Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Jetro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Dezembro 2011 à28 17:42

Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Jetro »

Olá pessoal...

Muitas dúvidas... hehehe

A Trilha ou Motocross é considerado um esporte reconhecido pelo Ministério dos Esportes?
Alguém sabe me dizer onde posso encontrar essa informação com base legal?

Abraço a todos.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por guilhermeDF »

trilha é esporte mas nao visto pela sociedade como um entende...
agora motocros é considerado esporte agora se tem alguma filiaçao com o ministerio dos esportes ai nao sei mas que tem campeonato organizado por varios estados isso tem...
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Vidigal »

A trilha, diretamente não, mas o enduro sim! O mesmo vale para o motocross joia:::
Não é atoa que há incentivos fiscais para empresas que patrocinam pilotos
WAR
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Dezembro 2011 à51 15:03

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por WAR »

Trilha pra mim sempre será só prazerrrrrrrr
boechat
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Agosto 2007 à42 16:55

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por boechat »

Quando se trata de 2T eu diria que não é esporte, e sim música... música para meus ouvidos... rindo3:: rindo3:: rindo3::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Rafael Corretor »

Ué disse o Matsui naquele tópico indispensável que o Enduro vai para as olimpiadas rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Brincadeiras de lado, eu penso que sim são esportes, existem federações e regras. joia:::
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Matsui »

concordo que seja um esporte e coisa e tal, mas chamar de esporte olimpico dai acho que estao marketeando demais ne, deve ser a ktm querendo vender mais motos hehehehe rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por mfd »

trilha é hobby, não existe competição.

motocross é esporte, com federações organizadas.
Jetro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Dezembro 2011 à28 17:42

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Jetro »

mfd escreveu:trilha é hobby, não existe competição.

motocross é esporte, com federações organizadas.
Tem fonte dessa info?
Jetro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Dezembro 2011 à28 17:42

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Jetro »

boechat escreveu:Quando se trata de 2T eu diria que não é esporte, e sim música... música para meus ouvidos... rindo3:: rindo3:: rindo3::
somos dois
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por mfd »

Jetro escreveu:
mfd escreveu:trilha é hobby, não existe competição.

motocross é esporte, com federações organizadas.
Tem fonte dessa info?

isso é um trabalho escolar ?

a fonte sou eu e o resto do mundo offroad.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Predador »

Quem esta correndo sozinho num parque está praticando esporte?

Quem esta correndo de moto sozinho numa trilha está praticando esporte?
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por mfd »

eu pedalo 90 km por semana, usando equipamentos esportivos como uma MTB.
corro 40 minutos por dia, usando equipamentos esportivos, como tenis, short e etc...
faço uma trilha por semana, usando mais uma parafernalia e uma moto de uso esportivo.

e não pratico nenhum esporte, embora faça muita atividade física.
se praticasse motocross, enduro, corrida de rua ou em saibro, mtb ou ciclismo, eu poderia dizer q treino bastante para os esportes q pratico.

Esportes podem ou não exigir atividade fisica, e nem toda atividade fisica pode ser considerada esporte.
Para que seja considerado esporte, é necessário q exista um conjunto de condições e requisitos, que nivelem, determinem ou regulem o nivel de esforso, dificuldade e resultados, etc....

Um jogo de futebol, mesmo q amador, onde dois times competem, existe um limite de tempo, ou de gols, regras claras, é um esporte.

Ir a uma academia, treinar muai tai, é esporte. Participar de uma luta de muai tai é esporte.
Lutar(briga) na rua, usando tecnicas do muai tai, não é esporte.

As trilhas q faço, são atividades fisicas muito mais severas do que uma partida de futebol, mas não são um esporte, pois ali é tudo na brincadeira, sem hora pra acabar, sem objetivos definidos, sem regras e muito menos vencedores.

Xadrez, poker ou bilhar são esportes e não exigem esforço físico relevante.

Fazer uma trilha, por mero lazer, não é esporte. Descarregar um caminhão de areia, pedalar de casa até o trabalho, lavar a caixa d´água, substituir o carro por uma caminhada, não são praticas esportivas, embora demandem esforços fisicos e possam gerar alegrias.

esporte não é exatamente o sinonimo de atividade fisica relacionada ao bem estar.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por fernandok »

Me convenceu.
mfd escreveu:eu pedalo 90 km por semana, usando equipamentos esportivos como uma MTB.
corro 40 minutos por dia, usando equipamentos esportivos, como tenis, short e etc...
faço uma trilha por semana, usando mais uma parafernalia e uma moto de uso esportivo.

e não pratico nenhum esporte, embora faça muita atividade física.
se praticasse motocross, enduro, corrida de rua ou em saibro, mtb ou ciclismo, eu poderia dizer q treino bastante para os esportes q pratico.

Esportes podem ou não exigir atividade fisica, e nem toda atividade fisica pode ser considerada esporte.
Para que seja considerado esporte, é necessário q exista um conjunto de condições e requisitos, que nivelem, determinem ou regulem o nivel de esforso, dificuldade e resultados, etc....

Um jogo de futebol, mesmo q amador, onde dois times competem, existe um limite de tempo, ou de gols, regras claras, é um esporte.

Ir a uma academia, treinar muai tai, é esporte. Participar de uma luta de muai tai é esporte.
Lutar(briga) na rua, usando tecnicas do muai tai, não é esporte.

As trilhas q faço, são atividades fisicas muito mais severas do que uma partida de futebol, mas não são um esporte, pois ali é tudo na brincadeira, sem hora pra acabar, sem objetivos definidos, sem regras e muito menos vencedores.

Xadrez, poker ou bilhar são esportes e não exigem esforço físico relevante.

Fazer uma trilha, por mero lazer, não é esporte. Descarregar um caminhão de areia, pedalar de casa até o trabalho, lavar a caixa d´água, substituir o carro por uma caminhada, não são praticas esportivas, embora demandem esforços fisicos e possam gerar alegrias.

esporte não é exatamente o sinonimo de atividade fisica relacionada ao bem estar.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por ale primo »

Trilha também é esporte, pq num é´hobby nem que a vaca tuça. Da trilha derivam quantas modalidades de duas rodas motorizadas ou não?
Quantas técnicas tem pra coisa, princípios, etc e tal.....
É esporte forte que sem preparo faz o fio chorar e a mãe num ver. Inté mata.....
Agora ser classificado como olímpico é outra coisa.
Já passeio ecológico de moto num é esporte...........
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por mfd »

Não é o nivel de esforço fisico q determina se é esporte ou não.

Se fosse assim, trabalhar na roça, descarregar caminhão, furar cisterna e qualquer trabalho forçado mereceria a mesma classificação.

Hobby não tem nenhuma ligação com nivel de esforço e sim com a ausencia de preocupação com resultados e regras para medir este mesmo resultado. Hobby é algo q se faz por prazer, independente de resultados competitivos. Pode ser cuidar de um aquário, e pode ser escalar uma montanha, ou fazer uma trilha.
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Passoka »

Esforço? Mas Xadrez não é esporte também?

Esporte não tem a ver com competição?
Uria
Membro
Mensagens: 164
Registrado em: 23 Abril 2009 à19 15:45

Re: Trilha ou Motocross é considerado um esporte?

Mensagem por Uria »

Concordo com o que o fernandok disse(em parte), mas ele não levou em consideração que muitos aqui além de praticarem trilhas nos finais-de-semana, existe sim um esporte que está relacionado às trilhas, o Enduro que tem várias ramificações e categorias como o Enduro Fim, Enduro de Regularidade, Extreme Enduro, Moto X Enduro(que eu ACHO que foi o nome que pegou o Indoor Enduro), e não podemos nunca esquecer do Trial.

Sem contar os Rallies vida a fora..

Todos estes esportes tem suas competições, e os pilotos devem ser federados(em alguns estados nem tanto) para competir nacionalmente ou em competições reconhecidas pela nação.

Para você encontrar mais informações você pode entrar em contato com a federação do seu estado, aqui nós temos a FEMEMS, sites como o mototrilhadourados.esp.br tem informações da copa Taurus que começou ano passado mas tomou proporções muito boas (como a Super Liga) temos o msoffroad.com.br que fala sobre o Off-Road em geral do estado do MS.

Não temos um estado muito bem organizado no Off-Road, mas desde o início da Copa Taurus, a federação viu que o Enduro tem proporções muito grandes, e isso é só especulação mas acredito que neste ano as duas competições vão crescer muito.

A diferença que o fernandok quis lhe mostrar(acredito eu), é que enquanto você não é um praticante de um Enduro, ou sei lá de uma competição, você apenas está treinando, eu respeito o raciocínio, mas acredito que enquanto você se dedica e treina, tenta melhorar, está praticando o esporte, desde que dê um foco para ele.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem