Duvida manutencao YZ250F/WR250

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Evan_Piracicaba
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2012 à38 15:08

Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Evan_Piracicaba »

Fala galera, tudo bem com voces? Atualmente tenho uma XR200 para trilhas e a manutencao e muito barata e o motorzinho nao quebra. Minha duvida é sobre a manutencao/durabilidade do motor de uma YZ250F ou WR250. Para usa-las em trilhas fechadas e de media, acelerando tranquilo (que é a minha tocada) o motor delas terao a mesma durabilidade da XR? As manutencoes basicas como troca de rolamentos, kit transmissao etc... sao muitos caros? Usando nas condicoes acima, de quando em quando tempo tenho que fazer a troca de oleo? Abracos. Obrigado.
Obs: Ontem 03/03/12 fiz uma trilha e andei atras de uma YZF250.... "babei" na suspensao dela joia::: joia::: e nunca tomei tanta pedrada numa trilha.... doeu:: kkkkk
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por henriquejensen »

As Yamahas de Cross/Enduro são muito resistêntes e dificilmente quebram à toa, só quebra mesmo por falta de manutenção preventiva. Mas levando em conta que vc vai pegar uma usada, surpresas podem acontecer, mas fica tranquilo, internet tá aí pra isso. Se for comprar as peças de motor que vc citou aí em cima aqui no Brasil, prepara o bolso fio...concessionária é facada no peito.
Se vc gosta mais de trilha pega a WR, pq a YZF é muito mais arisca e em trilhas travadas é mais complicado dominar a magrela.
A única coisa que num dá pra escapar aqui no Brasil é comprar pneu, num tem como trazer de fora, mas o resto é tranquilo. Se tiver condições e for ficar muito tempo com a moto vc pode estocar em casa as peças que troca com mais frequência, como pastilhas de freio, relação, vela, guia de corrente e por aí vai.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Ricardo »

Como disse o Henrique, as Yamahas são as mais resistentes das cross/enduro sem duvida, mas mesmo assim não chegam nem perto de uma nacional, além de que importada não aceita desleixo na manutenção/troca de óleo/limpeza de filtro. joia:::
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por henriquejensen »

Verdade Ricardo, manutenção tem que ser preventiva e nunca corretiva. Se deixar relaxar o prejú é grande quando explode um motor desses. Mas tem gente que tem moto de enduro com mais de 200 horas de uso e ta como novo o motor, tudo por conta dos cuidados especiais com filtro de ar sempre úmido de óleo, óleo de motor trocado de acordo com as horas limite, pastilhas de freio que são trocadas antes de chegar no ferro e por aí vai.
Só ter cuidado que vc tem motoca pra muito tempo.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Rushdb »

Pra vc ter ideia de custos das peças que ja comprei (tanto no BR quanto nos EUA)
Agulha do carburador = R$95 ($14)
Cabo embreagem = $22
Pastilha traseira PRO-X = ~R$80 ($30 as EBC)
Pedal de marcha (marbarato no Brasil) = R$120

Ai vem as bicas no saco considerando uma XR200 / WR250:
Conferencia das folgas das valvulas:
XR = R$70 (e só.. para por aqui)
WR = R$70
Pastilhas de ajuste de cada valvula = R$40 (são 5 pastilhas!)
Mão de obra de ajuste = + R$70!

Óleo = desista de usar Yamalube, BR, de 10 conto... É Mobil MX no mínimo...
Filtro de óleo = to usando um da SCUD, bem barato, coisa de menos de 10 reais...

O custo da importada não é tão mais alto mensalmente... O que é caro são os imprevistos, a corretiva mesmo, pq vc senta e chora se acontecer de: radiador empenar/furar, bengala riscar e precisar de cromo duro, trincar uma roda, quebrar uma tampa de motor... ai sim vc sente o peso duma importada...
juliano.tbf
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 19 Dezembro 2011 à13 08:25

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por juliano.tbf »

A manutenção preventiva da importada também é mais cara.

Exemplo:

revisão geral deve ser feita de 6 em 6 meses, para lubrificar rolamentos e fazer uma boa limpeza.

Nacional R$ 120,00
Importada R$ 360,00 (ai meu bolso!!!)


Eu tenho uma WR250f modelo 2008/2009

EXCELENTE MOTO e muito dura na queda... não quebra facil não... e eu que sai de uma cRF 230... meu mundo mudou muito com a suspenção da WR... é show!!!
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Marcus DT »

Evan, não tem como comparar a manutenção de uma nacional com uma importada (há quem diga o contrário aqui no fórum, mas eu discordo totalmente). Saí de uma CRF230 0km para uma YZ250F 2006 que estou há 7 meses, só alegria (apesar das despesas terem aumentado consideravelmente). Dê uma olhada no meu tópico com o histórico da moto desde que comprei: http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... 21&t=26766" onclick="window.open(this.href);return false; .

Sobre as trocas de óleo, elas são feitas a cada 10 horas ou 4 trilhas, o que ocorrer primeiro (geralmente coincide). Só nisso os custos já são infinitamente superiores a uma nacional, pois na CRF230 eu gastava 13 reais com 1L de Yamalub, já na YZF utilizo 1,25L de Motul 5100 e um filtro de óleo (troco toda troca). O litro do Motul com muita dificuldade você acha a R$25/L (geralmente é R$ 30) e o filtro de óleo custa 9 dolares, ou seja, a cada 10 horas de diversão custa por baixo R$ 46,50 na importada e R$ 13 na nacional. O consumo de gasolina também influencia nos custos, na CRF230 um tanque de comum durava umas 2 trilhas, na YZF - além de eu só utilizar Podium R$ 3,50/L - bebe MUITO (mal dura uma trilha).

A YZF/WRF das importadas é uma das mais resistentes, mas ainda assim o desgaste é superior as nacionais, obviamente. Tenha em mente que uma nacional é um "carro de passeio" e uma importada é um "fórmula 1", ou seja, exige manutenção com maior frequência (horas), mão de obra de qualidade (não é qualquer um que mexe) e peças de altíssima qualidade (esquece paralela, a menos que seja de marcas TOPs como Wiseco, Kiblewhite, EBC, etc).

Se você tem condições de cuidar ($$), um mecânico competente e paciência de esperar as peças virem do exterior, vá em frente. Se você é daqueles que só pensa em andar, não gosta de cuidar, não faz manutenção preventiva das duas uma: continue de nacional ou troque de importada todo ano!!

Abs,
Marcus DT
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Rushdb »

troque de importada todo ano!!
Esse é o grande problemas das usadas, pelo ao menos o que eu percebi quando fui comprar a minha...
As vezes o cara pensa: pra que gastar 4 mil numa retifica de uma 2007~2008 se posso usar os mesmos 4 mil e partir pra uma zero km?
Ai a moto vai ficando cada vez mais largada de dono pra dono... Vejo muita gente que troca de moto de 2 em 2 anos, no máximo, porque nesse pensamento matematicamente compensa muito... Uma moto de 2 anos provavelmente vai ter trocado no maximo os rolamentos de roda e pastilhas e umas revisões bestas de suspensão... Ai quem pega uma com 2~4 anos, dependendo até arcar com uma retifica, fora que a geral é bem maior, passando pro embreagem gasta, rodas empenadas, discos de freio ruins, etc... Até que ela cai na mão de um dono zeloso, que pensa em ficar outros 2~3 anos com a moto e dá aquela geral nela... hehehe
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por henriquejensen »

Rushdb escreveu:
troque de importada todo ano!!
Esse é o grande problemas das usadas, pelo ao menos o que eu percebi quando fui comprar a minha...
As vezes o cara pensa: pra que gastar 4 mil numa retifica de uma 2007~2008 se posso usar os mesmos 4 mil e partir pra uma zero km?
Ai a moto vai ficando cada vez mais largada de dono pra dono... Vejo muita gente que troca de moto de 2 em 2 anos, no máximo, porque nesse pensamento matematicamente compensa muito... Uma moto de 2 anos provavelmente vai ter trocado no maximo os rolamentos de roda e pastilhas e umas revisões bestas de suspensão... Ai quem pega uma com 2~4 anos, dependendo até arcar com uma retifica, fora que a geral é bem maior, passando pro embreagem gasta, rodas empenadas, discos de freio ruins, etc... Até que ela cai na mão de um dono zeloso, que pensa em ficar outros 2~3 anos com a moto e dá aquela geral nela... hehehe
Exatamente oque aconteceu comigo. Tomei ferro ao²
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Marcus DT »

Rush, na minha opinião, comprar importada de desconhecido é loucura. EU não faria! É o tipo de equipamento (assim como jet-ski, instrumento, etc) que eu prefiro pagar um pouco mais pela procedência do que comprar no escuro. Como vc mesmo já disse, tem muita gente que usa até acabar o pó da rabiola e depois vende como revisadinha, plásticos originais guardados, etc.

Sobre o lance da retífica esse nem é o maior dos problemas, mandando vir de fora com uns 1,5k dolares você refaz o motor quase que completo (cilindro, pistão válvulas, etc). O problema maior de comprar uma moto moída são as gambiarras que vão aparecendo com o tempo (e a moto te deixando na mão sempre). Vc termina de fazer o motor e a embreagem abre o bico, faz a embreagem e percebe que as bengalas tão arranhadas... é uma bola de neve, a moto sempre terá coisas por fazer e nunca ficará confiável.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Gargamel »

Marcus DT escreveu:Rush, na minha opinião, comprar importada de desconhecido é loucura. EU não faria! É o tipo de equipamento (assim como jet-ski, instrumento, etc) que eu prefiro pagar um pouco mais pela procedência do que comprar no escuro. Como vc mesmo já disse, tem muita gente que usa até acabar o pó da rabiola e depois vende como revisadinha, plásticos originais guardados, etc.

Sobre o lance da retífica esse nem é o maior dos problemas, mandando vir de fora com uns 1,5k dolares você refaz o motor quase que completo (cilindro, pistão válvulas, etc). O problema maior de comprar uma moto moída são as gambiarras que vão aparecendo com o tempo (e a moto te deixando na mão sempre). Vc termina de fazer o motor e a embreagem abre o bico, faz a embreagem e percebe que as bengalas tão arranhadas... é uma bola de neve, a moto sempre terá coisas por fazer e nunca ficará confiável.
é isso aí, tem é q saber comprar moto. O barato SEEEEEEMPRE vai sair caro !
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Juliano »

Para as nossas trilhas, aqui na região vai de YZ sem medo!
Evan_Piracicaba
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2012 à38 15:08

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Evan_Piracicaba »

Valeu galera pelos comentarios joia::: ...... nao tenho conhecimento nenhum do mundo das importadas (so sei que elas sao mais tops) por isso lancei o topico, mas entendi qual e o esquema.... tem que cuidar de uma importada melhor do que a esposa..... rindo3:: Marcus DT, legal seu comparativo... deu uma nocao bem clara em R$..... mas continuem postando, todos os comentarios sao bem vindos....
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por GELOUS »

Evan, dá uma olhada nos classificados que tem uma KXF de procedência e bem zerada! joia:::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Selvagem »

Rushdb escreveu:
troque de importada todo ano!!
Esse é o grande problemas das usadas, pelo ao menos o que eu percebi quando fui comprar a minha...
As vezes o cara pensa: pra que gastar 4 mil numa retifica de uma 2007~2008 se posso usar os mesmos 4 mil e partir pra uma zero km?
Ai a moto vai ficando cada vez mais largada de dono pra dono... Vejo muita gente que troca de moto de 2 em 2 anos, no máximo, porque nesse pensamento matematicamente compensa muito... Uma moto de 2 anos provavelmente vai ter trocado no maximo os rolamentos de roda e pastilhas e umas revisões bestas de suspensão... Ai quem pega uma com 2~4 anos, dependendo até arcar com uma retifica, fora que a geral é bem maior, passando pro embreagem gasta, rodas empenadas, discos de freio ruins, etc... Até que ela cai na mão de um dono zeloso, que pensa em ficar outros 2~3 anos com a moto e dá aquela geral nela... hehehe
Existem excessões. A minha moto é 2008, e posso afirmar com toda a certeza que se fosse vender ela hoje para qualquer pessoa (conhecida minha ou não) quem a comprasse não teria absolutamente nada para fazer!

Tenho uma planilha de gastos, aonde tenho controle das horas de uso e da Km desde que comprei ela e posso afirmar com convicção que a manutenção preventiva ou corretiva das especias é ¨salgada¨ (mesmo trazendo peças/acessórios de fora), pois manter elas comprando o que é necessário no Brasil seria, pelo menos para mim, insustentável.

Cuidado ao olhar uma moto com plásticos muito bonitos e sem uso, muita gente tira os plásticos, termina com a moto e depois na hora de vender coloca os novos e vende a moto por impecável.

Se vale a pena cuidar tanto de uma moto usada? Sinceramente não sei, o que gastei na minha moto com manutenção preventiva (nunca fiz manutenção corretiva), acessórios e preparação nestes 18 meses que há tenho daria tranquilamente para vender a minha moto e colocar este valor em uma GasGAs 2011 0Km.
Evan_Piracicaba
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fevereiro 2012 à38 15:08

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por Evan_Piracicaba »

Gelous, dei uma olhada nos classificados..... realmente a moto ta muito nova..... mas lendo os relatos acima, hoje uma importada esta fora da minha realidade.... buaa:: buaa::
guga_elo
Membro
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Dezembro 2011 à29 00:40

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por guga_elo »

juliano.tbf escreveu:A manutenção preventiva da importada também é mais cara.

Exemplo:

revisão geral deve ser feita de 6 em 6 meses, para lubrificar rolamentos e fazer uma boa limpeza.

Nacional R$ 120,00
Importada R$ 360,00 (ai meu bolso!!!)


Eu tenho uma WR250f modelo 2008/2009

EXCELENTE MOTO e muito dura na queda... não quebra facil não... e eu que sai de uma cRF 230... meu mundo mudou muito com a suspenção da WR... é show!!!
Quero trocar minha CRF230 por uma WR 250 tb... ainda mais depois do enduro q fiz domingo percebi que a CRF230 é pequena pra mim, a WR 250 eh mais alta q a crf 230? tenho 1.90m de altura 75kg...
isaque junior
Membro
Mensagens: 959
Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por isaque junior »

A Wr é mais alta do que uma crf e mais leve.
marcelop
Membro
Mensagens: 300
Registrado em: 22 Novembro 2011 à28 14:51

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por marcelop »

Eu sou mais as de cross que de enduro...nada contra a wr, mas eu iria de yzf...mesmo na trilha acho que é mais diversão! Mas isso vai do gosto do piloto.
juliano.tbf
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 19 Dezembro 2011 à13 08:25

Re: Duvida manutencao YZ250F/WR250

Mensagem por juliano.tbf »

quem prefere moto de cross nunca pegou uma trilha travada mesmo!!!

ai vc vai ver o que é sofrimento...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem