calibragem correta dos penus

mikesurf:

Galera qual a calibragem correta dos penus de trilha???

100/100-18
100/90-21

e para mx? eles tem que ser mais cheios ou secos???

agradeço a toda galera do forum ;)

Ricardo:

pra trilha pelo que sei que é 14/14 ou 12/14, dianteiro/traseiro respectivamente...

NESTOR/RS:

Eu uso 14/14.... :D :D

Felipe_RS:

eu só ando na trilha e uso em média 14/14, mas às vezes dependendo da seca na região, uso uns 16/18 pra poder dar uns saltos e umas empinadinhas e não entortar os aros!

GuiBH:

15/15

TopsMan:

nao faço MX ... prefiro nao opnar... :mrgreen:

EvandroMM:

Eu so ando em terra dura e co pedra, uso 22/20

GuiBH:

EvandroMM escreveu:Eu so ando em terra dura e co pedra, uso 22/20
Isso da tombo amigao!!!!

EvandroMM:

ate hoje ta tranquilo!! dificil de eu cai, assim tambem previno furos.

Marcão:

Mikesurf,

A calibragem dos penus deve variar em função do terreno. Eu uso como padrão o 13/13. Em dias de muito barro eu abaixo um pouco (11/11 ou até 10/10), pois com menor calibragem a area de contato do pneu com o solo aumenta e por consequencia a tração também. Se o terreno é muito duro (pedras) eu acho que dá para ir até 15/15. Para mim andar com 20/22 é quase impossível (vc sente todos as ondulações do terreno e a tração fica muito ruim...)

Tracker:

Trilhas secas: 13 diant./15 tras.
Trilhas molhadas:11-12diant./13-14tras.

carara:

Bom Tópico...sempre quis saber as calibragens!!!!

synval:

A calibragem de 20/22 prá trilha é inédita prá mim.
Com esta pressão provavelmente os pneus se gastam apenas na centro além do que a moto deve desgarrar bastante tanto com a frente quanto a trazeira.
O ideal mesmo é 12/14 ou 13/15 seja lá qual for o terreno, salvo é claro quando o piso estiver molhado.

Gustavo/PR:

Mike, eu não quero discordar da turma que deu as dicas ai p/ cima. Inclusive acredito que todos eles estão certos.

Isso porque a calibragem dos pneus depende de alguns fatores:

1- O tipo de terreno que predomina na região.
2- Dias de terreno húmido ou muito húmido.
3- O pneu que você esta usando também influência.
4- A Potência da sua moto também.
5- Tipo de tocada também.
6- E se tem varios borracheiros pela trilha ou não tem :mrgreen:


Via de regra, um pneu com 7 libras Agarra muito mais doque um pneu com 14 16 ou 22 como o evandro disse.

ps: no ultimo enduro de Rio Grande do Sul, 80% dos pilotos estam correndo com pneus calibrados de 7 a 10 libras. Quem correu com pneu cheio patinou nas pedras que la sao lisas igual sabão.

ps2: quanto menos ar no pneu, maior as chances dele furar!

Quanto eu, costumo sair do Posto de combustível com 16 libras na frente 14 atraz, no meio do caminho, depois de ver como esta a lama, eu vou murchando aos poucos. até achar um ponto legal.

juninhonovalima:

Siquinelli escreveu:Mike, eu não quero discordar da turma que deu as dicas ai p/ cima. Inclusive acredito que todos eles estão certos.

Isso porque a calibragem dos pneus depende de alguns fatores:

1- O tipo de terreno que predomina na região.
2- Dias de terreno húmido ou muito húmido.
3- O pneu que você esta usando também influência.
4- A Potência da sua moto também.
5- Tipo de tocada também.
6- E se tem varios borracheiros pela trilha ou não tem :mrgreen:


Via de regra, um pneu com 7 libras Agarra muito mais doque um pneu com 14 16 ou 22 como o evandro disse.

ps: no ultimo enduro de Rio Grande do Sul, 80% dos pilotos estam correndo com pneus calibrados de 7 a 10 libras. Quem correu com pneu cheio patinou nas pedras que la sao lisas igual sabão.

ps2: quanto menos ar no pneu, maior as chances dele furar!

Quanto eu, costumo sair do Posto de combustível com 16 libras na frente 14 atraz, no meio do caminho, depois de ver como esta a lama, eu vou murchando aos poucos. até achar um ponto legal.
boa, essa ai de ir esvaziando o pneu no meio da trilha e legal.

NESTOR/RS:

boa, essa ai de ir esvaziando o pneu no meio da trilha e legal.
Boa dica mesmo.... =D> =D>

Gustavo/PR:

NESTOR/RS escreveu:
boa, essa ai de ir esvaziando o pneu no meio da trilha e legal.
Boa dica mesmo.... =D> =D>
Só tomar cuidado para não murchar demais eheheheehehe Se der para levar umas daquelas "canetas com a varetinha" que mostra com quantas libras o pneu esta melhor ainda. :wink:

Vini:

Vou criar polêmica...rsrsr

Já li que pra lama ao invés de esvaziar é melhor encher, pq o barro não vai grudar entre os cravos.

Gustavo/PR:

vini_loko escreveu:Vou criar polêmica...rsrsr

Já li que pra lama ao invés de esvaziar é melhor encher, pq o barro não vai grudar entre os cravos.
Vai nada hahahahaha, aqui nóis mata a cobra e mostra o pau!

1. A lama só gruda entre os cravos se o pneu tem os cravos muito colados uns nos outros.

2. A lama só gruda entre os cravos se você andar no tó tó tó tó tó (4Tempos), então é só enrolar o cabo bonito que a ação centrípeta (e não centrifuga) vai fazer a lama desgrudar do pneu a cada volta do mesmo!

3. Se não enrolar o cabo, seja pneu cheio ou não, a terra cola mesmo. Principalmente se o barro estiver começando a secar!


farow e abraço

Vini:

Reportagem da Dirt.

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