Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Francez
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Setembro 2011 à42 14:53

Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Francez »

Fala galera tudo bom?

Sou novo aqui no Forum e gostaria dessa ajuda de vocês, já andei de tornado há alguns anos atrás e tive que vender a moto. Meu tio tem uma XR250 R parada que compro dele baratinha( ou de Tiotrocínio), ele já até comprou outro motor orignal mas a moto só dava dor de cabeça com vazamento aqui e ali.

A minha idéia era colocar um motor completo da toni nessa moto, mas tem muito poca informação dela, muita gente nem conhece.
Será que cabe?
Os pontos de fixacção. É só meter solda e isso mesmo, tenho medo de quebrar sei lá.
Bateria. O lógico seria por sobre o banco, mas a bateria da tornado é grande e não sei se ia caber. Já vi um cara com motor de 350 da Sahara ter muito problema com a bateria, como ela ficava muito atrás e balançava muito vivia vazando... pelo menos a da toni é blindada.

Sei lá galera entendo poco disso, até queria estar na secção DIYS, mas ai que eu ia boiar msmo.

Espero que possam me ajudar dando dicas ou até indicando algum mecânico que já fez isso Valw!
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por guilhermeDF »

Well come vc cara...passa la e depois se apresenta pra galera

cara sinto muito mas nao posso dar paupites sobre isso
eu faria na coragem com sugestoes dos amigos aki do forum q tem bastante expreiencia em adaptaçoes...
o maximo q posso sugerir é q vc coloque fotos da moto para os caras aki avaliarem e te darem otimas sugestoes mas isso ai acho q nao é tao fróids de fazer nao nego ja coloco motor de falcon na tony isso ai é galho fraco.......
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por mfd »

eu acredito q esta moto tem a mesma planta da XR400 e neste caso, seria mais facil colocar um motor de falcon, q tem o cabeçote baixo.
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por bieel120 »

Realmente a moto, diga-se de passagem é uma "mini" xr 400... teria que postar fotos, pra poder visualizar, analisar comparar o tamanho de um motor com outro, e ver qual ficaria melhor.
Off Roader
Membro
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Abril 2010 à53 01:56

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Cara,acho que eu vou poder te ajudar mesmo.
Sou fã dessa moto,a XR250 importada,tive uma 92 e inclusive adaptei partida elétrica da Tornado nela.

Pra começar,por curiosidade,a sua é acima ou abaixo de 95?Até 95 elas tinham quadro de aço tubular e só se fazia ela e a XR600cc.Em 96,quando foi lançada a XR400,a XR250 recebeu o mesmo quadro(só a XR 600R continuou praticamente inalterada,mas nessa época,se não me engano,ja existia a XR650cc tambem) e ficou literalmente idêntica a irmã maior,a 400cc.

Até onde me lembro da minha moto,meu mecânico comparou o da Tornado ao lado e entra perfeitamente,inclusive sendo os mesmos parafusos de fixação.Na época até cogitei fazer isso,mas optei por trocar pistão,anéis,etc que ela estava fumando,consertar o Kick e por partida elétrica.

Alias,até vou arriscar uma suspeita que sempre tive...acho que o chassi da Tornado é o mesmo dessas XR250 antigas,até 95,só com plásticos e posição de banco diferentes.Afinal,o da CRF230 se não é o mesmo,é muito similar ao da Broz,assim como o motor da Tornado(essa é fato) decende de motor da XR250 importada e o da Falcon do da XR400 como ja disseram,porém o da Falcon ainda tem o mesmo cabeçote RFVC das XR e XL.

Acho que vai encaixar bem certo,talvez algum problema só no coletor do carburador porque as duas motos(Tornado e XR250) tem cabeçotes diferentes,fora isso,acho que vai cair como uma luva.

E digo mais,acho que você vai estar com um baita conjunto na mão,a meu ver,superior a Tornado e as 230cc(nada contra galera!)
Francez
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Setembro 2011 à42 14:53

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Francez »

Vai demorar um pouquinho, mas vou fazer isso sim postar as fotos ( a moto tah no interior)
Durante um tempo pensava no motor da falcon, mas ele nao é muito pesado não? Já rodei de Toni e ela puxava bem! Essa moto é mais leve com freio a disco nas 2 rodas e suspensão a ar será uma toni melhorada msmo... nao queria tirar dela essa ciclistica colocando um motor muito pesado.

Como assim mini XR? Voce conhece o quadro é identico mesmo?
Off Roader
Membro
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Abril 2010 à53 01:56

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Não parte pro motor de Falcon...nesse quadro o motor é o outro,o 250cc...acho que interfere menos na ciclística original,que é muito boa.Além disso ja vai ter um aumento de peso da bateria e sistema elétrico de arranque.E na pior das hipóteses,o motor da Tornado aceita vários kits muito bem.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Fujita »

tive uma XR250 95 e o quadro não tem nada a ver com a Tornado. O quadro dela é derivado das XL250, é aberto e o motor faz parte da estrutura, então a parte de baixo do motor é mais reforçado, não sei se o motor da Tornado tem estrutura suficiente para isso, pois o quadro da Tornado é fechado em baixo. Vc teria que fazer um frame por baixo para compensar este fato.

Por que vc não faz o motor dela? É praticamente o mesmo das XLX250 e original tem uns 3CV a mais que a Tornado.

[ ]s
deividxlx
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Janeiro 2011 à03 23:26

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por deividxlx »

ei fiz o motor da xlx 250r e nao aconselho , eu msmso fiz , fiz tudo tudo msmo .....mas faça esse favor pra mim , fuja dessa ''M''.....esse motor nunca mais fica bom ..... coloca o de tornado q acha peça em qualquer ''padaria'' alem de aguenta muito mais ......
Francez
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Setembro 2011 à42 14:53

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Francez »

É bem por ai deividxlx! Eu ainda nem peguei a moto, precisava era exatamente dessas dicas que vocês tão me dando pra ir buscar ela lá! O que eu sei é que já tentaram arrumar e nunca ficava bom, sempre tinha uma vedaçaozinha que era diferente e nao conseguia achar.
Um motor bom de tornado tem peça em tudo lugar e caso precise eu ponho um kit depois.

Agradeço de mais a ajuda de vocês, vou ver se fds que vem eu busco ela, tiro fotos e já tento dar uma olhada nos pontos de fixação. Quanto a questao do quadro imagino que é só instalar um protetor de motor já fabricado ou feita com chapa que resolve, não?

Cara estou muito fã desse Forum! Animal!
Agora vou ficar loco pra ir buscar a Xerrona logo!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Juliano »

Você pode utilizar uma bateria de nobreak que e solida e bastante compacta, pode inclusive fixar atras do farol. Da uma pesquisada aqui no fórum que voce encontrará


Ao invés do motor de tônica já mete bala num injetado de xre300 lembrando que tudo deve ter procedência e nota fiscal
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por joaogabriel »

deividxlx escreveu:ei fiz o motor da xlx 250r e nao aconselho , eu msmso fiz , fiz tudo tudo msmo .....mas faça esse favor pra mim , fuja dessa ''M''.....esse motor nunca mais fica bom ..... coloca o de tornado q acha peça em qualquer ''padaria'' alem de aguenta muito mais ......
cara, foge do brasil antes que o Nestor leia isso! rindo3::
tanabe
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à19 11:23

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por tanabe »

o motor da xr importada é um motor muito bem conceituado fora do brasil,é um motor compacto,leve e resistente,não é similar as nossas xlx,na realidade tem mais a ver com as tornados ,como o diametro e curso do pistão,os kits wiseco que são vendidos aqui p/as tornados na realidade eram p/essas xr importadas
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Leo Racing »

tanabe escreveu:o motor da xr importada é um motor muito bem conceituado fora do brasil,é um motor compacto,leve e resistente,não é similar as nossas xlx,na realidade tem mais a ver com as tornados ,como o diametro e curso do pistão,os kits wiseco que são vendidos aqui p/as tornados na realidade eram p/essas xr importadas
Exatamente joia:::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Rafael Corretor »

quero fotos da vítima, sem corpo não há crime, vamos ver a mercadoria
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Fujita »

tanabe escreveu:o motor da xr importada é um motor muito bem conceituado fora do brasil,é um motor compacto,leve e resistente,não é similar as nossas xlx,na realidade tem mais a ver com as tornados ,como o diametro e curso do pistão,os kits wiseco que são vendidos aqui p/as tornados na realidade eram p/essas xr importadas
De onde vc tirou isso?
O motor das XR250 importadas são exatamente iguais aos da XLX250, com o cabeçote RFVC, que não é o caso das Tornado. Você já viu uma pessoalmente, ou pelo menos fotos? Perceba que ela tem dois coletores no escape.
tanabe
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à19 11:23

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por tanabe »

nao disse que sao iguais as tornados,pois o cabeçotes sao totalmente diferentes,somente o diametro e o curso do pistao sao iguais e servem na tornado,quanto as nossas xlx sao parecidads pois ambas tem o cabeçote rfvc mas sao motores diferentes,nao tenho certeza do que estou falando mas acho que somente os balancins sejam similares as xlx.
eu vi e já andei em ambas as motos,só estou tentando ajudar com as informaçoes que possuo.
Off Roader
Membro
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Abril 2010 à53 01:56

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

leov8 escreveu:
tanabe escreveu:o motor da xr importada é um motor muito bem conceituado fora do brasil,é um motor compacto,leve e resistente,não é similar as nossas xlx,na realidade tem mais a ver com as tornados ,como o diametro e curso do pistão,os kits wiseco que são vendidos aqui p/as tornados na realidade eram p/essas xr importadas
Exatamente joia:::
Exatamente II. Correto Tanabe.

Tirando a parte de cima do motor,que de fato é RFVC,porém NÃO é identica a das XL/XLX,a parte de baixo do motor da XR250,especialmente das 96 em diante é praticamente identica ao da Tornado.

Por exemplo,você pode usar TODO o conjunto de embragem da Tornado nela(discos,espaçadores,molas,campana,tudo) sem problema algum.Você tambem pode usar as engrenagens das marchas se precisar,porém você terá de abdicar do pedal de partida.Por outro lado,as originais da XR250 são mais reforçadas em determinados pontos.

Essa parte do Kit Wiseco de pistão é 100% correta e serve tambem para o motor da AJP PR5,que tambem foi desenvolvido sobre esse motor da XR250.

Não tenho como confirmar a situação do quadro,pois ja faz bastante tempo,mas lembro muito bem de meu mecânico insistindo em pôr um motor de Tornado na moto ao invés de recuperar o original,dizendo que daria menos trabalho e que até as furações batiam.

Outra coisa,fizemos uma caixa de bateria para a minha moto,pois como falei,pus partida elétrica nela.Ficou um pouco grande,mas bem posicionada,atrás da lateral traseira,na mesma posição da bateria da DRZ.

Se alguem fizer a gentileza de me explicar como incluo fotos no fórum,posso postar umas fotos dela depois da reforma.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Matsui »

pode mandar pro meu email eu posto aqui pra vc leonardomatsui aroba hot mail ponto com
Francez
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Setembro 2011 à42 14:53

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Francez »

To só copiando galera! obrigado a todos que estao ajudando

leov8, se puder velho manda as fotos no meu email: [email protected]

Valeu!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem