Tornado de um amigo

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Tornado de um amigo

Mensagem por lagatixa »

Galera, eu to com a Tornado azul 2002 de um amigo aqui em casa. Ele sofreu um acidente esse sábado à tarde e fraturou uma perna. Então fiquei encarregado de fazer uma revisão na moto e consertar o que quebrou no acidente.

Pra começar o meu problema é conseguir a parte inferior do painel que em nenhuma loja tem aqui em Recife. O conjunto completo ainda encontrei por R$ 231,00 e separado só a parte superior que não me interessa. A peça está quebrada em umas 4 partes, só tenho 3 delas hehehhe. Qual a dica que vocês me dão? Ou será que podiam me dar o preço dessa peça por aí, comprar e mandar pelo correio? Esse cara disse que ia se desfazer da moto, eu já disse que estou na fila hahahhaha só falta juntar mais um trocadinho.

O cara é meio descuidado, tem ferrugem na parte superior das bangalas e na mesa inferior, o motor está sadio com 66000km, mas preciso trocar o acionador do tensor da corrente de comando. No acidente quebrou os 2 piscas de um lado, ralou o negócio do farol e um pouquinho na rabeta. Acho que a moto leva muito sol, pois os plásticos estão sem brilho, comprei material para polir após terminar o serviço.

Imagem

Imagem
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Realmente a bichinha tá mau tratada...mas essa região de vcs tem muita maresia..aff credo...
Recebemos vários motores de Recife, Natal, e região...e é uma totalidade...Todos tem ferrugem.... :roll:

Aqui em Brasília não tem maresia...mas tem um treco nos terrenos argilosos q comem quase do mesmo jeito....

Depois de dar um trato na motoca...te aconcelho a bater WD40 ou produto similar em toda motoca depois de lavada...

Quanto a parte do painel...não se surpreenda...mas é mais fácil e barato...vc comprar um painel semi-novo...Claro q se não encontrar as carcaças....q paralelas são muito baratas..

O bom seria vc dar uma geral mesmo....desmontar tudo...e ir arrumando com calma e no capricho...

Qualquer coisa é só falar... :wink:
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Antes de desmontá-la, dei um jato de água para retirar o super excesso de sujeira.

Não vi empeno no quadro da moto, mas a olho nu também as vezes é difícil. Utilizei todos os recursos disponíveis de comparação e paralelismo à olho nu com auxílio da câmera digital também.

Imagem

O empeno nas bengalas é muito pequeno, e apenas uma está empenada realmente. A mesa superior não sei se está empenada, essa só desempena na hora da montagem, por ser de alumínio é mais fácil que a inferior. A mesa inferior tem um empeno fácil de notar em superfície plana, mas por ser aço, tem maior elasticidade para desempenar. O guidão ainda não deu para ter certeza se tem empeno, faltou retirar o protetor de mão da circuit (não achei minha chaven allen de 5mm), isso é o que dá emprestar ferramenta, terei de comprar outra. Notei desgaste nas esferas da caixa de direção (vocês sabem dizer quanto custa o conjunto?), vou remontar pra ver se ainda presta, talvez tenha notado a direção engripada pelo excesso de aperto que deram.

Ao todo vou gastando com a moto até agora:

Graxa azul: R$ 6,00
Óleo das bengalas: R$ 7,00
Estopa (pra serviço e pra polimento): R$ 3,50
Duas lentes do pisca: R$ 3,00
Lâmpada do pisca importada: R$ 2,00
Acionador da corrente de comando: R$ 80,00 (esse ítem não tem nada a ver com o acidente, mas necessita a troca).

Amanhã as bengalas serão desempenadas, não sei ainda quanto vai custar o serviço, se meu vizinho ainda tivesse a prensa na sua oficina, seria de graça ou muito barato.

Pessoal, quero fazer um apelo aqui, para a moto do nosso amigo Antônio estamos precisando da parte inferior da carcaça do painel que não encontro no comércio de Recife. Quem tiver essa parte e se interesse em vender, entre em contato para negociarmos por favor. Obrigado.
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

cara eu tenho o painel completo e o farol, chave de piscas, quatro piscas tudo original se te interesar me passa uma MP tudo por 350,00 dimdim
bravo18br
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 28 Abril 2005 à11 10:23

Mensagem por bravo18br »

Cara, se tu ta pensando em comprar a moto dele depois, aproveita que ele vai ter que fazer os reparos na moto e jah coloca o painel inteiro novo... eh teu amigo que vai pagar os reparos neh? Se for aproveita, dai qnd tu comprar a moto, pelo menos o painel jah eh novo.
Naum eh melhor naum?
Teh!
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Pessoal, eu não tenho dinheiro para trocar de moto e esse meu amigo não está muito afim de se desfazer dela porque lhe é muito útil, apesar da pressão dos pais, da namorada e da sogra.

Hoje já montei a frente dela, só falta ir amanhã desempenar a roda. Depois disso só vai faltar o painel que não consegui a parte de baixo, o camarada aí quer vender tudo, e não interessou pra ele.

Dei um polimento nos plásticos hoje, amanhã devo também lavar o carburador e pintar o escape se fizer sol.
laercio
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 30 Janeiro 2005 à18 14:26

Mensagem por laercio »

cara que produto vc usa para polir os plasticos, como fica :?: po, aqui em Fortaleza ando a beira mar + a minha nao tem ferrugem; duvida que tenho por que usar graxa azul ou verde, qual a diverença :roll: :!:
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Laercio, utilizei a cera GRAND PRIX TRADICIOnal, até os plásticos preto fosco ficaram novos (e continuam foscos como original). Usei estopa branca de algodão.

Já foi desempenada a roda, e ficou 100%
O desempeno das mesas ainda não chegou a 100%, mas quando eu der umas voltinhas nela vou com paciência ajustando até conseguir o perfeito alinhamento. Preciso sempre montar, verificar à olho, andar na rua, desmontar desempenar e remontar, e aí tudo se repete.

Pintei a curva do escape, a ponteira não está precisando ainda. Desmontei, lubrifiquei, verifiquei rolamentos e troquei pastilhas de freio da roda dianteira. Falta desmontar a suspensão traseira para limpeza/inspeção/lubrificação.

Quanto ao painel, ninguém me deu uma solução boa, vou acabar tentando fazer o fundo em fibra de vidro, vale a pena tentar, o pessoal de fibra recupera muita coisa, obram milagres.

O guidão comprarei um novo hoje para instalar na moto e fazer o teste de desempeno e finalizar montagem. Fiz também hoje uma lavagem completa com ela desmontada, no jato de água às 5:45, aproveitando que estava só na garoa.

Gastos...

Desempeno de roda: R$ 10,00
Desempeno de bengala: R$ 20,00 {sem nota}
Retentor da bengala: R$ 38,00
lixas: R$ 02,60
1,5l de óleo de bengala: R$ 10,00
Estopa: R$ 03,50
acionador do tensor: R$ 80,00
Graxa azul: R$ 06,00
Lentes do pisca: R$ 03,00
Lâmpada do pisca: R$ 02,00
Pastilhas de freio COBREQ: R$ 18,00
----------------------------- + --------
Sub total: R$ 193,10
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Hoje montei a moto inteira, apenas não coloquei painel e plásticos do tanque. Fui testar o desempeno que fiz das mesas. Os resultados foram melhores que os esperados, mas com o capricho que eu tive, só podia ter ficado bom mesmo, ficou até melhor que o desempeno da minha, mas no caso da minha, o empeno nas mesas foram maiores.

Enquanto não comprava um guidão novo, fui verificando com um guidão de bicicleta. Hoje finalmente comprei e coloquei o guidão da MA. Permaneceu apenas um desvio do facho do farol para a esquerda, pois na pancada foi atingido próximo dele, vou desmontá-lo pra ver se tem solução.

Também fiz hoje uma limpeza no carburador que estava muito sujo. Apesar de o funcionamento estar correto, o dono da mo to se queixava do consumo. No desempenho eu notei uma significativa melhora após a limpeza, mas a vela tem 15000km, acredito que deva ser trocada também, vou dar uma verificada na tabela de manutenção dela.

Quanto ao motor, ele está quase caladinho. Troquei o acionador do tensor da corrente de comando e a corrente parou de saculejar, mas há um barulho agudo na parte superior do motor e pela leitura do hodômetro da moto, acredito que as pilhas (pastilhas de assentamento) estejam necessitando de troca. Queria dicas dos mais experientes aí como eu diagnosticar isso e medir o desgaste dessas peças. Alguém sabe dizer quanto custa as 4, e se há paralelas no comércio e se valem a pena?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

as 4 pastilhas custam 23,00 cada uma..... para medir a folga vc precisa de um calibre de lâminas,.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Valeu Fernando, me passa as medidas dessa folga e em que posição do comando devo medir. Outra, preciso retirar o cabeçote ou motor fora? Se sim, é recomendável trocar a junta né? Pra trocar as danadas também tem que tirar o cabeçote/motor? E esse preço que você deu é na autorizada Honda? Se aqui for muito mais caro peço a vocês para comprar e mandar pra mim quando for efetuar a troca.

Levei hoje a um mecânico da oficina de um amigo e o cara falou que ainda rodava muito, mas o barulho me incomoda. Só mandei ele escutar o motor porque fui comprar uns parafusos lá.

No caminho, peguei o painel que mandei reconstituir com fibra, ficou bom, coloquei no lugar e vedei com silicone, o acabamento é que deixa à desejar mas se eu fosse dar acabamento com lixa iria fragilizar o serviço, além de que a estética nesse ponto é indiferente. Me custou R$ 20,00, como eu não entendo de fibra e a solução dos meus problemas custava R$ 210,00, eu nem questionei, mas dava para ajeitar esse preço. Só me falta agora aprender a bulir no painel eeheheheh

Imagem
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Galera, missão cumprida. A moto está pronta para ser devolvida, mas o acidentado quer que eu fique com ela até a sua recuperação. Só não fiz a troca das pastilhas de assentamento, estou esperando vocês responderem minhas perguntas aí.

Todo o custo que tive com o serviço da moto foi de R$ 213,10, mas como eu disse, faltou as pastilhas de assentamento e a carenagem do farol que está ralada e furada em um ponto.

Após todo o processo, a moto ficou ótima, exceto esse retrovisor aí que é uma porcariazinha hehehhe, a minnha primeira providência seria trocá-lo por um maior. A moto não pende para nenhum dos lados nem deixa dois rastros e frente está perfeitamente alinhada também. Vão aí duas fotos para vocês avaliarem o trato que dei na moto, poli todos os plásticos, e os pretos passei um segredinho para voltarem a ser preto novamente hehehehhe. Polimento também no tanque e em nas partes aparentes do quadro e pintura da curva. Agora ta dando gosto andar na danada.

Imagem Imagem

Fotos feitas dentro do território do instituto Ricardo Brennad. Os modelos fotográficos aí são eu e minha prima, todos os direitos reservados :P
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

:arrow: Com todo o respeito, quanto aos modelos fotográficos gostei mais da sua prima..hehehe.. A moto ficou 100%
:idea: Quanto a regulagem das pastilhas a folga tem que ser medida com o motor na posição de PMS na fase se compressão, dá uma olhada:

Imagem
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

uhauhahuahuahuahuahu, minha prima é filé, é de família ahhahaha
Muito obrigado Fernando, vou ver se tenho um calibrador de lâminas com essas medidas para avaliar a folga. Essa aí é a folga padrão com as peças novas? Acima disso devo trocá-las?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

tolerancia de +-0,03 tanto na admissão quanto no escape, sendo que no escape até 0,2 de folga ela fica boa.
Dificilmente estarão mais folgadas, se estarem abaixo da especificação, que é o que geralmente acontece, retire as pastilhas e dê uma lixada, é bom tb conseguir um micrometro para ir controlando as espessuras das pastilhas no momento de lixar.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Eu fiquei um pouco pensativo sobre isso Fernando, pois por exemplo, quando se esmerilha a válvula na sede, a válvula sobe um pouco, diminuindo a folga. Então quer dizer que quando eu comprar as danadas novas vou ter que ir lixando e medindo o desgaste com micrometro?

O pior é que não sei onde arrumar esse danado. Sei que é uma ferramenta cara e só as autorizadas e melhores oficinas tem.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Vou precisar de mais ajuda. Pessoal, peguei um calibrador de lâminas Starref de meu primo e fui verificar as folgas das válvulas, de cara já tive um problema: a lâmina mais espessa é 0,05mmm, depois vem a 0,1mm e depois 0,15mm. Ficou difícil examinar a folga, mas vamos aos resultados.

Me utilizando das lâminas de 0,10mm e 0,15mm cheguei ao seguinte resultado:

Válvula de admissão esquerda: Passa lâmina de 0,10mm mas não passa lâmina de 0,15mm.

Válvula de admissão direita: Passa lâmina de 0,10mm e passa lâmina de 0,15mm fácil.

Válvula de escape esquerda: Passa lâmina de 0,15mm justa.
Válvula de escape direita: Passa lâmina de 0,15mm justa.

Ou seja, de imediato eu averiguei que ao menos uma válvula precisa de ajuste do calço, o qual custa R$ 23,45. Agora minha pergunta é a seguinte: Como vou saber qual o calço que tem lá dentro? Se eu considerar que ainda são os originais de fábrica, qual é sua medida?

Vocês acreditam que eu fui em uma autorizada Honda que tem uma oficina até grande e me cobraram R$ 60,00 só do serviço e eles NÃO TEM MICRÔMETRO? Sem micrômetro eu faço em casa mesmo!!! Absurdo. Eu gostaria de saber qual a medida que vem de fábrica no calço de admissão, pois eu escolheria um alguns "milimetros" a mais e iria desgastando até atingir o valor correto de folga. Se eu conseguir acesso a um micrômetro (meu primo ficou de providenciar um na UFPE), eu não precisarei da resposta pra essa pergunta e ainda faço um serviço melhor que na Honda.

Vocês acreditam também que eu varri a cidade inteira atrás de um cálibre de lâminas que tivesse lâminas de 0,02mm e não encontrei? Todos de diversas marcas possuiam as mesmas espessuras das lâminas.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

bom veja o seguinte, se vc tem a válvula de admissão direita com mais folga, passando de 0,15mm de folga, vc teria que retirar o comando e o acionador para ver a numeração do calço e comprar um provavelmente 0,05mm maior, do resto a folga está boa. Sendo que todas as medidas tem tolerância de +-0,03mm, ou seja, vc usando a admissão com até 0,15mm de folga está bom.
Foi realizado algum serviço de assentamento de válvulas? se ainda não foi e vc irá fazer espere o serviço ser efetuado, como a folga diminuirá vc não precisará comprar o calço, apenas lixar os outros para aumentar a folga. :wink:
Agora se não precisar fazer este serviço o jeito é comprar o dito calço.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Valeu Fernando! eu fiquei mais aliviado após dar uma lida no manual e descobri que tem a numeração no calço com o seu diâmetro, isso facilita demais o meu serviço. Não vou fazer nenhum serviço no cabeçote (esmerilhamento de válvulas por exemplo), por isso vou direto nos calços.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Amanhã ou terça está chegando o calço que encomendei na Honda.

Pessoal, duas dúvidas:

1º: Apartir de 120km/h essa moto começa a abanar, é "normal" ou será por conta de o pneu dianteiro estar com muita pressão ou a largura do pneu (o dono dela andava meio liso, pois teve que pagar 3 multas de lombada eletrônica, aí colocou um pneu de 3"de largura, enquanto que o original é de 3,5").

2º: Como faço para acabar ou diminuir o "buraco" na baixa da tornado, é uma falta de torque danado na baixa, ele vem de repente de média em diante. Obs: a moto é toda original.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem