rolamentos motor tornado

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

rolamentos motor tornado

Mensagem por julianorettore »

Bom dia pessoal!
Vendo a necessidade de fazer uma revisão no motor da minha tornado 300cc , resolvi abrir o motor para uma vistoria de rotina visto que estava fazendo uns barulhos estranhos , então quando abri o motor constatei folga em rolamentos do balanceiro e no rolamento do eixo primario (atrás da embreagem) na qual terei de substituir. Então fou ver que os rolamentos do balanceiro originais custam R$80,00 cada e achei um absurdo. É recomendado eu comprar rolamentos similares de mesma medida SKF/Nachi etc encontrados em lojas de ferragens ?
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por f.cker »

Rolamentos de motor usam folgas específicas que as vezes não achamos no mercado de rolamentos e quando acha exatamente o mesmo, o valor é parecido com o original.

Como exemplo, os rolamentos do Virabrequim da CRF 450 são com uma folga do tipo C4. Essa especificacao é super dificil de achar..

Mas se vc achar um exatamente igual, com exatamente a mesma especificacao, nào tem problemas de usar outro. Normalmente as grandes d8iferencas de preço são entre rolamentos similares, quando são exatamente iguais, o preço da concessionária costuma ser parecido. joia:::
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por Giovani/PR »

f.cker escreveu:Rolamentos de motor usam folgas específicas que as vezes não achamos no mercado de rolamentos e quando acha exatamente o mesmo, o valor é parecido com o original.

Como exemplo, os rolamentos do Virabrequim da CRF 450 são com uma folga do tipo C4. Essa especificacao é super dificil de achar..

Mas se vc achar um exatamente igual, com exatamente a mesma especificacao, nào tem problemas de usar outro. Normalmente as grandes d8iferencas de preço são entre rolamentos similares, quando são exatamente iguais, o preço da concessionária costuma ser parecido. joia:::

aplauso::
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por MateusPH »

show de bola sua responta, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença, 80 pila cada um?eu não achei caro, pois olha quanto tempo dura tbm, se fosse uma peça que não aguentaria nada era uma coisa!
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por julianorettore »

é eu fiquei na duvida quanto ao tipo de rolamento pois o que consta no catalogo de peças :
1002-KPF-901 Rolamento, Radial Esferas, 13x37x12 ...

ai não retrata nada de tipo de folga , o que me preocupa de fato é que é um rolamento que girará a até 10k RPM, e estes rolamentos comerciais acredito que não suportam este regime de rotação mas custam na faixa de R$12~15,00 cada, uma boa diferença de preço.
Poisé acho que é melhor então gastar os 80 reais cada ao invés de ferrar o motor inteiro por uma economia besta ehehe
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por julianorettore »

também tem uma tabela constante no endurohp.eng.net na qual consta que o rolamento do balanceiro da tornado e da XR 400 (esq) é o 6313
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por Stone »

Compra rolamentos bons em uma loja especializada em rolamentos que não tem problema algum.
De preferência leva o velho junto pra eles verem se é C3, C4, etc.

Esses dias fui comprar os rolamentos do virabrequim de uma CRF 230, na concessionária custam um absurdo, fui numa loja especializada em rolamentos e comprei por bem menos da metade do preço, e o mais interessante é que um deles veio na embalagem da Honda!
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por julianorettore »

poise estava dando uma olhada no site da skf tem um calculador de rolamentos bem legal na qual vc insere o numero do rolamento ou part number e aparece a especificação técnica do rolamento, segue o link:
http://www.skf.com/br/products/bearings ... tml?page=2" onclick="window.open(this.href);return false;

Porém para o numero de serie do rolamento que tenho , acredito que por ser de uso especifico não aparece a especificação dele
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por Stone »

Geralmente nos guardapós ou no corpo do rolamento tem o código, ou o tamanho mais o código, aí vc vê a folga dele
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: rolamentos motor tornado

Mensagem por julianorettore »

poise eu nao sei interpretar a codificação do rolamento ate tentei ler a respeito mas nao entendi nada. no endurohp esta como 6313 que segundo o calculador da SKF é 6313/c3, ja o codigo que encontrei em outra tabela que relaciona o part number Honda com o part number da SKF consta como o part number SKF B13-14J1UR 3, agora nao sei como interpretar esta codificação
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem