja feliz , a marca que me satisfez foi a Yamaha , mas pode ser que vc seja feliz com outra , ou seu caso seja diferente do meu , talvez vc goste mais de conforto praia:: , é muito pessoal ...
dicars
Membro
Mensagens: 221
Registrado em: 13 Novembro 2006 à26 21:12

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por dicars »

O zenha resumiu bem tudinho. Só falta poder trocar de moto como quem troca de cueca pra vc ter certeza rindo2::
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por guiaracar »

Fauze Said escreveu:
cascao escreveu:é uma YZF.
Então todas as revistas do ramo estão equivocadas, tenho pelo menos duas aqui que testaram a moto e afirmaram ser uma WR com tanque, suspensão e outros componetes da YZF, também foi retirada a partida elética. Uma delas ainda afirma que inicialmente eles queriam utilizar a YZF, mas não tiveram sucesso com a intalação da parte elétrica da moto, já que o farol é obrigatório
zf
a Moto do zanol é uma WR!

ela tem suspensoes de Yzf... mas ''e uma WR!

Repare na balanca da moto!
As da YZF tem uma curva no parafuso do link... e as WR nao...
A moto do zanol é 2009 e nao tem a curva no link... entao é uma WR!
ele tirou partida eletrica.. usa pistao e comandos yzf, alem de ignicao, etc...

mas é uma wr!
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por ROGERIO-RS »

Zenha escreveu:Eu acho que não vai existir nunca uma unanimidade , mas vou te contar o meu caso :

Sempre fui trilheiro , nunca fui do MotoCross , mas de uns 2 anos para ca inventei de andar em pista de MX , comecei com minha KTM EXC 450 08, blz andava legal , fui aprendendo pegando gosto aprendendo saltar , participando de umas corridinhas na categoria pé de rã e ate ganhei umas provas , mas a moto passou a me incomodar , com constantes falhas de acerto e o peso um tanto exagerado para pista , bom comprei uma CRF 250 08 , minha vida na pista melhorou 50% , mas esta também tinha seu calcanhar de Aquiles , quando ia para trilha e ela apagava que bomba2 Conada #$¨&&**&* de moto, dava vontade de colocar fogo , vendi e comprei uma KTM XCF W 250, esta moto sim fazia trilha legal , mas na pista PQP o moto ruim de pista , pior que minha antiga Gasgas , não aquentei aí surgiu uma YZF 450 2007 Zera , eu fiquei assim??? Frio::

Caramba 450 de cross é muito forte , eu não vou conseguir andar nisto, mas a vontade de sair da XCFW era tão grande que eu encarei .
Surpresa!!!!! legal:: Uma das melhores motos da minha vida, fui muito feliz com ela, mas muito mesmo, sou apaixonado por ela ate hoje , mas cai e quebrei o pé em três lugares então ia ficar 6 meses parado , resolvi vender .

A 4/5 meses comprei a minha atual moto, a YZF 250 , eu faço trilha , corro de MX , CC, FIM faço tudo nela , acho um coringa , ela é fantástica , para trilha falta um tikin de força na baixa , mas para o resto ela é perfeita , maravilhosa , eu amo ela, fácil de ligar , forte, levíssima , resistente , ciclística maravilhosa , tudo de bom , ate pensei em voltar para uma 450 , mas na hora que ando e sinto o peso da um desanimo , dias deste andei em uma BMW gostei sabe , mas depois pensei , aí em um brasileiro FIM com dois dias rodando , meu Deus o peso vai me matar desisti.

O que eu fiz na minha moto ? Nada , hoje exatamente hoje, mandei revalvular a suspensão para ficar mais macia nas trilhas, e só mais nada .
Então no meu caso só tem uma resposta , compra uma 250F de cross e seja feliz , a marca que me satisfez foi a Yamaha , mas pode ser que vc seja feliz com outra , ou seu caso seja diferente do meu , talvez vc goste mais de conforto praia:: , é muito pessoal ...
Quem sabe sabe.. doutor:: doutor:: vou aproveitar e fazer duas perguntas,ja que as motos de cross são sim uma otima opção para trilha..pelo meno pra mim..
O que pode ser feito para melhorar a baixa ?
A KTM XCFW 250 tem uma baixa melhor que a CRF 250 ea WR 250?
valeu e obrigado
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Zenha »

ROGERIO-RS escreveu:

Quem sabe sabe.. doutor:: doutor:: vou aproveitar e fazer duas perguntas,ja que as motos de cross são sim uma otima opção para trilha..pelo meno pra mim..
O que pode ser feito para melhorar a baixa ?
A KTM XCFW 250 tem uma baixa melhor que a CRF 250 ea WR 250?
valeu e obrigado

Boa pergunta , como aumentar a baixa sem deixar a moto xoxa , bom eu tenho uma teoria que estou sem coragem de testar , colocar um volante e aumentar a cilindrada para 300CC, fazer o volante é facil , e comprar o KIT 300 tambem , mas fico em duvida se vai resolver mesmo ou vai ser só gasto inutil???????
Quanto a questão da KTM comparada com as outras vc deve estar falando das enduros ? CRF X e WR 250F , bom bem resumido ,a KTM é a pior de baixa delas , mas tem algumas vantagens em outros aspectos .
Se eu fosse comprar uma 250 F de enduro , eu compraria ou Honda ou Yamaha, a mais em conta , a Honda é mais forte ,a Yamaha mais gostosa de andar é uma moto melhor em muitos aspectos que a Honda, mas a Honda mata a pau em baixa de motor .
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por cascao »

http://www.jecajoia.com.br/download/zanol06082008.zip" target="_blank a entrevista do Zanol. (aos 20 minutos de entrevista ele fala da moto.)

Tem uma outra entrevista tembém em: (aos 8 minutos ele fala da moto)
http://www.jecajoia.com.br/podcasts/caravanajan2008.zip" target="_blank
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por Fauze Said »

cascao escreveu:http://www.jecajoia.com.br/download/zanol06082008.zip a entrevista do Zanol. (aos 20 minutos de entrevista ele fala da moto.)

Tem uma outra entrevista tembém em: (aos 8 minutos ele fala da moto)
http://www.jecajoia.com.br/podcasts/caravanajan2008.zip" target="_blank
Então é isso mesmo, ele tentou andar de YZF em 2008, mas por duas vezes o magneto da moto queimou, em 2009 ele optou por correr de WR.
Fontes: Moto Verde 10/2009 e Pro Moto # 94
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Moto cross vs moto enduro pra trilhas

Mensagem por guiaracar »

Fauze Said escreveu:
cascao escreveu:http://www.jecajoia.com.br/download/zanol06082008.zip a entrevista do Zanol. (aos 20 minutos de entrevista ele fala da moto.)

Tem uma outra entrevista tembém em: (aos 8 minutos ele fala da moto)
http://www.jecajoia.com.br/podcasts/caravanajan2008.zip" target="_blank
Então é isso mesmo, ele tentou andar de YZF em 2008, mas por duas vezes o magneto da moto queimou, em 2009 ele optou por correr de WR.
Fontes: Moto Verde 10/2009 e Pro Moto # 94

isso aí!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem