Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

galera , to reformando minha dt 200 , e gostaria que alguem pudesse me dizer qual a influência do tamanho daquele bujão que forma a curva do escape , na performance do motor , aceleração , arrancada ,aceleração final , alta ou baixa , etc.dependendo da opinião do pessoal , vou atraz de um escape novo.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Leo Racing »

quanto mais gordo , mais de baixa
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Gustavo/PR »

acredito que o tamanho do bujão, varia de acordo com a cilindrada do motor. E talvez a ponteira fique com a maior parte do resultado quando quer mais baixa, alta, etc.

* ACHO *
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Matsui »

se for ver os modelos da FMF que e referencia em escapes 2T podera perceber que os Gnarly que sao pra potencia em baixas rotacoes ele e mais fino o bojo, e os Fatty que sao pra alta rotacoes
eles sao mais gordinhos, o bojo influencia diretamente na entrada e saida da nova mistura no cilindro, a ponteira do escape modifica mais o ronco do motor, mas acaba influenciando na velocidade dos gases tb,
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Juliano »

Matsui mandou bem à respeito das curvas!


Quanto à ponteira, uma ponteira mais longa vai ajudar na baixa, mas a rotação vai subir mais devagar. Também serve para adequar as motos européias nos padrões de ruídos.



Uma ponteira curta, ou mais aberta vai proporcionar um aumento de giro rápido, porém a moto perde um pouco de baixa.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Fujita »

Escape para motores 2 tempos é bem complicado. Eles interagem diretamente com o ciclo do motor e tem que ser "afinados" acusticamente, quando se diz acusticamente se refere à onda de pressão que viaja dentro do escape, considerando reflexões, etc.
Tem dois artigos legais sobre o assunto,

um ilustrativo aqui: http://en.wikibooks.org/wiki/Engineerin ... ke_Engines" onclick="window.open(this.href);return false;

E um outro mais técnico aqui: http://3cyl.com/mraxl/manuals/chamberde ... xhaust.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Quando eu era estagiário no Intituto de Pesquisas Tecnologicas da USP na decada de 80 tinhamos um grupo que estudávamos isso, começamos com escapes para motores de aeromodelos e posteriormente de lá saiu a fábrica de escapamentos WACS.
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

aplauso:: mestre:: blz , valeu galera, não esperava que me respondessem tão rápido , obrigado a todos , foi bem o que eu precisava, estou fasendo uma reforma na minha dt 200 , daquelas que não fica nenhum parafuso no lugar , colocando roupa de xtz ,(to naquela parte de brigar com o radiador ) mais preparo do motor ,pintura ,etc
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por mgarcia »

posta fotos!!
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por lgp276 »

cara se vai mudar tudo coloca um peloso prandini ou gemoto por baixo.. nada se compara a eles em relação a rendimento na dt 200
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

tenho aqui em casa uma curva wacs que estava na moto quando comprei ela , uma curva gemoto por cima que estou usando , que alias e a melhor que encontrei por aqui , tenho uma original que quero descarbonizar e operar ela , e ainda quero testar uma por baixo , ponteiras , testei vàrias , to usando uma treeheads redonda , eu andava no motocross nos fins de semana , dai andei numas pistas de velocross e ate que gostei , dai to acertando a moto pra esse fim . tem um video no youtube que meu irmão filmou com o celular na pistinha de um amigo que convidou pra andar , procurem (pega de moto dt 200 x tornado)a tornado dele tem roupa de 230 , se eu soubesse da filmagem tinha caprichado na pilotagem , hehehe
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

uma semana depois andamos de novo , pensa numa poeira , a uns seis meses que não chove direito aqui , olha a persistência do meu amigo procurem (pega de moto dt 200 x tornado 2 )
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por Matsui »




por essas e outras que eu amo essas 200tinhas hehehe danca:: danca:: danca::
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por bieel120 »

Gemoto por cima é que esquenta demaaaais, e seca bastante, periga muito furar o pistãozinho. Mas, peloso é peloso... complicado pra conseguir agora já que a fábrica fechou, tava rolando ai no mercado umas muito parecidas, só que sem a escrita da marca no bocal da ponteira.
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

pois e eltom ,acho que vou ficar com esse cano gemoto que estou usando , talvez testar um por baixo no velocross , tenho um carburador delhorto de 28 mm que quero acertar no alcool vai dar um gas a mais na motoca ,valeu matsui por postar o video , tenho que postar umas fotos hora dessas , tem mais um video de 5 minutos que foi feito uma semana antes , o cara da tornado e o dono da pista e anda sempre nela por isso anda bem , construiram uma nova pista aqui perto, vai ter uns 1200 mts muita curva de alta , por isso to fasendo um upgrade no motor .
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

bieel , a minha nao teve mais problema de aquecimento depois que coloquei essa curva, mas logo mexi na carburacao , por ultimo andando com alcool usei uma ponteira de yz 250 que e superdimencionada pra dt ,mas nem assim deu problema , unica coisa que assusta e o consumo de de uma dt a alcool
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por bieel120 »

Que bom velho, eu vi umas por aqui que não tinha pistão que aguentasse. É, ela bebe legal sim... mas o rendimento compensa legal. A minha crf parece um opala, bebe mais que eu a imundícia. AHIOHIOAE
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por bieel120 »

Sim, com certeza. Não falei em relação ao acerto, mas que a curva em si esquenta demais. É bom sim, eu gosto bastante, o ruim é que ele é fininho demais, qualquer batidinha amassa.
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

pessoal eu fiquei com receio de andar a alcool no inicio , mas depois de acertar a moto , nao tenho vontade de mudar , para a dt 200 , aumentei o gicle de baixa , para 0,7 mm e o de alta para 1,4 mm ,afinei um pouco a agulha uso ela toda levantada ,ou desco um degrau dependendo do clima , regulei o ar , tem que dar atencao para o nivel da boia , vasao da torneira , para pegar uso aquela antiga entrada do autolub ,pra colocar spray desengripante , uma pedalada e ja era .
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

então eltom , esqueci de falar , coloquei uns 5 cm de uma mangueirinha , com um parafuso na ponta servindo como tampa , dai coloca aquela extensão que vem no spray , e injeta dentro .
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Qual diferenças entre curvas para motores dois tempos

Mensagem por gersom »

eltom , depois que o motor a alcool pegou uma vez dificilmente incomoda , eu uso esse artificio para faser pegar depois de uma semana parada , dai não quebra pedal ou engrenagens de partida , tenho trauma disso hehe, meu motor sempre ta bom de compressão. mas vou tocar a reforma da moto ,que ja ta dando saudade de acelerar , tamo mechendo em três dt 200 aqui atraz de casa , e mais uma rd 135 ,tem um cacaredo de moto que da medo , mas agora vai , chegou minha retìfica de mão .....Eltom , rdzinha com palheta e bura de dt 200 ,gemoto , ignição magnetrom ,e um trabalhinho num cilindro 1mm , fica razoavel ???????????
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem