Moto de trilha ou de cross?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Fauze Said »

Sei que já existem tópicos relacionados, mas minha dúvida é mais específica.
Atualmente estou com duas motos, uma CRF 280x (Athena) 2008 e uma Kxf 250 2007 que comprei para fazer umas aulas de Mx sem debulhar a x.
A CRF sempre foi a minha moto principal, mas por duas vezes tive de encostar ela e fazer trilha de Kxf, foi ai que surgiu o grande dilema – eu achei ela 1000 vezes melhor que a CRF, mesmo em trechos travados onde pressupõe que a baixa da x daria show.
A suspensão da CRF não está muito boa apesar de ter sido revisada e revalvulada há pouco tempo, mas até ai não deveria fazer diferença já que a da Kxf está para cross, só que é nítida minha falta de controle com a CRF em trechos de muitas pedras, onde em pouco minutos estou exausto tentando segurar a moto. Curiosamente o mesmo mecânico que “fez” as duas suspensões. Será que a suspensão da Kxf é superior mesmo não estando devidamente ajustada ao terreno?
A kxf também é melhor de curvas, é mais estável (terrenos arenosos onde a CRF sempre insistiu em sair de frente), o motor trabalha numa faixa de giro muito maior, ela é mais leve...
A Crf está com kit Athena 280cc e a Kxf com pistão taxado JE, nenhuma das duas tem nenhum outro tipo de preparação no motor. A suspensão das duas foi feito coisa simples, nada de válvula race tech, etc.
A grande dúvida é o seguinte – a Crf esta com a suspensão ainda na garantia, o mecânico me prometeu ajustar ela até eu ficar satisfeito, mas será que só a suspensão vai fazer diferença, vai fazer eu desistir da Kxf e ficar com a CRF? Ou paro de perder tempo, vendo a CRF e fico com a moto que me satisfaz nas trilhas e nas pistas?
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por GELOUS »

Brima, eu ficaria só com a KXF mesmo e dinheiro no bolso, he, he, he! Eu já falei pra várias pessoas, na minha opinião, a melhor moto de trilha é uma 250 4T de cross! rsrsrs

Veja bem, EU sou pobre, então isso é pensamento de pobre! rsrsrs

Se fosse rico que nem tu, e tivesse grana pra duas motos, eu ficaria com a KXF e embarcaria numa motinha de enduro, feita pra enduro, não numa moto de cross adaptada.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Ricardo »

Se você gosta mais da KXF e não sofre com o pedal, demorou pra ficar com ela ao meu ver!


Meu medo nas R é morrer pedalando e só (nunca tive uma também pra opinar, mas já pedalei algumas afogadas e dá pra cansar legal)!
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Fauze Said »

GELOUS escreveu:Brima, eu ficaria só com a KXF mesmo e dinheiro no bolso, he, he, he! Eu já falei pra várias pessoas, na minha opinião, a melhor moto de trilha é uma 250 4T de cross! rsrsrs

Veja bem, EU sou pobre, então isso é pensamento de pobre! rsrsrs

Se fosse rico que nem tu, e tivesse grana pra duas motos, eu ficaria com a KXF e embarcaria numa motinha de enduro, feita pra enduro, não numa moto de cross adaptada.
Vc deve estar pobre mesmo, trocando de moto a cada três meses não tem um que não vai a falência. rindo2:: rindo2:: rindo2:: rindo2::
Minha idéia era de vender as duas ano que vem e muntar numa zera ou uma Ktm semi nova, mas eu fiquei tão satisfeito com a Kxf e minha tocada evoluiu de tal forma que estou achando um desperdício não usar ela por pelo mesmo um ano.
E a Kxf ainda manda bem nas pista, que não é minha prioridade, mas já botei na cabeça que tenho de aprender Mx.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Fauze Said »

Ricardo escreveu:Se você gosta mais da KXF e não sofre com o pedal, demorou pra ficar com ela ao meu ver!


Meu medo nas R é morrer pedalando e só (nunca tive uma também pra opinar, mas já pedalei algumas afogadas e dá pra cansar legal)!
Ela só é ruim de pegar quando ferve, ai é melhor encostar e esperar esfriar, mas já estou planejando um upgrade no sistema de refrigeração.
JFGaúcho
Membro
Mensagens: 166
Registrado em: 09 Maio 2008 à50 10:19

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por JFGaúcho »

Bah, essa é uma dúvida que me acompanha a muito tempo.....Tenho muita vontade de comprar uma moto de cross pra fazer trilha, mas tenho um pouco de receio só de saber que existe a máxima que moto de trilha é trilha e cross é cross.... sei lá????

abs
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Predador »

E se a suspensão da CRFX não é original então pode ser que tenha sido feito um acerto errado né ?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Gustavo/PR »

Já li que algum piloto top de enduro (david knight talvez, não me lembro), não gosta de motos de enduro e correr as provas com uma moto de mx...

Mas é um fato que isso é muito pessoal e varia totalmente com a tocada do piloto!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por PERUCH »

Gustavo/PR escreveu:Já li que algum piloto top de enduro (david knight talvez, não me lembro), não gosta de motos de enduro e correr as provas com uma moto de mx...

Mas é um fato que isso é muito pessoal e varia totalmente com a tocada do piloto!
Pois é, mas olha a tocada do Knight... o bicho anda rápido e é muito agressivo.. talvez para a tocada dele e vendo as prova de Enduro FIM, uma moto de cross seja realmente melhor.
Mas para as nossas trilhas mesmo, e enduro, onde a baixa conta em muito, tendo até mais utilidade que a alta.. aí entra o ajuste feito nas motos endureiras.

Mas, isso é de gosto, é como c*, cada um tem o seu.

Eu já pensei muito em ter moto de cross na trilha... ms pelos relatos entre pilotos e mcanicos, a manutenção das motos de cross é maior... então eu acho que cada um no seu quadrado... p/ mim moto de Trilha é de Trilha..

Abraço
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Gustavo250R »

ja fis 2 trilha de crf 250r e ano passado tava andando de crf 250x e olha q a minha 250x era top... ponteira de fibra de carbono susp race tech e mais um monte de parafernalha....
simplesmente a diversao é muito maior na R... se um dia inventar um kit de partida eletrica pra motos de mx ou vier de fabrica, axu q seria a moto perfeita pra mim... mais como eu nao fasso trilhas nao vem ao caso...
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Fauze Said »

PERUCH escreveu:Eu já pensei muito em ter moto de cross na trilha... ms pelos relatos entre pilotos e mcanicos, a manutenção das motos de cross é maior... então eu acho que cada um no seu quadrado... p/ mim moto de Trilha é de Trilha..

Abraço
Deve dar mais manutenção mesmo, mas muito pior é ficar com duas motos. A Crf também deve valer uns 5.000 a mais que a kxf, com esse dinheiro eu mantenho a kxf, meu carro, a escola do filho,..., por um bom tempo. aplauso::
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por PERUCH »

Fauze Said escreveu:
PERUCH escreveu:Eu já pensei muito em ter moto de cross na trilha... ms pelos relatos entre pilotos e mcanicos, a manutenção das motos de cross é maior... então eu acho que cada um no seu quadrado... p/ mim moto de Trilha é de Trilha..

Abraço
Deve dar mais manutenção mesmo, mas muito pior é ficar com duas motos. A Crf também deve valer uns 5.000 a mais que a kxf, com esse dinheiro eu mantenho a kxf, meu carro, a escola do filho,..., por um bom tempo. aplauso::
Por esse lado, aí concordo com você.
E tem outra, akela cois que não tem preço: DIVERSÃO!!
Se vc se sentiu melhor, e se divertiu mais com a KXF, demorou, fica só com ela. E ainda com a venda da X vc pode investi uns trocos e pegar uma KXF 0 Km hein!! heheheh
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por superagro »

Cara eu ia abrir um tópico ontem sobre essa questão que vem me atormentando.

A diferença de preço entre as motos de MX e trilha é grande(caso das usadas).

No meu caso aqui é muita trilha travada, será que as MX na mão de um rolha vão dar certo?

Qual o maior empecilho em uma moto de MX na trilha? falta de baixa ou falta de pedal?
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por carlos_edu »

Fauze, tua moto é idêntica à minha e vou te falar: o primeiro mecanico que trocou rententores de suspa da minha moto acabou com a suspensão! Eu sofrí 1 ano com ela do mesmo jeito q vc está sofrendo com a sua. ESTÁ ERRADO! A suspa dessa moto é excelente! O 2o. mec q mexeu foi o Marcos Negretti. Só pedí pra ele colocar um óleo 1 especificação mais baixa q a original pois gosto de suspa macia. Ele reparou q a montagem anterior não estava bem feita. Mudou da água pro vinho. Ela faz exatamente o q sua KXF faz agora: passa por cima de qquer coisa e não me deixa cansado.

Eu particularmente nunca pretendo colocar uma moto de cross nas trilhas. São vários os fatores q me fazem pensar isso. Claro q a decisão será sua, mas o q pude te ajudar é na questão das suspas: refaça! De preferencia, mude de mecanico e deixe um crédito com o atual para outra coisa.

boa sorte,
cadu
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por Fauze Said »

superagro escreveu:Cara eu ia abrir um tópico ontem sobre essa questão que vem me atormentando.

A diferença de preço entre as motos de MX e trilha é grande(caso das usadas).

No meu caso aqui é muita trilha travada, será que as MX na mão de um rolha vão dar certo?

Qual o maior empecilho em uma moto de MX na trilha? falta de baixa ou falta de pedal?
Não senti falta de baixa, não sei se no meu caso o pistão taxado ajuda.
O pedal só me dá trabalho se a moto esquentar demais, ai é melhor para você e para a moto dar um tempo.
O problema que eu encontrei foi exatamente o sistema de arrefecimento, não que ela fique fervendo o tempo todo, mas acontece. Minha primeira providência vai ser limpar, colocar aditivo novo e instalar um reservatório para o aditivo, depois vejo se melhorou ou se precisa de um upgrade.
Outra coisa que me preocupa é a falta de farol e capacidade do tanque, mas isso também se resolve.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por apalareti »

Bom, eu sou suspeito para falar, adoro as motos de MX por serem mais leves e mais divertidas (apimentadas).

Eu acho que as motos de enduro são feitas para passear na trilha e agradar a maioria dos pilotos, jás as de MX são motos realmente para competição.

As suspas de enduro e MX são diferentes no acerto, e muitas vezes a versão MX tem inclusive diâmetro maior, além de toda evolução chegar primeiro nas motos de MX.


No seu caso Fauze, as duas suspas são iguais (exceto pela configuração de mola e laminação), tanto na KXF 2007 quando na CRF 250X 2008 as suspas são Showa 47mm de câmara dupla.
A questão das suspas é em função do acerto de fato (exclua aqui a ciclística que são diferentes).

Esse sintoma de não conseguir segurar a moto em trechos com muita pedra é exclusiva culpa do acerto, ou seja, em tese as motos ficariam muito parecidas. Precisa considerar aqui o peso da moto também, mesmo que você troque as bengalas, a X continuaria sendo um pouco mais macia devido ao peso maior.

Para quem pesa mais de 90kg, ou menos de 70kg, a suspa original fica fora, precisa de ajuste. Neste caso os sintomas se acentuam ainda mais.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por apalareti »

Gustavo250R escreveu:ja fis 2 trilha de crf 250r e ano passado tava andando de crf 250x e olha q a minha 250x era top... ponteira de fibra de carbono susp race tech e mais um monte de parafernalha....
simplesmente a diversao é muito maior na R... se um dia inventar um kit de partida eletrica pra motos de mx ou vier de fabrica, axu q seria a moto perfeita pra mim... mais como eu nao fasso trilhas nao vem ao caso...
As Ktm de mx já tem partida elétrica. Até dei essa sugestão da ktm 350 para o Zenha
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por apalareti »

Eu comprei uma YZF 250 e coloquei race tech acertada para enduro.
È sempre mais fácil acertar uma MX para enduro do que apimentar uma de enduro. Inclusive no custo.

A diferença de preço de mx para enduro é bastante significante. Dizem que dá mais manutenção, mas me fala:

Pegar uma 250X, pagar uns 4mil a mais que uma R, trocar o kit por um 280, pode até dar menos manutenção, mas presta atenção do custo desta brincadeira!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por ale primo »

Eu tive uma KXF250 2007 e tenho uma CRF250R 2008.

Em matéria de pegar pedalando a KXF é muito boa, trabalho algum, quente ou fria (a minha era).
Outra coisa é o regime de rotação, muito boa em baixa/média anda no torque e não na explosão.

Agora, em matéria de suspa, curva eu acho a CRF mais na minha.

Freios a Kawa tem melhor
As suspas da Kawa eram muito duras e da honda eram muito moles. Tudo mudado com preparação.


Gosto é gosto. É uma série de detalhinhos.


E amanhã vou dar uma volta na minha ex-kawa só pra matar saudades.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Moto de trilha ou de cross?

Mensagem por apalareti »

Amanhã vou andar na CRF preta, na kawa e qualquer outra moto que estiver dando sopa.

hehehehehe... a minha continua no estaleiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem