Primeira moto especial

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Rider#49
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Janeiro 2012 à31 16:15

Primeira moto especial

Mensagem por Rider#49 »

E ae galera beleza? Meu nome é Augusto e eu so novo aqui no forum e queria que vocês me tirassem uma divida.
Então eu estou querendo comprar uma especial de cross e colocar na trilha, mas eu vejo o pessoal da pista de cross aqui da minha cidade abrindo o motor das motos com 40 ou 50 horas de uso e na maioria das vezes tem que fazer a troca preventiva. Ae é que esta meu medo, por quê eu faço trilha sabado e as vezes domingo o dia todo, se eu tiver que abrir o motor da moto a cada 40 ou 50 horas e fazer a troca preventiva ae não aguento banca a brincadeira.Queria saber a opinião de quem entende de moto de cross na trilha. A moto que eu pretendo comprar vai ser 250cc mais não decidi qual mais vai ser usada. Desculpe pelo pequeno texto hehe
Pedro07
Membro
Mensagens: 996
Registrado em: 25 Julho 2011 à58 00:56

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Pedro07 »

Pretende gastar quanto?
Já pilota ou já pilotou?
Não prefere pegar uma moto endureira ao invés de uma para motocross?
Se apresenta aqui http://lidermotos.com.br/forum/viewforum.php?f=9" onclick="window.open(this.href);return false; para nós te conhecermos melhor,abra um tópico lá se apresentando.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Primeira moto especial

Mensagem por henriquejensen »

Pra mexer no motor com só 40 horas de uso o cara tem que ser muito pró e viver andando com giro no limite ou se um desleixado com óleo e manutenções básicas.
Se vc anda faz pouco tempo, e a moto estiver com motor 100% ,vai demorar muito pra abrir. Se caprichar no óleo,água e filtro de ar, sempre estar monitorando tudo isso aí, vc tem motor pra muito tempo.
Rider#49
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Janeiro 2012 à31 16:15

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Rider#49 »

Ainda não sei quanto vou poder gastar ao certo mas é em torno de 14k a 12k.
Ja faço trilha e gosto de dar umas brincadas nas pistas mas nada serio.
Minha moto atual é uma TTr 230 e to achando meio sem graça andar de 230.
Depois eu me apresento com mais calma e etc.
Rider#49
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Janeiro 2012 à31 16:15

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Rider#49 »

henriquejensen escreveu:Pra mexer no motor com só 40 horas de uso o cara tem que ser muito pró e viver andando com giro no limite ou se um desleixado com óleo e manutenções básicas.
Se vc anda faz pouco tempo, e a moto estiver com motor 100% ,vai demorar muito pra abrir. Se caprichar no óleo,água e filtro de ar, sempre estar monitorando tudo isso aí, vc tem motor pra muito tempo.
Então Henrique pelo que eu vejo os caras andando na pista ja era pra eles tarem andando de 450, mas não por que eles são pro, eles são experientes e continuam de 250.
Pelo que você falo então é só cuidar da manutenção basica que da pra ter um motor duravel.
Obrigado a você e ao Pedro por me ajudar.
Mais eu pesso mais detalhes sobre valores de uma troca preventiva e as manutenções em geral, claro que se for possivel vocês me informarem isso.
Vlw
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Gustavo/PR »

O que o Henrique falou esta certo, porém... um dia de trilha, pode ser mais prejudicial que uma tarde no cross. Vai depender a tua tocada e das trilhas da região.
HEVERTON H.
Membro
Mensagens: 316
Registrado em: 04 Fevereiro 2009 à37 16:49

Re: Primeira moto especial

Mensagem por HEVERTON H. »

henriquejensen escreveu: vc tem motor pra muito tempo.
MAIS ou MENOS, quanto tempo seria? 200 horas?
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Rushdb »

R49, conheço um bucado de gente que faz trilha de moto de cross... KXF, CRF´R, SX´s...
Ninguem segue plano de manutenção a risca...
Geralmente você abre no primeiro sintoma, que geralmente é dificuldade de partida a quente, pedal de kick sem pressão (falta de compressão), fumando light...

Se você for em pista vai ver que o pessoal anda com giro altíssimo o tempo todo... Cada hora de uso em pista é extremamente mais desgastante que na trilha.
Pra exemplificar: um amigo meu tinha uma 450R 2004, ultima retífica feita em 2009 no capricho (troca de cilindro, parte debaixo toda, etc). O cara anda religiosamente todo sábado, tocada pro(corre em enduro FIM, é ruim da cabeça...), vendeu a moto pro meu tio meados desse ano, depois de quase 3 anos de moeção... Pega no primeiro kick, não fuma, lenta estável... abrir pra que?
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Primeira moto especial

Mensagem por superagro »

Eu tenho uma CRF 250 R que ta com 189 horas, ela é 2007. Provavelmente vou abrir o motor dela no mais tardar dentro de 15 dias.
Ate agora não tinha dado sinais que precisava abrir, porem tem umas três trilhas que ela ficou ruim pra ligar fria, se eu deixar uma semana parada no sábado ela só liga a primeira vez no tranco.
Quente liga que é uma beleza uma quicada e pega na boa.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Gargamel »

Rushdb escreveu:R49, conheço um bucado de gente que faz trilha de moto de cross... KXF, CRF´R, SX´s...
Ninguem segue plano de manutenção a risca...
Geralmente você abre no primeiro sintoma, que geralmente é dificuldade de partida a quente, pedal de kick sem pressão (falta de compressão), fumando light...

Se você for em pista vai ver que o pessoal anda com giro altíssimo o tempo todo... Cada hora de uso em pista é extremamente mais desgastante que na trilha.
Pra exemplificar: um amigo meu tinha uma 450R 2004, ultima retífica feita em 2009 no capricho (troca de cilindro, parte debaixo toda, etc). O cara anda religiosamente todo sábado, tocada pro(corre em enduro FIM, é ruim da cabeça...), vendeu a moto pro meu tio meados desse ano, depois de quase 3 anos de moeção... Pega no primeiro kick, não fuma, lenta estável... abrir pra que?
Não não cara. Naonao::

A moto de cross é feita pra rodar em giro alto e não pra ficar esquentando em enrosco ou debreando em subida de morro.

Por isso q digo e repito quantas vezes for necessário q lugar de comprar moto de MX é na pista de MX, foi pra trilha virou abacaxi.

Na pista é muito mais fácil "sentir" o desempenho da moto diminuir por conta de desgaste, não são sintomas tangiveis (fumaça, barulhos, etc) q apontam a hora de mexer. Por isso as preventivas em motos de pista são muito mais comuns. Não necessariamente obrigatórias.

É só olhar os depoimentos ai pra cima, sobre abrir motor qdo apresentar algum sintoma...

Quam anda em pista de MX sabe o risco dum motor travar num salto, uma corrente quebrar numa reta...

Não to criticando, só dando um toque.

Pra vcs terem idéia uma colega nosso de pista q andava até pouco tempo atrás numa YZF 290 (kit de aumento de cc) abriu o motor com mais de 200 hs e foi preventiva.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Rushdb »

Gargamel, concordo em partes...

Em muita moto (YZ e WR por exemplo), a maior diferença entre a mecânica é comando e avanço de ignição, as vezes taxa do pistão... Logico que "N" coisas são diferentes, magneto, partida, etc, mas basicamente a diferença de baixa entre as duas é essa...
O que diz respeito a durabilidade menor das motos de cross é seu uso, não sua mecânica... Pistão das duas é essencialmente o mesmo, salvo as opções "race only" com menos anéis, ou com dome no estilo "não-põe-comum-que-bato-pino", etc... Embreagem dura menos porque você queima mais na falta de baixa, mas é o mesmo sistema...
O que quero dizer é que moto de MX dura "menos" porque vive na paulera... Não tem como dar salto no "pó-pó-pó".
Na trilha, sabendo tocar, sem queimação de embreagem e ferve-ferve, não tem motivo pra durar pouco... Rolamentos de biela, a biela em sí, vira, camisas, válvulas, pistão, é tudo igual lá dentro a uma de Enduro...

Eu concordo plenamente que preventiva é o caminho... Pistão com folga excessiva manda camisas pro saco, corrente de comando velha manda 2 mil reais de valvula pro além facil, moto que pede agua sempre tá é com junta queimada misturando agua no óleo, etc... Mas o que quero dizer é que geralmente tudo isso avisa antes...
Rider#49
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Janeiro 2012 à31 16:15

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Rider#49 »

Então pelo que eu li e entendi é que tem que saber tocar na trilha e cuidar pra durar mais tempo.
Minha tocada é bem tranquila, sem surpresas ando pra me divertir e as trilhas são tipicas da região onde eu sou do interior de MG e aqui tem bastante de tudo na minha opinião.
Obrigado pra quem expôs sua opinião e experiência, e eu peso que falem mais sobre o assunto.
Vlw
Pedro07
Membro
Mensagens: 996
Registrado em: 25 Julho 2011 à58 00:56

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Pedro07 »

Cara acho que vc vai sofrer com uma moto de mx na trilha,ainda mais se for em locais travados.
Eu andava com moto de mx na trilha e quando peguei uma endureira melhorei muito minha tocada.
Se vc for forte,alto e tiver uma tocada mais agressiva e ser um pouco experiente vc pode gostar,mas é capaz que não curta e canse logo,vai encher o saco.
A endureira vc vai ter uma moto ágil,leve e com baixa.
Vai se divertir muito.
Muitas pessoas devem ser contrarias ao que eu disse, mas é minha opinião,veja o que a galera vai falar.
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Leonardo nunes »

Pedro07 escreveu:Cara acho que vc vai sofrer com uma moto de mx na trilha,ainda mais se for em locais travados.
Eu andava com moto de mx na trilha e quando peguei uma endureira melhorei muito minha tocada.
Se vc for forte,alto e tiver uma tocada mais agressiva e ser um pouco experiente vc pode gostar,mas é capaz que não curta e canse logo,vai encher o saco.
A endureira vc vai ter uma moto ágil,leve e com baixa.
Vai se divertir muito.
Muitas pessoas devem ser contrarias ao que eu disse, mas é minha opinião,veja o que a galera vai falar.
Mas querer baixa com uma moto 125 de cross é pra acabar asuhauhsuahshaush!


Aqui na minha região moto de mx na trilha é predominante, ja andei de kxf e crf r na trilha e segundo minha opinião são motos muito boas para andar na trilha, desde que não seja uma trilha travada, por que se o nego não souber andar com ela, ela ferve mesmo !
Mas como sou do contra eu fui de 2t de enduro, ou seja, quase uma revolução aqui, e posso dizer que motos de enduro tem mais baixa, são mais altas e isso faz a diferença dentro da trilha!
Pedro07
Membro
Mensagens: 996
Registrado em: 25 Julho 2011 à58 00:56

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Pedro07 »

Leonardo nunes escreveu:
Mas querer baixa com uma moto 125 de cross é pra acabar asuhauhsuahshaush!


Aqui na minha região moto de mx na trilha é predominante, ja andei de kxf e crf r na trilha e segundo minha opinião são motos muito boas para andar na trilha, desde que não seja uma trilha travada, por que se o nego não souber andar com ela, ela ferve mesmo !
Mas como sou do contra eu fui de 2t de enduro, ou seja, quase uma revolução aqui, e posso dizer que motos de enduro tem mais baixa, são mais altas e isso faz a diferença dentro da trilha!
Bom quanto a 4 tempos não sei falar muito,já andei de kx,rm,honda cr,husq cr,yz tudo 125,véi tem que ter dom e sangue no olho.
Claro Leonardo sei que 125 2 tempos para mx não tem baixa mais é que era a moto que todos meus amigos tinham então fui na onda,também foi uma escola pq quando comecei a andar mais ou menos nela peguei uma própria para o que faço.
Mas acho que ele não pensa em 125 de cross né Rider?
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Will xtz »

arruma uma DRz 400 , as de rua ouvi relatos de rodar mais de 50,000km sem abrir o motor.

Essas 125 novas de enduro tem muita baixa, ktm 125 (150), husaberg , gas gas etc.. São ótimas motos.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Primeira moto especial

Mensagem por Gargamel »

Rushdb escreveu:Gargamel, concordo em partes...

Em muita moto (YZ e WR por exemplo), a maior diferença entre a mecânica é comando e avanço de ignição, as vezes taxa do pistão... Logico que "N" coisas são diferentes, magneto, partida, etc, mas basicamente a diferença de baixa entre as duas é essa...
O que diz respeito a durabilidade menor das motos de cross é seu uso, não sua mecânica... Pistão das duas é essencialmente o mesmo, salvo as opções "race only" com menos anéis, ou com dome no estilo "não-põe-comum-que-bato-pino", etc... Embreagem dura menos porque você queima mais na falta de baixa, mas é o mesmo sistema...
O que quero dizer é que moto de MX dura "menos" porque vive na paulera... Não tem como dar salto no "pó-pó-pó".
Na trilha, sabendo tocar, sem queimação de embreagem e ferve-ferve, não tem motivo pra durar pouco... Rolamentos de biela, a biela em sí, vira, camisas, válvulas, pistão, é tudo igual lá dentro a uma de Enduro...

Eu concordo plenamente que preventiva é o caminho... Pistão com folga excessiva manda camisas pro saco, corrente de comando velha manda 2 mil reais de valvula pro além facil, moto que pede agua sempre tá é com junta queimada misturando agua no óleo, etc... Mas o que quero dizer é que geralmente tudo isso avisa antes...
Cara, não é sobre a mecânica q estou falando ou qualidade das peças das motos.

É sobre a manutenção e uso, a moto é feita pra uso extremo, independente se em trilha ou em pista.

Porém dois fatores são determinantes, primeiro o uso da moto em condições inapropriadas, o projeto do sistema de arrefecimento da moto de cross não leva em conta a moto ficar parada funcionando por muito tempo, em alta rotação principalmente.

O q faz ela não ferver é a ventilação forçada, q só ocorre com ela em movimento. Repare q em corridas com chuva/lama elas viram chaleiras. Isso na trilha já é uma coisa normal.

Embreagem não foi feita pra ficar comendo, nas X ela é reforçada, na R vai detonar muito mais rápido.

é o q falo, veja os depoimentos acima q fica claro q essas motos na trilha são mal cuidadas e mal tocadas (salvo raras exceções) isso sim reduz o tempo de uso(considerando o tempo previsto pela fabrica) e não se vc dá pau na maquina, ela é feita pra isso.
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Primeira moto especial

Mensagem por superagro »

rsrssr, me chamaram de relaxado lacou:: rindo3:: rindo3::
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Primeira moto especial

Mensagem por henriquejensen »

Concordo em tudo que o Garga falou, moto de MX é pra MX e ponto final. A gente acaba andando com ela na trilha pq se no Brasil fosse mais barato teria uma moto pra cada fim.
E discordo completamente do pessoal que diz que moto de pista é mais moída que moto de trilha.
Na trilha é sempre mais hard o ambiente. É corrente que sai da corroa em enrroscos e vai por cima dos raios, é lugar com água que a gente tem que passar se não os amigos ficam chamando de fru-fru e mais uma série de situações extremas que dificilmente acontecem na pista.
Fora que moto que anda em pista suja menos em todos os sentidos.
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Primeira moto especial

Mensagem por superagro »

Na parte mecânica eu nem acho que tenha tanta diferença no desgaste, agora na parte externa e estética não tenho dúvidas, quando comprei minha moto ela não tinha um arranhão, agora? os plásticos estão detonados, balança, quadro por baixo do motor tudo arranhado.
Moto de Mx na trilha pra dar certo tem dois fatores principais, o tipo de trilha que o cara anda e a tocada do cara.
se as trilhas predominantes forem abertas dificilmente ela será mais exigida que em uma pista, agora se for trilha travada principalmente com muita pedra vai judiar muito da moto, e se for um piloto muito roia então, desisti rindo2::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem