MOTOS 2 TEMPOS???

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por ale primo »

Na boa!
Sempre que to na pista e encosta umas afinadas fico com vontade de segurar no segundo estágio.
As vezes nóio na minha 4T e mando uns saltos grandes em 2ªmarcha, que é pura 2t.
Gosto de moto de cross.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Selvagem »

GELOUS escreveu:
Selvagem escreveu:Eu somente gostaria que fosse permitido no AMA, Mundial ou qualquer outro campeonato a participação de motos conforme sua capacidade volumétrica. Ex: 250 2T X 250 4T

Queria ver uma hipotética 125 4T X 125 2T rindo3::

Porque não liberam? Porque a canibalização das 2T no motocross com este regulamento ridículo?
Hoje, da forma como estão as motos, acredito que as 250 2T tomariam uma benga fenomenal. joia:::
Parte do texto retirado do link postado pelo Cascão:

Against a 250 four-stroke: The 250SX is faster, more responsive and lighter feeling. In a drag race, it will win. In fact, in any head-to-head shootout against a 250 four-stroke, the KTM 250SX should always win. It’s that much better. It isn't as tractable as a 250 four-stroke, but it is lighter and quicker.


Outra parte:


Against a 450 four-stroke: The KTM 250SX two-stroke has a worthy opponent in the 450cc four-stroke. Although the two-stroke is lighter, it doesn’t have as much horsepower, torque or tractability as the four-stroke. It can beat a 450 four-stroke, but it isn’t a slam-dunk. And, you could say that in any head-to-head shootout against a 450 four-stroke, the 450 should always win

É Gelous, pelo visto a coisa não é tão fácil assim para as 250 4T...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por GELOUS »

Se tá ruim pras 4T, imagina pra mim que não sei inglês! hauahaua

Mas, pelo que entendi, numa linha reta as 250 2T ganhariam das 250 4T! rsrsrrs É isso?

Falando sério, as 250 2T são bem mais potentes, isto é fato. Mas, eu acho (é a minha experiência, talvez por ser roia) que as 2T desperdiçam muito desta potência. O fato de terem 50cv não significa que estes cavalos despejados na roda se traduziram em tração.

As 2T funcionam de um jeito diferente, elas não "empurram" a moto com precisão, tendem a ficar "varrendo" o tempo todo, e por isso imagino que as 250 4T, de modo geral, são mais rápidas que as 250 2T numa pista. Excetua-se dessa regra, imagino, as pistas com piso perfeito.

Mas, repito, isso é impressão de roia! rsrsrs E já disse aqui mesmo no fórum que já andei numa KTM SX150 que dá linha fácil, fácil em qualquer 250 4T. Anda muito a motinha. Imagino então a 250!

No mais, não leve o que escrevo muito a sério meu amigo. O que eu escrevo e risco n'água é a mesma coisa! hauahauah
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Selvagem »

Gelous, o texto diz que com alguns ¨truques¨ básicos para quem manja de 2T, facilmente se consegue extrair mais de 50cv destas KTM 2T 2011.

Quanto a KTM 150 2T ser mais rápida que as 2504T, tenho gravado uma reportagem feita pelo Luciano Lanceloti (ESPN), sobre as etapas do Latino 2010. O Thales (piloto oficial KTM) tinha a sua disposição a 150 e a 250, elogiou a leveza da 150 e inclusive disse que seria a moto ideal para os pilotos que saem da Junior (antiga 85). Fez o 1ª treino com a 150 2T e o 2ª treino com a 250 4T? Adivinha com qual ele largou?

Ele foi muito mais rápido com a 250 4T! Não teve dúvidas, correu a etapa com a 4T.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por apalareti »

Selvagem escreveu:Gelous, o texto diz que com alguns ¨truques¨ básicos para quem manja de 2T, facilmente se consegue extrair mais de 50cv destas KTM 2T 2011.

Quanto a KTM 150 2T ser mais rápida que as 2504T, tenho gravado uma reportagem feita pelo Luciano Lanceloti (ESPN), sobre as etapas do Latino 2010. O Thales (piloto oficial KTM) tinha a sua disposição a 150 e a 250, elogiou a leveza da 150 e inclusive disse que seria a moto ideal para os pilotos que saem da Junior (antiga 85). Fez o 1ª treino com a 150 2T e o 2ª treino com a 250 4T? Adivinha com qual ele largou?

Ele foi muito mais rápido com a 250 4T! Não teve dúvidas, correu a etapa com a 4T.
Ele e o Oncinha não contam!!
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por pedrohrios »

Eu axo que ai ja depende da pista,ele que e profissional sabe muito bem em qual pista ele consegue ser mais rapido. Mas eh fato, nao tem como uma 2t andar com a 4t de mesma cilindrada, pois a 125 so fica varrendo como o Gelous falou, vc sofre de mais e aproveita muito pouco da potencia da moto. Teve pista que o Thales vilardi rapou tudo com a 150, mas teve outras tbm que e sem chances.
Mesma coisa eh uma 250 2t com uma 450, ela varre , varre varre e nao vai embora, sem contar cansando o piloto, axo que e nisto que levamnos desvantagem, a falta dela ser progressiva
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Predador »

Tá, mas você comparou cilindradas diferentes ?!?!?
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por cascao »

Uma coisa é saber qual moto encaixa melhor com o estilo de cada um. Eu faço a minha escolha e pronto.

Outra coisa são os regulamentos. Quando uma pessoa compete e tem que se enquadrar nos regulamentos ai é diferente. Se enquadra ou sai perdendo.

Agora, com quais interesses são feitos os regulamentos, isso me intriga muito por que a rigor, se a 4T é beneficiada, alguém que tem interesse nisso saiu ganhando.

Lógico, é sacanagem colocar para correr duas motos uma com o dobro da cilindrada da outra.

Pensando a longo prazo. Vamos supor 5 anos de uso extremo ou 10 anos de rolé que é o que uma moto dura mais ou menos. O custo de aquisição inicial é parecido. Qual dará mais lucro para a fábrica no final da vida útil da moto? Não consigo imaginar outra causa.

a questão ambiental nunca foi problema para motos correrem em circuitos fechados.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por GELOUS »

cascao escreveu:Uma coisa é saber qual moto encaixa melhor com o estilo de cada um. Eu faço a minha escolha e pronto.

Outra coisa são os regulamentos. Quando uma pessoa compete e tem que se enquadrar nos regulamentos ai é diferente. Se enquadra ou sai perdendo.

Agora, com quais interesses são feitos os regulamentos, isso me intriga muito por que a rigor, se a 4T é beneficiada, alguém que tem interesse nisso sai ganhando.

Lógico, é sacanagem colocar para correr duas motos uma com o dobro da cilindrada da outra.

Pensando a longo prazo. Vamos supor 5 anos de uso extremo ou 10 anos de rolé que é o que uma moto dura mais ou menos. O custo de aquisição inicial é parecido. Qual dará mais lucro para a fábrica no final da vida útil da moto?
Cascão, cilindrada não é tudo. Acho que os regulamentos não beneficiam um ou outro tipo de motor, porque a potência deles é parelha. O fato é que as 2T pararam de evoluir e, por isso, tornaram-se menos competitivas. Se tivessem seguido todos estes anos em desenvolvimento, hoje teríamos uma briga boa entre as 250 e as 450 e entre as 125 e as 2504T.

No mais, honestamente, vc acredita que as fábricas investiram mais nas 4T porque elas dão mais lucro pra elas? Sinceramente vc acha que em 10 anos uma moto 4T quebrará mais do que uma 2T?

Olha, já falei aqui, mas eu devo ser um puts cara sortudo, porque minhas motos 4T nunca me deram qualquer tipo de despesas que uma 2T não daria.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por ale primo »

Sendo simplista, um 8cilindros da mais despesa que um 4 por causa do número de peças a mais.

Mas serve isso pra motores de ciclos diferentes?
A alta rotação do 2t faz ele gastar mais cilindro, pistão e aneis que o 4t?????

Outra coisa é lutar contra a evolução das 4t e a quase estagnção das 2t. Hipossuficiência do consumidor chama isso.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por GELOUS »

ale primo escreveu:Sendo simplista, um 8cilindros da mais despesa que um 4 por causa do número de peças a mais.

Mas serve isso pra motores de ciclos diferentes?
A alta rotação do 2t faz ele gastar mais cilindro, pistão e aneis que o 4t?????

Outra coisa é lutar contra a evolução das 4t e a quase estagnção das 2t. Hipossuficiência do consumidor chama isso.
Sendo simplista, um 8 cilindros americano dá mais despesa do que um 4 cilindros 1.0 16V Turbo da VW? negativo::

O que faz o motor 2T ter maior gasto de pistão, anéis e cilindro não é a alta rotação (os 4T de hoje já atingem rotação igual), mas sim a lubrificação precária.

Mas, isso sim é papo pra mais de metro. rindo2::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Selvagem »

GELOUS escreveu:
cascao escreveu:Uma coisa é saber qual moto encaixa melhor com o estilo de cada um. Eu faço a minha escolha e pronto.

Outra coisa são os regulamentos. Quando uma pessoa compete e tem que se enquadrar nos regulamentos ai é diferente. Se enquadra ou sai perdendo.

Agora, com quais interesses são feitos os regulamentos, isso me intriga muito por que a rigor, se a 4T é beneficiada, alguém que tem interesse nisso sai ganhando.

Lógico, é sacanagem colocar para correr duas motos uma com o dobro da cilindrada da outra.

Pensando a longo prazo. Vamos supor 5 anos de uso extremo ou 10 anos de rolé que é o que uma moto dura mais ou menos. O custo de aquisição inicial é parecido. Qual dará mais lucro para a fábrica no final da vida útil da moto?
Cascão, cilindrada não é tudo. Acho que os regulamentos não beneficiam um ou outro tipo de motor, porque a potência deles é parelha. O fato é que as 2T pararam de evoluir e, por isso, tornaram-se menos competitivas. Se tivessem seguido todos estes anos em desenvolvimento, hoje teríamos uma briga boa entre as 250 e as 450 e entre as 125 e as 2504T.

No mais, honestamente, vc acredita que as fábricas investiram mais nas 4T porque elas dão mais lucro pra elas? Sinceramente vc acha que em 10 anos uma moto 4T quebrará mais do que uma 2T?

Olha, já falei aqui, mas eu devo ser um puts cara sortudo, porque minhas motos 4T nunca me deram qualquer tipo de despesas que uma 2T não daria.
Gelous, sinceramente esta foi dureza. SINCERAMENTE você acha justo este regulamento? Não conheço nenhuma outra categoria que envolva motores a combustão aonde um regulamento permita tamanha disparidade. Todo mundo sabe que a diferença de cilindrada é sim determinante. Acredito que mesmo os fabricantes japoneses não abandonado a evolução das 2T, jamais uma 125 e 250 vão ter a mesma performance das 250 e 450 4T.
Quanto a questão de durabilidade, o publico que só usa as motos para lazer, como a maioria aqui do fórum, tem a idéia de que manter as 4T não é dispendioso. Agora, quem usa ela em competições sabe que o "furo é mais embaixo". Meu compadre, ficou campeão Brasileiro de Velocross 2010 cat. VX3 com uma YZF 250 4T, na etapa do Parana quebrou uma válvula, resultando em prejú de + de R$ 5000 (cabeçote, etc), mesmo a moto sendo revisada depois de cada prova... Como ele, a grande maioria dos pilotos que participam dos campeonatos, são pilotos sem patrocínio, que possuem uma condição financeira boa e mesmo assim estão apavorados com o custo de manutenção das modernas 4T. Com o valor gasto por ele, imagino que se faça 2 motores completos de uma 2T.
Atualmente, no cross com este regulamento, não existe escolha, ou você anda de 4T ou fica em casa, pois ninguém vai para uma prova sabendo que não tem chance de ganhar.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por cascao »

Não é só a potência e o torque das 4T que é maior. A gama de rotações onde essa potência e torque aparecem é maior. A 2T tem um pico que pode atingir ou superar o que a 4T tem. Mas é só um pico. Difícil conseguir trabalhar só dentro dele. Por isso a facilidade em ser rápido com a 4T.

125x250 veja que a 4T anda na frente entre uns 5000 e 9700 rpm. Por volta dos 8000rpm deve ter uns 8cv a mais. Pelo gráfico dá para ver que o motor 2T tem uma subida de potência bem mais agressiva resultado de um motor muito preparado. (pouca baixa para previlegiar a alta)
Imagem

2006 250x250 Aqui em igualdade de condições a 2T tem mais potência em toda a gama de rotações e atinge o máximo 500 rpm antes. Aqui o comportamento do motor é "manso"comparado aos 4T pois certamente o 250 2T pode render mais só que não faz sentido por que quase ninguém conseguiria domar a moto. (As motos preparadas do mundial tinham uns 60-65 cv)
Imagem
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por GELOUS »

Selvagem escreveu:Gelous, sinceramente esta foi dureza. SINCERAMENTE você acha justo este regulamento? Não conheço nenhuma outra categoria que envolva motores a combustão aonde um regulamento permita tamanha disparidade. Todo mundo sabe que a diferença de cilindrada é sim determinante. Acredito que mesmo os fabricantes japoneses não abandonado a evolução das 2T, jamais uma 125 e 250 vão ter a mesma performance das 250 e 450 4T.
E vc conhece algum esporte a motor que envolva tecnologias distintas? Por exemplo, um carro é turbo, o outro é aspirado, um é V8, o outro é 6 em linha?

A questão é que, de fato, as 4T e as 2T são dois tipos de motores distintos, deveriam correr em categorias distintas. Isto seria o certo. Mas, tendo que correr ambas dentro de uma mesma categoria, acho sim justo o que fizeram, nivelando a moto por potência e não por cilindrada! joia:::
Selvagem escreveu:Quanto a questão de durabilidade, o publico que só usa as motos para lazer, como a maioria aqui do fórum, tem a idéia de que manter as 4T não é dispendioso. Agora, quem usa ela em competições sabe que o "furo é mais embaixo". Meu compadre, ficou campeão Brasileiro de Velocross 2010 cat. VX3 com uma YZF 250 4T, na etapa do Parana quebrou uma válvula, resultando em prejú de + de R$ 5000 (cabeçote, etc), mesmo a moto sendo revisada depois de cada prova... Como ele, a grande maioria dos pilotos que participam dos campeonatos, são pilotos sem patrocínio, que possuem uma condição financeira boa e mesmo assim estão apavorados com o custo de manutenção das modernas 4T. Com o valor gasto por ele, imagino que se faça 2 motores completos de uma 2T.[/img]

Manter qualquer moto, em nível competitivo, é despendioso. Mas, aí começam os exageros! 5000,00 vc só gasta se quiser. O Cl_Motta tá fazendo o motor completo de uma KXF250 2006. Pergunte a ele quanto está gastando. E estou dizendo completo, do rolamento do vira às válvulas, incluindo embreagem, retentores, juntas, cilindro,vira completo, etc.
E vc citou um exemplo de quebra. Se uma válvula de escape de uma 2T quebra e arranha cilindro, estraga pistão, fode com a biela e afins. Quanto vc acha que um cara vai gastar trocando isto? (válvula, pistão, anéis, cilindro, biela, rolamentos, etc)?
Selvagem escreveu:Atualmente, no cross com este regulamento, não existe escolha, ou você anda de 4T ou fica em casa, pois ninguém vai para uma prova sabendo que não tem chance de ganhar.
Isto é um fato. Tal como está hoje, com o nível de desenvolvimento das 4T e a estagnação das 2T, realmente o regulamento torna a coisa desigual.
Elton escreveu:
cascao escreveu:Se 2T fosse bom, não teriam inventado 4T...

Se 4T fosse bom, já teria acabado com as 2T...
essa é a melhor de todas mesmo.

Pode ver que no caso de carro 2t... já era. Se moto 2t fosse ruim, ja teria ido embora. Pode ver que quem tem 4t sempre vem bem arrogantão chingando as 2t. Muito diferente de quem tem 2t.
Parece time de futebol... o meu é melhor porque é meu. rs
Quê isso doido! Que arrogantão o quê?
O fato é que cada um tem que andar com o que gosta mesmo, e respeitar a escolha dos outros. Eu fico é zuando, He, He, He! Até porque, seja 4T ou 2T meu nível de roisse é o mesmo. E o que eu vejo é sempre um puxando a brasa pra sua sardinha! É o povo das 2T falando que 4T não anda, que 4T é barbada, que 4T pra manter tem que vender um rim, que 4T é moto de quem não sabe andar, etc, etc.

E o povo das 4T falando que 2T só faz barulho e fumaça, que bebe mais do que eu, que tem que trocar pista e anel a cada trilha, que é bom pra motoserra, etc.
E assim segue o baile. Segue a gente zuando uns dos outros e em julho to lá tacando pedra na sua cara! Hjauahauahaaha
cascao escreveu:Não é só a potência e o torque das 4T que é maior. A gama de rotações onde essa potência e torque aparecem é maior. A 2T tem um pico que pode atingir ou superar o que a 4T tem. Mas é só um pico. Difícil conseguir trabalhar só dentro dele. Por isso a facilidade em ser rápido com a 4T.

125x250 veja que a 4T anda na frente entre uns 5000 e 9700 rpm. Por volta dos 8000rpm deve ter uns 8cv a mais. Pelo gráfico dá para ver que o motor 2T tem uma subida de potência bem mais agressiva resultado de um motor muito preparado. (pouca baixa para previlegiar a alta)
Imagem

2006 250x250 Aqui em igualdade de condições a 2T tem mais potência em toda a gama de rotações e atinge o máximo 500 rpm antes. Aqui o comportamento do motor é "manso"comparado aos 4T pois certamente o 250 2T pode render mais só que não faz sentido por que quase ninguém conseguiria domar a moto. (As motos preparadas do mundial tinham uns 60-65 cv)
Imagem
Cascão, mas a disparidade entre uma 125 2T e uma 250 4T é menor do que entre uma 250 4T e uma 250 2T. Mas, como disse acima, são motores de concepções diferentes. Não há regulamento no mundo que consiga tornar rigorosamente justa a disputa.

Por isso que eu disse, na minha opinião, o regulamento procurou tornar a coisa mais justa possível. Totalmente justo e igual, inviável com motores de tecnologia tão distintas.
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por carara »

Elton escreveu:Pode ver que no caso de carro 2t... já era. Se moto 2t fosse ruim, ja teria ido embora. Pode ver que quem tem 4t sempre vem bem arrogantão chingando as 2t. Muito diferente de quem tem 2t.
Parece time de futebol... o meu é melhor porque é meu. rs
ISSO VAI DAR MUITO PANO PRA MANGA AINDA!!!!!!!
QUERO FICAR AQUI SÓ LENDO AS "TEORIAS" DE CADA UM....E POSSO DIZER QUE ESSE TIPO DE DISCUSÃO NÃO É PRIORIDADE DO FLM....NA NOSSA TURMA...QUE SÃO MAIS DE 15 "TRILHEIROS" A DISCUSÃO SOBRE 2T X 4T VAI LONGE...MAS MUITO LONGE....
E OLHA A VARIEDADE DE MOTO SÃO 9 4T E 8 2T!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Zenha »

Elton escreveu:Brasileiro é cheio de modinha
Se tem cabelo penteado caído na testa, na tv, vira moda
se tem carro com para choque "mata cachorro" na tv, vira moda
se tem iphone na tv, vira moda
Se na revista diz que moto 4t é melhor, mais gostosa, mais chique... vira moda
Que é mais competitiva não há duvida. Carro de corrida também é mais competitivo, mas vc acha confortavel pra cidade?

o negócio é comprar o que gosta e usar o que gosta, e não o que te empurram na tv - entenda-se opiniao dos outros.

Digo isso porque tenho uma 125 2t e não quero trocar, gosto pra kct.
Ja tive 450 4t, achei pesada pra kct e não gostei. Mas todo mundo "gosta" kkk fazer o que.

Concordo com vc Elton , EU NÂO GOSTO DE ANDAR DE MOTOS 2TS , se é melhor ou pior, não me interessa , se o campeão mundial falou que é agora a onda é 2ts , lindo para ele que ganha para isto (inclusive para falar o que a fabrica manda), mas eu não gosto , quem vai andar na moto sou eu , então eu tenho de andar no que eu gosto , já faço um monte de coisas que eu não gosto , no trabalho , no transito , no estudo , para saude ,par ser cidadão util,politicamente correto, agora para andar de moto eu tenho de sequir tendencias mesmo sem gostar? chorei:: chorei:: chorei:: Conada


Tenho N razões para enumerar porque eu não gosto de 2ts , mas são minhas razões , talvez para outros não tenham peso algum , então isto é um tipo de discusão que não chega a lugar algum tchau:: tchau:: tchau::
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por ROGERIO-RS »

Chego a conclusão que discutir entre 2 tempo e 4 tempo é perda de tempo... trocadilho mais ridiculo heheheh, mas continuando cada um anda no que gosta e o dinheiro deixa.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por caco »

colegas, se lerem o início do tópico vão ver que não se trata de qual é a melhor, ninguém perguntou isto. o idenilson só teve a impressão de haver um renascimento das 2 tempos e pediu informações sobre a moto. não sei como isto descambou para a inútil discussão...mas de positivo se vê que todos tem teorias e que alguns sabem o que querem e isto é o suficiente, sem seguir moda...boa noite a todos....
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Selvagem »

Gelous, respondendo as suas citações (não consigo mais citar na resposta anterior).

Gelous escreveu:

E vc conhece algum esporte a motor que envolva tecnologias distintas? Por exemplo, um carro é turbo, o outro é aspirado, um é V8, o outro é 6 em linha?

Conheço parcialmente o regulamento de algumas categorias do motociclismo off-road, que é o esporte que me atrai e pelo qual sou fissurado. joia:::

Selvagem escreveu:

Quanto a questão de durabilidade, o publico que só usa as motos para lazer, como a maioria aqui do fórum, tem a idéia de que manter as 4T não é dispendioso. Agora, quem usa ela em competições sabe que o "furo é mais embaixo". Meu compadre, ficou campeão Brasileiro de Velocross 2010 cat. VX3 com uma YZF 250 4T, na etapa do Parana quebrou uma válvula, resultando em prejú de + de R$ 5000 (cabeçote, etc), mesmo a moto sendo revisada depois de cada prova... Como ele, a grande maioria dos pilotos que participam dos campeonatos, são pilotos sem patrocínio, que possuem uma condição financeira boa e mesmo assim estão apavorados com o custo de manutenção das modernas 4T. Com o valor gasto por ele, imagino que se faça 2 motores completos de uma 2T.[/img]

Gelous escreveu:

Manter qualquer moto, em nível competitivo, é despendioso. Mas, aí começam os exageros! 5000,00 vc só gasta se quiser. O Cl_Motta tá fazendo o motor completo de uma KXF250 2006. Pergunte a ele quanto está gastando. E estou dizendo completo, do rolamento do vira às válvulas, incluindo embreagem, retentores, juntas, cilindro,vira completo, etc.
E vc citou um exemplo de quebra. Se uma válvula de escape de uma 2T quebra e arranha cilindro, estraga pistão, fode com a biela e afins. Quanto vc acha que um cara vai gastar trocando isto? (válvula, pistão, anéis, cilindro, biela, rolamentos, etc)?

Não tem nenhum exagero no que escrevi. Estava junto com o meu compadre quando ele preencheu o cheque e pagou o pessoal da loja Adrenalina, que estava com sua loja móvel naquela etapa. Foi necessário trocar cabeçote, anéis, pistão, 5 válvulas, molas, pastilhas, juntas, (praticamente a parte de superior do motor completa). Veja bem, não vamos falar em Ebay ou compras no Exterior, estou citando valores de ítens comercializados no Brasil.
No caso de quebra de válvula de escape 2T, isto é muito raro (exceção das Suzuki RM, RMX). Mesmo assim, um cilindro, pistão e anéis de 2T novos não chegam perto de R$ 5000,00. Podemos pesquisar e postar aqui caso seja interessante, um orçamento de uma parte superior de um 2T e de um 4T a fim de comparação.

Gelous escreveu:

Cascão, mas a disparidade entre uma 125 2T e uma 250 4T é menor do que entre uma 250 4T e uma 250 2T. Mas, como disse acima, são motores de concepções diferentes. Não há regulamento no mundo que consiga tornar rigorosamente justa a disputa.

Por isso que eu disse, na minha opinião, o regulamento procurou tornar a coisa mais justa possível. Totalmente justo e igual, inviável com motores de tecnologia tão distintas.

Não concordo. Para mim, a disparidade é muito maior de uma 125 2T para uma 250 4T do que entre uma 2T 250 e uma 250 4T.

Enfim, acho que conseguimos cada um colocar a sua opinião e ponto de vista de uma maneira clara e sem ofensas. joia:::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: MOTOS 2 TEMPOS???

Mensagem por Selvagem »

caco escreveu:colegas, se lerem o início do tópico vão ver que não se trata de qual é a melhor, ninguém perguntou isto. o idenilson só teve a impressão de haver um renascimento das 2 tempos e pediu informações sobre a moto. não sei como isto descambou para a inútil discussão...mas de positivo se vê que todos tem teorias e que alguns sabem o que querem e isto é o suficiente, sem seguir moda...boa noite a todos....
Não acho inútil esta discusão. Acredito que cada um a sua maneira aprendeu um pouco neste tópico.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem