Por que a curva da Tornado é assim?
Por que a curva da Tornado é assim?
Por que a curva do escape da XR 250 faz aquela curva toda para baixo? A da XT 225 também é assim. Já a da sua antecessora XR 200, é direta.
Qual a intensão? menor consumo? redução de poluentes? Aumentar compressão? Enforcar o motor? To viajando na maiose?
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Acredito que a curva, seja assim pois foram feitos estudos com relação a torque da moto, durabilidade poluentes, tudo isso foi calculado pra que ele fosse dessa forma.
Mas vem a pergunta, poxa quando troco o escape e coloco uma direta a moto anda muito mais. Claro sempre é assim, Os caras estudam anos e anos pra desenvolver um produto, no caso a moto, ai agente descobre uma forma de tirar mais proveito dela mudando as caracteriscas. No caso de se trocar a ponteira e a curva, não é que que vá reduzir a vida útil do motor, é muito relativo uma moto original pode durar menos, mas imagina uma toni saindo de fabrica com um direto e uma 788. Imaginem os processos que a honda iria receber por desrespeitar a lei do silencio..
Mas vem a pergunta, poxa quando troco o escape e coloco uma direta a moto anda muito mais. Claro sempre é assim, Os caras estudam anos e anos pra desenvolver um produto, no caso a moto, ai agente descobre uma forma de tirar mais proveito dela mudando as caracteriscas. No caso de se trocar a ponteira e a curva, não é que que vá reduzir a vida útil do motor, é muito relativo uma moto original pode durar menos, mas imagina uma toni saindo de fabrica com um direto e uma 788. Imaginem os processos que a honda iria receber por desrespeitar a lei do silencio..
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Bom, eu só vejo dois motivos praquela curva estar ali: o primeiro, é a redução de ruidos, ela serve de abafador justamente devido ao formato, é uma área de grande ventilação e esfria mais rápido o gás. Segundo, é uma proteção para o motor em caso de entrar agua em excesso na ponteira, a curva dificulta o acesso ao motor. Não sei se alteraria qualquer coisa em matéria de torque, acho que o torque é alterado em função da ponteira que é estrangulada, esse é meu ponto de vista, não estou dizendo que é isto.
Abraços.
Fabio.
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Não sei, pelos mandamentos da fisica, no capitulo dos fluidos...rsrsrs, a unica coisa que causa restrição do ar (que é um fliudo) no caso do sistema de descarga da Tornado é só a ponteira...por isso... não me convence que aquela curva causa diferença de desempenho...se ela tivesse algum restritor de fluxo eu diria que daria diferença...
Abração.
Fabio.
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Editado pela última vez por fabiobiker em 22 Janeiro 2006 à11 22:36, em um total de 1 vez.
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Refere-se então a variação de pressão por friccão no tubo e acessórios(ponteira, emendas, etc..) do volume de controle (escape)... quando se tem um tubo com curvas, ou então reduções ou ainda muito longo, este então gera perdas de velocidade e pressão dos gases, por atrito mesmo. Por isso quanto menos curvas na construção de um escape é melhor, mas no caso da toni não nos traz tantas perdas de rendimento se tratando de uma configuração original, onde a perda de rendimento é maior na ponteira do que na curva, e então, mudando apenas a curva sem mexer na ponteira o ganho de rendimento não existiria ou não seria notado, devido a velocidade dos gases dentro do sistema, temperatura entre outros, já para quem busca performance, um escape com uma ponteira esportiva aliado a um tubo de área interna pouco maior (dependendo da cilindrada, se é alterada ou não), traz uma boa melhora na vazão dos gases, desde que bem elaborado.fabiobiker escreveu:Não sei, pelos mandamentos da fisica, no capitulo dos fluidos...rsrsrs, a unica coisa que causa restrição do ar (que é um fliudo) no caso do sistema de descarga da Tornado é só a ponteira...por isso... não me convence que aquela curva causa diferença de desempenho...se ela tivesse algum restritor de fluxo eu diria que daria diferença...
Abração.
Fabio.
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o estudo dos gases de escape, assim como a preparação de motores, é muito mais complexa do que imagina, ao trabalharmos com volumes maiores, necessitamos também de áreas maiores, mas nem tudo deve ser seguido a fundo, ou seja, nunca uma única informação deve ser elaborada e colocada em prática sem testes práticos...
O Fabiano conseguiu aumentar o torque do motor tornando a curva de torque um pouco mais linear somente alterando o tubo de escape.. mas não foi de uma hora para outra, testou de várias maneiras..
Quando se aumenta o diâmetro dos tubos (motores aspirados), aumenta a vazão, mas se o tubo já está bem dimensionado e vc aumenta seu diâmetro, vc perde velocidade, consequentemente perde arrasto (inercia dos gases) que faz com que o restante da mistura da câmara de combustão seja sugada pelo fluxo que está com velocidade suficiente para que, quando o pistão esteja em PMS e a válvula de escape esteja quase fechando (importante um bom enquadramento do comando neste caso), seja "sugado" para fora, já que o pistão não estará mais exercendo trabalho para expelir os gases e sim estes serão puxados pelos outros. Para comprovar o fenomeno, experimentem pegar uma seriga com um pedaço de mangueira fina transparente, encha de água, e vagarosamente feche-a deixando a água escoar, notem que a mangueira ficará com água dentro. Repita o processo rapidamente, bem rápido... veja a diferença, a mangueira estará vazia.. esse fenomeno ocorre com os gases de escape também, assim como na admissão, este então sempre auxiliado por um bom enquadramento do comando de válvulas(cruzamento, mais adiantado, mais atrasado) e dimensionamento dos tubos de escape e admissão.
Trabalhar com escapes para motores originais é uma coisa, para motores preparados é outra, vc pode obter rendimento maior num motor 360cc, e usar a mesma técnica para um 250cc, podendo então o 250cc não obter rendimento ou então piorar.
O negócio é testar mesmo.
O Fabiano conseguiu aumentar o torque do motor tornando a curva de torque um pouco mais linear somente alterando o tubo de escape.. mas não foi de uma hora para outra, testou de várias maneiras..
Quando se aumenta o diâmetro dos tubos (motores aspirados), aumenta a vazão, mas se o tubo já está bem dimensionado e vc aumenta seu diâmetro, vc perde velocidade, consequentemente perde arrasto (inercia dos gases) que faz com que o restante da mistura da câmara de combustão seja sugada pelo fluxo que está com velocidade suficiente para que, quando o pistão esteja em PMS e a válvula de escape esteja quase fechando (importante um bom enquadramento do comando neste caso), seja "sugado" para fora, já que o pistão não estará mais exercendo trabalho para expelir os gases e sim estes serão puxados pelos outros. Para comprovar o fenomeno, experimentem pegar uma seriga com um pedaço de mangueira fina transparente, encha de água, e vagarosamente feche-a deixando a água escoar, notem que a mangueira ficará com água dentro. Repita o processo rapidamente, bem rápido... veja a diferença, a mangueira estará vazia.. esse fenomeno ocorre com os gases de escape também, assim como na admissão, este então sempre auxiliado por um bom enquadramento do comando de válvulas(cruzamento, mais adiantado, mais atrasado) e dimensionamento dos tubos de escape e admissão.
Trabalhar com escapes para motores originais é uma coisa, para motores preparados é outra, vc pode obter rendimento maior num motor 360cc, e usar a mesma técnica para um 250cc, podendo então o 250cc não obter rendimento ou então piorar.
O negócio é testar mesmo.
Eu abri esse tópico imaginando que haveria muuuitas tentativas de se explicar isso, Fernando como sempre de ótimas explicações mas ainda não chegou onde quero chegar.
Ninguém sabe exatamente em que os engenheiros pensaram no momento do projeto dessa curva mas, na minha hipótese, essa curva vai aumentar a compressão em alta rotação, pois diminuirá a velocidade dos gases por atrito ao se forçar a curva e não por uma pura restrição, já na baixa essa curva não vai representar um obstáculo (ao meu ver, de leigo), melhorando a baixa, e seria melhor ainda na baixa caso a ponteira não restringisse tanto. O que acham de minhas idéias?
Ninguém sabe exatamente em que os engenheiros pensaram no momento do projeto dessa curva mas, na minha hipótese, essa curva vai aumentar a compressão em alta rotação, pois diminuirá a velocidade dos gases por atrito ao se forçar a curva e não por uma pura restrição, já na baixa essa curva não vai representar um obstáculo (ao meu ver, de leigo), melhorando a baixa, e seria melhor ainda na baixa caso a ponteira não restringisse tanto. O que acham de minhas idéias?
Creio q essa curvatura serve pra duas coisas! Uma é evitar ou diminuir a possibilidade de entrada de liquidos no motr vindo pelo escapamento e a segunda seria desviar o calor para q o ar q passa pelo escapamento não chegue muito quente ao cilindro e cabeçote diminuindo a capacidade de arrefecimento! Vcs pdem notar q essas curvas tem paredes duplas tbem para evitar um superaquecimento superficial q ocorre com as curvas preparadas!! Estas chegam a ficar incandescentes com aceleração constante!!! Acho q é isso complementando tudo oq o Fernando falou!!!
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hehehe....
Ao contrário do que muitos pensam, uma curva de escape não influencia na compressão do motor, e sim em sua restrição, ou seja, quando vc acha que o motor está com mais compressão, na verdade ele está exercendo mais trabalho para expulsar os gases e perdendo energia para isso, além de não efetuar a limpeza correta da câmara de combustão, mas tem o seu ponto benéfico em alguns casos, estudados para a construção do motor, por isso digo que tudo isso é muito complexo, os gases restantes na câmara de combustão, que não foram expulsos, estão quentes, com a nova mistura chegando, em baixa rotação, apesar do não completo enchimento do cilindro, é auxiliada na queima (tem sua queima facilitada) por esses gases, isso favorece a economia e a redução de poluentes, mas isso, também serve para passar nos testes de emissões, e ainda melhora o torque, dando a impressão de um motor mais cheio. Mas tudo isso, ainda se torna um disperdício, pois esse trabalho é feito também para compensar o baixo rendimento do sistema de ignição, ou vc's acham que a carbonização criada é apenas por causa da nossa gasolina??? Não, não apenas por isso. Nossos sistemas de queima são ainda precários, fazendo disperdiçarmos combustível, e rendimento. Quando conseguirmos atingir uma queima ideal de TODA A MISTURA dentro da câmara, não teremos resíduos, e muito mais torque, podendo assim nos desfazer dos artifícios dos fabricantes para as melhoras de emissões de poluentes e economia de combustível. (por isso nossos motores não chegam a ter um rendimento de 40%, ainda não, e vai demorar para isso).
O Renato também especificou bem o motivo da curva, tudo isso faz parte de um projeto de um motor, não pensando apenas no rendimento, pois, um motor tem que ser "a prova de balas", suportar toda a condição de uso sem sofrer com arrefecimento, entrada de líquidos, estar de acordo com o projeto físico da moto.
Muitas vezes também, essa curva pode nem fazer a diferença, nem trazer resultados, apenas um aspecto estético para desviar alguma outra coisa, um pneu pegando, algo do tipo (são possibilidades), mas só a fábrica explica e mesmo assim, talvez nem explique direito, pois moto pra macaco de qualquer jeito funciona... já as gringas eles cuidam até do peso dos parafusos...
Ao contrário do que muitos pensam, uma curva de escape não influencia na compressão do motor, e sim em sua restrição, ou seja, quando vc acha que o motor está com mais compressão, na verdade ele está exercendo mais trabalho para expulsar os gases e perdendo energia para isso, além de não efetuar a limpeza correta da câmara de combustão, mas tem o seu ponto benéfico em alguns casos, estudados para a construção do motor, por isso digo que tudo isso é muito complexo, os gases restantes na câmara de combustão, que não foram expulsos, estão quentes, com a nova mistura chegando, em baixa rotação, apesar do não completo enchimento do cilindro, é auxiliada na queima (tem sua queima facilitada) por esses gases, isso favorece a economia e a redução de poluentes, mas isso, também serve para passar nos testes de emissões, e ainda melhora o torque, dando a impressão de um motor mais cheio. Mas tudo isso, ainda se torna um disperdício, pois esse trabalho é feito também para compensar o baixo rendimento do sistema de ignição, ou vc's acham que a carbonização criada é apenas por causa da nossa gasolina??? Não, não apenas por isso. Nossos sistemas de queima são ainda precários, fazendo disperdiçarmos combustível, e rendimento. Quando conseguirmos atingir uma queima ideal de TODA A MISTURA dentro da câmara, não teremos resíduos, e muito mais torque, podendo assim nos desfazer dos artifícios dos fabricantes para as melhoras de emissões de poluentes e economia de combustível. (por isso nossos motores não chegam a ter um rendimento de 40%, ainda não, e vai demorar para isso).
O Renato também especificou bem o motivo da curva, tudo isso faz parte de um projeto de um motor, não pensando apenas no rendimento, pois, um motor tem que ser "a prova de balas", suportar toda a condição de uso sem sofrer com arrefecimento, entrada de líquidos, estar de acordo com o projeto físico da moto.
Muitas vezes também, essa curva pode nem fazer a diferença, nem trazer resultados, apenas um aspecto estético para desviar alguma outra coisa, um pneu pegando, algo do tipo (são possibilidades), mas só a fábrica explica e mesmo assim, talvez nem explique direito, pois moto pra macaco de qualquer jeito funciona... já as gringas eles cuidam até do peso dos parafusos...
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