DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Patrick Gaspareto
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Julho 2015 à17 16:21

DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Patrick Gaspareto »

Eae Galera, blz. Sou novo aqui no forúm, meu nome é Patrick Gaspareto, tenho 19 anos, e estou no mundo off-road a 4 anos, tenho um canal no YouTube que fasso filmagem de trilhas e Encontros de Trilheiros. Tenho uma CRF 250R, e estou querendo migrar para as motos 2t (GasGas). Nunca fiz trilha com moto 2T, e gostaria de saber a opinião de quem migrou das 4t para as 2t. A sua tocada melhorou? Se arrependeu de alguma forma de ter migrado? Quais os pós e contras que você teve com essa mudança?
Sei que isso é muito particular, e cada um tem um gosto, mas essas respostas vão me ajudar a decidir se migro ou não.
Editado pela última vez por Patrick Gaspareto em 07 Agosto 2015 à46 14:18, em um total de 1 vez.
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por julianorettore »

Boa tarde Amigo!
Cara eu andava de tornado antes e atualmente tenho uma Gasgas 2008. Ja digo de antemão que este é o posicionamento pessoal sobre a moto, mas eu acho a moto um espetáculo, sempre andei bem com ela e perto da tornado eu nem considero comparações pois são dois mundos distintos. A gasgas é uma moto muito na mão e se tu quiser uma tocada mais rápida ela dá o que tu pede,possui bom torque em baixa e progressiva mas ao mesmo tempo forte em alta. É leve e tem 97 kg, tu consegue manobrar muito bem a moto quando estiver em trilhas, mas eu acho que o guidão poderia virar um pouco mais . Tem bastante variedade de peças de outras motos que são compatíveis com a moto, inclusive tem um tópico aqui do fórum que trata exatamente disso. Eu particularmente tive de reaprender a pilotar pois são duas tocadas bem diferentes em comparação a moto anterior, mas aconselho a tu (se possível) andar uma trilha inteira com alguma para tirar conclusões próprias, pois gosto é gosto e cada um tem o seu. Espero ter lhe ajudado
nicolastrail
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Julho 2015 à09 19:37

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por nicolastrail »

Depois que você passar pra uma fumacenta nunca mais vai querer 4t. Falo por experiência própria! A tocada é muito mais doida.
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Leandrofc »

A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por rallyman »

Leandrofc escreveu:A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
Me desculpe, espero que não leve a mal.
Mas esquece isso... vejo você repetindo isso em vários tópicos, e é uma informação completamente errada e sem embasamento.

Tive RM 250 2001 que fazia 10 km/l folgado, as ktm fazem fácil 12 km/l e tem tanque de 11 litros então a menos que a trilha mais do que 130 km você não vai precisar levar gasolina nas costas.
GPhau
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 27 Julho 2010 à59 14:11

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por GPhau »

Minha agrale não fazia 7 km/l.....as especiais podem fazer mais mesmo
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Selvagem »

rallyman escreveu:
Leandrofc escreveu:A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
Me desculpe, espero que não leve a mal.
Mas esquece isso... vejo você repetindo isso em vários tópicos, e é uma informação completamente errada e sem embasamento.

Tive RM 250 2001 que fazia 10 km/l folgado, as ktm fazem fácil 12 km/l e tem tanque de 11 litros então a menos que a trilha mais do que 130 km você não vai precisar levar gasolina nas costas.
Concordo Rallyman, acho que deve-se pensar bem antes de escrever algo que ACHAMOS ser verdadeiro. Um consumo destes é ridículo, totalmente equivocado. TALVEZ, uma 125 tocada por uma PUTZ piloto teria um consumo assim.... doeu::
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por mfd »

Leandrofc escreveu:A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
Acho q vc se confundiu.
As 2T não tem manutenção mais frequente do que as 4T. Essa referencia talvez fosse verdadeira quando se comparava uma CG125 com uma RD135, mas no universo das motos offroad especiais, o motor 4T demanda muito mais manutenção e esta manutenção é muito mais cara. Em compensação as motos 4T apresentam mais desempenho e por isso são maioria nas competições.
Em quase todos os fabricantes, não ha mudanças significativas entre as motos 2T fabricadas antes ou depois de 2008, sendo que na maioria dos casos o motor é a mesma coisa que ja era no final dos anos 90, como é o caso das KTM, e esse é um dos fatores pra se ter uma manutenção mais barata.

Quanto ao consumo; não conheço essas motos 2T q fazem 6 km/l. Minhas ultimas duas motos 2T tem consumo parecido, oscilando em torno de 15 km/l, algo próximo ao consumo de uma 230.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Zenha »

mfd escreveu:
Leandrofc escreveu:A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
Acho q vc se confundiu.
As 2T não tem manutenção mais frequente do que as 4T. Essa referencia talvez fosse verdadeira quando se comparava uma CG125 com uma RD135, mas no universo das motos offroad especiais, o motor 4T demanda muito mais manutenção e esta manutenção é muito mais cara. Em compensação as motos 4T apresentam mais desempenho e por isso são maioria nas competições.
Em quase todos os fabricantes, não ha mudanças significativas entre as motos 2T fabricadas antes ou depois de 2008, sendo que na maioria dos casos o motor é a mesma coisa que ja era no final dos anos 90, como é o caso das KTM, e esse é um dos fatores pra se ter uma manutenção mais barata.

Quanto ao consumo; não conheço essas motos 2T q fazem 6 km/l. Minhas ultimas duas motos 2T tem consumo parecido, oscilando em torno de 15 km/l, algo próximo ao consumo de uma 230.
Ela bebe tao pouco porque vc não acelera nada rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Leandrofc »

Mestre Zenha, kkkkkk, acelera nada foi no peito do peão agora.



Vamos aos fatos. Minha ttr 230 faz 15,2km/l na média. Comprei hodômetro pra medir.

Todos que falaram de 2t fazendo mais de 10km/l de média eu não acredito e vão ter que provar. Eu explico: meu irmão teve uma kx1996 250 2t, e fazia 6 km/l, média que eu mesmo tirei usando um gps como hodômetro.

Conversei com muitos amigos que tem 2t. Fiz a média da 300 2t do Leo Mala aqui do fórum, deu 9,67km/l. Quase unanimidade 10 km/l numa média.

As trilhas da minha região tem 75 km em média (tem muito deslocamento entre uma trilha e outra) e estou querendo trocar a ttr numa 300 2t e estou a meses colhendo dados, para não ficar como amigos meus que tem rmx250 e tem que usar um tanque reserva no number plate ou nas costas mesmo.

Em relação ao ano 2008 em si, atribuí nas minhas pesquisas: eu considero como "antigas" motos anteriores a 2008 e motos "modernas" as posteriores a 2008, por culpa do consumo que eu medi ser efetivamente diferente em motos fabricadas antes e depois, acredito que a culpa seja da mudança dos carburadores ou válvula de escape, escape ou mesmo alguma questão com o flywell - não consegui descobrir o porquê exato do consumo médio ser menor nas motos antigas.

Não venham, portanto, falar de "achismos" pra mim. O que eu já vi de achismo de pilotos falando que faz mais de 10km/l na média, ficou sem gasolina na trilha e teve que empurrar a moto.

Eu sei que todo o mundo acha que sua moto é a mais econômica (psicologicamente faz bem), mas a média foi medida da forma mais exata possível e contra números, não há argumentos.

Como o mestre Zenha falou, se a 2t de vocês faz média de mais de 10km/l, só se for em cima da carretinha, ou não acelera.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Ronaldo p.a »

Esses dias um amigo aqui tava abastecendo a drz dele e falando (moto economica tá aqui...) acabou de encher e foi fazer as contas, deu 8KM por litro, acho que se o cara ficar fazendo muita conta é melhor andar à pé! O negócio é montar na moto sem preocupação na cabeça, e curtir o rolê...
Thierry andrei kissmann
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Junho 2015 à48 21:55

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Thierry andrei kissmann »

Pode migrar sem medo , falo porque tenho varias motos 2t 250 , 300 e outras nacionais , a tocada vc aprende rápido , e quanto o consumo , é como o Zenha falou , desconheço motos que fazem 6km/l kkk , minha gg 300 ano 2000 ANTIGA , no ultimo trilhão que fiz de 80km gastou exatos 6l sendo que o tanque é de 9.5 l , teve média de 13.3 km/l e ainda cheguei 30min antes dos companheiros . Agora 6km/l tá de brincadeira né ? Devia estar pra lá de desregulada , gorda , uma nuvem de fumaça . kkk
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por Selvagem »

Leandrofc escreveu:Mestre Zenha, kkkkkk, acelera nada foi no peito do peão agora.



Vamos aos fatos. Minha ttr 230 faz 15,2km/l na média. Comprei hodômetro pra medir.

Todos que falaram de 2t fazendo mais de 10km/l de média eu não acredito e vão ter que provar. Eu explico: meu irmão teve uma kx1996 250 2t, e fazia 6 km/l, média que eu mesmo tirei usando um gps como hodômetro.

Conversei com muitos amigos que tem 2t. Fiz a média da 300 2t do Leo Mala aqui do fórum, deu 9,67km/l. Quase unanimidade 10 km/l numa média.

As trilhas da minha região tem 75 km em média (tem muito deslocamento entre uma trilha e outra) e estou querendo trocar a ttr numa 300 2t e estou a meses colhendo dados, para não ficar como amigos meus que tem rmx250 e tem que usar um tanque reserva no number plate ou nas costas mesmo.

Em relação ao ano 2008 em si, atribuí nas minhas pesquisas: eu considero como "antigas" motos anteriores a 2008 e motos "modernas" as posteriores a 2008, por culpa do consumo que eu medi ser efetivamente diferente em motos fabricadas antes e depois, acredito que a culpa seja da mudança dos carburadores ou válvula de escape, escape ou mesmo alguma questão com o flywell - não consegui descobrir o porquê exato do consumo médio ser menor nas motos antigas.

Não venham, portanto, falar de "achismos" pra mim. O que eu já vi de achismo de pilotos falando que faz mais de 10km/l na média, ficou sem gasolina na trilha e teve que empurrar a moto.

Eu sei que todo o mundo acha que sua moto é a mais econômica (psicologicamente faz bem), mas a média foi medida da forma mais exata possível e contra números, não há argumentos.

Como o mestre Zenha falou, se a 2t de vocês faz média de mais de 10km/l, só se for em cima da carretinha, ou não acelera.
Ninguém precisa Te provar nada!!!

Estamos comentando fatos reais, baseados em nossas experiencias pessoais. Um simples desajuste do nivel de boia pode fazer uma grande diferença na autonomia de uma moto, e por incrivel que pareça quase todas as motos saem de fabrica com o nivel desajustado.

Uma moto que faz 6km/l esta com defeito, simples assim.

Quem fica fazendo conta de média de consumo numa moto off-road, que compramos justamente para aliviar o stress do dia-dia, realmente precisa tratar do lado psicológico....
Editado pela última vez por Selvagem em 01 Agosto 2015 à46 10:20, em um total de 1 vez.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por mfd »

Zenha escreveu:
mfd escreveu:
Leandrofc escreveu:A tocada é sempre do piloto, nunca da moto.
As 2t tem manutenção mais frequente (porém mais barata) e as antigas (-2008) consumem muito, uns 6km/l. As novas chegam a 10km/l, ou seja, são viáveis para trilhas com menos de 60km. Acima disso é levar gasolina extra nas costas.
Acho q vc se confundiu.
As 2T não tem manutenção mais frequente do que as 4T. Essa referencia talvez fosse verdadeira quando se comparava uma CG125 com uma RD135, mas no universo das motos offroad especiais, o motor 4T demanda muito mais manutenção e esta manutenção é muito mais cara. Em compensação as motos 4T apresentam mais desempenho e por isso são maioria nas competições.
Em quase todos os fabricantes, não ha mudanças significativas entre as motos 2T fabricadas antes ou depois de 2008, sendo que na maioria dos casos o motor é a mesma coisa que ja era no final dos anos 90, como é o caso das KTM, e esse é um dos fatores pra se ter uma manutenção mais barata.

Quanto ao consumo; não conheço essas motos 2T q fazem 6 km/l. Minhas ultimas duas motos 2T tem consumo parecido, oscilando em torno de 15 km/l, algo próximo ao consumo de uma 230.
Ela bebe tao pouco porque vc não acelera nada rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
Gordinho, eu preciso acelerar menos q vc, pois temos uma difrerenca de aproximadamente 50 kg
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: DÚVIDA - MIGRAR PARA AS MOTOS 2 TEMPOS

Mensagem por mfd »

Leandrofc escreveu:Mestre Zenha, kkkkkk, acelera nada foi no peito do peão agora.



Vamos aos fatos. Minha ttr 230 faz 15,2km/l na média. Comprei hodômetro pra medir.

Todos que falaram de 2t fazendo mais de 10km/l de média eu não acredito e vão ter que provar. Eu explico: meu irmão teve uma kx1996 250 2t, e fazia 6 km/l, média que eu mesmo tirei usando um gps como hodômetro.

Conversei com muitos amigos que tem 2t. Fiz a média da 300 2t do Leo Mala aqui do fórum, deu 9,67km/l. Quase unanimidade 10 km/l numa média.

As trilhas da minha região tem 75 km em média (tem muito deslocamento entre uma trilha e outra) e estou querendo trocar a ttr numa 300 2t e estou a meses colhendo dados, para não ficar como amigos meus que tem rmx250 e tem que usar um tanque reserva no number plate ou nas costas mesmo.

Em relação ao ano 2008 em si, atribuí nas minhas pesquisas: eu considero como "antigas" motos anteriores a 2008 e motos "modernas" as posteriores a 2008, por culpa do consumo que eu medi ser efetivamente diferente em motos fabricadas antes e depois, acredito que a culpa seja da mudança dos carburadores ou válvula de escape, escape ou mesmo alguma questão com o flywell - não consegui descobrir o porquê exato do consumo médio ser menor nas motos antigas.

Não venham, portanto, falar de "achismos" pra mim. O que eu já vi de achismo de pilotos falando que faz mais de 10km/l na média, ficou sem gasolina na trilha e teve que empurrar a moto.

Eu sei que todo o mundo acha que sua moto é a mais econômica (psicologicamente faz bem), mas a média foi medida da forma mais exata possível e contra números, não há argumentos.

Como o mestre Zenha falou, se a 2t de vocês faz média de mais de 10km/l, só se for em cima da carretinha, ou não acelera.
Leandrofc,

Ninguem precisa provar nada a voce e nem voce precisa provar essas coias q esta dizendo pq ouviu de um amigo, do irmao de nao sei quem.

Eu estou falando das minhas experiencias com as motos 2T e 4T que tive por muito tempo ou que tenho hj.
Nao da pra relevar questoes como a regulagem do carburador. Nao se pode considerar como parametro normal uma moto que esta com problemas de regulagem.

de forma resumida, eu ando em uma moto 2T com a mesma autonomia de quem ta andando junto comigo em uma moto 4T, nao ha diferencas significativas de consumo em funcao do tipo de motor e sim do trecho onde se anda.

comparar o consumo de uma 230 andando em velocidade constante em um trecho de deslocamento, com o consumo de uma 2T fazendo uma prova de enduro nao trara numero confiaveis.

em uma corrida de crosscountry de aproximadamente 40 minutos a minha moto consome 5 litros. Se tirar essa medida a moto fara menos de 10 km/l, mas esse tb sera o consumo das motos 4T, incluindo as 230 q fizerem a mesma prova.

sobre o ponto de corte das motos em 2008, este pode ser um criterio q vc adotou por questoes particulares, mas nao ha diferencas significativas nos motores e nem mesmo no restante das motos em funcao dessa data.
Nas KTM, de 2001 pra ca so o chassi e os componentes relacionados e q tiveram alguma mudanca, geralmenet de cunho estetico.
Nas GasGas existe um pouco mais de mudancas, mas os motores basicamente sao a mesma coisa.
nao ha mudancas significativas nos motores 2T ha muitos e muitos anos, talvez ano q vem saia uma SHERCO 300 com injecao eletronica, mas nem a fabrica confirma isso ainda.

o q pode mudar muito entre motos abaixo ou acima de 2008 eh o estado de conservacao delas e a forma como o dono cuida e regula o equipamento.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem