Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Selvagem »

Arupel escreveu:Prezados, atualizando o tópico

- Hoje foi minha segunda saída com a moto
- Continuo gostando da moto e me surpreendendo cada vez mais com a facilidade da tocada dela
- Problema da bateria batendo foi totalmente resolvido com os calços de espuma;
- Banco continua duro e judiando da bunda. Uma tocada em pé durante a maioria do tempo ajuda bem, mais eu não tenho mais pernas prá isso.... lacou::
- Suspensão eu to me acostumando, hoje a supa traseira quase me ejetou da moto, qdo pulei um buraco a uns 60 km/h na trilha. Tenho que deixar mais macia, inclusive as bengalas. (alguém tem alguma dica ? Mexer na compressão ou no retorno ???)
- Pneu traseiro melhorou muito com 10 psi, e como ele é meio "balão", nem chegou perto dos aros joia:::
- Pneu dianteiro é o melhor que eu já conheci, simplesmente agarra demais (Metzeller 6 Days Extreme). Não pretendo comprar outro diferente desse (seu eu achar, lógico)
- Motor e carburação continuam perfeitos, dessa vez eu usei a mistura de 1,5% de Motul 800 (ultima vez tinha usado 2%). Moto continua babando um pouco (nada exagerado) e as vezes larga uma fumacinha. Eu gostei, e percebo que é mais do que o suficiente para lubrificar o motor. Vou usar somente 1,5% a partir de agora.
- Consumo continua igual, para vcs terem uma referência, a moto do meu parceiro (CRF 230 gastou 4 litros na mesma trilha que a GasGas usou 7,5 litros). Eu não tenho hodômetro para aferir.
- Está decidido que vou substituir a coroa (de ferro) original 48 dentes por uma 50 dentes de alumínio. Já está até comprada. Nas trilhas que eu ando normalmente prefiro a moto com bastante baixa, para andar no meio do mato, entre as árvores e nas raízes e pedras. Além do que, em sexta marcha ela é extremamente longa, não dá coragem de ir até o limite.

Em resumo, sinto que estou fazendo um ajuste fino na moto e me acostumando com as reações dela. A tocada ideal dela (para meu gosto) é usando marchas longas, sem esticar muito, trabalhando com o motor na faixa de giro inicial (tipo uns 40% do acelerador). Nessa tocada ela é bem silenciosa, apesar de roncar muito gostoso, não judia dos braços e salva até um pouco de combustível.

Era isso, abraço

André
É justamente o contrário, você precisa endureçer a suspa para evitar que isto aconteça. Primeiramente, você já fez o ajuste do SAG dinâmico e SAG livre? Não basta somente deixar o SAG dinâmico em 100~110mm, se o Sag Livre ficar fora do padrão a mola que você tem não serve para seu peso, e você NUNCA terá uma suspa funcionando corretamente.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Selvagem escreveu:
Arupel escreveu:Prezados, atualizando o tópico

- Hoje foi minha segunda saída com a moto
- Continuo gostando da moto e me surpreendendo cada vez mais com a facilidade da tocada dela
- Problema da bateria batendo foi totalmente resolvido com os calços de espuma;
- Banco continua duro e judiando da bunda. Uma tocada em pé durante a maioria do tempo ajuda bem, mais eu não tenho mais pernas prá isso.... lacou::
- Suspensão eu to me acostumando, hoje a supa traseira quase me ejetou da moto, qdo pulei um buraco a uns 60 km/h na trilha. Tenho que deixar mais macia, inclusive as bengalas. (alguém tem alguma dica ? Mexer na compressão ou no retorno ???)
- Pneu traseiro melhorou muito com 10 psi, e como ele é meio "balão", nem chegou perto dos aros joia:::
- Pneu dianteiro é o melhor que eu já conheci, simplesmente agarra demais (Metzeller 6 Days Extreme). Não pretendo comprar outro diferente desse (seu eu achar, lógico)
- Motor e carburação continuam perfeitos, dessa vez eu usei a mistura de 1,5% de Motul 800 (ultima vez tinha usado 2%). Moto continua babando um pouco (nada exagerado) e as vezes larga uma fumacinha. Eu gostei, e percebo que é mais do que o suficiente para lubrificar o motor. Vou usar somente 1,5% a partir de agora.
- Consumo continua igual, para vcs terem uma referência, a moto do meu parceiro (CRF 230 gastou 4 litros na mesma trilha que a GasGas usou 7,5 litros). Eu não tenho hodômetro para aferir.
- Está decidido que vou substituir a coroa (de ferro) original 48 dentes por uma 50 dentes de alumínio. Já está até comprada. Nas trilhas que eu ando normalmente prefiro a moto com bastante baixa, para andar no meio do mato, entre as árvores e nas raízes e pedras. Além do que, em sexta marcha ela é extremamente longa, não dá coragem de ir até o limite.

Em resumo, sinto que estou fazendo um ajuste fino na moto e me acostumando com as reações dela. A tocada ideal dela (para meu gosto) é usando marchas longas, sem esticar muito, trabalhando com o motor na faixa de giro inicial (tipo uns 40% do acelerador). Nessa tocada ela é bem silenciosa, apesar de roncar muito gostoso, não judia dos braços e salva até um pouco de combustível.

Era isso, abraço

André
É justamente o contrário, você precisa endureçer a suspa para evitar que isto aconteça. Primeiramente, você já fez o ajuste do SAG dinâmico e SAG livre? Não basta somente deixar o SAG dinâmico em 100~110mm, se o Sag Livre ficar fora do padrão a mola que você tem não serve para seu peso, e você NUNCA terá uma suspa funcionando corretamente.
O Selvagem esta 100% certo , moto macia só para passear devagarinho e tem de fazer o SAG
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Predador »

Arupel escreveu: - Pneu dianteiro é o melhor que eu já conheci, simplesmente agarra demais (Metzeller 6 Days Extreme). Não pretendo comprar outro diferente desse (seu eu achar, lógico)
Estou na mesma, se achar onde tem esse pneu me avise, acho que vai ser difícil :(
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Rushdb »

André, pra trilhas mais abertas e tocada mais "no pau", vc acha que a 300t é inferior as 4t?

Nunca tive moto 2t, to afim de trocar minha WR mas queria partir pra uma moto leve, até pq eu tenho peso pena (65kg)... Aí fiquei inclinado nas 250 de cross pra trilha ou a GG 300...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por cascao »

puxa! achei aquele pneu dianteiro ruim. Carcaça muito macia. Se bater na pedra caveira:: pode caprichar na calibragem.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Rushdb »

Arupel escreveu:Rush, como disse, minha experiência com 4T é KTM XCF e WR, ambas 250 cc.
Andei algumas horas com uma DRZ 400 de um amigo, em trilhas abertas. Nunca andei de 450 de enduro, nem de cross.
A GasGas 300 deixa a DRZ longe pra trás, tanto na arrancada qto em final. Comparar com as 250 que tive é covardia.

A GasGas é surpreendentemente forte, tenha certeza disso.

Abç

André
Pois é André, meu receio é abandonar o freio motor, que na minha tocada proroia acho que ajuda muito...
Ultimamente faço poucas trilhas travadas, estou mais pra lugares abertos, por isso a dúvida se é mais fácil andar rápido de 2t ou 4t de cross...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por cascao »

o pedal do freio de trás tem que ficar +/- 1cm mais baixo que a pedaleira.
O pneu funciona bem mesmo. Só ficar ligado na calibragem.
Já está usando bermuda de bike?
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Treina andar em pé e usar o freio , trocar de marcha em lugares fáceis onde normalmente vc andaria sentado , tudo é treino , apesar de ser 2 ta e quase nao ter freio motor , aprende a usar o dianteiro mesmo , freio traseiro nao para a moto , usa ele tipo um leme , mas nao abusa sua moto faz muita curva pode confiar e entrar mais rápido um pouco
Boa sorte
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Predador »

cascao escreveu:puxa! achei aquele pneu dianteiro ruim. Carcaça muito macia. Se bater na pedra caveira:: pode caprichar na calibragem.
Talvez pela diferença de terreno, aqui no barro é muito bom
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por caco »

uns dos melhores tópicos que li ultimamente... junto com aquele do custo beneficio ....
ô vontade de ter uma destas....
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Se não fechou 100% é porque esta bom , ela tem de trabalhar o máximo possível sem fechar tudo .

Fazer mais de 10 por litro ? difícil , eu acho que é por ai mesmo a media de uma moto boa , uma 450 4tempos faz isto!!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Selvagem »

Arupel escreveu:Boa noite, atualizando o tópico...
Quarta saída com a moto...
- UPs da Semana: Coroa de alumínio Moose Racing, 50 T (a original era de alumínio também, porém 48 T)

Nesse sábado, fomos para uma trilha diferente, bem mais rápida, aproximadamente 50Km de estradinhas (bem apertadas) dentro de reflorestamento de pinus, alguns subidões (cheio de cavas, erosões, pedras, e bem liso) e um pouco de deslocamento em estradas de terra secundárias.
O comportamento da moto com a coroa 50 T, para meu gosto, ficou melhor, mais interessante.... Aumentou ainda mais a força em baixos giros, evitando um pouco o uso da embreagem nos degraus de pedra e nas trilhas travadas dentro da mata. A moto vai em baixa velocidade, com força de sobra, ao mais leve giro no acelerador. Gostei.
Mesmo nos deslocamentos na estrada, a moto continua com longa em sexta marcha, anda tranquilo, até sobra.

Outra coisa que eu corrigi foi o SAG traseiro. Na hora de fazer o SAG, na ansiedade de usar a moto, confundi o SAG livre com o SAG dinâmico, e obviamente ficou errado para meu peso (100 kg). Estava achando a suspensão traseira ruim por conta disso mesmo, tinha a tendência de ejetar em passagens rápidas por buracos, principalmente. Corrigi o SAG para 105 mm e ficou show de bola, melhorou muito minha tocada, e deu prá sentir bem a melhora devido a trilha rápida que fiz no sábado. Os clicks estão standart (na traseira) e a princípio0 não vou mexer mais pois estou satisfeito por enquanto. Na frente eu fechei dois clicks na compressão, e senti a moto pouca coisa mais firme, também gostei do resultado. Acredito agora que em termos de suspensão, minha moto está 90% ajustada prá mim. Talvez no futuro eu busque uma preparação profissional com substituição da mola traseira, mais isso é até demais pra minha tocada joia:::

Senti que a moto nessa trilha estava "varrendo" mais do que antes, botava 1a. 2a. 3a. e ela continuava patinando, jogando pedra prá trás, mesmo sem abusar do acelerador. Ainda não entendi bem a causa disso, se foi a coroa maior, se foi a calibragem do pneu traseiro que precisei aumentar devido as pedras e velocidade mais alta ou devido ao tipo de terreno mesmo (areia + cascalho + seco)... Pode ser também por eu estar acostumando com a moto e começando a enrolar mais o acelerador.... lacou::. Mais de fato eu percebi a traseira mais "leve", patinando mais do que o comum, coisa de assustar... rsrs

Quando aos problemas, o parafuso do banco soltou novamente nessa trilha, porém não caiu, deu tempo de apertar e continuar a trilha. A loja que me vendeu a moto tem me dado um ótimo atendimento para substituir o parafuso + duas arruelas que eu perdi, se propuseram até em tirar de uma outra moto e me mandar. A questão é que eles não sabem informar o preço, e sem saber o preço eu não vou pegar... doeu:: De qualquer forma já encontrei em Portugal (greenlandmx) por um pouco mais de 6,0 € o conjunto, porém com 18 € de frete. Vou aguardar prá ver o que compensa mais.

Fora isso, a moto só alegria mesmo, levei o primeiro tombo com ela, saímos ilesos. rsrsr

Abraços a todos

André
Qual o SAG livre agora? Ou seja, a diferença da moto no cavalete e fora dela somente com o peso da própria moto?
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Senti que a moto nessa trilha estava "varrendo" mais do que antes, botava 1a. 2a. 3a. e ela continuava patinando, jogando pedra prá trás, mesmo sem abusar do acelerador. Ainda não entendi bem a causa disso, se foi a coroa maior, se foi a calibragem do pneu traseiro que precisei aumentar devido as pedras e velocidade mais alta ou devido ao tipo de terreno mesmo (areia + cascalho + seco)... Pode ser também por eu estar acostumando com a moto e começando a enrolar mais o acelerador.... lacou::. Mais de fato eu percebi a traseira mais "leve", patinando mais do que o comum, coisa de assustar... rsrs


Acho que vc se respondeu ,mas faltou um item o pneu esta se desgastando também, pneu zero é pneu zero amigo , seu pneu não fiz as contas mas deve estar já com mais de 200 kms é muito !!!
Mete a mão
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Arupel escreveu:Zenha, será que a coroa 50 traz esse tipo de reação também ?

Com certeza , quanto maior for a força de tração maior vai ser este fenômeno rindo3:: rindo3::

A coisa é meio que assim mesmo vai testando e achando o ponto que vc gosta , mas lembra que tudo na sua moto esta desgastando , o pneu , o óleo da suspensão , as molas tendem a ceder um pouco com o uso , tudo vai mudando com o uso independente de vc mexer ou não , a moto vai mudando com o desgaste joia::: joia::: joia:::

Por isto que o ditado diz zera é zera danca:: danca::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Selvagem »

Arupel escreveu:O SAG livre ficou com 9 mm, o ideal seria mais, porém só trocando a mola...
Tá bem fora do que seria o ideal. Você precisa de uma mola mais dura.

Se quiser investir nas suspas, te aconselho a primeiramente trocar esta mola por uma correta para o seu peso, pois isto é o básico, não vai atrás da conversa de certos ¨preparadores¨ que vão te falar que não precisa trocar a mola.
Brutão
Membro
Mensagens: 250
Registrado em: 22 Outubro 2012 à06 18:41

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Brutão »

Muiitooo bom esse tópico, aguardo ansioso o fim do ano para montar em uma.

Arupel, qual sua antiga moto? Foi muito dificil domar a GG? Tenho uma wr250 com coroa 51 beeem chucra, sera que vou estranhar ou sofrer muito com essa fumacenta?

Nesse tempo que vc esta com ela, fez alguma alteração no carburador? Se sim quais? A regulagem da suspa vc fez em casa? Qual foi o acerto final na suspa traseira.

Otimo tópico.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Zenha »

Arupel faz o dowload ai da Enduro pro , a revista este mês testou a GG 300 replica , da uma lida

http://www.enduropro.com/revistas/endur ... -282072022" onclick="window.open(this.href);return false;
fejorge
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Março 2013 à58 23:20

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por fejorge »

Parabens pelo topico pessoal... aplauso:: Acredito que assim como eu e o Brutao, muitos tem essa vontade maluca de pilotar uma 2t como essa. Ando de CRF 250R nas trilhas e, apesar de nao ter partica e nao pegar tao facil como as 2t, a minha ta file e pegando direitinho, e uma moto muito muito divertida, porem cansativa tambem. Se me perguntarem afirmo que nao me arrependo em nada de te-la comprado, mas estou a procura de uma nova moto e este topico ta ajudando muito. Quero uma moto tao divertida como a minha e acredito que as 2t sejam ainda mais divertidas, agora depois de ler o topico as 2t entraram definitivamente para minha top prioridade.
Pessoal, alem da diferenca de ciclistica melhor da gasgas e susp melhor das KTM, qual outra vantagem das gasgas?

Abs e sds a todos!!! joia:::

Guilherme Jorge
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por Dehdao »

Quanto mais leio seu tópico, mais vontade de ter uma GG eu tenho rsrs.

Continua com seus relatos, pq ajuda bastante a galera que tem dúvidas em relação a moto!

Acha que seria moto demais, pra um trilheiro de fds, sem nenhuma intenção de competir? A 250 me atrai bastante, mais o preço dificulta um pouco rsrs. Minha intenção é apenas me divertir de fds, a principio, estou de olho na DRZ400, mais que sou louco por uma fumacenta não tem como negar...
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Gas Gas 300 ECe - Primeiras Impressões

Mensagem por ROGERIO-RS »

A GG 450 com um tanque de 6,3 litros faz uns 60 km de trilha,é isso? acho uma boa moto mas não entendo esse tanque tão pequeno.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem