Corrente do comando da XLX

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Corrente do comando da XLX

Mensagem por agm2112 »

Estou escutando um barulho que parece ser da corrente do comando na minha moto, quando ela fica parada por mais de uma semana. Depois que o motor esquenta, o barulho para. Ele parece vir exatamente do tensor da corrente, no lado direito do motor.

Já busquei por vários tópicos sobre o assunto, mas nao achei nada sobre o motor da XLX. Como tenho acesso ao tensor da corrente ? Basta tirar a tampa do cabecote ? Este tensor costuma dar problema ou o barulho só surge quando a corrente já está nas ultimas ? O motor tem 23.000km originais. Um mecanico me cobrou 500 reais pra trocar a corrente, pinhao do comando e mola do tensor. Como achei meio salgado, pretendo trocar em casa mesmo.

Obrigado pela ajuda ...
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

XLX eh com o nestor...daki a poko ele passa aki i esclarece td sobre essa motoka ctg...pode ter ctz
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

agm2112...seguinte..se o barulho for mesmo o de corrente de comando (comum nas XLX's), ele só aconteçe por desgaste do tensor (com 23.000km é difícil) ou por desgaste da corrente de comando, o que geralmente aconteçe em torno dos 20.000km.... :shock:
O ideal é demontar a parte de cima do motor e a lateral direita, assim dá para ver o estado do tensor e da corrente de comando, assim como comando e balancins, tbém outros pontos críticos da XLX... :shock: :shock:
Se for só corrente de comando, as origi custam em torno de 200 dinheiros e a única paralala que dá para confiar é na DID, que é a fornecedora para a Honda e custa em torno de 175 dinheiros :roll: ....todas, veja bem, todas as outras marcas, nacionais ou importadas (custam de 20 a 120 dinheiros), vão te deixar na mão com cerca de 400km rodados... :roll: :shock: :evil:
Portanto, se seu mecânico orçou uma corrente origi, dá para negociar com ele por uns 300 a 350 dinheiros (com esta km não precisa trocar o pinhão do comando e o tensor geralmente tbém está bom com esta km.... :D )
Mas a conta certa, só da para ver mesmo, depois de aberto.... :shock: :cry:
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Obrigado pelas dicas ...
Mais umas dúvidas ... caso eu resolva trocar em casa, como é feita a sincronia da corrente na hora da montagem ? E o tensor é removido por cima do cabecote ?
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

agm2112...cara, o negócio não é muito simples não...eu particularmente nunca fiz isto em casa... :D :D e nas vezes que fiz, foi na oficina com meu mecânico supervisionando.... :lol: :lol:
Tem que abrir a tampa do cabeçote e a lateral direita do motor....
São vários passos....Eu tenho um material aqui sobre isto, mas é da XL250R, com fotos....mas vale lembrar que o cabeçote da XLX é diferente... :shock:
Se vc quizer mesmo assim, me avisa que te mando por mail (arquivo PDF +/- 5Mb) :wink:
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Não faça isso em casa, viu se foi apenas folga entre a corrente e o tensor? Há quem troque a corrente abrindo um elo da corrente e passando pelo motor, Já ouvi que a corrente não dura.
Melhor abrir o motor com tranquillidade e verificar o tensor, comando, balancim.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

NESTOR/RS escreveu:agm2112...cara, o negócio não é muito simples não...eu particularmente nunca fiz isto em casa... :D :D e nas vezes que fiz, foi na oficina com meu mecânico supervisionando.... :lol: :lol:
Tem que abrir a tampa do cabeçote e a lateral direita do motor....
São vários passos....Eu tenho um material aqui sobre isto, mas é da XL250R, com fotos....mas vale lembrar que o cabeçote da XLX é diferente... :shock:
Se vc quizer mesmo assim, me avisa que te mando por mail (arquivo PDF +/- 5Mb) :wink:
Esse PDF é do manual de serviços ? Pq se for eu tenho em casa, mas não achei a parte do tensor muito detalhada. Pode ser que eu não tenha todos os arquivos do manual. Se puder me enviar, agradeco ! Na verdade, o barulho ainda é bem discreto, e me dá tempo para pesquisar bastante !

Eu mexo bastante em carros, fazendo 100% da manutenção do meu carro em casa. Já troquei embreagem e outras coisas bem desagradáveis. Mas não tenho a mínima experiência com motores de moto (Mobylette não vale !) :roll:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

agm 2112...Acho que o PDF é o mesmo que vc tem em casa...não mostra mesmo muito detalhado ( assim: no serviço da XLX só tem uma pg. e no da XL tem o paso a passo mas meio tosco :roll: )...mas é só me mandar seu mail por MP que eu mando o arquivo para VC! :wink:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

Velhow, se vc montar a corrente com o comando fora de posição pode acabar fazendo uma cag*da e entortar as válvulas. Aí sim, o prejuízo vai ser grande. Se eu fosse vc preferiria levar no mecânico e ficar prestanto a atenção como ele faz o serviço :wink:
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Tô aprendendo tudo isso com o ingua do fabiano!!!
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

henriquejensen escreveu:Velhow, se vc montar a corrente com o comando fora de posição pode acabar fazendo uma cag*da e entortar as válvulas. Aí sim, o prejuízo vai ser grande. Se eu fosse vc preferiria levar no mecânico e ficar prestanto a atenção como ele faz o serviço :wink:
Tranquilo cara... é só girar o motor com a mão por duas voltas pra conferir a sincronia do comando ... se o motor não prender, na pior das hipóteses ele simplesmente não liga !

Mas to achando que vou levar no mecânico mesmo .. .pelo menos na primeira vez. Apesar de já ter trocado a correia do comando do carro em casa direto !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem