Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Decidi, só tenho $$ para uma XR200 e vou pegar uma joia::: ! Já olhei algumas XRs nesse fds (todas de rua), anos 2000/2001/2002 na faixa de 3000~3.500 reais. Algumas em péssimo estado, outras com dono relaxado mas pouco rodadas, etc. Faltou apenas olhar 2 motos que pelas fotos foram as que mais me interessaram - parecem estar zeradinhas - e ficaram pro fds que vem. Quero pegar uma moto com a documentação em dia ou na pior das hipóteses, que só precise quitar o IPVA 2010.

Mas tenho algumas dúvidas com relação a documentação:
- Preciso transferir a moto pro meu nome ou basta fazer com que o dono assine o recibo pro meu nome?
- Se a moto estiver sem o IPVA 2010 pago (como não vou usar na rua, não pretendo pagar), basta fazer o mesmo acima ou não pode assinar recibo c/ doc vencido?
- Se o dono exigir que eu transfira a moto pro meu nome, o que faço? Lembrando que não quero ter gastos (IPVA, transferência, etc).
- Algum cuidado especial para não ser passado pra trás, ehehe?

Valeu,
Marcus DT

Abs,
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por roceme »

Marcus,

Já que vc quer uma moto com documentação em dia..

Sim, transfira para o seu nome.. Se não fizer já não vai estar com uma moto com os docs em dia.. Para trasnferir tem que pagar o IPVA.
Depois de transferida infelizmente vc vai ter que continuar pagando os impostos anualmente. antigamente não dava nada.. mas agora vai pra divida ativa e a cobrança vem pra cima, além de ficar com o nome sujo.
Não sei se é possível dar baixa na documentação já que vc não vai andar na rua..

abs
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Juliano »

Ia dar a mesma dica do Roceme, pois se você não der baixa na moto, daqui uns anos você terá uma dívida grande no seu nome, e quem comprar a sua moto também não vai transferir, vão ficar rodando por aí com a moto no seu nome, etc.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Não tenho condições de pagar mais um IPVA, essa não é uma opção pra mim. De acordo com o que vocês falaram então, não deveria passar a moto pro meu nome, certo? Se passar, estarei assumindo uma bola de neve (coisa que não quero).

O que seria dar baixa na moto? Como faço?

E a opção de comprar a moto, fazer o antigo dono assinar o recibo no meu nome, mas não fazer a transferência de fato? É uma opção? Quais os riscos?

Abs,
Marcus DT
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Juliano »

A batata quente que cairia nas suas mãos vai continuar com o antigo dono, imagina se você vende essa moto, alguém coloca um motor gelado nela, a moto vai presa, etc. o antigo dono ficaria em maus lençóis, pense bem.

Dar baixa na moto seria verificar junto ao Detran para dar baixa, ou seja, não pode mais trafegar, perde os documentos, não existe mais, por exemplo se você resolver desmontar a moto e vender as peças, como os ferro-velhos fazem (ou deveriam fazer).


Criei um tópico para juntarmos essas informações:

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... =1&t=25042

Segue o link: http://www.detran.sp.gov.br/detran_serv ... los/43.asp
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Não tenho condições de pagar mais um IPVA, essa não é uma opção pra mim. De acordo com o que vocês falaram então, não deveria passar a moto pro meu nome, certo? Se passar, estarei assumindo uma bola de neve (coisa que não quero).

O que seria dar baixa na moto? Como faço?

E a opção de comprar a moto, fazer o antigo dono assinar o recibo no meu nome, mas não fazer a transferência de fato? É uma opção? Quais os riscos?

Abs,
Marcus DT
Pede pro dono dar baixa na moto no detran, assim ela não poderá mais rodar na rua.
Caso contrário é IPVA todo ano.

Se o dono não der baixa, e você não tiver como pagar a transferência e o IPVA, então não compre a moto.

Lembre-se, comprar a moto e deixar no nome do antigo proprietário é PILANTRAGEM.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Se para dar baixa precisarei colocar IPVA em dia, não compensa comprar moto com documentação atrasada. Certo? Ou posso pegar uma com IPVA2009 e pedir pro antigo dono dar baixa?

Até porque se eu comprar uma moto de trilha (que não tenha sido dado baixa), não seria o mesmo que comprar uma moto com docs em dia e não transferir? Do mesmo moto, estarei prejudicando alguém.

Sinceramente, não sei o que fazer. Se a única opção para andar "legal" é pagar o IPVA de uma moto que não vai andar na rua, não rola pra mim.
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por superagro »

Eu acho que pra dar baixa em moto não é tão simples não, a não ser que consiga com algum despachante que tem as manhas, falo isso pois um primo meu tentou dar baixa em uma biz e não conseguiu.
Procura uma XR que já esteja sendo usada pra trilha que tem umas ai que já tão com 10 anos atrasada e o dono nem liga pra tirar a moto do nome dele.

Um detalhe importante, se a moto estiver com a documentação atrasada e em nome de outra pessoa tenha em mãos o recibo assinado pelo antigo dono, pois se der uma zica e for pego pela policia vc tem como legalizar a moto passar ela pro seu nome e pega-la de volta.

Imagine os caras te pegarem em uma Blitz e vc sem documentos da moto? só com aquele verdinho de 10 anos atrás.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Predador »

Quem vende normalmente tira uma cópia do recibo de transferência e faz um comunicado ao detran, isso isenta qualquer problema futuro para o vendedor mesmo que não seja feita a transferência. Se você não transferir o pepino vai estourar na sua mão, o primeiro deles vai ser a multa por não transferência em 30 dias.

Quanto é o IPVA de uma XR ano 200 no RJ ?? Deve dar R$100,00 no ano, não entendo porque não pagar.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Predador, o IPVA2010 (considerando DPVAT, Licenciamento Anual, etc) custa em torno de 483 reais!!

Se alguém confirmar que ao fazer a comunicação de venda ao Detran o vendedor será isentado de qualquer problema, bastaria eu não fazer a transferência que o problema não cairia nas costas de ninguém. Estou certo?
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Juliano »

Marcus DT escreveu:Predador, o IPVA2010 (considerando DPVAT, Licenciamento Anual, etc) custa em torno de 483 reais!!

Se alguém confirmar que ao fazer a comunicação de venda ao Detran o vendedor será isentado de qualquer problema, bastaria eu não fazer a transferência que o problema não cairia nas costas de ninguém. Estou certo?

Naonao:: Naonao:: Naonao:: o problema vai cair nas costas de quem a moto estiver no nome.

Não fica $483,00, pois somente o IPVA é que acumula, o licenciamento + seguro obrigatório são pagos pelo ano vigente. Ex. Se o último licenciamento foi feito em 2005, você só vai pagar o referente À 2010.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Juliano,

Então bastaria anualmente eu pagar o valor relativo ao IPVA para não ir a dívida ativa?

Para transferir uma moto que está com o documento de 2009, consigo isto pagando APENAS o IPVA 2010 ou serei obrigado a pagar todas as taxas (totalizando os 483)?
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Juliano »

Pra transferir você tem que pagar as taxas relativas à transferência, com docs 2010 + DPVAT + IPVA 2010 deve dar isso mesmo.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Sinceramente, não sei o que fazer então. Gostaria de comprar uma moto toda certinha, com documentos e que eu pudesse ter o recibo de venda no meu nome, mas não contava com essa palhaçada do IPVA cair em dívida ativa e o cacete, mesmo sendo uma moto que não será utilizada na rua...

Essa parada de dar baixa deveria ser uma opção, mas provavelmente vão exigir que os documentos estejam em dia, que a moto tenha o quadro cortado, que eu pague 500 pratas pra um despachante, etc... ou seja, impossível. Realmente não sei o que fazer para andar na lei, sem ter que ficar sendo extorquido anualmente no IPVA de um veículo que não vai andar na rua!

As saídas que eu vejo:
1 - Comprar uma CRF = não tenho $$;
2 - Comprar uma moto de leilão - porra, justamente o que eu não queria!!
3 - Comprar uma "moto de trilha" - seria tapar o sol com a peneira, pois já estará com docs atrasados e no nome de alguém que está sendo prejudicado.

Nunca tinha pensado nesse assunto, que trabalheira!! Como sempre no Brasil, é mais fácil e barato comprar, andar irregular e "pagar pra ver" a "M" acontecer. Porque sinceramente, comprar uma moto que será usada 100% do tempo em trilhas e continuar sendo extorquido em IPVA, etc. não é uma opção para mim. Até porque se $$ não fosse problema, eu iria era de CRF230 né...

Abs,
Marcus DT
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por NESTOR/RS »

Mais uma vez, sobre os Docs das motocas.... rindo2::

Sobre os Docs:

SE o documento de transferência está fechado com as devidas assinaturas (comprador e vendedor) reconhecidas em cartório e vc NÃO fizer a transferência:

- Todos os impostos, eventuais multas e eventuais problemas jurídicos que possam ocorrer, serão gerados em nome do vendedor, ou seja do proprietário que vc "comprou" a moto. O "comprou" está entre aspas, pois legalmente ele ainda é o proprietário do veículo perante o DETRAN.

- Vc tem 30 dias para fazer a transferência, a contar da data de assinatura do recibo, após este tempo, quando vc for fazer a transferência, pagará multa e receberá 5 pontos na carteira.

SSE o vendedor efetuou a comunicação de venada no DETRAN (que é o correto e muito pouca gente deixa de fazer isto hoje em dia), vc não escapará disso e o que falei acima perderá a validade, ou seja, se há a comunicação de venda no DETRAN, vc é que responde legalmente por eventuais multas e/ou problemas jurídicos.....mesmo sem ter feito a transferência.

- Para dar baixa definitiva em um veículo, segundo o DETRAN-RS:

Serviços realizados nos CRVAs
Baixa Definitiva de Veículo como Sucata

1. Deve ser comunicada, obrigatoriamente:
- pelo proprietário;
- pela autoridade policial ou aduaneira que souber do fato acarretador do motivo para a baixa definitiva;
- pelo comprador de veículos irrecuperáveis ou destinados à desmontagem;
- pela companhia seguradora.

2. Dirigir-se a qualquer CRVA, preencher o requerimento fundamentado e apresentar:
- CRV (Certificado de Registro de Veículo - Documento de Transferência);
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), se houver;
- Recorte com a numeração do chassi;
- Plaquetas de identificação;
- Placas.

OBS.: Antes da baixa deverá ser providenciado o pagamento de eventuais multas pendentes e do IPVA, inclusive do ano em curso.

joia:::
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Marcus DT »

Esse tópico foi 100% esclarecedor, valeu pela ajuda galera. Mas ao mesmo tempo foi um balde de água fria!

Desisti de comprar uma moto 100% legalizada. Não tenho coragem de comprar e não transferir (pilantragem, como já falaram aí) e também não posso comprar, legalizar (gastar 500 pratas entre IPVA 2010, transferência, etc) e colocar no meu nome. Pq além de não tem a grana, to vendo que na hora de vender uma "batata quente" dessas, vou me aborrecer com certeza.

Decidi partir para as XRs "de trilha", já arrumei 2 de conhecido. Uma delas tem somente a NF de compra e, segundo o vendedor (um conhecido meu), a moto nunca foi emplacada na vida e só tem a NF e os comprovantes de pagamento das parcelas de consórcio. A outra também é de um conhecido, já foi emplacada, mas ele só tem o recibo de compra e venda e um comprovante de que a moto não tem registro de roubo, furto, etc. Estou comprando "corretamente" ou posso me aborrecer em algum desses dois casos? Onde posso verificar a procedência do que estou comprando?

Abs,
Marcus DT
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por Valentin »

IPVA, Seguro e outras taxinhas aqui no Rio vão sendo acumuladas ano a ano... Conada rindo2::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Esse tópico foi 100% esclarecedor, valeu pela ajuda galera. Mas ao mesmo tempo foi um balde de água fria!

Desisti de comprar uma moto 100% legalizada. Não tenho coragem de comprar e não transferir (pilantragem, como já falaram aí) e também não posso comprar, legalizar (gastar 500 pratas entre IPVA 2010, transferência, etc) e colocar no meu nome. Pq além de não tem a grana, to vendo que na hora de vender uma "batata quente" dessas, vou me aborrecer com certeza.

Decidi partir para as XRs "de trilha", já arrumei 2 de conhecido. Uma delas tem somente a NF de compra e, segundo o vendedor (um conhecido meu), a moto nunca foi emplacada na vida e só tem a NF e os comprovantes de pagamento das parcelas de consórcio. A outra também é de um conhecido, já foi emplacada, mas ele só tem o recibo de compra e venda e um comprovante de que a moto não tem registro de roubo, furto, etc. Estou comprando "corretamente" ou posso me aborrecer em algum desses dois casos? Onde posso verificar a procedência do que estou comprando?

Abs,
Marcus DT
A segunda opção cai no que já foi discutido, e comprovante de que não foi roubada não vale nada, a cada minuto essa situação pode mudar.

A primeira opção é a mais acertada, porém comprovante de quitação de consórcio não vale nada, você precisa pedir a quitação para o financiador, pois podem existir resíduos.

Lembre-se, se a moto for apreendida e o documento não estiver em seu nome, além de precisar de uma procuração do proprietário, você terá que regularizar toda a dívida e ainda montar a moto com todos os itens obrigatórios para andar na rua.

As vezes dar o primeiro passo é difícil, mas comprando uma moto de forma correta você protegerá seu investimento.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por fernandok »

Eu resolvi pagar os dividendos ao comprar minha XR 200. Deuns uns 400~500 reais mais ou menos. Agora aproveito para rodar na rua com ela, sem medo, até chegar na trilha.

abraços
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Documentação (comprando moto de rua e passando pra trilha)

Mensagem por GELOUS »

fernandok escreveu:Eu resolvi pagar os dividendos ao comprar minha XR 200. Deuns uns 400~500 reais mais ou menos. Agora aproveito para rodar na rua com ela, sem medo, até chegar na trilha.

abraços
Na minha opinião, o melhor a fazer. danca::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem