Viagem com moto de trilha - 140km - PROBLEMA COM PNEU-AJUDA

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Viagem com moto de trilha - 140km - PROBLEMA COM PNEU-AJUDA

Mensagem por fernandok »

Opa!

No feriadão próximo vou pra casa do meu sogro, em um balneário. Como o carro dele está cheio, vou ter que ir com meu carro ou moto (tenho uma ML 125 de rua). Pensei em ir pra lá com a XR 200 de trilha, já que está montada completinha, fiz vistoria essa semana. Acho que seria legal pq tem alguns km de estrada de terra ruim até chegar lá, além de poder dar uma brincada com a moto, já que não vou pra trilha mesmo.

O que acham? Estou preocupado devido aos pneus, segurança e desgaste. São uns 70km até lá. Meu pneu traseiro tá meia vida, não gostaria que ele voltasse ruim, me prejudicando nas trilhas.

Valeu, abraços.
Editado pela última vez por fernandok em 11 Novembro 2010 à47 18:23, em um total de 1 vez.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Gustavo/PR »

rupaiz, são 140km de ida e volta... Asfalto não consome tanto pneu assim não. E ainda se você considerar que vai pegar uns trechos de chão é ainda menos alsfalto! Pode ir tranquilo! Só lembre-se que os pneus off, precisam se espaço maior de frenagem, então mantenha distância segura, mais isso você já sabe. rsrsrs

e boa viagem!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por carlos_edu »

Acho q se for parado pela rodoviária vão embassar com pneus não permitidos pro asfalto.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Geo »

Se for na estrada de barro já não digo nada, dá pra ir tranquilo, agora se for 100% no esfalto, eu teria dó dos pneus, eu ando um bocado com a minha no asfalta e calçamento, e já acho que tá desgastando um bocado..
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por PERUCH »

carlos_edu escreveu:Acho q se for parado pela rodoviária vão embassar com pneus não permitidos pro asfalto.

Verdade.
Meu amigo montou a Tornado dela p andar na estrada, p/ ir e voltar para a praia q fica uns 20 km daki, e um dia eu com a minha Falcon e ele com a Tornado, a PRF nos parou, me pediu dctos e cnh e tudo ok, mas a Tornado dele tava com pneu de rua apenas na frente, o traseiro era um de trilha, bem gasto, o Policial falou q nao podia, q era proibido rodar em vias públicas com akele pneus e bla bla bla... ai conversamos e tal.. ele liberou.. mas falou q se parasse de novo ia aplicar multa e retenção da motoca.

Sugiro q vc vá numa oficina e coloque uns pneus usados mesmo... mas de rua.

A não ser q nao tenha nenhum posto de policia no seu trajeto, e seja muito tranquilo.

Abraço
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Guga Ramone »

Sei que lá nos Estados Unidos, os pneus homolgados para uso no asfalto tem a sigla "DOT Approved" e os pneus de cravo não homolgados tem a marcação "Not for highway use". Mas isso é a legislação de lá... E aqui? Aonde que tá escrito que não pode usar pneu de cravo nas vias públicas? Isso eu gostaria de saber pois nunca vi.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Juliano »

O Gelous andou um bom tempo com pneus de trilha no asfalto, com uma XR200 e uma Tornado. Isso até gerou discussão por aqui. E ele andava todos os dias em Brasília!
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por superagro »

Eu de tornado ando praticamente todos os finais de semana no asfalto, no mínimo uns 15 Km de ida e dependendo do rumo das trilhas mais 15 km de volta, e que gosto de andar com meus amigos de infância que a maioria faz trilha hoje e eles moram a 15 km daqui de casa.
E vou te falar a verdade o pneu vai gastar mais porque eu vou andar mais, só isso esse negócio de asfalto comer pneu pra mim não cola.
Mas dependendo do modelo do pneu, se for um de composto muito macio em um asfalto mais abrasivo e em uma 450 o pneu deve ir embora rapidinho mesmo rindo3:: rindo3::
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por fernandok »

Pois é, as opiniões são bem divergentes heheh.
Quanto a legalidade, já vi na internet as duas posções, mas me pareceu mais coerente ser permitido, tendo em vista que não há restrições, até pq a moto passou na vistoria assim. Só que sabemos que, legal ou não, os policiais podem xaropear, muitas vezes eles acham que sabem as coisas. Tem 2 polícias rodoviárias até lá, fiquei com um pé atrás agora com isso.

Meu pneu é Rinaldi, 100/100 se não me engano. Pelo jeito em uma viagem, não vou detonar muito então? Quantas libras devo colocar?

Valeu galera, estão ajudando pra caramba.
Abraços.
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por ROGERIO-RS »

Por aqui motos com pneus de cravos não passam na vistoria. Naonao::
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Predador »

Vale lembrar que existem pneus com cravos homologados pra asfalto, exemplo os AC10 da Michelin. Difícil vai ser enfiar isso na cabeça do guarda ou vistoriador.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Guga Ramone »

Homolgado pra asfalto aonde, Predador? Existe alguma legislação vigente a respeito do assunto aqui no Brasil? Se não existe, não podem proibir nem apreender a moto. E se o fizerem, é abuso de autoridade.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Geo »

eu não acho que vão apreender a moto somente pelos pneus, e eu acho que eles nem pensam nisso, a polícia daqui não é tão bem preparada assim, a não ser que o pneu esteja bastante LISO, ou se você bater com alguma autoridade "esperta" demais.. mas é bom saber da lei mesmo para que voce nao fique indefeso caso te parem por isso..

e eu acho que o pneu gasta mais sim, já que o único ponto de contato da moto com o chão é o pneu, ou seja ela fica suspensa apenas pelos cravos, então o contato é menor para o mesmo peso, resultando no desaste maior, mas a diferença deve ser pouca demais.

eu sempre ando no horário mais quente no asfalto, meio dia ou 1 da tarde, vou pro trabalho com a CR as vezes , acho que gastou bem pouco do pneu para o tanto que eu andei, mas no dianteiro eu percebi que desgastou apenas do meio do cravo pra tras..
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Predador »

Guga Ramone escreveu:Homolgado pra asfalto aonde, Predador? Existe alguma legislação vigente a respeito do assunto aqui no Brasil? Se não existe, não podem proibir nem apreender a moto. E se o fizerem, é abuso de autoridade.
Homologado pra asfalto pelo próprio fabricante. Veja que a maioria dos pneus de cross tem a inscrição "not for highway", o próprio fabricante diz que não pode usar aquele equipamento na estrada. Eu entendo que isso independe de legislação, é uma limitação do produto.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Viagem com moto de trilha - 140km - PROBLEMA COM PNEU-AJUDA

Mensagem por fernandok »

Bah galera, olha o que eu vi no meu pneu traseiro!

Imagem

E esse rasgo aí, acham que é perigoso? Putz, agora sim to com medo de ficar empenhado.
Se não for perigoso, quantas libras devo botar no pneu?

Por favor, deem suas opiniões hoje ou amanhã, a viagem é sábado!
Valeu galera.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por GELOUS »

superagro escreveu: E vou te falar a verdade o pneu vai gastar mais porque eu vou andar mais, só isso esse negócio de asfalto comer pneu pra mim não cola.
Falo isso há anos!

O asfalto, pra mim, não gasta mais pneu do que trilha. Apenas gasta de um jeito diferente: o asfalto "arredonda" os cravos e a trilha (cascalho, pedras, etc) quebram os cravos.

No mais, óbvio que uma moto usada na cidade E na trilha vai gastar mais pneu do que aquela usada apenas na trilha, por um motivo simples: ela vai andar mais! danca::

Eu já usei duas Tornados e uma XR200R nesse "uso misto" COM PNEUS DE CRAVO. E foram experiências muito bem sucedidas. Claro que um pneu de cravo não tem o mesmo desempenho no asfalto do que um próprio pra asfalto, mas dá pra usar sossegado.

E eu usava DIARIAMENTE, coisa de 50-60km POR DIA e nunca passei apuro. Botava 20-23 libras pra andar na cidade e no final de semana só baixava a calibragem para 12-13! Tranquilis! By Mussum

Pra usar 70-140km POR SEMANA, vixe, pode ficar sossegado que dá de boa.

Aliás, já peguei estrada de 140km só de asfalto e foi sossegado.

Fica tranquilo e manda bala.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Viagem com moto de trilha - 140km - PROBLEMA COM PNEU-AJUDA

Mensagem por fernandok »

Show Gelous, bom saber. Talvez um dia avalie vender minha moto de rua (ML 125) :-).

Sobre a viagem, to quase decidido a ir com a ML, também por causa da velocidade. Não to com o velocímetro funcionando ainda, mas acho que a 80 km/h ela já vai ficar esguelando. Aí é meio ruim. Acho que vou poupar a XR dessa.

Mas nos fins de semana, pra ir pra trilhas, ou encontros de trilheiros, vou ir tranquilo!

Sobre o rasgo do pneu, fui falar com um trilheiro conhecido que tem loja de pneus, e ele disse que isso não tem problema, dificilmente irá rasgar. Deve ter só deslocado um pouco a estrutura, por ter andando com o pneu furado ou muito murcho em outros momentos.

Valeu galera.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Guga Ramone »

GELOUS escreveu:Aliás, já peguei estrada de 140km só de asfalto e foi sossegado.
Gelous, vc já passou algum susto por causa de falta de aderência dos pneus de cravo no asfalto? Já andou com eles na chuva? Vai numa boa ou tem q redobrar, triplicar os cuidados? E na estrada, não dá muita instabilidade mesmo em reta?
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por Geo »

Guga Ramone escreveu:
GELOUS escreveu:Aliás, já peguei estrada de 140km só de asfalto e foi sossegado.
Gelous, vc já passou algum susto por causa de falta de aderência dos pneus de cravo no asfalto? Já andou com eles na chuva? Vai numa boa ou tem q redobrar, triplicar os cuidados? E na estrada, não dá muita instabilidade mesmo em reta?
esses pneus não seguram bem em curvas meladas de areia fina no calçamento, é facinho de cair, e se molhar no calçamento, pior ainda, por exemplo quando voce passa por cima do esgoto de rua e vai fazer curva. caveira::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Viagem com moto de trilha - 140km

Mensagem por apalareti »

Geo escreveu:
Guga Ramone escreveu:
GELOUS escreveu:Aliás, já peguei estrada de 140km só de asfalto e foi sossegado.
Gelous, vc já passou algum susto por causa de falta de aderência dos pneus de cravo no asfalto? Já andou com eles na chuva? Vai numa boa ou tem q redobrar, triplicar os cuidados? E na estrada, não dá muita instabilidade mesmo em reta?
esses pneus não seguram bem em curvas meladas de areia fina no calçamento, é facinho de cair, e se molhar no calçamento, pior ainda, por exemplo quando voce passa por cima do esgoto de rua e vai fazer curva. caveira::

Vixi, esgoto na rua! As vezes até esquecemos... EEEEE Lulilma, já passou da hora de resolver isso. PQP
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem