MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Zenha »

Tenho andado a algum tempo de MTB para dar um preparo físico melhor para andar de moto e também porque estou sem tempo para treinar de dia e a MTB propicia o treino noturno muito agradável.

E com este novo esporte a gente naturalmente vai se envolvendo com as pessoas e com tudo que envolve o esporte , bom ai que tenho reparado um grande numero de acidentes com ciclistas e com consequências muito graves , nos últimos dois meses aqui na região temos dois paraplégicos e um deles ainda em UTI em coma , afora isto a inúmeros casos de ossos quebrados em tudo quanto é lugar do corpo , nem um caso de atropelamento somente acidentes nas "trilhas".

Pensando sobre isto ponderei algumas coisas que são inerentes aos dois esportes e o porque de tantas ocorrências serias nas bikes .

1º) Acho que um dos principais , a quantidade muito maior de bikes do que de off roads de moto .
2º) A total falta de proteção com qual se pedala , praticamente com um capacete cuia e um par de luvas .
3º) A velocidade altíssima de muitas das tais trilhas de bike , na verdade não são trilhas na sua essência , são estradas de fazenda onde muitas das MTBs alcançam fácil mais de 60kms por hora .
4º) E por fim a super confiança que o bikes estão colocando nestas novas bikes de 29 , com super suspensões caríssimas etc , mas que como tudo tem um limite .

A minha grande duvida e quase uma afirmação é MTB é mais perigoso do que MX , XC etc com motos .

Alguém concorda discorda , acrescenta etc ?
claytonviaplast
Membro
Mensagens: 425
Registrado em: 08 Dezembro 2012 à16 10:39

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por claytonviaplast »

concordo com vc,
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por fabio blanco »

Zenha , acho que dos itens que vc relacionou , o pior e 4 item , pois a maioria nao tem experiencia em offroad , como vc disse excesso de confiança na bike e nenhuma bagagem de pedal anterior , estou meio afastado das trilhas de moto , estou fazendo DOW HILL de bike e vejo todo fds neguinho se machucando feio , ate ficando tetraplegico !!!!
Acho com certeza MTB bem perigoso , e DOW HILL pior ainda , mas como gosto de adrenalina , o negocio usar equipamento de segurança e ter muito bom senso , do resto e so diversao descendo morros abaixo !!!!!
maurinho
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 06 Fevereiro 2012 à44 14:50

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por maurinho »

Tb gosto de MTB, e como tudo na vida, acho que vai da consciência dos próprios limites que cada um se impõe.....

Mas é inegável a diferença de proteção entre um motociclista/trilheiro e um mtbiker..... ninguém me convence da efetividade daquele "capacetinho", apesar de achar seu uso obrigatório (melhor com ele do que nada rsssss). Particularmente me sinto muuuuito mais seguro na moto do que na bike.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Dehdao »

Pratiquei DH por uns 3anos, cai muitas vezes, porém poucas me machuquei(mesmo mal equipado). Com certeza é mais perigoso, você anda muito mais exposto. Aqui em SP (Na Cantareira) todo fim de semana tem muita gente andando de bike, mas pelo- ultimamente tenho visto a galera com alguns equipamentos. Neck brace, joelheiras, alguns com coletes integrais e o capacete.

Inclusive parei com o DH após "perder" o pouso de um gap, que a rampa que lançava tinha uns 3m.. subi rapido de mais e passei o pouso, cai seco no chão. Resultado: Quebrei as duas rodas da bike, estourou a suspensão dianteira, arrancou os pedais. A sorte, foi que consegui cair firme na bike, o azar é que meus joelhos pagaram por isso, e minhas rótulas ficaram do lado do joelho aahaha! Após esse susto abandonei a brincadeira! Penso em voltar ano que vem, só que mais tranquilo, afinal não vivo disso e só quero me divertir.
joknoris
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 19 Fevereiro 2013 à18 12:49

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por joknoris »

Zenha, também tenho uma MTB pra andar, mas na cidade, pra ganhar um folego a mais para as trilhas e pistas e concordo com você, a bike não transmite aquela sensação de segurança em comparação com a moto.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Zenha »

Pois é acho que unanimemente vamos concordar que Bike é mais perigoso que moto ( Nunca tinha sequer imaginado isto)e fica um alerta ai para a turma que como eu esta começando no pedal , que MTB é um esporte maravilhoso e que realmente complementa o nosso esporte principal que são as motos , mas nunca esqueça que vcs estão quase pelados pedalando e que na trilha com toda proteção raramente se passa de 70km/h .

Cair de Bike é muito ruim , rala muito , machuca demais , mas o pior é se ferrar todo quebrar joelho , clavícula , perna ,tornozelo , pé etc como tenho visto ser normal no MTB e pensa nenhuma emoção vale ficar um paraplégico ou tetraplégico ...
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Dehdao »

Zenha escreveu:Pois é acho que unanimemente vamos concordar que Bike é mais perigoso que moto ( Nunca tinha sequer imaginado isto)e fica um alerta ai para a turma que como eu esta começando no pedal , que MTB é um esporte maravilhoso e que realmente complementa o nosso esporte principal que são as motos , mas nunca esqueça que vcs estão quase pelados pedalando e que na trilha com toda proteção raramente se passa de 70km/h .

Cair de Bike é muito ruim , rala muito , machuca demais , mas o pior é se ferrar todo quebrar joelho , clavícula , perna ,tornozelo , pé etc como tenho visto ser normal no MTB e pensa nenhuma emoção vale ficar um paraplégico ou tetraplégico ...
Usar um Neck Brace + Capacete é indispensável se pensar em trilhar violentamente com a Bike. Uma joelheira fixa também (evita ralados) assim como a cotoveleira. Os tombos de bike são piores pois são mais "secos" a moto você normalmente demora pra cair, pula, toma tranco tomba, chuta o chão e acaba por deitar. A bike por ser levinha geralmente ta tudo ok, e repentinamente ela decide que cansou de viver e se joga no chão auhauha!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Zenha »

Dehdao escreveu:
Zenha escreveu:Pois é acho que unanimemente vamos concordar que Bike é mais perigoso que moto ( Nunca tinha sequer imaginado isto)e fica um alerta ai para a turma que como eu esta começando no pedal , que MTB é um esporte maravilhoso e que realmente complementa o nosso esporte principal que são as motos , mas nunca esqueça que vcs estão quase pelados pedalando e que na trilha com toda proteção raramente se passa de 70km/h .

Cair de Bike é muito ruim , rala muito , machuca demais , mas o pior é se ferrar todo quebrar joelho , clavícula , perna ,tornozelo , pé etc como tenho visto ser normal no MTB e pensa nenhuma emoção vale ficar um paraplégico ou tetraplégico ...
Usar um Neck Brace + Capacete é indispensável se pensar em trilhar violentamente com a Bike. Uma joelheira fixa também (evita ralados) assim como a cotoveleira. Os tombos de bike são piores pois são mais "secos" a moto você normalmente demora pra cair, pula, toma tranco tomba, chuta o chão e acaba por deitar. A bike por ser levinha geralmente ta tudo ok, e repentinamente ela decide que cansou de viver e se joga no chão auhauha!
Perfeito é assim mesmo , de uma hora pra outra é chão , eu cai deste jeito no começa do ano
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por lgp276 »

Fiz muita trilha de bike, andei muito de bicicleta, a unica vez que ma machuquei feio foi por ter caido dentro de um buraco aí dei com o maxilar no chão e fraturou, bobeira minha de não olhar direito e muita velocidade também. Não to querendo critirar ninguém mas pra se machucar tanto de moto e principalmente de bike tem que estar querendo que isso aconteça, ou a pessoa ta "moscando" sobre a bike/moto. Acho que cada um sabe das suas limitações e quando se resolve andar acima do limite a possibilidade de chão é muito mais facil. Na questão da bike tudo se torna muito mais facil pois não tem o perigo de errar por causa de um agente externo (motor), então você acaba confiando muito mais e tambem por ser leve e maleavel, fica com aquele sentimento de estar na mão e sob controle ..

Obs: não conheço ninguem que tenha se ferrado tanto assim de bike, mas tenho um amigo que teve um problema medular e até hoje não se movimenta direito e um outro piloto conhecido aqui da cidade que está em estado vegetativo a quase uma decada..
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por lgp276 »

ah e tem outra, agora mtb ta na moda, e ta cheio de gente com pouquissima noção e reflexo de bike por aí..
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Juliano »

Eu sempre andei de bike, inclusive na minha adolescência fiz muito MTB, isso nos primórdios dos anos 90, quando até mesmo o simples capacete era raro de se encontrar alguém usando.

Eu sempre dominei a bike, sempre tive um ótimo reflexo, etc, etc... sempre me senti muito mais confiante andando de bike do que de moto.

Contudo, há 7 meses que estou me recuperando de um tombo, fraturei a patela, rompi alguns tendões, perdi a derme e a epiderme de boa parte do braço direito, costas e queixo.

Estava usando aquele capacetinho de isopor, o capacete quebrou no meio, ainda tomei vário pontos na cabeça. O paramédico que me socorreu disse que o capacete salvou a minha vida.


Realmente o que mais influenciou no meu acidente e em outros que eu vi??? Sem dúvida alguma o excesso de confiança atrelado à falta / descaso no uso de equipamentos de segurança.
Gabriel DF
Membro
Mensagens: 172
Registrado em: 12 Abril 2013 à21 08:53

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Gabriel DF »

Queria que o povo da familia dessem uma lida nesse topico ..
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por f.cker »

Boa tarde.. como a maioria no tópico.. acelero a moto e pedalo de vez em quando..

Engraçado que semana passada estava comentando esse assunto com um amigo..

A nossa conclusão foi de que os acidentes nas bikes são sempre piores.. e os motivos são a mínima utilização de equipamentos de proteção, e PRINCIPALMENTE, pela enorme diferença entre as tocadas de bike e de moto.. me explico:

Falando das bikes, mesmo a galera que não faz downhill, tem no sangue a necessidade de descer toda e qualquer ladeira no pau, parece que usar os freios é proibido ou de alguma forma diminui a popularidade do piloto. Isso quando a galera não constroi umas rampinhas (bumps) no meio das ladeiras mais cabeludas, para o cara vir eencapetado na ladeira e ainda ter que dar um salto morro abaixo.. misture a isso uma galera com pouca experiencia, bikes inapropriadas e poucos equipamentos de proteção.. tá feita a caca.

Enquanto nas motos a tocada (estou falando de trilhas e nao de competicoes) é mais no controle.. a gente vem descendo escolhendo o melhor caminho.. isso esta inserido no trilheiro.. a gente vai mudando de vala, troca de caminho... a trilha muda de um fds para o outro... e se faz necessário "ler" o terreno...

Nas bikes nada disso acontece.. parece que quanto mais rápido descer.. melhor.. mas os resultados podem ser trágicos.

Ontem indo para a trilha de moto vi um grupo de 3 ciclistas saíndo do mesmo pesqueiro onde deixei os carros.. era visível que um deles mal sabia pedalar em pé.. parece aquele cara que vai fazer cooper e corre fora do seu ritmo, manja? imagina se enfiam um cara desses em uma descida cheia de obstaculos.. tchau::

Um abraço.
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por OrlandoMX »

Tb pratico MTB e MX, e meus tombos no MX sempre foram piores que no MTB..... não concordo muito que o MTB é pior, muito pelo contrario......

Em qualquer esporte desse genero quando se tem muita confiança se vai ao chão, mas é a confiança que nos faz evoluir !! Sempre bom refletir isso, se não arriscar nunca vai crescer !!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por GELOUS »

OrlandoMX escreveu:Tb pratico MTB e MX, e meus tombos no MX sempre foram piores que no MTB..... não concordo muito que o MTB é pior, muito pelo contrario......

Em qualquer esporte desse genero quando se tem muita confiança se vai ao chão, mas é a confiança que nos faz evoluir !! Sempre bom refletir isso, se não arriscar nunca vai crescer !!
Também não concordo que o MTB seja mais arriscado ou perigoso que qualquer esporte off-road a motor (com motos).

Pra mim o que faz toda a diferença são os equipamentos!

Nas motos vc vai dar um rolé com: capacete, colete, cotoveleira, joelheira, neck brace, bota anti-torção, luvas, óculos, e o que mais de bom tiver vc vai colocando.

Nas bikes vc mete um capacete penico, uma luva "meio-dedo" e tá equipadão! rsrsrs

Quanto à confiança na bike, não acho que isso seja fator preponderante de acidentes. Digo isso porque as bikes com equipamentos top (suspensões, freios, etc) realmente cumprem seu papel. As bikes evoluiram demais.

Agora, se o peão pela uma Caloi Comfort e quer descer ladeiras se achando o "piloto", bem, esse mesmo cidadão poderia se lascar fazendo o mesmo com uma DT180! rindo2::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por cascao »

Bicicleta = Brincadeira de criança
Moto = perigo

é assim que muita gente pensa. Nós que andamos de moto sabemos que moto não é tão perigoso quanto nossa vó dizia.
Mas bicicleta também deixou de ser brincadeira quando começou a ser chamado de MTB ou AM ou Down hill.

é difícil dizer qual é mais perigoso.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Zenha »

GELOUS escreveu:
OrlandoMX escreveu:Tb pratico MTB e MX, e meus tombos no MX sempre foram piores que no MTB..... não concordo muito que o MTB é pior, muito pelo contrario......

Em qualquer esporte desse genero quando se tem muita confiança se vai ao chão, mas é a confiança que nos faz evoluir !! Sempre bom refletir isso, se não arriscar nunca vai crescer !!
Também não concordo que o MTB seja mais arriscado ou perigoso que qualquer esporte off-road a motor (com motos).

Pra mim o que faz toda a diferença são os equipamentos!

Nas motos vc vai dar um rolé com: capacete, colete, cotoveleira, joelheira, neck brace, bota anti-torção, luvas, óculos, e o que mais de bom tiver vc vai colocando.

Nas bikes vc mete um capacete penico, uma luva "meio-dedo" e tá equipadão! rsrsrs

Quanto à confiança na bike, não acho que isso seja fator preponderante de acidentes. Digo isso porque as bikes com equipamentos top (suspensões, freios, etc) realmente cumprem seu papel. As bikes evoluiram demais.

Agora, se o peão pela uma Caloi Comfort e quer descer ladeiras se achando o "piloto", bem, esse mesmo cidadão poderia se lascar fazendo o mesmo com uma DT180! rindo2::
Cara eu em mais de vinte anos de trilha nunca conheci nenhum paraplegico , o cara da bike estava em uma bike 2013 de carbono de mais de 20.000 dilmas e o que eu conto é a quantidade de cara que se estrepou de bike .
Estas coisas são complicadas de comparar mesmo , mas parece que mundialmente o esporte que mais mata é ciclismo pra vc ter uma ideia ...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por Matsui »

eu penso o seguinte trilha de moto nao e dos mais perigoso pois geralmente esta meio devagar, quando comeca a acelerar demais ai vem o perigo, quase me matei subindo um morro la em brasilinha de 3a cheia e o morro nao tinha topo era um baita paredao do outro lado... as bike o fróids e andar com pouco equipamento.. motocross entao nao tem nem o que comentar e mao na bucha direto, com grandes obstaculos altura , entao certamente agente esta mais disposto ao perigo. minha vizao e meio generalizada mas e assim que tenho visto.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: MTB X Motos enduro trilha cross (acidentes)

Mensagem por cascao »

Vejo o pessoal da bike esforçando e arriscando mais que o pessoal da moto...e hoje em dia eles já descem mais rápido que as motos o que era impensável a anos atrás. O esforço desse pessoal todo está desenvolvendo o esporte!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem