Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
gerson
Membro
Mensagens: 400
Registrado em: 10 Dezembro 2010 à26 17:58

Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Mensagem por gerson »

E ae pessoal tudo tranquilo ?
Então, a muito tempo eu tenho essa duvida, sempre vi as hondas importadas de cross com apenas um comando no cabeçote, e todas as outras marcas com duplo comando. Com o lançamento dessa "nova" twister com motor de apenas um comando, sendo q a maiorias das hondas nacionais 250cc+ tem duplo comando, fiquei imaginando quais seriam as diferenças, do tipo manutenção, preço de peças, desempenho, redução de peso e tals, mas não cheguei em conclusão nenhuma pq nao tenho mt conhecimento .. e ai, na pratica qual é a diferença ?
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Mensagem por Leo Racing »

Basicamente o dohc são dois comandos sobre o cabeçote e 4 valvulas.
O unicam no caso das importadas são motos de um unico comando no cabeçote com 4 valvulas, são 3 levantes, dois diretos em cima das valvulas de admissão e um central onde sai um braço que empurra as da escape.

OHV(um Comando de valvulas no bloco)
CG 125, CG 99,BROS 125 até 2006.
Imagem
OHC(um comando de valvula sobre o cabeçote)
CRF230,TURUNA. XTZ,YBR,LANDER,TTR230,XT225,FAZER,CG 150 TITAN,BROS 150 2006+.

Imagem
unicam.
CRF150R,CRF 250R, CRF450R,CRF250X,CRF450X.
Imagem

DOHC(duplo comando sobre o cabeçote)
TORNADO,TWISTER,CB300,XRE300.
Imagem

Acredito que a diferença na manutenção é minima, pois sempre que a honda alivia de um lado pesa no outro, acho que o que mais vai influenciar nesse caso sobre o desempenho é o fato do braço oscilante e o comando serem rolamentados, diminuindo e muito o atrito do conjunto.

Vale a pena puxar na memória um sistema que tinhamos nas xlx 250/350 , que salvo engano chamava-se RFVC, basicamente um unicam, mas com 8 braços oscilantes para fazer a ligação entre as valvulas e o comando.
Sistema arcaico e problematico, barulhento e fácil de dar problema..


Sistema rfvc(Radical Valve Clicker rindo2:: rindo2:: rindo2:: rindo2:: rindo2:: rindo2:: negativo:: negativo)Na verdade ele é basicamente um ohc com varios braços de ligação e 4 valvulas.
Imagem
Imagem

Voltando na situação de manutenção, fica dificil dizer qual sistema ficaria mais barato a manutenção visto que os preços das peças são variados, com o preço de UM comando original de tornado, você compra todo esse sistema RFVC paralelo.
Com o preço das 4 valvulas da crf 450, você compra um cabeçote de tornado completo, e assim sucessivamente..

joia::: joia::: joia:::
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Mensagem por Ronaldo p.a »

que aula hein Léo! palmas:: então, basicamente o Unicam é um SOHC com o comando montado diretamente sobre as válvulas de admissão, pra diminuir os atritos...?
gerson
Membro
Mensagens: 400
Registrado em: 10 Dezembro 2010 à26 17:58

Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Mensagem por gerson »

Rapaz, que aula joia::: Valeu pela explicação Leo aplauso::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Motor "UNICAM" e "DOHC", quais são as diferenças ?

Mensagem por Leo Racing »

Ronaldo p.a escreveu:que aula hein Léo! palmas:: então, basicamente o Unicam é um SOHC com o comando montado diretamente sobre as válvulas de admissão, pra diminuir os atritos...?
Exatamente, mas eu nao diria que seria para diminuir o atrito, e sim para melhorar a confiabilidade e construção do sistema. joia:::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem