Peso da motoxPerformance na trilha

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por jjacob »

Tudo bem pessoal. Bem aqui na região a turma com que faço trilha andam com motos nacionais simples, as excessões são 2 DRZ400. Bem um dos caras que tem DRZ adora a moto e diz que como ela é mais pesada agarra(????) melhor no chão, esse é o mesmo argumento de 2 caras que andam de Tornado. Já outro colega que tem uma dt200 super file adora a moto por ser leve. Bem a uns dias atras choveu aqui no sul e fomos atravessar um rio com uma correnteza meio que forte, bem as DRZ e as Tornados atravessaram em linha reta, já a DT200 e uma TTr225 foram na diagonal empurradas pela água, eu com uma xr200 tambem fui um pouco na diagonal pois sentia as rodas deslizando para o lado devido a força da água. Já em subidas com pedras as motos mais pesadas subiram bem, e as mais leves foram patinando, e em lugares com barro ambas subiram praticamente iguais.

Bem a questão é como o peso afeta a performance da moto na trilha segundo a opinião e experiencia dos colegas?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por apalareti »

Cara, todo trabalho das fábricas é sempre em reduzir peso.
Se moto pesada fosse bom não fariam tantas peças em aluminio, que inclusive é muito mais caro que ferro.

Se moto pesada fosse melhor, as trilhas estariam cheias de xt600 e falcom.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por carlos_edu »

Tirando essa questão da travessia do rio q foi uma excessão e não conta para dizer qual moto é melhor pra isso, o q manda mesmo para se atravessar pedras, lama etc é suspensão! No mais, só tenho q concordar com o pala: redução de peso é premissa desse segmento. Aliado a isso a busca por motores com maor rendimento chegam ao resultado q todo mundo gosta: mais cv por kg.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por jjacob »

Eu não queria ligar o fato de moto ser que ser pesada para atravessar rio, apenas comentei.
É que na minha cabeça em uma moto mais leve quando a roda contorna uma pedra o que faz a suspensão encolher é justamente a resistência da massa da moto+piloto a se mover, pois observando o pessoal andando o corpo do trilheiro e o corpo de uma DRZ por exemplo temdem a ficar parados, enquanto numa TTR o indio que ta em cima pula, movimenta-se mais. Claro que esses efeitos dependem muito da qualidade das suspensões, por isso uso como exemplo motos nacionais, exceto a drz.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Predador »

jjacob, entendo exatamente o que você diz e até concordo. Eu sou bem leve e ando de CR que também é muito leve, posso dizer que sempre tive a sensação de que as vezes o pneu não crava bem no chão. Esses dias andei de DR e achei incrível como a moto traciona, resumindo, achei impressionante. Comprovei na prática.
Nem por isso achei melhor a DR, num enrosco ou cansado certamente esse peso todo iria cobrar seu preço.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por apalareti »

jjacob escreveu:Eu não queria ligar o fato de moto ser que ser pesada para atravessar rio, apenas comentei.
É que na minha cabeça em uma moto mais leve quando a roda contorna uma pedra o que faz a suspensão encolher é justamente a resistência da massa da moto+piloto a se mover, pois observando o pessoal andando o corpo do trilheiro e o corpo de uma DRZ por exemplo temdem a ficar parados, enquanto numa TTR o indio que ta em cima pula, movimenta-se mais. Claro que esses efeitos dependem muito da qualidade das suspensões, por isso uso como exemplo motos nacionais, exceto a drz.
Você está confundindo conforto com performance.
Vou pegar um extremo, pense em um landau e compare com um subaru impreza wrx sti. No landau o passageiro até dorme, no sti o cara sai com dor de cabeça.
Qualquer veículo de competição é emagrecido ao extremo, essa regra se aplica para duas ou 4 rodas. Nenhum veículo de competição tem suspensões macias.
Luiz H Camillo
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 11 Janeiro 2008 à34 10:17

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Luiz H Camillo »

Acho que é mais por causa do motor da DR400 que do seu peso. Essa moto tem um motor com muito torque, entrega de potencia linear, e um conjunto que traciona muito bem, um dos melhores. Eu tive DR durante 2 anos e acho que o motor dela é espetacular mas o peso um pouco elevado é o ponto fraco da moto, na minha opinião. Como foi dito, moto de trilha deve ser leve pra não cansar o piloto e para ter mais agilidade.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Juliano »

Pode ser calibragem dos pneus e / ou ajuste de suspensões. Também não creio que o peso das motos vai ajudar a tracionar melhor.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por cascao »

Trabalho no enduro da independência...

Ano passado fiquei em um morro de barro com pedras que 5% dos pilotos conseguiram subir sem empurrar.

dos 95% (+/-300 motos) que não conseguiram achei que qualquer moto era a mesma coisa exceto DR400 que realmente traciona mais que as outras....

Mas tinha uma parte onde agarrava as pedaleiras nas pedras e tinha que dar um "leve" na traseira e puxar a frente enquanto acelera para passar...ai eu despistava, saia de perto e ia ajudar outra pessoa.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Predador »

Vamos fazer a seguinte comparação: quando ando com minha esposa na garupa a moto (traseira) fica show em terreno liso e principalmente subida, é claro que o peso faz diferença nesse ponto. Isso não quer dizer que não atrapalhe em várias outras situações, principalmente quando não estamos em cima dela pilotando.
A diferença que senti na DR foi numas subidas com barro sabão, que dava pra acelerar. Em outras com atoleiro, pedras, etc o peso mais atrapalhava do que ajudava.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por jjacob »

Então deve existir uma armonia entre peso e aderencia para que a moto seja boa de manobrar em terrenos trancados mas ande bem em lugares lisos. Fiquei curioso como deve ser andar nessas 125 tipo uma cr125 ou uma wr125.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por apalareti »

Em 2009, em uma das etapas mais barrentas e lisas do copa Pakato, o Nielsen na época andando pela IMOCX, optou por trocar a TE 450 ou 510 sei lá, pela WR 125 2T.
Faturou o primeiro lugar.
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Felipe_RS »

Também já li sobre a WR 125 ser excelente nas trilhas... agora, quanto a CR 125, por ela não ter nada de força em baixos rpm, deve ser bem complicado na trilha. Eu já pensei milhares de vezes de arriscar uma 125 2t de cross na trilha, mas pelo que leio na net, é praticamente impossível nas trilhas aqui da região.

Agora a meta é arriscar uma 250 2t... vamos ver no que dá, e a diferença de peso a princípio não é absurda em relação a 125 2t.
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Udnan »

Acho que qto mais leve a moto melhor para trilhas, sem dúvida alguma. Cansa menos nas manobras, mais leve pra levantar ( coisa que prego leva muito em conta hehe ) . Mas também acho que isso é uma parte da coisa.

Acho que vale muito uma boa ciclistica, boa suspensão, pneus, motor etc...

Andei muito tempo de tornado 350 e hoje ando de DRZ 400. Tenho 1,79, 103 kg

Estou a pouco tempo com ela e estou gostando muito. Otimo torque, boa suspensão ( mesmo não sendo invertida), despeja potencia muito linearmente, não da susto e anda forte e segura em pedras, barro etc.

Mas em resumo, o tópico é sobre tração e acho que o principal disso é além de pneu, claro, suspensão.

Se estiver com uma suspa bem ajustada, o SAG ajustado, dará muita diferença

Lembro uma vez andando no Nino que não parava em pé sobre a moto, (tornado), escorregando demais

O problema não era pneu, motor, .. simplesmente suspensão que estava muito macia. Foi ajustada e o problema resolvido


Abraço
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por GustavoT »

galera eu ando de KX 125 em trilha, só fiz motocross com ela 1x !!
e sempre anda comigo meu primo de YZ 125

a tocada é OUTRA, claro... mais eu ando com nego de 250 2t, 250 4t, 450 4t, crf 230, xr, tm, kx e por ai vai..

meu primo é uq mais anda de todo mundo, ng consegue andar com ele, pode vir a moto que for.. eu fico la pra 3 numa turma de uns 20....

claro que a moto desgasta mais, grita mais nos morros mais na boa, nunca fiquei em morro com minha 125, em rabo, subida de lama, raiz, que garra a galera a 125 passa melhor que muita moto, acho que ser leve ajuda mais quem manda é quem ta emcima do banco...

nunca fiquei pra tras por andar em 125 de trilha, tem uns morros claro que vc sobe pior, parece que ta brigando com a moto, MAIS SOBE. E a diversao é enooorrme !!

nao to falando que 125 é a melhor moto do mundo, to falando que a moto tando boa é uma importada com suspensao e freios bons, negócio é pegar a tocada... no inicio eu apanhei da moto, hj eu domino a barbie..

e é moto pra qm nasceu com o esporte no sangue, n adianta roia tentar andar tbm q n vai conseguir... mais c o cara anda bem com qualquer moto, vai andar bem de 125, de xr, de tornado !!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Matsui »

tenho curiosidade em andar numa 125 na trilha hahah este negocio dela querer mandar na gente,, deve ser muito bom agente dominar ela e fazer ela gritar kkkkkkkk
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por cascao »

para quem nunca andou de 125 e quer saber como é.

Sexta feira (tá quase chegando), quando for dar aquela "namorada" com a patroa, vá logo para a posição cachorrinho. Quando a coisa estiver ficando boa, diga assim:
- Ahhh você está fazendo igualzinho a Mariazinha lá do escritório.
Pronto. Agora tente ficar em cima e dominar ela gritando....
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Matsui »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pior q eu quase disse o mesmo sem querer
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Geo »

Essa história que 125 em trilha não presta, isso é papo de quem não sabe andar de moto, e acha que com dinheiro consegue tudo..

eu não posso falar de todas as marcas porquê não conheço todas, mas fiz 2 trilhas ( GRANDES ) na CR 125, e a moto é SIMPLESMENTE ÓTIMA.. tem mais força do que tornado e é muiiiiiiito mais leve, não tem nem comparação,
eu nuuuuuuunca senti essa falta de baixa que tudo mundo por aí fala, pelo menos a MINHA é forte tanto em baixa quanto em alta.. isso eu digo, não tô dizendo que ela seja mais forte que uma 250f em BAIXA ou tenha arrancada de uma 250 2t.., tô dizendo que para AS TRILHAS a baixa dela é MUITO MAIS QUE SUFICIENTE..

agora o que acontece, é que tem certas pessoas, que pesam seus 100 kg só de banha, e querem muntar na CR 125 e querer que ela faça milagres ainda mais com um cara que não sabe andar porra nenhuma de moto..

a moto conta, mas conta mais o piloto que tá em cima..

não adianta querer comprar 450f 2011 com injeção eletronica e todas essas viadagens, e achar que vai ser o gostosão da tapioca só porque ta em uma moto mais cara que as outras..

por isso que o motocross é bom, porque separa os AMOSTRADOS dos que são BONS..

sobre a moto, nem precisa perguntar, CR é uma LENDA VIVA.

mas antes faça um test drive, ande bastante, pode não ser seu "estilo".., se você andar em uma tornado e achar que anda melhor com ela, então fique com ela !! cada um tem que andar com o que gosta, e nao com o que os outros falam que é bom.



na minha primeira trilha ( COM A CR 125 ), tinha um cara lá com uma 450 de cross, uma CRF, equipado da unha do pé até os cabelo, só bota top de linha, roupa zero cara, enfim, parecia um PROFISSIONAL DOS STATES..

mas quando a galera deu a "largada" da rua pegando pro barro de verdade, o TITIO levou logo uma queda exatamente perto do chiqueiro dos porco ficou todo melado.. e não era só de barro não.. RSRSRSRSRS

e eu acho que ele nem sequer terminou a trilha !! kkkkkk eu não andava na frente porque nao queria e porque nao conhecia aquela localidade e não conhecia as marcações etc

mas quando eu pegava a bichinha e esticava nos estradões de terra (esticava pra dar um ventinho no radiador), quem tava na frente saia do meio, porque a cr atropela e passa por cima mesmo.. kkkkkk

só quando ela vinha berrando lá de traz, os neguinho tudo olhava pra tráz pra ver se o mundo tava acabando.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


outra coisa, só tem que tomar cuidado com a gasolina porque ela bebe d+ e o tanque é pequeno, e também ter cuidado pra não esquentar muito ela, de vez em quando tem que correr um pouco pra esfriar

mas se voce acha que nao tem capacidade de administrar isso, entao compre uma crf 230 que da pra quebrar o galho

CR 125 97/98.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Peso da motoxPerformance na trilha

Mensagem por Geo »

Felipe Skolaude escreveu:Também já li sobre a WR 125 ser excelente nas trilhas... agora, quanto a CR 125, por ela não ter nada de força em baixos rpm, deve ser bem complicado na trilha. Eu já pensei milhares de vezes de arriscar uma 125 2t de cross na trilha, mas pelo que leio na net, é praticamente impossível nas trilhas aqui da região.

Agora a meta é arriscar uma 250 2t... vamos ver no que dá, e a diferença de peso a princípio não é absurda em relação a 125 2t.
oi beleza, cara veja bem, nao pode acreditar em tudo que voce le nao, entao nao espalhe informação que voce nao tem certeza, a cr 125 é uma otima moto e nao é esse bicho de 7 cabeças que pintam por aí nao..

é uma moto muito forte pra fazer qualquer trilha, não existe isso não !!
agora eu falo por mim, tenho 1,77cm altura e peso 65kg, e pra mim a moto é simplesmente perfeita, nunca vi isso que falam na internet de falta de baixa, eu achava isso antes de eu comprar ela e pensei que ia me arrepender, mas foi o contrário, a moto tem muita força mesmo agora se voce pesar uns 100kg va comprar um jipe beleza.

e outra, acredite quem quiser, a moto roda com rendimento no MÍNIMO de manutenção, não caia nessa historia que esses playboys dizem por ai nao, que tem que trocar filtro de ar a cada meia hora, e oleo em toda trilha, beleza ?

nao to dizendo pra deixar a moto um lixo, dexe ela bem cuidada, mas se lembre, é uma MOTO 2 TEMPOS, AGUENTA PANCADA..

deixe pra alisar e dar carinho a sua mulher e filhos, na CR pode dar pancada que ela pede mais.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem