Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Decidi, só tenho $$ para uma XR200 e vou pegar uma ! Já olhei algumas XRs nesse fds (todas de rua), anos 2000/2001/2002 na faixa de 3000~3.500 reais. Algumas em péssimo estado, outras com dono relaxado mas pouco rodadas, etc. Faltou apenas olhar 2 motos que pelas fotos foram as que mais me interessaram - parecem estar zeradinhas - e ficaram pro fds que vem. Quero pegar uma moto com a documentação em dia ou na pior das hipóteses, que só precise quitar o IPVA 2010.
Mas tenho algumas dúvidas com relação a documentação:
- Preciso transferir a moto pro meu nome ou basta fazer com que o dono assine o recibo pro meu nome?
- Se a moto estiver sem o IPVA 2010 pago (como não vou usar na rua, não pretendo pagar), basta fazer o mesmo acima ou não pode assinar recibo c/ doc vencido?
- Se o dono exigir que eu transfira a moto pro meu nome, o que faço? Lembrando que não quero ter gastos (IPVA, transferência, etc).
- Algum cuidado especial para não ser passado pra trás, ehehe?
Valeu,
Marcus DT
Abs,
Mas tenho algumas dúvidas com relação a documentação:
- Preciso transferir a moto pro meu nome ou basta fazer com que o dono assine o recibo pro meu nome?
- Se a moto estiver sem o IPVA 2010 pago (como não vou usar na rua, não pretendo pagar), basta fazer o mesmo acima ou não pode assinar recibo c/ doc vencido?
- Se o dono exigir que eu transfira a moto pro meu nome, o que faço? Lembrando que não quero ter gastos (IPVA, transferência, etc).
- Algum cuidado especial para não ser passado pra trás, ehehe?
Valeu,
Marcus DT
Abs,
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Marcus,
Já que vc quer uma moto com documentação em dia..
Sim, transfira para o seu nome.. Se não fizer já não vai estar com uma moto com os docs em dia.. Para trasnferir tem que pagar o IPVA.
Depois de transferida infelizmente vc vai ter que continuar pagando os impostos anualmente. antigamente não dava nada.. mas agora vai pra divida ativa e a cobrança vem pra cima, além de ficar com o nome sujo.
Não sei se é possível dar baixa na documentação já que vc não vai andar na rua..
abs
Já que vc quer uma moto com documentação em dia..
Sim, transfira para o seu nome.. Se não fizer já não vai estar com uma moto com os docs em dia.. Para trasnferir tem que pagar o IPVA.
Depois de transferida infelizmente vc vai ter que continuar pagando os impostos anualmente. antigamente não dava nada.. mas agora vai pra divida ativa e a cobrança vem pra cima, além de ficar com o nome sujo.
Não sei se é possível dar baixa na documentação já que vc não vai andar na rua..
abs
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Ia dar a mesma dica do Roceme, pois se você não der baixa na moto, daqui uns anos você terá uma dívida grande no seu nome, e quem comprar a sua moto também não vai transferir, vão ficar rodando por aí com a moto no seu nome, etc.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Não tenho condições de pagar mais um IPVA, essa não é uma opção pra mim. De acordo com o que vocês falaram então, não deveria passar a moto pro meu nome, certo? Se passar, estarei assumindo uma bola de neve (coisa que não quero).
O que seria dar baixa na moto? Como faço?
E a opção de comprar a moto, fazer o antigo dono assinar o recibo no meu nome, mas não fazer a transferência de fato? É uma opção? Quais os riscos?
Abs,
Marcus DT
O que seria dar baixa na moto? Como faço?
E a opção de comprar a moto, fazer o antigo dono assinar o recibo no meu nome, mas não fazer a transferência de fato? É uma opção? Quais os riscos?
Abs,
Marcus DT
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
A batata quente que cairia nas suas mãos vai continuar com o antigo dono, imagina se você vende essa moto, alguém coloca um motor gelado nela, a moto vai presa, etc. o antigo dono ficaria em maus lençóis, pense bem.
Dar baixa na moto seria verificar junto ao Detran para dar baixa, ou seja, não pode mais trafegar, perde os documentos, não existe mais, por exemplo se você resolver desmontar a moto e vender as peças, como os ferro-velhos fazem (ou deveriam fazer).
Criei um tópico para juntarmos essas informações:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... =1&t=25042
Segue o link: http://www.detran.sp.gov.br/detran_serv ... los/43.asp
Dar baixa na moto seria verificar junto ao Detran para dar baixa, ou seja, não pode mais trafegar, perde os documentos, não existe mais, por exemplo se você resolver desmontar a moto e vender as peças, como os ferro-velhos fazem (ou deveriam fazer).
Criei um tópico para juntarmos essas informações:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... =1&t=25042
Segue o link: http://www.detran.sp.gov.br/detran_serv ... los/43.asp
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Pede pro dono dar baixa na moto no detran, assim ela não poderá mais rodar na rua.Marcus DT escreveu:Não tenho condições de pagar mais um IPVA, essa não é uma opção pra mim. De acordo com o que vocês falaram então, não deveria passar a moto pro meu nome, certo? Se passar, estarei assumindo uma bola de neve (coisa que não quero).
O que seria dar baixa na moto? Como faço?
E a opção de comprar a moto, fazer o antigo dono assinar o recibo no meu nome, mas não fazer a transferência de fato? É uma opção? Quais os riscos?
Abs,
Marcus DT
Caso contrário é IPVA todo ano.
Se o dono não der baixa, e você não tiver como pagar a transferência e o IPVA, então não compre a moto.
Lembre-se, comprar a moto e deixar no nome do antigo proprietário é PILANTRAGEM.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Se para dar baixa precisarei colocar IPVA em dia, não compensa comprar moto com documentação atrasada. Certo? Ou posso pegar uma com IPVA2009 e pedir pro antigo dono dar baixa?
Até porque se eu comprar uma moto de trilha (que não tenha sido dado baixa), não seria o mesmo que comprar uma moto com docs em dia e não transferir? Do mesmo moto, estarei prejudicando alguém.
Sinceramente, não sei o que fazer. Se a única opção para andar "legal" é pagar o IPVA de uma moto que não vai andar na rua, não rola pra mim.
Até porque se eu comprar uma moto de trilha (que não tenha sido dado baixa), não seria o mesmo que comprar uma moto com docs em dia e não transferir? Do mesmo moto, estarei prejudicando alguém.
Sinceramente, não sei o que fazer. Se a única opção para andar "legal" é pagar o IPVA de uma moto que não vai andar na rua, não rola pra mim.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Eu acho que pra dar baixa em moto não é tão simples não, a não ser que consiga com algum despachante que tem as manhas, falo isso pois um primo meu tentou dar baixa em uma biz e não conseguiu.
Procura uma XR que já esteja sendo usada pra trilha que tem umas ai que já tão com 10 anos atrasada e o dono nem liga pra tirar a moto do nome dele.
Um detalhe importante, se a moto estiver com a documentação atrasada e em nome de outra pessoa tenha em mãos o recibo assinado pelo antigo dono, pois se der uma zica e for pego pela policia vc tem como legalizar a moto passar ela pro seu nome e pega-la de volta.
Imagine os caras te pegarem em uma Blitz e vc sem documentos da moto? só com aquele verdinho de 10 anos atrás.
Procura uma XR que já esteja sendo usada pra trilha que tem umas ai que já tão com 10 anos atrasada e o dono nem liga pra tirar a moto do nome dele.
Um detalhe importante, se a moto estiver com a documentação atrasada e em nome de outra pessoa tenha em mãos o recibo assinado pelo antigo dono, pois se der uma zica e for pego pela policia vc tem como legalizar a moto passar ela pro seu nome e pega-la de volta.
Imagine os caras te pegarem em uma Blitz e vc sem documentos da moto? só com aquele verdinho de 10 anos atrás.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Quem vende normalmente tira uma cópia do recibo de transferência e faz um comunicado ao detran, isso isenta qualquer problema futuro para o vendedor mesmo que não seja feita a transferência. Se você não transferir o pepino vai estourar na sua mão, o primeiro deles vai ser a multa por não transferência em 30 dias.
Quanto é o IPVA de uma XR ano 200 no RJ ?? Deve dar R$100,00 no ano, não entendo porque não pagar.
Quanto é o IPVA de uma XR ano 200 no RJ ?? Deve dar R$100,00 no ano, não entendo porque não pagar.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Predador, o IPVA2010 (considerando DPVAT, Licenciamento Anual, etc) custa em torno de 483 reais!!
Se alguém confirmar que ao fazer a comunicação de venda ao Detran o vendedor será isentado de qualquer problema, bastaria eu não fazer a transferência que o problema não cairia nas costas de ninguém. Estou certo?
Se alguém confirmar que ao fazer a comunicação de venda ao Detran o vendedor será isentado de qualquer problema, bastaria eu não fazer a transferência que o problema não cairia nas costas de ninguém. Estou certo?
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Marcus DT escreveu:Predador, o IPVA2010 (considerando DPVAT, Licenciamento Anual, etc) custa em torno de 483 reais!!
Se alguém confirmar que ao fazer a comunicação de venda ao Detran o vendedor será isentado de qualquer problema, bastaria eu não fazer a transferência que o problema não cairia nas costas de ninguém. Estou certo?
o problema vai cair nas costas de quem a moto estiver no nome.
Não fica $483,00, pois somente o IPVA é que acumula, o licenciamento + seguro obrigatório são pagos pelo ano vigente. Ex. Se o último licenciamento foi feito em 2005, você só vai pagar o referente À 2010.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Juliano,
Então bastaria anualmente eu pagar o valor relativo ao IPVA para não ir a dívida ativa?
Para transferir uma moto que está com o documento de 2009, consigo isto pagando APENAS o IPVA 2010 ou serei obrigado a pagar todas as taxas (totalizando os 483)?
Então bastaria anualmente eu pagar o valor relativo ao IPVA para não ir a dívida ativa?
Para transferir uma moto que está com o documento de 2009, consigo isto pagando APENAS o IPVA 2010 ou serei obrigado a pagar todas as taxas (totalizando os 483)?
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Pra transferir você tem que pagar as taxas relativas à transferência, com docs 2010 + DPVAT + IPVA 2010 deve dar isso mesmo.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Sinceramente, não sei o que fazer então. Gostaria de comprar uma moto toda certinha, com documentos e que eu pudesse ter o recibo de venda no meu nome, mas não contava com essa palhaçada do IPVA cair em dívida ativa e o cacete, mesmo sendo uma moto que não será utilizada na rua...
Essa parada de dar baixa deveria ser uma opção, mas provavelmente vão exigir que os documentos estejam em dia, que a moto tenha o quadro cortado, que eu pague 500 pratas pra um despachante, etc... ou seja, impossível. Realmente não sei o que fazer para andar na lei, sem ter que ficar sendo extorquido anualmente no IPVA de um veículo que não vai andar na rua!
As saídas que eu vejo:
1 - Comprar uma CRF = não tenho $$;
2 - Comprar uma moto de leilão - porra, justamente o que eu não queria!!
3 - Comprar uma "moto de trilha" - seria tapar o sol com a peneira, pois já estará com docs atrasados e no nome de alguém que está sendo prejudicado.
Nunca tinha pensado nesse assunto, que trabalheira!! Como sempre no Brasil, é mais fácil e barato comprar, andar irregular e "pagar pra ver" a "M" acontecer. Porque sinceramente, comprar uma moto que será usada 100% do tempo em trilhas e continuar sendo extorquido em IPVA, etc. não é uma opção para mim. Até porque se $$ não fosse problema, eu iria era de CRF230 né...
Abs,
Marcus DT
Essa parada de dar baixa deveria ser uma opção, mas provavelmente vão exigir que os documentos estejam em dia, que a moto tenha o quadro cortado, que eu pague 500 pratas pra um despachante, etc... ou seja, impossível. Realmente não sei o que fazer para andar na lei, sem ter que ficar sendo extorquido anualmente no IPVA de um veículo que não vai andar na rua!
As saídas que eu vejo:
1 - Comprar uma CRF = não tenho $$;
2 - Comprar uma moto de leilão - porra, justamente o que eu não queria!!
3 - Comprar uma "moto de trilha" - seria tapar o sol com a peneira, pois já estará com docs atrasados e no nome de alguém que está sendo prejudicado.
Nunca tinha pensado nesse assunto, que trabalheira!! Como sempre no Brasil, é mais fácil e barato comprar, andar irregular e "pagar pra ver" a "M" acontecer. Porque sinceramente, comprar uma moto que será usada 100% do tempo em trilhas e continuar sendo extorquido em IPVA, etc. não é uma opção para mim. Até porque se $$ não fosse problema, eu iria era de CRF230 né...
Abs,
Marcus DT
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Mais uma vez, sobre os Docs das motocas....
Sobre os Docs:
SE o documento de transferência está fechado com as devidas assinaturas (comprador e vendedor) reconhecidas em cartório e vc NÃO fizer a transferência:
- Todos os impostos, eventuais multas e eventuais problemas jurídicos que possam ocorrer, serão gerados em nome do vendedor, ou seja do proprietário que vc "comprou" a moto. O "comprou" está entre aspas, pois legalmente ele ainda é o proprietário do veículo perante o DETRAN.
- Vc tem 30 dias para fazer a transferência, a contar da data de assinatura do recibo, após este tempo, quando vc for fazer a transferência, pagará multa e receberá 5 pontos na carteira.
SSE o vendedor efetuou a comunicação de venada no DETRAN (que é o correto e muito pouca gente deixa de fazer isto hoje em dia), vc não escapará disso e o que falei acima perderá a validade, ou seja, se há a comunicação de venda no DETRAN, vc é que responde legalmente por eventuais multas e/ou problemas jurídicos.....mesmo sem ter feito a transferência.
- Para dar baixa definitiva em um veículo, segundo o DETRAN-RS:
Serviços realizados nos CRVAs
Baixa Definitiva de Veículo como Sucata
1. Deve ser comunicada, obrigatoriamente:
- pelo proprietário;
- pela autoridade policial ou aduaneira que souber do fato acarretador do motivo para a baixa definitiva;
- pelo comprador de veículos irrecuperáveis ou destinados à desmontagem;
- pela companhia seguradora.
2. Dirigir-se a qualquer CRVA, preencher o requerimento fundamentado e apresentar:
- CRV (Certificado de Registro de Veículo - Documento de Transferência);
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), se houver;
- Recorte com a numeração do chassi;
- Plaquetas de identificação;
- Placas.
OBS.: Antes da baixa deverá ser providenciado o pagamento de eventuais multas pendentes e do IPVA, inclusive do ano em curso.
Sobre os Docs:
SE o documento de transferência está fechado com as devidas assinaturas (comprador e vendedor) reconhecidas em cartório e vc NÃO fizer a transferência:
- Todos os impostos, eventuais multas e eventuais problemas jurídicos que possam ocorrer, serão gerados em nome do vendedor, ou seja do proprietário que vc "comprou" a moto. O "comprou" está entre aspas, pois legalmente ele ainda é o proprietário do veículo perante o DETRAN.
- Vc tem 30 dias para fazer a transferência, a contar da data de assinatura do recibo, após este tempo, quando vc for fazer a transferência, pagará multa e receberá 5 pontos na carteira.
SSE o vendedor efetuou a comunicação de venada no DETRAN (que é o correto e muito pouca gente deixa de fazer isto hoje em dia), vc não escapará disso e o que falei acima perderá a validade, ou seja, se há a comunicação de venda no DETRAN, vc é que responde legalmente por eventuais multas e/ou problemas jurídicos.....mesmo sem ter feito a transferência.
- Para dar baixa definitiva em um veículo, segundo o DETRAN-RS:
Serviços realizados nos CRVAs
Baixa Definitiva de Veículo como Sucata
1. Deve ser comunicada, obrigatoriamente:
- pelo proprietário;
- pela autoridade policial ou aduaneira que souber do fato acarretador do motivo para a baixa definitiva;
- pelo comprador de veículos irrecuperáveis ou destinados à desmontagem;
- pela companhia seguradora.
2. Dirigir-se a qualquer CRVA, preencher o requerimento fundamentado e apresentar:
- CRV (Certificado de Registro de Veículo - Documento de Transferência);
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), se houver;
- Recorte com a numeração do chassi;
- Plaquetas de identificação;
- Placas.
OBS.: Antes da baixa deverá ser providenciado o pagamento de eventuais multas pendentes e do IPVA, inclusive do ano em curso.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Esse tópico foi 100% esclarecedor, valeu pela ajuda galera. Mas ao mesmo tempo foi um balde de água fria!
Desisti de comprar uma moto 100% legalizada. Não tenho coragem de comprar e não transferir (pilantragem, como já falaram aí) e também não posso comprar, legalizar (gastar 500 pratas entre IPVA 2010, transferência, etc) e colocar no meu nome. Pq além de não tem a grana, to vendo que na hora de vender uma "batata quente" dessas, vou me aborrecer com certeza.
Decidi partir para as XRs "de trilha", já arrumei 2 de conhecido. Uma delas tem somente a NF de compra e, segundo o vendedor (um conhecido meu), a moto nunca foi emplacada na vida e só tem a NF e os comprovantes de pagamento das parcelas de consórcio. A outra também é de um conhecido, já foi emplacada, mas ele só tem o recibo de compra e venda e um comprovante de que a moto não tem registro de roubo, furto, etc. Estou comprando "corretamente" ou posso me aborrecer em algum desses dois casos? Onde posso verificar a procedência do que estou comprando?
Abs,
Marcus DT
Desisti de comprar uma moto 100% legalizada. Não tenho coragem de comprar e não transferir (pilantragem, como já falaram aí) e também não posso comprar, legalizar (gastar 500 pratas entre IPVA 2010, transferência, etc) e colocar no meu nome. Pq além de não tem a grana, to vendo que na hora de vender uma "batata quente" dessas, vou me aborrecer com certeza.
Decidi partir para as XRs "de trilha", já arrumei 2 de conhecido. Uma delas tem somente a NF de compra e, segundo o vendedor (um conhecido meu), a moto nunca foi emplacada na vida e só tem a NF e os comprovantes de pagamento das parcelas de consórcio. A outra também é de um conhecido, já foi emplacada, mas ele só tem o recibo de compra e venda e um comprovante de que a moto não tem registro de roubo, furto, etc. Estou comprando "corretamente" ou posso me aborrecer em algum desses dois casos? Onde posso verificar a procedência do que estou comprando?
Abs,
Marcus DT
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
IPVA, Seguro e outras taxinhas aqui no Rio vão sendo acumuladas ano a ano...
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
A segunda opção cai no que já foi discutido, e comprovante de que não foi roubada não vale nada, a cada minuto essa situação pode mudar.Marcus DT escreveu:Esse tópico foi 100% esclarecedor, valeu pela ajuda galera. Mas ao mesmo tempo foi um balde de água fria!
Desisti de comprar uma moto 100% legalizada. Não tenho coragem de comprar e não transferir (pilantragem, como já falaram aí) e também não posso comprar, legalizar (gastar 500 pratas entre IPVA 2010, transferência, etc) e colocar no meu nome. Pq além de não tem a grana, to vendo que na hora de vender uma "batata quente" dessas, vou me aborrecer com certeza.
Decidi partir para as XRs "de trilha", já arrumei 2 de conhecido. Uma delas tem somente a NF de compra e, segundo o vendedor (um conhecido meu), a moto nunca foi emplacada na vida e só tem a NF e os comprovantes de pagamento das parcelas de consórcio. A outra também é de um conhecido, já foi emplacada, mas ele só tem o recibo de compra e venda e um comprovante de que a moto não tem registro de roubo, furto, etc. Estou comprando "corretamente" ou posso me aborrecer em algum desses dois casos? Onde posso verificar a procedência do que estou comprando?
Abs,
Marcus DT
A primeira opção é a mais acertada, porém comprovante de quitação de consórcio não vale nada, você precisa pedir a quitação para o financiador, pois podem existir resíduos.
Lembre-se, se a moto for apreendida e o documento não estiver em seu nome, além de precisar de uma procuração do proprietário, você terá que regularizar toda a dívida e ainda montar a moto com todos os itens obrigatórios para andar na rua.
As vezes dar o primeiro passo é difícil, mas comprando uma moto de forma correta você protegerá seu investimento.
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Eu resolvi pagar os dividendos ao comprar minha XR 200. Deuns uns 400~500 reais mais ou menos. Agora aproveito para rodar na rua com ela, sem medo, até chegar na trilha.
abraços
abraços
Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)
Na minha opinião, o melhor a fazer.fernandok escreveu:Eu resolvi pagar os dividendos ao comprar minha XR 200. Deuns uns 400~500 reais mais ou menos. Agora aproveito para rodar na rua com ela, sem medo, até chegar na trilha.
abraços
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