Comparativo manutenção básica

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Leandrofc
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Comparativo manutenção básica

Mensagem por Leandrofc »

Outro dia no grupo do whatsapp aqui do FLM (link: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =1&t=33317) mandaram essa imagem:
tabela comparativo klx ktm 350.jpeg
tabela comparativo klx ktm 350.jpeg (159.21 KiB) Exibido 3801 vezes
Isso me motivou a fazer uma tabela de custo da manutenção básica, que disponibilizei aqui: https://drive.google.com/file/d/0B8yi1V ... sp=sharing

Seguem também os dados:
Tabela comparação manutenção motos2.jpg
Tabela comparação manutenção motos2.jpg (285.68 KiB) Exibido 3801 vezes
Espero que seja útil, mas sempre imaginei que os custos da CRF230 fossem bem menores que o custo das importadas, mas o que vi, foi uma diferença de 1/3 (34%) entre o custo da CRF230xKTM300exc. Imaginava esse custo pelo o menos 50% maior para manter uma ktm.

Claro que entra na conta a depreciação da em relação a moto zero km - uma ktm costuma desvalorizar o valor de uma crf230 na revenda após 2 ou 3 anos de uso, mas ali, no mano-a-mano, o custo para manter a ktm não é tão distante do custo de uma crf230.

Claro, que no comparativo não incluí despesas com motor, porque uma moto que vale 44k e outra que vale 14k, tenho por óbvio que as peças do motor vão ser proporcionalmente mais caras.

Outra surpresa foi com a klx 450r que ficou "grudada" nos custos das KTMs com uma diferença de pouco mais de R$200,00 - assim ela é um negócio interessante, já que o preço na revenda não cai tanto como o de uma KTM e a diferença em relação aos custos com a manutenção da CRF230 é bem pequena.

Pra fechar, com as motos citadas acho que acontece o mesmo que acontecia com carros até um passado recente: quem tinha um gol (compare com a crf230) conseguia vender bem na revenda e baixa manutenção e o mesmo acontecia com o antigo vectra/santana/monza (klx450) carros mais caros, mas também com revenda boa e os importados como bmw/audi/etc (ktm) com qualidade indiscutível mas com alta desvalorização no mercado interno. Hoje em dia, as coisas estão mais coerentes, com o tal "lançamento mundial" dos veículos a qualidade subiu bastante, mas uma coisa é certa: o mercado de automóveis no Brasil só melhorou com a chegada de concorrentes de peso no mercado. Nas motos não é diferente: quanto mais concorrência, maior a chance de termos veículos bons (atualmente cito a hilux) com preços altos, porém, com desvalorização suportável pelo bolso da classe média.
ROIA ETERNO
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Registrado em: 09 Novembro 2015 à36 07:53

Re: Comparativo manutenção básica

Mensagem por ROIA ETERNO »

Bom dia amigo, parabéns pelo comparativo, muito bacana.

Porém há muitas variáveis em relação à manutenção. Em diferentes modos de condução e cuidado, tipo não subir em demasia a rotação, não deixar o motor ligado parado para não ferver. Então num mesmo tipo de motor, um com 100h pode estar muito melhor que outro com 50h.

Agora sobre marcas, a 230 realmente tem manutenção muito mais barata que as importadas e durabilidade do motor maior também, contudo de forma alguma proporciona a mesma qualidade de condução, nem de segurança pelos freio muito ruins e a suspensão muito ruim também.

Nas importadas, pelo menos aqui na região que moro, a única que tem preço melhor de manutenção são as Honda, tirou disso todas tem peças mais caras, mas também há variáveis nesse sentido, como por exemplo as válvulas de escape e admissão das CRF 250 R e 250X que apresentam durabilidade muito baixa. São mais baratas que as válvulas da KTM, mas as válvulas da KTM tem durabilidade muito maior. Outra ponto é o rolamento do virabrequim, que nas Honda travam com uma certa facilidade depois de tantas horas de uso, nas KTM esse rolamento permite mais horas de uso. Esses dias conheci um camarada na trilha com uma KTM 250 EXC ano 2011 com mais de 300h de uso e não trocou nem anéis ainda, o cara é bem cuidadoso com uso e manutenção. Nunca vi Honda com esse tanto de horas sem alguma manutenção.

Considerando um uso relativamente normal, sem exageros do motor, a questão de desvalorização é algo que talvez tenha a ver com a região. Pelo menos aqui no triângulo mineiro, falou em motos de trilha, todo mundo só quer KTM, depois vem Honda CRF 250X e Yamaha WR 250F. Kawasaki KLX 450 nunca vi nenhuma. Aqui em Uberaba, cidade com mais de 300 mil hab não tem nenhuma. E quando alguém se empolga em comprar uma, porque é mais barata, logo o pessoal avisa que depois não vai haver comprador para a mesma. Então falar que KTM desvaloriza mais não sei se é assim, pois é a mais procurada para comprar usada.

Outro ponto que também aprendi com o tempo é que moto 2t não tem manutenção mais barata como era em tempos remotos. Hoje a manutenção das motos 2t fica mesmo valor das 4t, kit pistão e anéis tem que ser trocados muito mais cedo nas 2t que nas 4t. Motor 2t exige mais intervenções na regulagem do carburador para mantê-lo afinado. O consumo de combustível das 2t é bem maior e isso leva também ao valor do óleo 2t que se usa.
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