Projeto de patrocínio.

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Projeto de patrocínio.

Mensagem por GELOUS »

Galera, eu tenho uma grande dúvida a respeito de patrocínio, e imagino que muita gente também tenha.

Em toda corrida que eu vou, vejo que tem muita gente patrocinada e que anda pior do que outros sem patrocínio.

Qual a razão disto? Quem patrocina é empresa da família, por exemplo?

Outra coisa, ano que vem tô querendo participar do máximo de corridas que eu conseguir, Goiano de MX, Goiano de XC, algumas etapas da Copa Pakato, etapas do Brasileiro de XC e FIM que forem perto de Brasília (até 500km), enfim, tô querendo botar a moto pra ralar.

Só que os custos são bem altos. Pra ir pra etapa da Pakato, por exemplo, estimo que eu tenha gastado algo entre 1000-1200,00 (combustível, inscrição, estadia, alimentação). Ou seja, uma dessas por mês e eu estarei quebrado! rindo3:: Isso PRA PARTICIPAR, não estou contando o custo de manutenção da moto, treinos, enfim, isso é o mínimo.

Aí estou pensando em fazer um projetinho de patrocínio e mandar pra algumas empresas pra ver se consigo uma ajuda de custo pra diminuir o preju.

Vcs acham que empresas se interessam em patrocinar roias? Ou só pilotos de ponta mesmo? Pergunto porque, na minha opinião, a visibilidade que uma marca tem num evento destes não é propriamente ligada à classificação do piloto. Um exemplo: digamos que a Loja "Pro Roia" resolva me patrocinar, ou patrocinar o Pala, ou o Zenha, compram uma tenda, manda-se estampar a marca da equipe/patrocinador na tenda, adesiva-se a moto com a marca do patrocinador, estampa-se o conjunto do piloto, enfim, onde couber a marca do patrocinador, se coloca a marca. Não seria uma boa visibilidade para a Loja? E num público alvo bem definido?

Claro, se puder aliar sua marca a um grande piloto, melhor, mas não tendo condições de fazê-lo, é melhor ficar de fora do que ajudar um piloto prego a correr?

O que acham?

Essa dúvida me veio à cabeça também porque veja inúmeros projetos patrocinados, coisas sem visibilidade nenhuma, e que as empresas metem dinheiro com gosto. Acho que o que falta é um projeto de patrocínio feito pelo "patrocinado", porque normalmente os pedidos de patrocínio são do tipo "ei, não quer me patrocinar"? rindo3::

Polêmico! rindo3::
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Gabrielsul »

eu entendo que patrocinio, vem da vontade do empresario divulgar sua marca. Independente se é piloto de ponta.
Claro que um piloto Pro, se destaca muito mais e a MARCA vai aparecer junto.
Gelous, voce ja sabe onde vai andar certo? em quais cidades vai ter corrida!
eu procuraria empresas com filiais nestas cidades, ou cidades proximas. vai ser mais facil para voce conseguir alguma coisa.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por rallyman »

Sim muitos destes é por questão de conhecidos ou parentes dentro das empresas, isso influencia tambem....

Mas oque a maioria das empresas sérias querem é um bom projeto, e que voce divulgue o nome da empresa não necessariamente pela sua colocação nas provas, mas sim pela realização de projetos sociais, ambientais etc... nas cidades que são sede das etapas.

joia:::
Enfim tem que ter uma idéia legal e colocar no papel com antecedencia, pelo menos uns 6 meses antes... e aguardar a aprovação, não custa nada tentar né.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Zenha »

Eu acho que conseque sim Gelous , faça um bom projeto pode dar certo , o Rallyman falou tudo ...
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Rafael Corretor »

As empresas sempre estão em busca de visivilidade no mercado, acredito que o fato de não ser pró pode atrapalhar na obtenção de apoio, ja que nenhuma marca ou empresa vai querer se vincular a um piloto que não tenha resultados significativos

A ressalva esta aos rôias que tem Pai trocinio aí é outra história, unem o útil ao agradavel.


Mas por outro lado creio ser interessante apresentar um projeto pois neste você poderá colocar as cidades em que estará, as datas e até demosntrar um modelo de camiseta com a marca do patrocinador.

Como eu costumo dizer " a tentiada é livre "
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Gabrielsul »

um amigo meu corre de super-bike, eles conseguiram no ESTADO! um credito de ICMS, ou seja, quem patrocina eles tem direito a este credito, a empresa apenas repasa o valor que seria pago no ICMS para eles.
mais nao foi nada facil conseguir.
brandalise
Membro
Mensagens: 184
Registrado em: 07 Julho 2011 à57 19:51

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por brandalise »

um amigo meu corre de super-bike, eles conseguiram no ESTADO! um credito de ICMS, ou seja, quem patrocina eles tem direito a este credito, a empresa apenas repasa o valor que seria pago no ICMS para eles.
mais nao foi nada facil conseguir.
Deve ter muito rolo com isso ai viu, pensa se o patrocinado é o filho do dono da empresa ou um amigo próximo por exemplo, é só superfaturar o valor do patrocínio e ainda por cima se creditar desse valor superfaturado $$..
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por henriquejensen »

Tudo depende do público alvo, de como essas pessoas vão ser atingidas, e se o patrocinador vai ter resultados satisfatórios que compensem o investimento.

De nada adianta paga patrocínio pro piloto que vai correr onde o publico alvo não vai conseguir comprar os produtos do patrocionador. Por isso que é interessante patrocínio de lojas com E-comerce, viabiliza legal.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Gabrielsul »

brandalise escreveu:
um amigo meu corre de super-bike, eles conseguiram no ESTADO! um credito de ICMS, ou seja, quem patrocina eles tem direito a este credito, a empresa apenas repasa o valor que seria pago no ICMS para eles.
mais nao foi nada facil conseguir.
Deve ter muito rolo com isso ai viu, pensa se o patrocinado é o filho do dono da empresa ou um amigo próximo por exemplo, é só superfaturar o valor do patrocínio e ainda por cima se creditar desse valor superfaturado $$..

creio que nao seja tao facil assim.
primeiro que para voce conseguir o credito, o projeto que voce vai entregar a estadual deve passar por um monte de burocracia e tal uma serie de exigencias e normas. Eu nao vi o projeto, mais sei que para a empresa poder receber o credito ela obrigatoriamente tem que ser lucro real
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por superagro »

Pelo que eu vejo aqui no Espirito Santo onde praticamente a única modalidade é o enduro de regularidade só vejo dois pilotos patrocinados, Sandro Hoffman e Jomar Greco, o restante é tudo empresa própria ou de família.
Na verdade eu acho que o Sandro é o único piloto capixaba que consegue viver do esporte, e deve ser um dos poucos do pais, só de motos ele ganha duas CRF 250X por ano da Honda, esses dias mesmo ele já disse que tem duas pra vender.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por apalareti »

Gelous, eu acho que suas chances de conseguir patrocinio diminuiram com a saida do Ministro Orlando Silva.
Creio que você terá que fazer uma nova aliança.

Tenta abrir uma ONG, acho mais fácil.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Marcus DT »

Pala, que sacanagem, ahaha!

Gelous, com um projeto legal, mais a visibilidade do blog DeitaMato não acho impossível. Mas contatos são fundamentais pelo menos conhecer alguém dentro de algumas empresas, possíveis patrocinadoras. E pedir $$ vivo acho complicado, talvez um "suporte", tipo uma loja de moto que doe os pneus, uma rede de hotéis que tope dar um descontinho na diária, uma oficina que tope lavar/lubrificar, etc.

Abs,
Marcus DT
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Juliano »

Gelous, aqui na minha cidade um grupo de trilheiros patrocinou o Zanol ano passado, e se consagraram campeões paulista de enduro FIM. Portanto, basta você encontrar alguém que quer algo que você pode dar.

Alguns pontos que você deve considerar no seu projeto é que o orçamento total deve estar bem claro, e as cotas a serem vendidas devem coincidir com o orçamento.


Mas você terá que encontrar amigos e convencê-los a te patrocinar.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por leobalster »

A coisa não é tão simples assim, tem um amigo meu que era piloto de carro. Ele chegou a ser campeão Brasileiro e Paulista de Kart, saiu do kart foi pra fórmula Ford e também foi campeão na primeira temporada. Até ai o pai dele bancava do bolso pois apesar de caro era pagável.

Depois da fórmula Ford, ele pulou pra fórmula 3 onde o buraco $$$ é muito mais embaixo, e ele precisou correr atrás de patrocinio se quisesse correr.

Uma vez ele conseguiu um patrocinio da Lupo (Marca de meias e cuecas), o problema é que o patrocinio não foi dado em dinheiro, e sim em mil e tantas mercadorias para ele se virar pra vender e poder fazer a etapa de F3.

E essa dificuldade toda porque ele tinha empresário e uma empresa pra fazer toda a acessoria de imprensa dele, além de "viver" de automobilismo.

Imagina pra nós que temos que trabalhar pra comprar e bancar a moto, e só resta tempo pra treinar nos finais de semana, isso quando dá!!


Abraços
Leo
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por Gustavo/PR »

Ja conversei com a Moara Sacilotti, ela tem um projeto de patrocinio legal. Ja teve varios grandes patrocinadores, hoje acho que é a Rinaldi.

Se não me engano, acho que uma vez foi ela que me contou que oferecia palestras para os funcionarios das empresas que a patrocinavam, e usava a força e superação que o esporte (principalmente para uma mulher) exigia! Enfim, palestra motivacional... E claro, na categoria *baton* ela sempre mandou muito bem... ja correu fora do pais e tudo mais.

Uma coisa... falar que patrocinio da visibilidade para marca! Bullshit... o mesmo dinheiro investido em anúncio de revista, da muito mais visibilidade. Se uma empresa te patrocinar não será por visibilidade... Quer visibilidade compra uma placa do campo dos jogos do brasileirão, por que isso sim, 110% dos brasileiros assistem, porque tem cobertura da TV, rádio, jornal e outras mídias.

Nosso esporte infelizmente é para poucos... correr campeonatos, para "mais poucos" ainda.


Aqui no brasil, se você quiser um adesivo da fox, asw, acerbis, etc... colado na sua moto, você tem que comprar o adesivo.


Existe saídas? Provavelmente.... no pais existem algumas leis de incentivo, você manja de leis... procura uma de incentivo ao esporte, encontre uma empresa que se encaixe e faça a proposta para ela te patrocinar, sabendo que depois ela pode abater em imposto, ou coisa do tipo.


E boa sorte.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por apalareti »

Gelado,

Cara, pensa em duas linhas. Uma seria o patrocinio individual, outra seria o patrocinio da sua equipe.

Uma grande questão é o valor que vc vai colocar, e o tamanho das empresas que vai procurar.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por MoLoToV »

Gabrielsul escreveu:um amigo meu corre de super-bike, eles conseguiram no ESTADO! um credito de ICMS, ou seja, quem patrocina eles tem direito a este credito, a empresa apenas repasa o valor que seria pago no ICMS para eles.
mais nao foi nada facil conseguir.
Poisé, eu trabalho em uma construtora de um amigo, e o contador falou que existe uma lei de incentivo ao esporte... falei com o meu chefinho e ele disse pra mim correr atráz disso pra ver se rola alguma coisa... alguém entende disso ai ??
guisnt
Membro
Mensagens: 947
Registrado em: 11 Outubro 2011 à59 09:49

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por guisnt »

Eu já acredito que você deva ir por outro lado.
Dificilmente você vai conseguir correr só as custas do patrocinador, então o certo seria tentar reduzir os custos das corridas, por exemplo, a oficina que te atende trabalhar em cima da sua moto sem visar lucros, vendendo peças a preço de custo e sem cobrar mão de obra, a mesma coisa com os pneus, correr atras de uma transportadora também seria interessante... em troca disso voce vai divulgar a empresa. E com certeza você procurando por esse lado, alguma empresa vai te dar uma ajuda de custo em dinheiro que pode ser por cada corrida que você vai.
Mas pra isso você com certeza você precisa montar o seu calendário de corridas, e procurar principalmente as empresas de conhecidos...pra facilitar as coisas. rs
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por apalareti »

Molotov,

O que for gasto em patrocínio pode ser deduzido do imposto de renda.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Projeto de patrocínio.

Mensagem por GELOUS »

Pois é, fui ler a respeito.

Basicamente é isto mesmo. O valor de patrocínio ou doação pode ser deduzido do imposto de renda (1% do imposto devido, no caso de PJ, e até 6% do imposto devido no caso de PF).

Entretanto, é necessário um projeto previamente aprovado pelo Ministério do Esporte. Não estou conseguindo entrar no site do ME pra ver como deve ser feito esse projeto.

Quando eu descobrir, posto aqui.

Se fosse fácil todo mundo corria patrocinado! rsrsrs Mas, vamos tentando.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem