Resgate na trilha

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Resgate na trilha

Mensagem por dfpf »

Faço trilha desde 2004 e já presenciei vários resgates de treieros acidentados. Com e sem helicóptero. E neste sábado, quando voltava de uma trilha, presenciei mais um. Só que este foi o mais inusitado de todos.

Fizemos uma trilha onde andamos mais de 140 km. Por conta de diversos problemas que tivemos, acabamos voltando quando já eram 18:30hs e já estava escuro. Estávamos em uma trilha muito conhecida de BH, de nome perdidas, e que era a última trilha antes de chegarmos. E faltando apenas 5 km nos deparamos com uma cara caído em uma subida e seu amigo sentado ao lado. Segundo fomos informados, às 5:20hs da tarde os dois retornavam quando a corrente de um deles soltou nesta subida. Ele parou e foi arrumar a corrente. Porém se desequilibrou e caiu parado. Acabou por torcer o joelho nesta queda. Até parece uma coisa simples. Mas o cara estava deitado no chão no colo de seu amigo, e chorando e gritando de dor. Como ele estava ainda com bota e calça, não dava pra ver o que tinha acontecido. Mas tínhamos certeza de que ele estava sentindo muita dor, mas muita dor mesmo.

Ficamos pra dar um apoio. Nesta hora já estava de noite, os bombeiros já tinham sido chamados e esperava-se que um helicóptero fosse até lá para resgatá-lo. As motos dos dois não tinham farol e precisariam de motos com farol para iluminar o local de aterrissagem.

Por telefone fomos avisados que os bombeiros tinham chegado no início da trilha e precisavam de alguém para buscá-los e levá-los até o acidentado. Então dois de nosso grupo foram até lá para trazer os bombeiros na garupa. Quando estes dois bombeiros chegaram (aliás, um bombeiro e uma bombeira), resolveram imobilizar a perna do cara. Tiraram sua bota, rasgaram sua calça, tiraram sua joelheira, que é daquelas vagabundas e protege apenas contra arranhão. E foi aí que vimos o que tinha acontecido. A princípio não havia fratura e sim a patela tinha saído do lugar. Pra que não sabe, patela é aquele caroço de manga que temos no joelho. Pois o caroço de manga do sujeito tava todo de lado no joelho, tipo vimos com o Ronaldinho fenômeno quando ele estava na inter. Doia só de ver. E na hora de imobilizar e enfaixar o cara gritava e chorava tanto que era difícil não se comover. Em determinados momentos ele até desmaiou de tanta dor, tendo de ser acordado pelo seu amigo.

Em seguida chega à pé pela trilha o irmão do acidentado com mais 4 bombeiros. Foi neste momento que recebemos a notícia que o helicóptero não viria e ele teria de ser resgatado pela trilha. Mas como fazer isto com um cara que estava sentindo dor sem nem movimentar a perna?
Então o cara foi colocado em uma maca, que se não me engano se chama “maca task str”. É uma maca do tipo desta do link abaixo:

http://sp.quebarato.com.br/sorocaba/mac ... CEF1F.html


Com uma corda que levaram, fizeram várias alças e foram carregando o cara. O irmão foi na moto do acidentado e nós seguimos iluminado o caminho da turma. Mas as dificuldade foram aparecendo. Em locais estreitos, como nas inumeras cavas desta trilha, ficava muito sem jeito de carregar. Então foi preciso improvisar. Amarraram uma corda na maca e outra na traseira da moto. E inacreditavelmente, a moto foi rebocando a maca com o acidentado junto. Os bombeiros iam caminhando junto e segurando a maca para ela não virar ou carregando nos locais mais difíceis. Eu indo atrás iluminado tudo com o farol da moto. Mas o problema é que o ritmo era muito lento e não dava pra ficar com a moto ligada todo o tempo, pois ela começava a ferver. De qualquer forma, esses aproximados 5 km foram percorridos em cerca de 2 a 3 horas. Chegando ao final da trilha a ambulância estava à espera. Já eram 22 hs, então foi minha vez de correr pra casa, antes que minha mulher me tornasse o próximo acidentado...

Mas tenho de tirar o chapéu para os bombeiros. Apesar do helicóptero não ter ido até o local sob alegação que não havia teto, os bombeiros são nota 1.000. Sei que esta é a profissão deles, mas os caras são de uma prestatividade impressionante. Solícitos, bem humorados e dispostos. Andando no escuro em um terreno acidentado eles iam comprando terreno um atrás do outro. Toda hora tinha um de bunda no chão. Eles já estavam até contando quantos tombos cada um tomava. Parabéns mais uma vez aos bombeiros. Taí uma profissão publica que tem todo o meu respeito.

E como mesmo nas situações trágicas, tem os episódios cômicos, seguem dois:
- O irmão do acidentado, quando chegou no local, estava de camisa, bermuda e crock. Gozei a cara dele e falei que nunca havia visto um treiero de crock, já que foi ele que estava pilotando a moto e fazendo o reboque. Nessa hora o acidentado até sorriu. Pra quem não sabe o que é crock segue link: http://fabianacamilo.com/tag/sandalia-crock/

- o outro episódio ocorreu quando esperávamos os bombeiros chegar. Estavamos todos sentados em um barranco ao lado do acidentado quando um de nosso grupo esbarrou em um capacete. Ele desceu o barranco rolando e foi bater na perna machuca do cara. Nesta hora o acidentado gritou e chorou muito!! Meu amigo que esbarrou no capacete não sabia onde enfiar a cara. Parecia filme de humor negro.

Mas o aprendizdo disto tudo é muito simples. Será que se o cara estivesse com um brace isto teria acontecido? Pode até ser que sim...mas sei lá viu...

Não era o caso deste acidentado, mas é muito comum ver neguinho gastando fábulas na preparação de moto, troca de adesivo, pintura de aro, cdi sei lá de que, escape fuderoso e na hora de comprar equipamentos é o maior mão de vaca. Equipamento tem de ser de ponta. Moto de ponta só depois dos equipamentos!!
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Resgate na trilha

Mensagem por tomazte »

Show de bola o trabalho dos bombeiros! Merecem um melhor salário!
dfpf escreveu:Equipamento tem de ser de ponta. Moto de ponta só depois dos equipamentos!!
aplauso::
DarkRayman
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Janeiro 2009 à28 10:59

Re: Resgate na trilha

Mensagem por DarkRayman »

Espero nunca passar por isso, deve ser horrível ficar machucado ou com alguém machucado na trilha.
Parabéns aos bombeiros que se arriscar para salvar vidas, esses sim são heroes.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Resgate na trilha

Mensagem por Gabrielsul »

palmas:: palmas:: palmas:: palmas::
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Resgate na trilha

Mensagem por girinnu »

Amigo, sem palavras!
Me impressionei lendo seu relato e imaginando a cena...

PARABÉNS a todos!!! Pelo apoio ao acidentado e
também, parabéns e nota 1000 aos Bombeiros!!!
Estes profissionais merecem ser respeitados!!!
mestre:: mestre:: mestre::
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Resgate na trilha

Mensagem por Rushdb »

Dalton, sábado também voltei tarde mas não vi nada na Perdidas!

Esses dias tinha um cara contando no Help Trail que um deficiente físico estava fazendo trilha de quadriciclo com o pai na perdidas, ai a trilha foi afinando a ponto de não ter como passar mais com o quad. Pra piorar, não tinha espaço pra manobrar!
Chamaram os bombeiros, mas eles não conseguiam levar o deficiente de maca, pela distância e pela chuva que estava caindo...

Aí tiveram a ideia de garupar o deficiente e "prender" ele num treiero, que foi levando a "mochila" de 80kg até a ponte de lama!

Realmente eu tiro o chapeu pros bombeiros... Mas acho que é o espirito humano mesmo de solidariedade que torna até os mais marrentos em solícitos na hora que alguem ta passando perrengue!

Um amigo meu acompanhou aquele acidente duma Land Rover que capotou morro da skol abaixo e disse que a turma do resgate é "fria" mas humana, povo se comoveu lá...
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Resgate na trilha

Mensagem por dfpf »

Rushdb

Os bombeiros deste resgate foram os mesmos deste do deficiente. Eles me contaram exatamente isto. Inicialmente eles pensaram em socorrer o acidentado deste sábado usando a mesma "técnica" da garupa. Mas logo perceberam que não seria possivel pela dor que o cara estava sentindo.

Esse acidente da land no morro da skol foi muito triste. Um amigo meu estava lá também e me contou os detalhes.

No final do ano passado, um amigo quebrou a fíbula e tíbia perto do morro do careca. O pneu de minha moto furou e voltávamos para Rio Acima devagar. O grito que ele deu quando caiu foi tão alto que mesmo estando atrás de mim eu escutei e parei pra ver o que era. Como o lugar era de difícil acesso, resolvemos nós mesmos tirar ele de lá. Tentamos primeiramente na garupa, mas pela falta da pedaleira a perna balançava e ele não aguentou. Aí fizemos o improvável e funcionou. Ele foi montado na moto dele mesmo, e iamos do lado ajudando e apoiando nos locais mais complicado. Foi também uma das cenas chocantes que já vi. O joelho dele estava posicionado ao lado do tanque da moto, como sempre fazemos, mas o pé na pedaleira ficava totalmente virado pra fora, fazendo um angulo de 90 graus em relação à moto. Doia também só de olhar. Mas hj ele já está bem e semana passada já voltou a fazer trilha.

Mas são ossos de nosso ofício, ou melhor, de nossa diversão. Sabemos dos riscos. O que temos de ter é juizo (não muito hehehe) e consciência destes riscos pra nos precavermos e andarmos devidamente equipados.
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Resgate na trilha

Mensagem por ZEROOP »

dfpf parabéns pelo relato.

Sobre os Bombeiros é uma das profissões de maior honra e respeito, mas são remunerados de forma ridícula face a importância do trabalho e dedicação necessários. palmas:: palmas:: palmas::

Equipamentos não tem jeito tem que ser de qualidade eu sou travado nas trilhas devido ao medo de acidentes vou no totozinho, e toda vez que vejo a galera na loucurada de cabo enrolado me lembro do meu acidente em que rebenteu a patela, 3 meses sem botar o pé no chão uma pu** dor e sempre sinto dor no joelho após esforços exagerados, sem contar que fiquei acho que 6 meses sem andar de moto.

Acho que se ele tivesse utilizando um brace não teria acontecido, o Ronaldinho teve a rótula exposta é tenso demais, quando eu machuquei o joelho o médico mandou exercitar pois caso não o fizesse poderia ter a mesma consequência devido a fragilidade da patela e musculatura , sem contar que tive problemas de dor crescimento.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Resgate na trilha

Mensagem por PERUCH »

Rapazes...

Essa semana mesmo aconteceu uma história aki nas trilhas

Nesta 2ª Feira, um piloto aki da região A.R.S de 24 anos (ainda não sei quem é, to tentando descobrir pelas iniciais, mas nao bate com nenhum piloto q conheço, hjehehehe) sai para fazer trilha no fim da tarde, afim de treinar para o Rally Serra Mar que acontecer nos dias 02 a 05 de maio, e ele foi sozinho... numa parte da trilha ele caiu num barranco, pela noticia no jornal, ele caiu e ficou desacordado a noite toda... vindo a acordar de manha, onde começou a gritar por socorro, pois a moto caiu por cima dele, e ainda não sei como, ele ficou com um dos braços presos na roda da moto (sei la como foi, o cara deve ter enfiado a mão dentro dos raios, ou entre a balança e o pneu, aheuaa). Ele foi resgatado somente ontem, 4ª Feira... por sorte não se machucou, apenas estava com dores no peito devido à queda...

Sair numa 2ª Feira a noite p fazer trilha e sozinho ainda... o cara é louco..

Quem quiser ler a noticiam, aqui o site do Jornal, na página 23

http://www.jornaldn.com.br/ver_jornal.php?codigo=220" onclick="window.open(this.href);return false;
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Resgate na trilha

Mensagem por dfpf »

Desobedeceu uma das regras de nosso esporte. Sair sozinho pra trilha, principalmente considerando que estava treinando, ou seja, provavelmente andando de cabo enrolado, e ainda por cima em um dia sem movimento nas trilhas, onde qualquer auxílio de terceiros seria complicado
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Resgate na trilha

Mensagem por girinnu »

Muitos acidentes podemos evitar, este relato do PERUCH é um deles...
Erro primário sair sozinho! Conada bomba2 caveira::
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Resgate na trilha

Mensagem por PERUCH »

Complicado ne

Na nossa turma, qdo paramos p esperar juntar a galera em algum ponto diferente da trilha, se algum piloto não aparece, nunca sai um sozinho p voltar, sempre vamos em 2 ou 3... pq pode acontecer de um ir sozinho e acabar se machucando ou se perdendo... ai a conta fica mais alta... heehhe.. E tb sempre combinamos, se tem algum novato andando conosco, explicamos antes de sair que caso ele se perca, ou alguma pane elétrica.. não sai da trilha, fica esperando q alguem sempre volta p buscar...

Ja andei com pessoal diferente, deu problema numa moto, parei p ajudar o cara, tinha arrebentado a corrente dele e embolado no pinhão... ai esperamos mais de 30 min e nada de alguem voltar... ai pedi pro cara esperar e fui p frente ver se achava eles... NADA... voltei, falei com o cara... ai conseguimos livrar o pinhao da corrente.. mas nao tinha emenda...novamente sai até uma casa q eu tinha avistado pouco antes.... pedi uma corda... e voltei p buscar o cara q eu nem conhecia... e nós nem conheciamos muito as trilhas, pois era numa cidade vizinha à minha... resumindo... voltei rebocando o cara até a casa onde peguei a corda... ele me explicou como fazia p sair... e voltei para o ponto de onde saimos para a trilha, um posto..

Deixei recado com o pessoal do posto, para q quando os trilheiros voltassem avisar q eu e o outro cara tinhamos ido embora...

Só 2 dias depois q um cara da turma veio me eprguntar o q houve... diseeram q tocaram até um bar... e nós não aparecemos, aí eles "acharam" q tinhamos ido embora e seguiram trilha... dá de acreditar ?? belo companheirimsmo.
Nuunca mais faço trilha com esse tipo de gente.. hehehe
Sossa
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 31 Agosto 2009 à14 18:43

Re: Resgate na trilha

Mensagem por Sossa »

putz, que azar do cara ein.. mas tirei o chapeu pros bombeiros aplauso::
e concordo que primeiros equipamentos de ponta e depois a moto!

e peruch, que turma que vc foi se mete anda kkkkk
mas tem uns desse tipo mesmo, não curto gente assim naun..

flw
fadlbr
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Abril 2012 à06 17:52

Re: Resgate na trilha

Mensagem por fadlbr »

Q situação hein! Deus me livre passar por um sofrimento como este cara passou. Tenho o maior medo de machucar articulações e principalmente os joelhos.
isaque junior
Membro
Mensagens: 959
Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01

Re: Resgate na trilha

Mensagem por isaque junior »

Que falta de sorte velho.Infelizmente para muitos tem que acontecer esse tipo de coisa para andarem bem equipados. wink
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Resgate na trilha

Mensagem por Rushdb »

É Dalton, conversando com o pessoal esse final de semana, eu conheço bem o cara que vc ajudou, o Tiago!
Mês passado fiz uma trilha com ele!

Como tenho contato com ele vou postando a situação de melhora!
dfpf
Membro
Mensagens: 781
Registrado em: 01 Abril 2005 à19 15:54

Re: Resgate na trilha

Mensagem por dfpf »

É esse mesmo. Tiago. Sofreu bastante, coitado. Depois me fale como ele está. Foi só colocar a patela no lugar ou teve mais algum dano?
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Re: Resgate na trilha

Mensagem por dvenuzka »

E ai, alguma novidade?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem