Apreensão de motos Off-Road em Brasília...

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Apreensão de motos Off-Road em Brasília...

Mensagem por Fabrício »

É galera...aconteceu ontem 19/01 uma grande apreensão de motos off-road aqui em Brasília....Saiu uma matéria a respeito do assunto no Correio Brasiliense, no Jornal de Brasília...além do DFTV...

Fiquei sabendo da apreensão apenas por volta de 23:00h no Terra Solta...mas falei com o Fabiano na manhã de hj, e o mesmo me informou q tinha visto a reportagem no DFTV...

Aqui vai o quote da matéria...
19/01/2005
19h13 - Uma denúncia envolvendo competidores de motocross em um esquema
de roubo de veículos levou a polícia a uma loja no setor de oficinas do
Sudoeste, em Brasília, na manhã desta quarta-feira. No local, homens da
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRR) encontraram 14
motocicletas em situação irregular: uma é comprovadamente produto de
roubo, 11 estavam com os chassis adulterados e nenhuma tinha nota
fiscal. O valor total da mercadoria chega a R$ 150 mil

O delgado da DRFV Anderson Espíndola disse que a moto roubada é de São
Paulo. "Mas acreditamos que todo o material seja mesmo produto de
roubo", afirma. Para ele outras lojas no DF pode estar cometendo o mesmo
crime.

O dono da Trilha Motos, Davi Candido Ribeiro, 31, não foi preso, mas
prestou depoimento. Ele disse desconhecer a procedência dos veículos e
afirmou que eles pertencem a clientes que deixaram no local para
conserto. A Receita Federal será acionada para informar se as motos
importadas entraram legalmente no Brasil.

Se comprovado o envolvimento de Davi, ele poderá ser autuado por
receptação e adulteração de sinal identificador de veículos. Se
condenado, pode pegar de um a quatro anos para o crime de receptação, e
de três a oito para o de adulteração.

As investigações começaram há quatro meses. Essa foi a primeira loja a
ser visitada pelos policiais. Outras três já estão na lista da DRR.

Vamos lutar contra o roubo de motos, isso quer dizer, que devemos sim quando soubermos, denunciar aqueles que o fazem e alertar a todos quanto a este perigo, bem como nunca, nunca comprar qualquer peça que duvidemos da procedência, pois, podemos estar influenciando e contrubuindo com o mundo do crime.
Quem postou foi nosso amigo Gustavo....resolvi criar um tópico exclusivamente para falar do assunto...

Assim como postei no TS...vou falar aqui tb....
Acho q todas as lojas de moto de Brasília deveriam receber visitas da Polícia todo mês...inicialmente vários colegas condenarão minha idéia, mas acho q Brasília ainda é um lugar seguro para se fazer trilhas e enduros...o contrário de outros estados, e acho q isso ajuda a inibir o comércio de motos furtadas/roubadas...
Pensei q a "batida" tivesse acontecido na loja do Minho (pelo número de motos - 30), mas vi q foi na loja do nosso amigo Osmar (na verdade 12 motos), q pra mim, não tem a menor culpa....Eu particularmente nunca vi nenhuma oficina mecânica, seja de moto ou auto, solicitar documentos aos proprietários...Mas como aconteceu no ano passado, acho q ele vai sair por cima dessa apreensão....

Uma pena...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Cara, esta oficina - a Trilha Motos - é do muito perto da minha casa. É lá que eu ia deixar a minha Agrale pra trocar os aros e os raios. Aproveito para perguntar: é a primeira moto de trilha que tenho. A moto tem documento (inclusive o DUT) mas tá atrasado e num tá no meu nome. A única coisa que tenho além dos documentos é um recibo que o antigo dono (que não é o que consta no documento) me deu quando peguei a magrela. Mas a moto tem os números gravados direitinho no quadro e tal. Se minha moto tivesse lá será que ela seria apreendida? Com estes docs que falei eu posso andar com a moto numa carretinha ou numa pickup?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Pode sim Gelous....no seu caso vc sua moto poderá ser apreendida apenas se estiver rodando em via pública....vc no máximo cometerá infrações de trânsito.
Quanto a documentação vc tb não teria problemas....já q a sua moto tem DUT, e numeração no chassi...o problema é tem motos, principalmente Tornados, q os números do chassi e do motor estão totalmente raspados....e os donos tem apenas uma cópia de uma nota fiscal de leilão.....neste caso específico...se não for comprovada a autenticidade da nota, o dono comete crime....pode ir em cana....
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Blz! Tu tomou uma sumida grande heim fabrício, he, he!
:lol:
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

:idea: Este tipo de trabalho teria que ser feito em todo o território nacional e ser feito também em lojas e concessionárias.

:x Isto inibiria bastante o roubo de motos, já que praticamente ninguém iria querer comprar moto sem documentação (DUT ou NF) ou chassi adulterado e grande maioria dos motociclistas utilizam o serviço destes tipos de comércios e serviços.

:( Infelizmente, quem já possui motocicletas sem DUT ou NF, ou com chassi adulterado, e a adiquiriu honestamente seria prejudicado, mas os benefícios seriam maiores que a perda destes colegas.

=D> Parabéns à polícia de BSB.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

é galera, o negócio é ficar esperto !!! Se o cara lá não tiver culpa no cartório é bom que sirva de alerta para os logistas... mesmo sem ter culpa eles tem que estar atentos ao fato de que exite a possibilidade de estarem lidando com mercadorias roubadas dentro de sua loja, mesmo não sendo dele.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

GELOUS escreveu:Blz! Tu tomou uma sumida grande heim fabrício, he, he!
:lol:
Rapaz eu estou muito ocupado ultimamente...tanto no serviço, como em casa, onde faço alguns free em webdesigner e webmaster....
Eu tb não entendo muito de motos...conheço pouco, mas leio todos os tópicos q vcs postam, assim vou apreendendo com vcs....

Se precisar de algo estarei sempre na área...

Um abração... :wink:
Sem-Rumo
Membro
Mensagens: 219
Registrado em: 19 Janeiro 2005 à24 11:39

Mensagem por Sem-Rumo »

É galera,

vou deixar uma sugestão para todos: é sabido que este comércio de motos e peças roubadas é uma realidade, muitos são ludibriados e engandos comprando uma dessas motos, a preço de banana, ou abaixo do preço de mercado, achando que estão fazendo um negócio da china. Bom, será ingenuidade, esperteza, ou até mesmo malandragem? fica aí a dúvida. Mas a verdade é que os donos de loja e de oficina, sabendo deste risco, de estar recebendo em seu estabelecimento um produto de crime, deve, assim que uma moto der entrada em seu estabelecimento, verificar a documentação da mesma, e caso não haja, pergar todos os dados do proprietário ou do reponsável, bem como informar a este que caso seja solicitado pelas autoridades, ele irá informar estes dados. Esta é uma medida que deveria ser adotada imediatamente, para coibir este crime, com pena de aqueles que não o fizer, continuar sendo coniventes com o crime, e devendo sim ser punidos por isso, pois, não me venham com a conversa de que "não sabia de nada, é de um cliente", Fala sério!
Não interessa se a moto é de cliente ou não, se a loja ou oficina não tem as informações necessárias para passar a autoridade, é problema dela, esta é a lei, está dentro do seu estabelecimento, aí meu amigo, vaí gastar com adivogado e responder à lei.
E aqueles que compram motos duividosas ou "negócios da china", procurem regularizar a situação das mesmas, senão, tomara que rodem, mas não nas trilhas, na cadeia, pois, chega de esperteza, malandragem é malandragem e tem que dançar mesmo.

Esta é minha opinião e sugestão, e para aqueles que possam ter se sentido ofendidos, não tenho pena alguma, pois, quem não deve não teme e não se ofende.

Vamos lutar para no mínimo coibir o crime, pois, todos nós somos vítimas em potencial, pense nisso.
hugo
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Janeiro 2005 à18 11:53

Mensagem por hugo »

Gente, sou aqui de Sampa... a coisa aqui tá feia.
Infelizmente a quantidade de vagabundos FD P é cada vez maior.
O número de assaltos em trilhas tem crescido e muito.
O próprio mercado de motos de trilha ou não é alimentado por esses furtos e roubos.
A policia desgraçadamente não atua adequadamente, seja por falta de aparelhos, má vontade, ou qualquer outro motivo que fuja a vontade dela.
É certo que deve ser combatida a fonte de renda desse mercado, que é a compra de produtos de origem duvidosa.
Sempre que comprar equipamentos ou motos usadas, verifique a idoneidade do vendedor, a procedência do produto.
Notas de leilão são sim um enorme foco da picaretagem, por outro lado existem leilões integros também.
É isso aí...
UA
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Mensagem por Murith »

Aqui em Ribeirão, as motos de trilha roubadas que são apreendidas, ficam em poder dos próprios PM's para fazer trilha...
É mole?

Grande abraço!
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá galera,

A respeito deste assunto penso que, qualquer prestador de serviço tem por direito solicitar documentos do bem disponível em seu estabelecimento, principalmente quando este apresenta numeração de chassis raspada, exatamente com o objetivo de se isentar de situações como esta.
Apesar de ser constregedor, mas o cliente que não tem nada a temer tem por dever de disponibilizar os doc. Aqui em Vitória como em qualquer outro local, pelo menos nas concessionárias que frequento, tanto de carro quanto de moto, solicitam o doc na abertura da SS.
Sei que é difícil mas ladrão não tem cara e portanto, cabe a cada um fazer a sua parte, mesmo que, seja mal interpretado.

Abraços
hugo
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Janeiro 2005 à18 11:53

Mensagem por hugo »

Eu acho que cê tá perfeito Gabriel...
UA
Gabriel escreveu:Olá galera,

A respeito deste assunto penso que, qualquer prestador de serviço tem por direito solicitar documentos do bem disponível em seu estabelecimento, principalmente quando este apresenta numeração de chassis raspada, exatamente com o objetivo de se isentar de situações como esta.
Apesar de ser constregedor, mas o cliente que não tem nada a temer tem por dever de disponibilizar os doc. Aqui em Vitória como em qualquer outro local, pelo menos nas concessionárias que frequento, tanto de carro quanto de moto, solicitam o doc na abertura da SS.
Sei que é difícil mas ladrão não tem cara e portanto, cabe a cada um fazer a sua parte, mesmo que, seja mal interpretado.

Abraços
lostraider
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 07 Outubro 2004 à59 13:03

Mensagem por lostraider »

Olá a todos,

Aqui em goiania a cerca de 2 meses houve uma blitz mas foi no local onde fazemos trilha, a policia fechou tudo pra verificar as motos/documentos/etc, e como resultado fecharam o local, que só foi reaberto 1 mes depois. Não sei dizer qual foi o resultado disso tudo, mas eu sei que tem havido muitas motos irregulares por aqui.

uma braço
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

eu cincordo com o gabriel, realmente os donos de lojas tinham que dar uma verificada nas motos que entram em suas oficinas, ate porque, eles ficam resguardados, caso aconteca o que aconteceu ai em brasilia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem