Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Concordo que o melhor a se fazer seria comprar documentada, lógico. Mas não to em condições de pagar mais um IPVA por ano - pelo menos por agora. To acompanhando o tópico sobre dar baixa, pelo visto não é tão simples e a chance de conseguir sem gastar $$ (leia-se pagar um despachante) é mínima.
apalareti escreveu:Lembre-se, se a moto for apreendida e o documento não estiver em seu nome, além de precisar de uma procuração do proprietário, você terá que regularizar toda a dívida e ainda montar a moto com todos os itens obrigatórios para andar na rua.
Apalareti, entendo que para moto ser apreendida somente se estiver trafegando em vias públicas, certo? É impossível apreender a moto se eu estiver, por exemplo, viajando c/ a moto na carreta e me pararem na estrada né? Do tipo o PRF falar que a moto está com docs atrasados, no nome do antigo proprietário e que por isso iria apreender a moto. Ele pode?

Eu concordo que sempre há risco, pois nunca andamos 100% do tempo na trilha. Mas também sei que se o documento estiver 100% certo e a moto pela pra trilha, se o guarda quiser botar pra lascar, vai levar pro pátio do mesmo jeito. Se eu entendi bem, a única diferença é que se tiver com os docs em ordem dá pra reaver a moto, já se tiver com docs atrasados e no nome de outra pessoa, já era. Certo?

Abs,
Marcus DT
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Concordo que o melhor a se fazer seria comprar documentada, lógico. Mas não to em condições de pagar mais um IPVA por ano - pelo menos por agora. To acompanhando o tópico sobre dar baixa, pelo visto não é tão simples e a chance de conseguir sem gastar $$ (leia-se pagar um despachante) é mínima.
apalareti escreveu:Lembre-se, se a moto for apreendida e o documento não estiver em seu nome, além de precisar de uma procuração do proprietário, você terá que regularizar toda a dívida e ainda montar a moto com todos os itens obrigatórios para andar na rua.
Apalareti, entendo que para moto ser apreendida somente se estiver trafegando em vias públicas, certo? É impossível apreender a moto se eu estiver, por exemplo, viajando c/ a moto na carreta e me pararem na estrada né? Do tipo o PRF falar que a moto está com docs atrasados, no nome do antigo proprietário e que por isso iria apreender a moto. Ele pode?

Eu concordo que sempre há risco, pois nunca andamos 100% do tempo na trilha. Mas também sei que se o documento estiver 100% certo e a moto pela pra trilha, se o guarda quiser botar pra lascar, vai levar pro pátio do mesmo jeito. Se eu entendi bem, a única diferença é que se tiver com os docs em ordem dá pra reaver a moto, já se tiver com docs atrasados e no nome de outra pessoa, já era. Certo?

Abs,
Marcus DT
Certo.
Em algum momento a dívida do IPVA vai para a dívida ativa, e se não me engano o próprio bem será penhorado. Quando entrar em execução, o bem, no caso a moto, poderá ser confiscada. Talvez isso possa ocorrer em uma blitz da Federal.
Não sei se isso ocorre na prática.

Mas penso assim, tudo na vida é muito difícil de se conseguir, salvo quem já nasceu em berço de ouro. Então tudo que eu faço é pensando em não perder o tão suado dinheirinho. Por isso eu corro de coisas que dão margem a prejuízo.




Deixa eu te dar outra idéia. Eu andava de DT200 caindo aos pedaços, até um dia que não tive mais condições de consertá-la, precisava fazer o motor, e usando peças originais ficaria muito caro. Como não conseguia ficar sem moto, entrei em uma loja e financiei uma tornado de rua usada em 36 prestações.
Resumindo, pega essea grana que vc tem e dá de entrada numa tornado 2002 por exemplo. É uma moto muito melhor que a que você está querendo, e por ser mais nova normalmente o juros é menor.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Apalareti, não tinha me ligado nessa de cair em dívida ativa e possibilidade de penhora, putz... Nesse caso, só as motos apenas com a NF estariam isentas disso né (além das com docs em dia, lógico)? Pqp, já pensou eu lá com a moto na carretinha e nego decide apreender por falta de pagamento do IPVA... pqp!

Assumir um financiamento neste momento é sem condições, não tenho renda fixa. Pretendo mudar isso dentro de alguns meses, mas não quero ficar sem moto até lá, ehehe! E Tornado eu tô fora, as trilhas que eu costumo fazer a XR se sai melhor (ainda mais na mão de rôia).

Esse fds vou olhar várias motos... com docs em dia, atrasado, só NF, etc. Vou ver o que o meu bolso aguenta e pesar os prós e contras de cada uma! Mas vou dar preferência as que só tem NF de compra e nunca foram emplacadas. Quais são as dicas para esse tipo de moto? Como posso conferir se de fato nunca foi emplacada? Como verificar que a moto tem procedência (nunca foi roubada, está quitada, etc)?

Abs,
Marcus DT
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Guga Ramone »

Marcus DT, com o número do Renavam vc faz essas consultas no site do Detran.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por fernandok »

Marcus DT escreveu:Concordo que o melhor a se fazer seria comprar documentada, lógico. Mas não to em condições de pagar mais um IPVA por ano - pelo menos por agora. To acompanhando o tópico sobre dar baixa, pelo visto não é tão simples e a chance de conseguir sem gastar $$ (leia-se pagar um despachante) é mínima.
Pagaria somente o necessário para transferir, deixando a moto legal. Depois disso, no outro ano, decidiria entre renovar ou não.

Essa história de recolher moto em carretinha, só se tu não puder comprovar que ela não é roubada. Mesmo com documento vencido, não podem recolher. O documento vencido ou multa de qualquer tipo, só isenta o veículo de circular.
Agora, o esquema da dívida ativa é outra coisa, nunca ouvi falar disso acontecer, meu amigos tem motos há anos, tudo vencido, e isso não aconteceu. E se acontecer, vão exigir o pagamento da dívida, inclusive acho que podem penhorar outro bem qualquer, caso tu não tenha grana para pagar, não interessa se entrou em dívida por causa de moto ou falta de pagamento de outro imposto.

Não sou entendido do negócio, mas o que eu acho é isso aí...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Exatamente Fernando. Falei com um conhecido, ele confirmou que vai para dívida ativa mesmo. Porém, daí a penhorar a moto numa blitz (por exemplo), são outros 500. Em teoria, poderia penhorar qualquer bem que está no nome do "endividado". Não acredito numa possível penhora da moto. Ou estou errado?
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por superagro »

Esse negocio de penhora não rola não, como vão encontrar uma moto que esta há 10 anos sem pagar IPVA e passou na mão de uns quatro donos? Quanto a isso duvido que aconteça, quem ta lascado é quem ta com a moto em seu nome, esse ai mais cedo ou mais tarde vai passar aperto e como vai encontrar a moto?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por PERUCH »

Há um tempo atrás eutinha ouvido algum piloto aki da região comentar sobre passar a categoria da Tornado dele de Particular para COMPETIÇÃO!

Aqui no Fòrum alguem tb deu seu relato se nao me engano, e fez o mesmo procedimento.

Seria uma tentativa... o problema é q tem muitos casos q estão no código de trânsito brasileiro mas nem os Detrans e nem os Despachantes sabem como proceder.

Dá uma informada nesse hipótese com o detran ou despachante de sua cidade.

Abraço
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Peruch, depois desse tópico desisti de comprar moto com documentação enrolada. Além das motos na maioria das vezes estarem baleadas (anos de trilha), o preço pedido 99% das vezes é igual ou maior a uma de rua com docs em dia.

Esse fds vi várias XRinhas, achei uma de rua num valor interessante e com docs em dia... quase fechei. Mas andei pensando melhor, vou gastar por baixo uns 4.500 reais pra deixar a moto 100% e preparar pra trilha. Ainda vou ter que pagar os 500 pau de IPVA/ano a partir de 2011. Se considerar que já tem CRF230 saindo na casa dos 6.500, acho que vou segurar uns 3 ou 4 meses pra tentar ir logo de CRF230.

É fróids, sou imediatista pra Baralho e já estou deveras ansioso pra comprar uma motinho de trilha. Mas por outro lado, pra pegar uma XRinha vou me endividar todo e aposto que daqui a 6 meses vou querer trocar numa CRF230. Aí já viu né, vou perder $$ na XRinha, sofrer pra vender uma moto de trilha com docs em dia, etc. Tá sendo difícil me segurar, mas vou tentar aguentar mais alguns meses.

Valeu,
Marcus DT
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por PERUCH »

Melhor coisa q vc vai fazer é pegar logo de cara uma CRF 230.

Hoje vc encontra umas 2007 na casa dos 6.500 a 7.000.

Se comprar uma XR 200 por 4.500 ou 5.000 é melhor juntar mais 2.000 e pegar logo uma CRF 230 q é muito mais negócio.

Abraço e boa sorte com a compra da motoca
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por carlos_edu »

Bela iniciativa Marcus DT! Com uma 230 na mão, vai se livrar de IPVA, seguro, inspeção veicular (qdo houver no RJ).

Só presta atenção de registrar em cartório um documento dizendo sobre a compra. Deve ter modelo aqui no fórum.

boa sorte!
cadu
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem