Corrente do comando da XLX
Corrente do comando da XLX
Estou escutando um barulho que parece ser da corrente do comando na minha moto, quando ela fica parada por mais de uma semana. Depois que o motor esquenta, o barulho para. Ele parece vir exatamente do tensor da corrente, no lado direito do motor.
Já busquei por vários tópicos sobre o assunto, mas nao achei nada sobre o motor da XLX. Como tenho acesso ao tensor da corrente ? Basta tirar a tampa do cabecote ? Este tensor costuma dar problema ou o barulho só surge quando a corrente já está nas ultimas ? O motor tem 23.000km originais. Um mecanico me cobrou 500 reais pra trocar a corrente, pinhao do comando e mola do tensor. Como achei meio salgado, pretendo trocar em casa mesmo.
Obrigado pela ajuda ...
Já busquei por vários tópicos sobre o assunto, mas nao achei nada sobre o motor da XLX. Como tenho acesso ao tensor da corrente ? Basta tirar a tampa do cabecote ? Este tensor costuma dar problema ou o barulho só surge quando a corrente já está nas ultimas ? O motor tem 23.000km originais. Um mecanico me cobrou 500 reais pra trocar a corrente, pinhao do comando e mola do tensor. Como achei meio salgado, pretendo trocar em casa mesmo.
Obrigado pela ajuda ...
agm2112...seguinte..se o barulho for mesmo o de corrente de comando (comum nas XLX's), ele só aconteçe por desgaste do tensor (com 23.000km é difícil) ou por desgaste da corrente de comando, o que geralmente aconteçe em torno dos 20.000km.... :shock:
O ideal é demontar a parte de cima do motor e a lateral direita, assim dá para ver o estado do tensor e da corrente de comando, assim como comando e balancins, tbém outros pontos críticos da XLX... :shock: :shock:
Se for só corrente de comando, as origi custam em torno de 200 dinheiros e a única paralala que dá para confiar é na DID, que é a fornecedora para a Honda e custa em torno de 175 dinheiros :roll: ....todas, veja bem, todas as outras marcas, nacionais ou importadas (custam de 20 a 120 dinheiros), vão te deixar na mão com cerca de 400km rodados... :roll: :shock: :evil:
Portanto, se seu mecânico orçou uma corrente origi, dá para negociar com ele por uns 300 a 350 dinheiros (com esta km não precisa trocar o pinhão do comando e o tensor geralmente tbém está bom com esta km.... :D )
Mas a conta certa, só da para ver mesmo, depois de aberto.... :shock:
O ideal é demontar a parte de cima do motor e a lateral direita, assim dá para ver o estado do tensor e da corrente de comando, assim como comando e balancins, tbém outros pontos críticos da XLX... :shock: :shock:
Se for só corrente de comando, as origi custam em torno de 200 dinheiros e a única paralala que dá para confiar é na DID, que é a fornecedora para a Honda e custa em torno de 175 dinheiros :roll: ....todas, veja bem, todas as outras marcas, nacionais ou importadas (custam de 20 a 120 dinheiros), vão te deixar na mão com cerca de 400km rodados... :roll: :shock: :evil:
Portanto, se seu mecânico orçou uma corrente origi, dá para negociar com ele por uns 300 a 350 dinheiros (com esta km não precisa trocar o pinhão do comando e o tensor geralmente tbém está bom com esta km.... :D )
Mas a conta certa, só da para ver mesmo, depois de aberto.... :shock:
agm2112...cara, o negócio não é muito simples não...eu particularmente nunca fiz isto em casa... :D :D e nas vezes que fiz, foi na oficina com meu mecânico supervisionando.... :lol: :lol:
Tem que abrir a tampa do cabeçote e a lateral direita do motor....
São vários passos....Eu tenho um material aqui sobre isto, mas é da XL250R, com fotos....mas vale lembrar que o cabeçote da XLX é diferente... :shock:
Se vc quizer mesmo assim, me avisa que te mando por mail (arquivo PDF +/- 5Mb)
Tem que abrir a tampa do cabeçote e a lateral direita do motor....
São vários passos....Eu tenho um material aqui sobre isto, mas é da XL250R, com fotos....mas vale lembrar que o cabeçote da XLX é diferente... :shock:
Se vc quizer mesmo assim, me avisa que te mando por mail (arquivo PDF +/- 5Mb)
Esse PDF é do manual de serviços ? Pq se for eu tenho em casa, mas não achei a parte do tensor muito detalhada. Pode ser que eu não tenha todos os arquivos do manual. Se puder me enviar, agradeco ! Na verdade, o barulho ainda é bem discreto, e me dá tempo para pesquisar bastante !NESTOR/RS escreveu:agm2112...cara, o negócio não é muito simples não...eu particularmente nunca fiz isto em casa... :D :D e nas vezes que fiz, foi na oficina com meu mecânico supervisionando.... :lol: :lol:
Tem que abrir a tampa do cabeçote e a lateral direita do motor....
São vários passos....Eu tenho um material aqui sobre isto, mas é da XL250R, com fotos....mas vale lembrar que o cabeçote da XLX é diferente... :shock:
Se vc quizer mesmo assim, me avisa que te mando por mail (arquivo PDF +/- 5Mb)
Eu mexo bastante em carros, fazendo 100% da manutenção do meu carro em casa. Já troquei embreagem e outras coisas bem desagradáveis. Mas não tenho a mínima experiência com motores de moto (Mobylette não vale !) :roll:
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3818
- Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44
Tranquilo cara... é só girar o motor com a mão por duas voltas pra conferir a sincronia do comando ... se o motor não prender, na pior das hipóteses ele simplesmente não liga !henriquejensen escreveu:Velhow, se vc montar a corrente com o comando fora de posição pode acabar fazendo uma cag*da e entortar as válvulas. Aí sim, o prejuízo vai ser grande. Se eu fosse vc preferiria levar no mecânico e ficar prestanto a atenção como ele faz o serviço
Mas to achando que vou levar no mecânico mesmo .. .pelo menos na primeira vez. Apesar de já ter trocado a correia do comando do carro em casa direto !
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 8 Respostas
- 1887 Exibições
-
Última mensagem por Marcio Juliano
-
- 1 Respostas
- 1572 Exibições
-
Última mensagem por Fabiano
-
- 23 Respostas
- 12158 Exibições
-
Última mensagem por furia SM
-
- 14 Respostas
- 4104 Exibições
-
Última mensagem por Fabrício
-
- 1 Respostas
- 695 Exibições
-
Última mensagem por Fernando PF