calibragem correta dos penus

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Retirado do texto acima:

CALIBRAGEM DOS PNEUS
Ao contrário do que muitos pilotos acreditam, a calibragem do pneu deve
aumentar e não diminuir. Explico: uma vez mais vazio, uma maior área do
pneu ficará em contato com o barro mais mole, fazendo com que a calibragem
da suspensão (mais dura) perca, em parte, seu efeito.


Vini, a matéria não disse que o barro grudaria (ou não) entre os cravos, e sim que um pneu mais vazio, faria "em parte" ineficiente a regulagem mais dura da suspensão.

E depois, acredito que eu, como a maioria dos pilotos e treieros do forum não possuem motos com suspa reguladas a clique. Mesmo assim, fica a dica para quem possui!

:wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Só completanto. Essas dicas são para atoleiros + atoleiros + atoleiros... Para quem anda em terra batida, firme e molhada. Pneu cheio cheio não sobe nem em formigueiro :twisted: :mrgreen:
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Ah tá...

Então pra quem tem suspa normal, sem regulagem o melhor é esvaziar mesmo... :oops: :oops:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

vini_loko escreveu:Ah tá...

Então pra quem tem suspa normal, sem regulagem o melhor é esvaziar mesmo... :oops: :oops:
Eu acho que é. Mas essa é uma opinião minha e de alguns comparsas que compartilham da mesma opinião. Vai saber se estamos certos.

8)
mikesurf
Membro
Mensagens: 477
Registrado em: 25 Dezembro 2005 à52 11:59

Mensagem por mikesurf »

valeu pelas dicas aqui no nordeste nao estamos na epoca de chuva entao 90% ds trilhas sao secas (areia e barro)
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

eu faço assim...
se está seco e não vou enfrentar barro e subidas coloco 15lb nos dois
se está molhado e sei que vou enfrentar lamaçais e subidas escorregadias coloco 13lb ou 12lb.
Detalhe : tenho trava de pneu nas duas.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Detalhe : tenho trava de pneu nas duas.
Mais uma dica, Como o Betiole disse usar travas.

Para qualquer um que vá se aventurar no meio do mato, o uso de trava no pneus é essêncial, pois andando com baixa pressão os pneus podem rodar no aro, e rasgar a camera de ar na base do bico.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Siquinelli escreveu:
Detalhe : tenho trava de pneu nas duas.
Mais uma dica, Como o Betiole disse usar travas.

Para qualquer um que vá se aventurar no meio do mato, o uso de trava no pneus é essêncial, pois andando com baixa pressão os pneus podem rodar no aro, e rasgar a camera de ar na base do bico.
Ô....as travas, para mim, são "ítens obrigatórios" para o off! :D
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Olha, eu nao to aqui pra falar que ninguem ta certo ou errado, mas mesmo inedito pra voces, eu uso 22/20 nos meus pneus sem problemas, claro tudo varia do terreno, eu por experiencia propria vi que esta é a calibragem ideal para mim. Onde ando, a terra é sempre seca e muito dura, cheia de pedras, meus pneus nao tem trava, eu ja cheguei a usar 26/24, mas assim escorregava muito ai depois de alguns pneus furados vi 22/20 era o ideal, nao escorrega tanto e tambem o pneu nao corre no aro.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

EvandroMM escreveu:Olha, eu nao to aqui pra falar que ninguem ta certo ou errado, mas mesmo inedito pra voces, eu uso 22/20 nos meus pneus sem problemas, claro tudo varia do terreno, eu por experiencia propria vi que esta é a calibragem ideal para mim. Onde ando, a terra é sempre seca e muito dura, cheia de pedras, meus pneus nao tem trava, eu ja cheguei a usar 26/24, mas assim escorregava muito ai depois de alguns pneus furados vi 22/20 era o ideal, nao escorrega tanto e tambem o pneu nao corre no aro.
22/20 nao precisa de trava mesmo. O pneu cheio assim não fura nem com prego! ahahahaha

Da nada, como eu disse, cada um sabe onde o sapato aperta, se você ja encontrou o ponto de equilibrio da calibragem dos pneus parabéns p/ você. E seja feliz assim! Não liga para esses incrédulos aqui do forum não! :mrgreen:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

NESTOR/RS escreveu:
Siquinelli escreveu:
Detalhe : tenho trava de pneu nas duas.
Mais uma dica, Como o Betiole disse usar travas.

Para qualquer um que vá se aventurar no meio do mato, o uso de trava no pneus é essêncial, pois andando com baixa pressão os pneus podem rodar no aro, e rasgar a camera de ar na base do bico.
Ô....as travas, para mim, são "ítens obrigatórios" para o off! :D
Eu uso apenas na roda traseira, tras vantagens colocar trava no pneu dianteiro? é necessário? :o
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Ricardo Skolaude escreveu:
NESTOR/RS escreveu:
Siquinelli escreveu: Mais uma dica, Como o Betiole disse usar travas.

Para qualquer um que vá se aventurar no meio do mato, o uso de trava no pneus é essêncial, pois andando com baixa pressão os pneus podem rodar no aro, e rasgar a camera de ar na base do bico.
Ô....as travas, para mim, são "ítens obrigatórios" para o off! :D
Eu uso apenas na roda traseira, tras vantagens colocar trava no pneu dianteiro? é necessário? :o
Ricardo Skolaude, é fundamental usar no pneu traseiro. No dianteiro a trava só vai ajudar se a "tocada" do piloto for realmente agressiva!

Na roda dianteira não tem a tração do acelerador mas tem do freio!
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Siquinelli escreveu:
Ricardo Skolaude escreveu:
NESTOR/RS escreveu: Ô....as travas, para mim, são "ítens obrigatórios" para o off! :D
Eu uso apenas na roda traseira, tras vantagens colocar trava no pneu dianteiro? é necessário? :o
Ricardo Skolaude, é fundamental usar no pneu traseiro. No dianteiro a trava só vai ajudar se a "tocada" do piloto for realmente agressiva!

Na roda dianteira não tem a tração do acelerador mas tem do freio!
Com freio a disco tem que ter trava sim, quando eu usava menos libras o pneu girava no aro dianteiro.
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

No dianteiro a trava só vai ajudar se a "tocada" do piloto for realmente agressiva!
Mesmo que o cara não tenha uma tocada braba,basta uma freada do tipo, travar a roda dianteira e o pneu com baixa calibragem ,para ele rodar no aro e degolar o bico.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Se eu andasse em trilhas só usava bib mousse, algúem já viu? nunca fura, não empena o aro, não estraga a brincadeira e não perde corrida, com certeza vale o investimento.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu que o diga! Fiquei fora do XC porque o pneu girou no aro e quebrou o "bico"! Se tivesse trava, não teria acontecido!
Se eu andasse em trilhas só usava bib mousse, algúem já viu? nunca fura, não empena o aro, não estraga a brincadeira e não perde corrida, com certeza vale o investimento.

Vixe! Aí é pró demais! :mrgreen: Sou teu fã! =D> =D>
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

GELOUS escreveu:Eu que o diga! Fiquei fora do XC porque o pneu girou no aro e quebrou o "bico"! Se tivesse trava, não teria acontecido!
Se eu andasse em trilhas só usava bib mousse, algúem já viu? nunca fura, não empena o aro, não estraga a brincadeira e não perde corrida, com certeza vale o investimento.

Vixe! Aí é pró demais! :mrgreen: Sou teu fã! =D> =D>
Mas é caro demais pro meu bolso!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Siquinelli escreveu:
GELOUS escreveu:Eu que o diga! Fiquei fora do XC porque o pneu girou no aro e quebrou o "bico"! Se tivesse trava, não teria acontecido!
Se eu andasse em trilhas só usava bib mousse, algúem já viu? nunca fura, não empena o aro, não estraga a brincadeira e não perde corrida, com certeza vale o investimento.

Vixe! Aí é pró demais! :mrgreen: Sou teu fã! =D> =D>
Mas é caro demais pro meu bolso!
Huahauahau!!! Por isso eu sou fã do cara! Custa tanto assim não! Acho que uns 600,00 cada! :lol:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

GELOUS escreveu:
Siquinelli escreveu:
GELOUS escreveu:Eu que o diga! Fiquei fora do XC porque o pneu girou no aro e quebrou o "bico"! Se tivesse trava, não teria acontecido!

Vixe! Aí é pró demais! :mrgreen: Sou teu fã! =D> =D>
Mas é caro demais pro meu bolso!
Huahauahau!!! Por isso eu sou fã do cara! Custa tanto assim não! Acho que uns 600,00 cada! :lol:
Então bicho.... com 1200 eu troco de moto! :mrgreen:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

To zuando Cicarelli! Tu não percebeu isso ainda não? :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem