Moto de trilha usada tem garantia?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Moto de trilha usada tem garantia?

Mensagem por adrianno »

Olá pessoal, o caso é o seguinte: vendi minha tornado 2001 pro meu cunhado (ele , coitado sofreu um acidente, fraturou o femur...) vendemos a moto pra um amigo(?) nosso daqui... O cara andou cerca de 700 Km! numa semana ... resultado... desgaste dos anéis... tornado fumando... não chegamos a um acordo quanto ao conserto da moto ( ele quer que a gente pague tudo: pistão, anel, juntas, cilindro, valvulas, mao de obra... cerca de 800 k. A coisa foi parar na justiça!
Daí pergunto: moto usada e para trilha tem garantia?
Alguém pode me ajudar?
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Que situação em...o cara verificou o nivel do óleo? Se ele andou com o nível baixo ou óleo muito velho a culpa é dele. Se não for esse o motivo pode ser pela maneira que ele pilotou a moto. se ele pilotou de maneira coerente provavelmente a moto também quebraria na sua mão se vc não tivesse vendido.

A Tornado okm tem garantia de um ano mas se for usada no off road a garantia é suspensa pela honda. Os outros fabricantes fazem do mesmo geito.

Já as motos especiais off road não tem garantia nenhuma aqui no Brasil. Já la fora elas tem um tempo de garantia entre 1 e 3 meses conforme o fabricante

Se o cara foi cuidadoso e não teve culpa acho mais justo vc pagar. Se ele abusou um pouquinho da moto dividir a despesa entre vcs seria melhor a solução. Se ele não fez a manutenção minima na moto aí ele merece pagar.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Isso teria q ter sido combinado com vcs na hora.....como vc nao fez nenhum acordo verbal ou escrito com ele....pode considerar causa ganha!!!
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Em 2000 comprei uma cr zero numa concessionária daqui, sai direto pra pista, na 2ª volta o reparo do freio traz vazou, voltei na hora e eles me disseram que moto off road não tem garantia nenhuma!!! fui me informar e é isso mesmo!, somente garantia de funcionamento ou um contrato anterior ao defeito.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Bolinha e se vc desse queixa pro órgão que fiscaliza o código de defesa do consumidor? Será que vc não levava essa???
Lourenço
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Março 2006 à09 02:43

Mensagem por Lourenço »

Olha, eu já entrei numa fria dessa uma vez. Comprei um carro de um trambiqueiro que anunciou que o carro estava "zero". Bom, comprei e dancei. Resumindo, nas pequenas causas o cara acabou ganhando. O juiz alegou que o defeito não era oculto, isto é, tinha como eu saber que o carro estava ruim (levando num mecânico). Mas eu confiei no cara. Me serviu de lição. Não confio na palavra de mais ninguém. Lembrando que a negociação foi entre particulares.

Agora, esse negócio de moto utilizada para o fora de estrada não ter garantia é altamente contestável.
1º toda mercadoria tem garantia obrigatória de pelo menos três meses;
2º a garantia só cobre problemas de fabricação e não de desgate acelerado;
3º cabe à concessionária provar que a moto não foi utilizada para as condições às quais foi projetada (uma moto de uso misto foi projetada para andar na terra também);
4º no caso da Tornado, o próprio comercial da Honda na TV incentivava a utilização no fora de estrada.

Adriano, só para te alertar, na minha opinião, o cara tem chances de ganhar sim. Procura um advogado (eu não procurei).
Editado pela última vez por Lourenço em 06 Agosto 2006 à36 18:50, em um total de 1 vez.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

De fonte mais que segura....hiperconfiável: se a moto foi vendida sem nenhum contrato verbal (com testemhunas) ou contrato no papel, especificando a garantia....não tem garantia! :!: :wink:
Não vou entrar no mérito da questão, de como estava a moto, ou como ela foi usada.....mas o fato acima é fato e ponto.... :wink: :wink:
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelente tópico...E excelentes dicas da galera... =D>

Si de pessoa jurídica para particular....a garantia de 3 meses de caixa/motor/câmbio já dá o q falar....Imagina de particular/particular. :mrgreen:

Eu acho o seguinte...Depende de como foi feita a negociação...e do seu grau de amizade com o cara.
Se vc sabia q a moto estava indo pro pau...o melhor a se fazer é negociar esse conserto....Não por obrigação...mas para evitar peso na consciência, q na minha opinião vale muito.
A verdade é q o comprador deveria levar a moto em alguém q entendesse de mecânica antes de comprar a moto, se não levou, assumiu a responsabilidade....
Todas as vezes q vendo meus carros para particulares eu aviso logo....Pode trazer mecânico...e pode dar um pau no carro junto comigo....Aprovou....já era...

Essa causa já está ganha por vc...Nem se preocupe....Na frente do juíz fale q se a moto tombou de acelerador travado durante uma trilha ela pode fundir o motor em 10segundos....Em trilhas o motor só anda com o giro alto....e uma moto 2001 já tem um desgaste natural....o óleo abaixa muito rapidamente...e se deve ser checado constantemente....

Resumindo....tudo....Vc sabe se realmente a moto estava zerada, mediana, ou lascada....mas q 90% da culpa é do comprador...isso é... :mrgreen:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

O Grande Problema é que ninguém sabe mas a lei é clara quando diz que mesmo um particular tem que cumprir um praso de 30 dias de garantia do veiculo vendido.
Mas como dito ali em cima se a Honda que é fabricande cancela uma Garantia por usar a moto na trilha imagina vc Pessoa Fisica.
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

BOLINHA escreveu:Em 2000 comprei uma cr zero numa concessionária daqui, sai direto pra pista, na 2ª volta o reparo do freio traz vazou, voltei na hora e eles me disseram que moto off road não tem garantia nenhuma!!! fui me informar e é isso mesmo!, somente garantia de funcionamento ou um contrato anterior ao defeito.
nesse caso eu axo q qual ker produto q apresente defeito de fabricaçao em 2 dias vc pode trokar por um novo , ZERO BALA

vc deveria ter visto isso, n tenho mta certeza disso
mas axo q é isso msm, kd os adivogados do FLM nessa hr????
heheheheheh
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Concordo com o Junior.
Mas tudo há um bom senso, uma boa conversa.

Espero que tudo se resolva. abraços.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

junior89 escreveu:Cara fique tranquilo... nenhuma moto de competição tem garantia... isso não existe para elas... até mesmo quando você compra uma moto zero km... uma CRF... sai da loja ela não tem garantia... pois são motos que não são feitas para andar na rua brincando, todos sabem que elas são feitas para o ''pal'' e são muito exigidas pelo piloto na pilotagem... ligue em qualquer loja e faça essa pergunta para você ver...
mas perante o código de defesa do consumidor não interessa se é moto de competição ou não, não adianta a loja dizer que não tem garantia, a lei determina 90 dias a loja querendo ou não

claro que no caso de uma cr é diferente de uma moto de rua, mas vazar o freio na segunda volta não tem nada a ver com uso de competição , é defeito mesmo

uma tornado pode perder a garantia porque ela foi usada fora da especificação, já a cr não

em relação ao tópico moto de trilha o vendedor quando tem boa fé (creio que seja o seu caso) sabe se deve dar garantia ou não de alguma coisa , então o que a sua conciência decidir é o correto
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Gente, vamos lá então:

Não existe garantia de negócios feitos entre particulares;
O Código de Defesa do Consumidor não se aplica à essas relações;

Bem, feitas essas observações, vou dar meu pitaco:

Existe algo que se chama "vício redibitório" e que é mais ou menos o seguinte:

Vc vende um carro/moto ou qualquer outro bem, sabendo que aquele bem possui um defeito que o torna inadequado ao uso (motor fumando e vc vai lá e coloca óleo 90, por exemplo!). Nesse caso, o comprador, independentemente do tempo que transcorrer, se conseguir provar que o defeito era anterior à venda, tem o direito ou de desfazer o negócio e receber o dinheiro de volta ou exigir que o defeito seja reparado!

Isto tudo é muito bonito, mas muitas das vezes é praticamente impossível o camarada provar que vc vendeu a moto pra ele já "engatilhada". Principalmente para o uso em trilhas, já que a todo momento passamos por situações que podem acabar com o motor de uma moto: água entrando no filtro de ar, andar com filtro de ar muito sujo, óleo abaixo do nível ou muito "desgastado" e por aí vai.

Nesse seu caso, se fosse eu, o que contaria seria a minha consciência apenas! Se vc tem certeza que entregou a moto em condições normais de uso, manda o cara procurar os direitos dele ou manda ele se lascar mesmo! Agora, se vc já sabia que a moto tinha algum "defeitinho" e não falou pro cara, assuma sua responsabilidade e pague o conserto! Outra coisa, se a moto já estava com o motor ruim e vc avisou o cara, o problema também é dele, pois vc vendeu a moto no estado em que ela se encontrava...

Vou te dar meu exemplo: eu acabei de vender minha Twister para um cara de Belo Horizonte, que como todo mineiro era muito desconfiado! Tem toda razão! Então o que eu fiz pra me resguardar: levei a moto na concessionária, mandei trocar óleo, filtro de óleo, fazer um "check-up" geral na motoca e mandei ela revisadinha, com a devida nota fiscal, pro cara. Vc pode pensar "putz! Como o Gelous é burro! Tá vendendo e pagou uma revisão pro cara". Mas não sou tão burro assim, pois fiz isso para certificar que a moto foi entregue em perfeito funcionamento! Além disso, meio que "exigi" do cara que ele levasse em um mecânico da confiança dele, para que não me jogasse qualquer responsabilidade depois!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

GELOUS escreveu:
Nesse seu caso, se fosse eu, o que contaria seria a minha consciência apenas! Se vc tem certeza que entregou a moto em condições normais de uso, manda o cara procurar os direitos dele ou manda ele se lascar mesmo! Agora, se vc já sabia que a moto tinha algum "defeitinho" e não falou pro cara, assuma sua responsabilidade e pague o conserto! Outra coisa, se a moto já estava com o motor ruim e vc avisou o cara, o problema também é dele, pois vc vendeu a moto no estado em que ela se encontrava...
concordo plenamente, é o q eu faria tbem.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Junior, claro uma moto de competição é um pouco diferente. Mas veja bem: onde está a excessão no código de defesa do consumidor? Pode ler, não existe. Além disso o ônus da prova cabe ao fornecedor do produto.

Então se o fornecedor provar que não era defeito de fabricação, que por exemplo o motor explodiu devido as condições de competição é uma coisa, mas você tirar a moto da loja e o motor quebrar porque houve uma falha de montagem ou material é bem diferente, o fornecedor é responsável sim.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Olha eu entrei numa fria por causa desta porcaria de garantia, eu vendi uma moto minha para um mau caráter de Brasília, e ate hoje o mala não me pagou.

Veja bem o fato, queria vender minha moto , o cara me pediu para dar uma volta de texte para ver se gostava da motoca, beleza para mim não tem problema, deixei a moto com o cidadão em um final de semana para pegar no outro, mas por um monte de imprevistos só pude ir atrás da moto um mês depois, bom aí o cara testou a moto um mês , acredito que 4 finais de semana são muito mais do que suficiente para alguém testar uma moto, andar, levar no mecânico, ouvir opiniões e tudo mais, mas continuemos minha saga.

Fui acertar com ele na ordem de R$ 13.500,00 , ele me pediu para pagar R$ 7.000,00 a vista mais seis parcelas de 1.100,00 , tudo bem afinal eu queria vender a moto , o cara é um funcionário publico ate então idôneo, beleza fiz o negocio , mas para minha surpresa depois de pagar 2 cheques ou seja três meses depois da venda ele me liga pedindo para prorrogar todos os cheques restantes mais um mês por que o pai dele tinha sofrido um acidente e ele teve de gastar demais em hospital.

O que que o idiota fez? Lógico que dei o prazo não um, mas três meses consecutivos sem juros nem nada, quando finalmente depositei o cheque ele me volta sustado por desacordo comercial, liguei para o meu ate então amigo e perguntei o que houve, sabe o que o FDP me respondeu, que a moto estava fumando e que ele não ia me pagar mais , porque com o dinheiro ele ia arrumar a moto, porque eu era um mala , vendi uma moto com defeito para ele , que tinha agido com má fé e que era melhor a gente ficar desta forma mesmo, porque senão ele meter um processo em mim por percas e danos , e que era para eu não divulgar no meio por que senão iria ter de pagar uma indenização por calunia .

Meus amigos o fato já faz quatro anos , eu entrei na testa com este cidadão na justiça e ganhei em todas as instancias, falta só a conclusão definitiva e a penhora de bens para eu receber, mas eu gastei mais de advogado e viagens do que tenho a receber, mas não faz mau não, este dinheiro vou dar para uma creche , mas por nada deste mundo vou deixar de receber deste malandro que tira onda de gente fina, falta pouco para eu poder dizer de alto e bom som o nome deste vigarista, falta pouco.

Bom , mas o que interessa é o seguinte, todos os juizes me deram razão, em nenhum vez foi sequer cogitado por um juiz dar garantia para a moto dele, então meu pode ir com certeza que você ganha está .
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Mensagem por adrianno »

Pois acho que essa história vai ser longa... #-o #-o

Eu comprei esta moto em jan/06. Fiz a revisão básica: troca de rolamentos, graxa geral, troca de oleo, filtro de oleo, de ar, velas, cabos de acelerador, embreagem, ponteira,guidão de aluminio, trava de pneu, protetor de mão, relação completa. pneus. Comprei uma roupa completa vermelha ( a moto no documento é branca). Fiz umas tres trilhas com ela e vendi ( a perder de vista pro meu cunhado...). Não percebi nenhum defeito grave no motor: nenhum barulho diferente, nada de óleo no escamento, boa compressão, força. Nada me levou a acreditar que seria necessário abrir o motor... pois se trata de uma tornado 2001, de trilha, cujos donos anteriores desconheço... não sei se fez competição, se caiu dentro de rio, se bateu de frente com vaca, não sei nem nunca me interessou. Comprei a moto pelo estado dela.
Meu cunhado andou pouco, pois logo se acidentou. Nunca percebeu nada estranho. Nem gastou um centavo com oficina.

O camarada que comprou a moto sabia que a moto era de trilha. A moto estava toda montada como descrito ( roupa vermelha, escapamento 788, pneus de trava, sem painel, etc) ou seja, não mandei montar a roupa de rua nela, como muita gente faz, tipo manda pintar o quadro, recolocar espelhos e diz que a moto é de garagem... Ele conhecia a moto. Comprou a moto num sábado á tarde. Domingo fez uma trilha com a galera ( cerca de 80 km)... tudo blz. Nenhuma reclamaçao. Andou durante a semana e no final d proxima foi num passeio que a turma daqui organiza uma vez por ando : a expedição macabu/ cataguazes ( dois dias, de trilhas, cerca de 700 km, ida e volta...) O cara é bom piloto de corridinhas.... Acelera 10 vz mais que eu... Segundo contam foi no trem da frente, disputando com ktms , wrs... Tocada forte... Resultado: desgastou os aneis e a moto fumava muito. O mecanico dele ( outro amigo???? comum, abriu o motor e "sugeriu" a troca de toda a parte de cima: pistão, cilindro,aneis, retentores, válvulas, juntas, tudo original..). Fui á oficina, vi as peças e ele me disse que "bastava trocar os anéis, que o cara estava arrumando problemas á toda..."

O comprador procurou meu cunhado e exigiu que ele pagasse tudo... Aí intervi, pois não concordei com ele... Propus-lhe uma ajuda ( 50 % do prejuízo, a título de amizade, de camaradagem, pois não somos mecanicos , não engatilhamos a moto, mas como todos nós sabemos, um motor submetido a uso severo, pode realmente sofrer grandes desgastes em pouco tempo... e o mtor que ele comprou era 2001...propous-lhe ainda, recomprar a moto, nas mesmas condições que ele comprou ( moto montada, andando , vários cheques ...) Ele não quis acordo de jeito nenhum... e disse claramente: 'amizade é uma coisa, negócio é outra..."

Pensávamos que estávamos lidando com um amigo e por isso não fomos nem um pouco cuidadosos com o negócio... Pegamos uma pequena parte em dinheiro e vários cheques para a frente ( e sabem o que ele fez: sustou os cheques! ); entregamos todas as peças originais pra ele, além do RECIBO aberto da moto...

Eu só espero que esse fdp não ganhe essa questão... porque se assim for, qualquer um pode comprar uma moto de trilha usada, descer o porrete nela, e obrigar o vendedor a te dar um mtor zerinho... Não tem lógica! Ele comprou um bem usado, de origem conhecida ( trilha), teve tempo pra testar, pedir opinião a especialistas. e ainda por cima, susta os cheques ( minha parte do pagamento...)

Vamos ver no que dá...! :oops: :oops:
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

É Adriano o seu caso está parecendo muito o meu, acho que vai dar na mesma se vc quiser mando uma copis de todo o processo meu para vc estudar o caso e como meu advogado agiu na questão.
Lembre-se de uma coisa se vc arrumar toda a´moto para ele vc vai dar uma moto 100% nova e ele comprou uma usada, eu te digo uma coisa vc não perde na justiça , mas vai demorar muito, vc é quem sabe, eu não levo está "M" para casa não, quer ir para o pau, então vamos , eu estou certo e tenho tempo.
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Mensagem por adrianno »

Zenha escreveu:É Adriano o seu caso está parecendo muito o meu, acho que vai dar na mesma se vc quiser mando uma copis de todo o processo meu para vc estudar o caso e como meu advogado agiu na questão.
Lembre-se de uma coisa se vc arrumar toda a´moto para ele vc vai dar uma moto 100% nova e ele comprou uma usada, eu te digo uma coisa vc não perde na justiça , mas vai demorar muito, vc é quem sabe, eu não levo está "M" para casa não, quer ir para o pau, então vamos , eu estou certo e tenho tempo.
Obrigado Zenha pelo oferecimento. E a todos que responderam também. Qualquer coisa depois a gente conversa no MSN, mas já disse pro meu cunhado que vamos partir pro que der e vier. Mas é duro lidar com gente mentirosa e vigarista!
Da próxima vez, seremos muuuuuuuuuuuito mais cuidadosos!!!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Puts.....q merdeiro...hein??!?!?!...

Adriano...não esquenta meu...como a turma disse a consciência é nosso maior aliado...E ele pode, e tem tudo, para ter estourado o motor da moto depois de comprado a moto....

Existem uns caras q são como esmeril....conseguem acabar com um motor em poucos minutos....Nós da LM já passamos por umas q vc nem imagina...Certa feita nós recebemos um motor de outro Estado...Preparamos o motor, montamos no nosso quadro....e fomos pra pista testar....O motor estava perfeito...forte....e caladinho...Retiramos, embalamos e enviamos para o cliente de volta....O cara instalou na moto dele e no FDS andou na moto...Conversamos com ele no sábado pela manhã e foram só elogios....No domingo...ele e outro colega fizeram uma trilha de 200Km...Na segunda feira de manhã ele ligou na loja falando q o motor havia quebrado...Bem...nós falamos para ele não abrir o motor e mandar pra nós de volta q nós veríamos o q ocorreu....e tals...

Assim q a abrimos o motor deu pra ver q o pistão travou na camisa...ou seja...esquentou, esquentou, esquentou...a camisa dilatou...e "segurou" o pistão...hehee....
Ligamos para o cliente e perguntamos o q realmente ele havia feito na moto (nessa hora só dá Santo)...mas o cliente se conscientizou e falou q realmente desceu a lenha na moto durante esses 200Km....(cabo colado direto)...Além disso, ele usava CDi sem corte... :shock:

Mesmo chateado ele entendeu o problema...e pediu para preparar todo o motor novamente....OK...
Meia hora depois ele liga novamente perguntado sobre outras preparações, como embreagem, magneto, e tals...O Fabiano explicou pra ele q na embreagem nós não mexiamos...pois a original aguenta legal o tranco do 286cc...O cara despistou e disse para nós embalarmos o motor dele e enviarmos para a Tecnoracing... q lá eles mexiam na embreagem...:cry: ....e assim foi feito...
Claro q ficamos chateados por ter perdido o cliente...e tals... #-o

Dois meses se passaram...e um belo dia o telefone toca....quem era??? O cliente...Ele agora queria informações sobre o kit 310cc....COm cuidado nós perguntamos o q havia ocorrido, e se ele não estava satisfeito com o serviço da Tecnoracing...e tals....Sabe o q ele disse???
Que eles prepararam o motor dele....e com 1 mês ele já havia fundido novamente... :shock:

Ou seja...esse daí é aprendiz do Bolinha...hehee....Só CG pra aguentar um cara desses... :mrgreen:

Onde quero chegar....q basta o piloto querer quebrar um motor q ele faz isso em poucos minutos...hehee...

Zenha....q "M"...hein?!?!?!....Dou R$ 1,99 pra vc nos dizer quem é o Gatuno de BSB q fez essa "M" com vc??? Diz aí vai....Vc não é cadeado?!?!?! :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem