E ae pessoal tudo tranquilo ?
Então, a muito tempo eu tenho essa duvida, sempre vi as hondas importadas de cross com apenas um comando no cabeçote, e todas as outras marcas com duplo comando. Com o lançamento dessa "nova" twister com motor de apenas um comando, sendo q a maiorias das hondas nacionais 250cc+ tem duplo comando, fiquei imaginando quais seriam as diferenças, do tipo manutenção, preço de peças, desempenho, redução de peso e tals, mas não cheguei em conclusão nenhuma pq nao tenho mt conhecimento .. e ai, na pratica qual é a diferença ?
Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?
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Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?
Basicamente o dohc são dois comandos sobre o cabeçote e 4 valvulas.
O unicam no caso das importadas são motos de um unico comando no cabeçote com 4 valvulas, são 3 levantes, dois diretos em cima das valvulas de admissão e um central onde sai um braço que empurra as da escape.
OHV(um Comando de valvulas no bloco)
CG 125, CG 99,BROS 125 até 2006.
OHC(um comando de valvula sobre o cabeçote)
CRF230,TURUNA. XTZ,YBR,LANDER,TTR230,XT225,FAZER,CG 150 TITAN,BROS 150 2006+.
unicam.
CRF150R,CRF 250R, CRF450R,CRF250X,CRF450X.
DOHC(duplo comando sobre o cabeçote)
TORNADO,TWISTER,CB300,XRE300.
Acredito que a diferença na manutenção é minima, pois sempre que a honda alivia de um lado pesa no outro, acho que o que mais vai influenciar nesse caso sobre o desempenho é o fato do braço oscilante e o comando serem rolamentados, diminuindo e muito o atrito do conjunto.
Vale a pena puxar na memória um sistema que tinhamos nas xlx 250/350 , que salvo engano chamava-se RFVC, basicamente um unicam, mas com 8 braços oscilantes para fazer a ligação entre as valvulas e o comando.
Sistema arcaico e problematico, barulhento e fácil de dar problema..
Sistema rfvc(Radical Valve Clicker negativo)Na verdade ele é basicamente um ohc com varios braços de ligação e 4 valvulas.
Voltando na situação de manutenção, fica dificil dizer qual sistema ficaria mais barato a manutenção visto que os preços das peças são variados, com o preço de UM comando original de tornado, você compra todo esse sistema RFVC paralelo.
Com o preço das 4 valvulas da crf 450, você compra um cabeçote de tornado completo, e assim sucessivamente..
O unicam no caso das importadas são motos de um unico comando no cabeçote com 4 valvulas, são 3 levantes, dois diretos em cima das valvulas de admissão e um central onde sai um braço que empurra as da escape.
OHV(um Comando de valvulas no bloco)
CG 125, CG 99,BROS 125 até 2006.
OHC(um comando de valvula sobre o cabeçote)
CRF230,TURUNA. XTZ,YBR,LANDER,TTR230,XT225,FAZER,CG 150 TITAN,BROS 150 2006+.
unicam.
CRF150R,CRF 250R, CRF450R,CRF250X,CRF450X.
DOHC(duplo comando sobre o cabeçote)
TORNADO,TWISTER,CB300,XRE300.
Acredito que a diferença na manutenção é minima, pois sempre que a honda alivia de um lado pesa no outro, acho que o que mais vai influenciar nesse caso sobre o desempenho é o fato do braço oscilante e o comando serem rolamentados, diminuindo e muito o atrito do conjunto.
Vale a pena puxar na memória um sistema que tinhamos nas xlx 250/350 , que salvo engano chamava-se RFVC, basicamente um unicam, mas com 8 braços oscilantes para fazer a ligação entre as valvulas e o comando.
Sistema arcaico e problematico, barulhento e fácil de dar problema..
Sistema rfvc(Radical Valve Clicker negativo)Na verdade ele é basicamente um ohc com varios braços de ligação e 4 valvulas.
Voltando na situação de manutenção, fica dificil dizer qual sistema ficaria mais barato a manutenção visto que os preços das peças são variados, com o preço de UM comando original de tornado, você compra todo esse sistema RFVC paralelo.
Com o preço das 4 valvulas da crf 450, você compra um cabeçote de tornado completo, e assim sucessivamente..
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Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?
que aula hein Léo! palmas:: então, basicamente o Unicam é um SOHC com o comando montado diretamente sobre as válvulas de admissão, pra diminuir os atritos...?
Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?
Rapaz, que aula Valeu pela explicação Leo
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Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?
Exatamente, mas eu nao diria que seria para diminuir o atrito, e sim para melhorar a confiabilidade e construção do sistema.Ronaldo p.a escreveu:que aula hein Léo! então, basicamente o Unicam é um SOHC com o comando montado diretamente sobre as válvulas de admissão, pra diminuir os atritos...?
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