Como começar no off???

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

-Primeiro: procurei várias vezes e não encontrei nenhum tópico que me ajudasse por isso estou criando um novo.
-Segundo: acredito que o lugar correto seja aqui, mas se não for, desculpe, e podem mover.

Já postei lá no tópico de apresentação e agora vão algumas dúvidas minhas:

Quero começar a fazer umas trilhas, mas não tenho a menor noção do “procedimento” e não conheço ninguém que faça pra me infiltrar em algum grupo ou até mesmo para saber o que eu fazer!

Estou pensando em pegar uma Tornado ou uma DT preparada pra trilha, ou seja, sem placa e sem tudo que precisa pra andar na rua. Tenho uma picape então poderia levar ela sem problemas, mas a duvida é: eu vou até a trilha, largo meu carro lá na frente, faço a trilha, volto e pego meu carro? Se é isso mesmo não é arriscado largar o carro lá?

Moro no ABC, mas minha idéia e deixar a moto em Salto , fica próximo a Itu, Indaiatuba, Cabreúva, Sorocaba, Campinas... enfim... alguém aqui é ou faz trilha nessa região???

Outra coisa, notei que bastante gente aqui pratica MotoCross, já tive moto e tal, mas nunca fiz nada parecido, existe a possibilidade de eu fazer isso apenas por lazer??? Sem o compromisso de campeonatos e tal?

Desculpem o tópico longo, mas realmente não tenho a menor idéia de como fazer e espero que isso não seja um empecilho pra eu começar...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Como começar no off???

Mensagem por Marcus DT »

Primeira coisa é arrumar um grupo. Vá até onde os trilheiros da sua região (onde vc pretende andar) se encontram, se apresente, troque informações, olhe a moto do pessoal, etc. É muito difícil recomendar uma moto sem saber onde você vai andar e com quem você vai andar. Por exemplo, na minha região 99% anda de CRF230/Tornado/XR200 e as trilhas condizem com o tipo de moto (é tudo travada, não rola moto grande, potente demais se não tiver braço, etc). Se eu recomendo tu pegar uma Tornado, pra iniciante, vai sofrer pra cacete (é uma bigorna)!! Já se tu vai andar com a galera do Gelous, lá só tem paredão pra subir... de DT180 tu vai chorar, ehehe!!!

Mas se tu tem $$, entre Tornado de DT, vá de Tornado. A DT é uma boa moto, mas 2T é paixão... se não for o teu caso, vá de Tornado (se as trilhas aí da tua região não forem muito travadas). Se tiver $$, vá logo de CRF230 que é o ideal. Sobre a documentação da moto, postei um tópico recente aí, dê uma olhada... resumindo:compre com docs em dia, ou estará prejudicando um terceiro (vai dos seus valores). Quanto a largar o carro e ir andar, deixe onde o grupo deixa. Todo grupo tem um local relativamente seguro onde os carros ficam parados (posto de gasolina, estacionamento fechado, etc). Risco sempre tem, mas dessa forma diminui né.

Não conheço SP, mas tem uma galera aqui no fórum. Dependendo da região de SP, sugiro procurar a turma "Bravos do Barro" (do amigo Buto aqui do Forum). Lá você aprende a andar com a Xing-Ling Off Road School e dependendo das suas habilidades, ainda vira um astro do cinema - quanto mais rôia vc for, maior a participação nos vídeos, ehehe!!! Ainda vou andar com essa turma!!!

Cara, motocross são outros 500... já fiz trilha um bocado, outro dia fui pra uma pistinha com o brother Gelous aqui do forum, não tem NADA a ver uma coisa com a outra. O que quero dizer é: na trilha, dá para brincar e tal. No cross, além de exigir um equipamento BEM mais apropriado (leia-se MOTO BOA), tem que treinar MUITO, não dá pra ir "passear" 1 vez a cada 6 meses. Claro que dá pra fazer por lazer, sem competir, etc mas é necessário um treino, tanto físico quanto técnico. Não dá pra sair entrando na pista sem nunca ter andado, tem que conversar com quem entende e ir pegando as manhãs, aos poucos. E se ficar andando 1 vez por mês apenas, não vai aprender nunca... ou mesmo que já saiba, vai ficar pra trás, ehehe.

Abs,
Marcus DT
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Como começar no off???

Mensagem por Fujita »

Vicentini,

vi que voce é de São Bernardo. Aí na sua região, o pessoal anda pros lados do Riacho Grande, Ribeirão Pires... Indo em direção do Caminho do Mar tem um bar onde costumam parar as picapes e de onde saem para as trilhas. Com certeza tem mais gente aqui no FLM da sua região, aguarde que o pessoal se manifesta.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Como começar no off???

Mensagem por PERUCH »

Antes de comprar a moto, procure a galera que faz Trilhas na sua região, no local onde o amigo Fujita mencionou.

Veja como é a galera, converse com eles, pois muitos trilheiros metidos a pilotos não aceitam novatos no esporte (o que eu acho babaquice) então converse com esse turma antes, fala q vc ta começando e vai comprar uma moto e se rola de andar com eles.

E antes de comprar a moto, procure os equipamentos, que são mais importantes que a própria moto.. hehehe

Abraço
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Como começar no off???

Mensagem por Juliano »

Seja bem vindo! Cara, estamos numa região com muitas opções.

Se você for andar em SP, tem a saída pra serra (mais perto da sua casa), a região do Japi, que o pessoal sai de Barueri ou Mairiporã. Mas pelos comentários andar aos arredores de SP você está sujeito aos problemas da marginalidade, entendeu?

Uma dica: procura se interar bastante antes de comprar moto e equipamento, procura se familiarizar com as coisas. Uma dica é você ir até o Beco http://www.sotrilha.com.br/planilhas/beco.html e assistir à apresentação dos VIPs andando. É perto da sua casa.

Se você for andar em Salto, tem o Roberto Toledo daqui do fórum que é de Sorocaba, e me parece que ele tem uma turma grande.

E no meio do caminho tem vários parques pra se andar de moto, como o Japiapé, Cajamar, Nino (em Jarinu), tem o Alemão que fica entre Salto e Jundiaí, tem o Ville http://villesportshow.com.br em Santana de Parnaíba, etc.
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

Marcus DT,
Você é do M@D né? E o Gelous também certo?
Bom... eu não tenho dinheiro pra uma CRF agora e nam pra uma igual que o gelous comprou a pouco tempo... hehe se a XR 200 encara bem uma trilha vou pensar numa dessas então, ao invés da tornado, talvez pra começar seja mais negócio.... Eu vi seu post sobre motos com documentos pra não ferrar com o antigo dono, concordo com isso, não sou a favor de lesar ninguém! E esse esquema de ter um “lugarzinho” pra deixar os carros já me esclareceu bem uma das principais duvidas!
Vou me informar sobre esses “Bravos do Barro” e ver se estão na mesma região que eu!
Quanto ao motocross eu imaginava mesmo algo assim e já tinha noção que a moto tem que ser mais bruta pra agüentar o tranco!
Valeu mesmo!

Fujita,
Realmente lá pros lados do riacho e de ribeirão tem bastante mato e imagino que trilhas, mas a idéia é deixar a moto em salto mesmo, aqui moro em prédio, garagem ruim, sem lugar pra moto e etc... Claro que não dispenso conhecer o pessoal e quem sabe vir a fazer trilhas por aqui no futuro!

Peruch,
Não vou comprar nada antes de conhecer algum pessoal que faça trilha mesmo e que eu possa me enturmar (onde não exista o preconceito com um novato!), sei que trilha sozinho não rola!
Quantos aos equipamentos eu tenho plena consciência da importância deles! Nos meus planos aqui já tem grana separada pra moto e pra bons equipamentos!

Juliano,
Não quero muito andar perto da capital por, entre outros, questões de segurança mesmo. Acredito que no interior seja (um pouco) mais tranqüilo. Vou me informar mais sobre esse “beco”.
Sorocaba é pertinho de salto, o Alemão é em Cabreúva, 15 minutos de casal lá!


Bom, o principal é realmente ter uma galera pra andar pelo visto! Vamos ver se por aqui conheço alguém ou com essas indicações de locais eu encontro algo!!!

Valeu mesmo pelas dicas galera!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Como começar no off???

Mensagem por apalareti »

Vicentini, eu não costumo andar em SBC, embora seja da zona sul. Costumo andar no Japiapé (Anhanguera), Vile, e Araçariguama (Castelo Branco).

No Japiapé tem muita gente que faz trilha pela região, eu já gosto mais de pista, de qualquer forma é um ponto de encontro.

Qualquer coisa é só dar um alô. No sabada mesmo devo ir no Japiapé http://www.japiape.com.br/" target="_blank
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

apalareti,

Araçariguama eu conheço muito bem, tinha trailer em um dos campings de lá, passei boa parte da minha infancia lá!
Esse Japiapé ai não é dificil eu ir quando estou em salto vou pela itu-jundiai, anhanguera... enfim, tranquilo.
só nao vou esse sabado pois estou em semana de provas na faculdade e sabado mesmo tenho prova! Mas bom saber e com certeza vou dar um alô e marcar um dia pra ir lá!

Valeu
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

Pessoal... to aqui de novo com mais algumas perguntas:

apreveitei minhas ferias e conversei com um pessoal lá em salto e tal...
alem de um pessoal que faz trilha, tem uma pista de MX e parece que uma de veloterra em uns pesqueiros da cidade... vou esse fim de semana pra lá confirmar isso e avaliar...

surgiram duas motos, as quais verei também no final de semana, uma DT200 e uma XR200

visando fazer trilhas, mas tambem brincar (EU DISSE BRINCAR, nada de competir e tal a principio) nessas pistas... qual seria a melhor opção??? segundo um amigo meu as motos estão filés... a dt tá um pouco mais barata... questão de manunteção e tal... posso ter problemas maiores e maiores gastos com a DT por ser 2t ou nada a ver isso???? o que me dizem???
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Como começar no off???

Mensagem por roceme »

Vicentini,

Bem vindo ao Forum.
Quanto a Dt 200 e a XR 200, apesar de ser um amante das 2T (só que atualmente de 4T) tenho que te sugerir a XR, que bem cuidadinha não vai te deixar na mão nunca e a manutenção é tranquila.
Quanto ao local, pelo que entendi vc tem alguma casa ou sitio em salto é isso? Naquela região tem as trilhas de votorantim que são muito boas, acho que das melhores de são paulo. Tem um pesqueiro aonde 95% dos visitantes são trilheiros que vão lá para deixar o carro e sair para fazer trilha.. muito seguro. Fica no Inhayba. Se não conhecer me avisa que eu te dou umas dicas de como chegar lá. Com certeza vai encontrar muita gente que pode te auxiliar no inicio.. Eu mesmo quando for posso te acompanhar. Tem também a pista do góes que pode servir de treino de inicio.. não sei como esta lá.. faz tempo que não vou.

Abs
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Como começar no off???

Mensagem por Marcus DT »

Apesar de também ser amante de 2T, terei que concordar com o roceme: vai de XR200!

DT200 só serve para quem já conhece bem moto e sabe do que tá comprando. Do contrário, vai apanhar pra aprender a andar, vai relaxar na manutenção (ou escolher mão de obra inadequada) e se aborrecer.

Comece de XR... e não ande numa DT, se não vai se arrepender de não ter pego uma, hehe!!
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

roceme, tenho casa lá em salto sim e, por coicidencia, as duas motos estão em votorantim... pretendo dar uma olhada nelas no domingo.... e já aproveito pra peguntar pros vendedores sobre essas trilhas... e eu comprando a moto a gente marca uma trilha praquelas bandas com certeza!

quanto a moto eu estava pendendo mais pra xr tbm, mesmo sendo um pouco mais cara, acho que pela minha habilidade e tempo de ficar "cuidando" da moto (ambos em falta, hehe) uma xr é mais negócio mesmo...

e como o marcus falou: o esquema é nao andar mais numa DT... hehe

agradeço pelas dicas ai... estou vendo tudo com calma pra nao me arrepender depois e o esporte que é para ser uma diversão, virar um pesadelo...
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Como começar no off???

Mensagem por mgarcia »

Cara antes de mais nada , parabens pela tua iniciativa de entrar no mundo off road, tenho certeza que tu vai te divertir muito, sei que tua ansiedade deve ser grande , mas antes de começar a andar faz o seguinte , pega a motinho(xr200) leva num mecanico de confiança e pede pra revisar , é complicado ir pra primeira trilha e ficar empenhado por um problema que podia ser evitado, de arrancada tenta comprar o maximo de equipamentos e aprende com alguem que saiba como usar(eu quebrei um tornozelo só por não saber que quando se coloca a joelheira articulada tem que prender o maximo possivel a parte de cima da bota na joelheira , fazendo assim ela não girar sozinha para os lados, essa falta de informação me custou um bom tempo de recuperação)um capacete bom e certo para o teu tamanho, resumindo nos detalhes estão tua tranquilidade, sei que sempre no inicio tu passa trabalho , mas se tu tiver alguem que de indique o caminho certo é mais facil, espero ter te ajudado
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Como começar no off???

Mensagem por Geo »

não esquece de comprar equipamentos, bota, calça, joelheira e luva pelo menos, além do capacete.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Como começar no off???

Mensagem por Zenha »

PERUCH escreveu:Veja como é a galera, converse com eles, pois muitos trilheiros metidos a pilotos não aceitam novatos no esporte (o que eu acho babaquice) então converse com esse turma antes, fala q vc ta começando e vai comprar uma moto e se rola de andar com eles.

Abraço

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Pior viu , mas Peruca tem umas turmas aí de cachorros doidos que não tem como andar novato no meio , os caras andam só na alta , costumam tomar tombos memoraveis lacou:: e atrapalham o aprendizado dos novatos , alem do que, passarinho que anda com morcego dorme de cabeça para baixo rindo3:: rindo3:: rindo3::

Achei vc meio preconceituoso com os pros rindo3:: rindo3:: rindo3::
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por ale primo »

Experimenta mocotrois sem medo ou preconceito.
É o melhor lugar pra aprender, conhecer as técnicas e se aprimorar.
Além de ser muito mais prático e independente.

Trilhas são duca, mas são feitas em grupos, o imprevisto e o imprevisível estão nelas, o filho chora e a mãe não ouve!

Cê ta no caminho certo de pesquisar. Mas tenha sempre em mente que o rísco existe, os tombos são inevitáveis, o esporte é caro e viciante.


Ps.:Concordo com o Zenha, macaco véio num pula em galho fino! Equipe no mato tem que estar em sintonia. Levar novato junto significa responsabilidade e dor de cabeça.
E isso num se aplica só novatos. seila:: bomba2
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Como começar no off???

Mensagem por ROGERIO-RS »

passarinho que anda com morcego dorme de cabeça para baixo rindo3:: rindo3:: rindo3::

Essa frase do Zenha foi boa,to rindo muito aqui. rindo3:: rindo3::
Vicentini
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Novembro 2010 à15 12:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por Vicentini »

Ale,
realmente eu estou pendendo mais para o motocross pois como voce disse é mais independente! como meus sabados são tomados pela faculdade terei só os domingos pra praticar... pelo menos até o fim desse ano, que dai acaba... e o pessoal com que conversei (e nao tive problemas com preconceito por ser novato até agora) costuma fazer trilhas de sabado... e nao foi um grupo só não...
quanto ao risco eu estou ciente e tambem da importancia dos equipamentos!
o grande vilão de tudo isso é o custo mesmo, motocross como já me alertaram aqui e eu pesquisei é mais caro, pois exige moto melhor, mais equipamentos e etc...
Valeu pelas dicas...

Uu to numa baita correria com o trabalho ultimamente e não estou conseguindo ver tudo que eu queria sobre isso... só na internet mesmo, mas nem tudo dá pra se resolver e conhecer sentado na cadeira atras da tela hehe
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Re: Como começar no off???

Mensagem por leobalster »

Se você realmente for pro motocross, eu descartaria na hora uma 230. Levando em conta custo, eu pensaria numa 125, ou até mesmo uma 250 especial, um pouco mais antiga. A 230 pra trilha vai bem, já pra motocross as suspenões não ajudam em nada.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Como começar no off???

Mensagem por ale primo »

Como você é do ABC, tenta aparecer no Mx Park (mxpark.com.br), antigo Beco em Itaquera.
O Jacó é um cavalo, mas da boas dicas aos que querem iniciar.
Em Araçariguama também tem uma pista ótima -tem link no site do mxpark.

Quanto ao custo, tanto faz trilha ou pista. Tudo depende do nível de envolvimento e das facilidades de se chegar onde andar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem