PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

FALA GALERA BELEZA?

Bom, vou me apresentar primeiro, meu nome é Sávio, sou de Santos Dumont MG ...
tenho 20 anos e tenho uma ttr 230 ano 209 aplauso:: aplauso::

O problema é o seguinte, minha moto nao estava ligando na partida ( só no tranco ) , levei prum cara olhar, e ele disse que era so a bateria, carreguei a bateria, ficou beleza, por algumas horas, depois começou tudo de novo, medi o quanto ela estava carregando, e tava dando apenas 9, 9.5 VOLTS, resumi que ela nao estava carregando, ai que está, o que tenho que trocar pra consertar ESTE problema? Me disseram que é o retificador de voltagem , é isso mesmo ? se for isso, onde fica? é aquela peça plug - play que fica ao lado do banco em baixo ?

Desculpe se estou postando no lugar errado o topico,mais nao achei nada falando sobre isso, entao postei aqui mesmo.. to esperando uma ajuda, valeu .. buaa::

Imagem
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por MateusPH »

pode ser essa peça, mas tem que medir a tenção que está vindo da bobina do motor!Pode ser que ali as vezes está o problema, só medindo pra saber!
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

entao amigao, eu medi com o multimetro, pode ser a bobina também? eu medi la na bateria mesmo, nos polos.
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

entao, medi la na bateria, la nos polos da bateria, pode ser bobina também? parte eletrica é complicado =/
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por f.cker »

Pode ser só a bateria mesmo. Essa medição que vc fez sempre será baixa com uma bateria sem carga ou danificada. Coloca uma bateria boa nela e refaz a medição.
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

Entao amigao, a moto ta com a bateria zero, logico que agora descarregou, mais essa medição se da com a moto LIGAGA, medindo a moto, nao a bateria, a bateria com certeza tava carregada, agora nao mais.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por f.cker »

Vc disse que carregou a bateria, não que trocou..

Mesmo com a moto LIGADA, se a bateria estiver com problemas (normalmente o problema é que não segura mais carga, bateria velha) vai ler um valor baixo no multimetro.

Entenda que o retificador apenas mantem a carga.. quando ela esta muito baixa, não consegue carregar.

Antes de trocar bobinas ou coisas mais complexas, tenta outra bateria (pega uma emprestada só para fazer um teste).
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

entendo amigao, bateria ta zerada,na garantia, comprei lacrada, tenho certeza que não é ela negativo:: , pois bem, depois dela, como proceder? olho primeiro retificador de voltagem ou as bobina? pra não ficar muito tempo na oficina...valeu joia::: joia:::
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: PROBLEMAS TTR 230

Mensagem por Leandrofc »

Vamos lá.

A parte elétrica da sua moto começa no estator (de um lado do motor fica a embreagem,do outro lado o estator), que é uma espécie de carregador/alternador que gera corrente alternada (AC). Essa energia é transmitida até o retificador de voltagem que transforma corrente alternada (AC) vinda do estator em corrente contínua (DC) em 13,8V. Logo aprendemos a primeira lição: com a moto ligada, independentemente da voltagem da bateria, o multímetro tem que marcar 13,8v.

Se marcar mais do que 13,8v com certeza é o retificador. Pode trocar sem medo.
Se marcar menos que 13,8v PODE ser o retificador. Para testar, o mais simples a fazer é colocar outro estator e testar com o multímetro a voltagem com a moto ligada.

Se não for o retificador,sobra o estator que é composto por várias bobinas. Veja a imagem dele aqui:

Imagem

Pois bem.
Cada bobina é enrolada com determinado número de voltas com fios de cobre, que vão gerar uma tensão ao ser girados pelo motor, produzindo corrente alternada (veja mais sobre a teoria disso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Tesla.
O que acontece na prática, não é o desgaste de todas as bobinas de uma vez, mas de uma ou duas e a consequência é a queda da tensão da corrente alternada (AC) que vai ser convertida pelo retificador em corrente contínua (DC) abaixo do especificado.
Para testar o estator sem ter que abrir é relativamente fácil:
1-Desconecte o plug que vem do estator no retificador de voltagem;
2-Com um multímetro, selecione o teste de continuidade (video tutorial aqui):
phpBB [video]

3-O cabo vermelho você deve colocar em um dos fios do plug e o preto no "terra" da moto: em algum ponto metálico do motor ou chassi.
4-Se der continuidade, ok, parta para outro fio, até testar todos os fios que vem do estator.
5-Se algum fio não der continuidade, seu estator tem alguma bobina queimada.
Se você diagnosticar que o problema está mesmo no estator, existem duas possibilidades: 1) a mais prática é comprar um estator novo. 2) a mais complicada, porém barata opção é mandar enrolar o estator de novo - você mesmo pode fazer isso :
phpBB [video]

Ou você pode pagar pelo serviço, mas vai aqui o pulo do gato: mande dar 2 ou 3 voltas a mais em cada bobina: isso vai gerar mais tensão e como sua moto é mais antiga, certamente a fiação deve oferecer mais resistência - essa tensão a mais vai ajudar a corrente gerada a vencer melhor a resistência dos fios envelhecidos, melhorando a elétrica geral da sua moto, sem queimar nenhum componente importante como o CDI por exemplo.

Esse é o caminho das pedras.
Boa sorte com sua TTR!
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega

Mensagem por f.cker »

SÁVIO RIBEIRO escreveu:entendo amigao, bateria ta zerada,na garantia, comprei lacrada, tenho certeza que não é ela negativo:: , pois bem, depois dela, como proceder? olho primeiro retificador de voltagem ou as bobina? pra não ficar muito tempo na oficina...valeu joia::: joia:::
Entendi, se a bateria é nova, descartamos esse ponto.

Como muito bem esclarecido pelo Leandro, o problema deve estar no Retificador ou nas bobinas do estator.

Só um ponto a melhorar no post do Leandro.
Leandrofc escreveu:Vamos lá.
Logo aprendemos a primeira lição: com a moto ligada, independentemente da voltagem da bateria, o multímetro tem que marcar 13,8v.
Isso não acontece na prática. Se a bateria estiver muito baixa, com menos de 8V, a mediçao com a moto ligada não será de 13.8V. Normalmente a mediçao com a moto ligada é de 0,5 a 1V acima da carga da bateria medida com a moto desligada. e vai aumentando conforme andamos com a moto. Mas se estiver muito baixa, o estator não tem capacidade para dar uma carga completa. Lembre que a funçao dele é manter a carga.
SÁVIO RIBEIRO
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Maio 2015 à34 20:27

Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega

Mensagem por SÁVIO RIBEIRO »

Poxa leandro, deu aula agora... aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: joia::: joia:::


Muito obrigado por perder seu tempo me ajudando com o meu problema, hoje mesmo vou fazer o teste, cheguei do serviço agora e vou testar, estou com bastante confiança que o problema seja uma das bobinas que realmente deu pau, já que a moto é de 2009 e nunca foi trocado ( creio eu que seja mais do que tempo suficiente para desgastar )


Muito obrigado novamente, vou providenciar o teste, e logo mais deixo o resultado aqui... valeu ! legal::
Marcelo Gheller
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Agosto 2019 à43 21:02

Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega

Mensagem por Marcelo Gheller »

Olá, estou com esse mesmo problema seu, como foi resolvido? Eu inclusive troquei o retificador porque estava queimando a lâmpada do faról, e já é a segunda vez que a moto me deixa na mão, não dá sinal na partida, a minha é uma 2010.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem