Recuperação de trilhas

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Recuperação de trilhas

Mensagem por Gabriel »

Bom galera, este é um assunto polêmico mas é uma realidade aqui na Grande Vitória. Durante os últimos anos várias de nossas trilhas foram fechadas pelos proprietários dos terrenos devido principalmente ao vandalismo de alguns irresponsáveis. Acredito que esta seja uma situação comum também em outros estados.
Nesta semana fizemos uma reunião com os principais praticantes, como dissemos, os "Cabeças" que normalmente são os guias e definimos algumas ações diante da situação atual para que possamos retomar algumas das principais trilhas fechadas e listo aqui para voceis comentarem e se possível dar alguma sugestão.
Baseado no documento "Piloto Consciente" resolvemos fazer o seguinte:

- Organizar os trilheiros dispostos a participar deste empreendimendo num cadastro com os principais dados e a este oferecer um numeral que será afixado na parte de trás do capacete;

- Todo trilheiro que ingressar neste grupo fará uma participação de R$ 10,00 e uma mensalidade de R$ 5,00 para custear os projetos de recuperação das trilhas e também cooperação com aqueles proprietários que facilitam nossa passagem em suas propriedades em forma de cestas básicas, se for o caso ou outra ajuda;

- Identificar através de placas as trilhas recuperadas e somente permitir a passagem dos integrantes ou visitantes desde que sob o guia de um dos integrantes;

- As trilhas recuperadas serão fechadas por cadeados e correntes e somente serão transitadas com tempo seco;

Bem, estas são as primeiras regras que foram apresentadas e houve consenso. Acreditamos poder recuperar nossa imagem que anda muito danificada.
Se alguem aqui lê a revista MOTO VERDE espanhola sabe que na Espanha já existe até lei sobre a proibição do uso de motos off-road e uma grande mobilização tem sido feita pela revista no sentido de evitar que ocorra esta proibição. É claro que num país como nosso isso é pouco provável de ocorrer, no entanto, as trilhas fechadas são uma realidade e que nos tem obrigado a ir cada vez mais longe a procura de diversão. Aqui estamos acostumados a andar entre 20 e 70 Km para chegar nos principais pontos de saída para trilha, pois, além do mar temos muitas serras.

Não gostaria que este tópico fosse movido, pois, em outro local o acesso não será o mesmo.

Aguardo sugestões.
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

veio
na teoria
isso parece ser massa

mas tipo

axo q n vai dar certo
imagina tu ir fazer uma trilha i ta trancada
entao vc tem q fikar adulando uma pessoa pra ir com vc
pra fikar abrindo os cadeados
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Fera a iniciativa Gabriel...uma pena o Robini não estar postando...Ele teria várias sugestões a nos dar...Gostei muito da iniciativa mas quando se falar em grana todo mundo pula fora...pode apostar...(eu sou a favor de se pagar)

Vou fazer um contato com o Robini e pedir pra ele dar uma passadinha aqui pra nos ajudar... :wink:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Achei legal a iniciativa gabriel....acho q tem tudo pra dar certo...aki em BH tem muito treiero babaca q queima os filmes dos treieros....deixando toda a turma queimada!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Aplausos pela iniciativa Gabriel!!!! =D> =D> =D> =D>
Força aí, e não deixe a idéia "morrer sem nascer"... :wink: =D> =D>
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Boa Gabriel!

Nós aqui de Criciuma, especificamente a minha Equipe, os TRILHEIROS DO CARVÃO estamos com uns projetos de recuperar as trilhas q estão muito massacradas, erosadas, com atoleiros muito fundos...
Vamos algo do tipo, uma vez a cada 3 meses escolhemos umas 2 ou 3 trilhas, galera vai de pick-up com ferramentas (pás, foice, facão, etc... ) e arruma as trilhas. Outra idéia legal é plantar mudas de arvores nativas nas trilhas q estão muito abertas, deixando apenas o espaço p/ as motos passarem.

Após a limpeza e plantio das arvores na trilha, fechamos a entrada e a saida dessa trilha p/ que por um tempo ninguem estrague o nosso trabalho, depois abrimos novamente.

Espero q dê certo as idéias, tanto do seu pessoal como a do meu, se bem q ja limpamos algumas aki mes passado.. devagar se vai longe

Grande abraço!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

É uma bela iniciativa, mas tem um problema, o cara tá andando na trilha e tem que ficar parando, tira cadeado, bota cadeado e volta a andar?
Se não houver conscientização por parte de todos difícilmente a idéia vai dar certo, pois é muito facil passar a moto por baixo de uma cerca de arame :mrgreen:
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Bom companheiros, nunca podemos esquecer de que muitas trilhas que passamos estão em propriedades particulares e são estas que precisamos recuperar por conta também de recuperar a imagem com os proprietários rurais, portanto, não se admite a hipótese de alguém romper uma cerca para passar, pois isto se caracteriza invasão de propriedade. Mesmo com algum esforço precisamos fazer algo, já que, estamos ficando com poucas opções.

Agradeço pelas sugestões.

Abraço a todos.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Pois é, mas também não é certo trancar trilhas que não sejam em propriedades privadas, já que você não é o dono dela, e todos tem o direito de passar... :?
RMS2006
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 31 Março 2006 à33 13:23

Mensagem por RMS2006 »

Gabriel sou da Serra-ES é também pratico trilha (cariacica. amarelos, serra) Achei legal a iniciativa pois este problema esta se espalhando rapidamente, por causa de trilheiros sem responsabilidades. Voçes tem um moto club? Como estão organizados? Pois concordo, se divertir sim mais respeitando o direito e a propriedados dos outros.
GARCIA!!!
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 01 Março 2006 à27 17:15

Mensagem por GARCIA!!! »

Aqui na região tem um grupo denominado "Trail Clube Serra do Cocais", eles tem um grande numero de integrantes que custeiam reparos e mantem as trilhas abertas, a arrecadação do grupo é destinada a compra de porteiras, patrolamento de estradas de acesso, feitio de cercas e negociação com os proprietarios.

As trilhas são abertas a quem quizer passar, sem trancas ou algo do genero, as porteiras de transito tem uma placa indicativa e a frase " mantenha fechada", todos respeitamos.

Por enquanto todos respeitam e os casos de abuso são casos isolados que na maioria das vezes os infratores são motoqueiros que nem praticam o esporte com frequencia, mas por acaso, sendo dificil identificar os infratores.

Porem dificilmente estes conseguem compania e auxilio nas trilhas. é a unica forma de evitar que estes frequentem as trilhas.

Acredito que muitos vão pagar e poucos são os que vão criar caso, os que criarem caso são os que não gostam de andar em trilhas sob constante manutenção e autorizadas pelos proprietarios.

Quem gosta do esporte e não quer se arriscar pode ter certeza que vai ajudar, os outros vc deixam agarrados e com a moto quebrada no meio do mato pra ele entender e acreditar na união e no espirito de amizade entre os treieros!


Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem