A propósito..Alerta sobre protetores de mãos...

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

A propósito..Alerta sobre protetores de mãos...

Mensagem por NESTOR/RS »

Pois é galera...já era para ter postado antes, mas foi passando e me esqueci... :oops:
Mas, está em tempo...
Há uns 40 dias, participei de uma atualização sobre trauma em esportes, e um dos temas novos que foram abordados por colegas que trabalham em grandes pronto-socorros, é o aparecimento cada vez mais de um novo tipo de lesão: as fraturas, amassamentos/esmagamentos e arrancamento de DEDOS DAS MÃOS provocados por protetores de mão chamados "com alma de alumínio" usados em esportes of-road com motos....ocorre que em determinados impactos, o alumínio cede, amassa e "prende" os dedos contra o guidão....e o movimento do corpo durante a queda acaba causando tração e provocando as lesões que descreví acima...
Não estou condenando o equipamento, mas fica um alerta sobre lesões sérias que podem, vejam bem, eu disse podem, ocorrer! :wink:
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Lembrando também que para a prática do motocross é altamente desaconselhavel, pois devido aos saltos você pode cair e ficar com o punho/braço preso no protetor, já imaginou o estrago?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Boa DR. Nestor!
Qdo fui comprar um protetor de mão novo eu optei pelo Circuit P-4, q é o mesmo dakele com alma de aluminio porém o meu a alma é de plástico. Que por sinal é muito resistente. Mas pensei bem, olhei a moto do meu sogro q tem o de aluminio e imaginei a situação de numa trilha de alta velocidade, mão no fundo eu me perder e der numa árvore, ou pedra.... o protetor de mão iria amassar e esmagar, cortar, decepar meus dedos da mão, enquento q o de plástico por ser flexível absorve o impacto deformando e quebra ou volta a sua posição quase normal.

É bom alguem da medicina esclarecer isso também, pois é um fato né, e realmente acontece. Como vc disse não condenando o equipamento q é muito bom, mas p/ pensar até q ponto vc pode decidir sobre proteção!

Um grande abraço
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

A propósito....
NESTOR, vc participou do curso q teve em SP esse final de semana ?

Achoq é o MED Curso, p/ emergencia em cardiologia (acho q é isso)
Minha cunhada e meu concunhado participaram, foram aprovados por sinal.

Eles tavam me contando como é o tal curso, muito legal as situações q os professores expõem os alunos.

Abração!
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Boa Nestorzão!!! Detonou na informação!!! Eu é que não vou comprar esses de alumínio!!! :shock:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Meu agora eu fiquei preocupado :| :| :|
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Intuitivamente sempre fiz campanha contra esses protetores, o Guilherme Tom Back (um dos melhores pilotos que já conheci) daqui de bsb quebrou o braço com um troço desses, acho que não quebrar uma manete num escorregão na hora da corrida é legal, mais o risco de arrancar os dedos e até a mão não valem a pena!!! além de que acho muito feio esse parachoque de guidão...
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

boa... informação muito valiosa essa titio Nestor, te devemos um cerveja ! hauhauha

A galera mais experiente com quem tenho contato diz que:

Para motocross: só aquelas "orelhinhas" ... q sao aqueles protetores que NÃO são fixados ali entrando nos punhos.

Para Enduros/Trilhas/off road em geral: Os protetores DE PLASTICO são os mais indicados pois protegem bem contra pedradas, galhadas, cipózadas etc e aguentam bem torções e deformações e voltam a posição original (se não quebrarem). Se quebrarem é só subistituir.... custa merreca e particularmente eu vi muito poucos desses protetores se quebrarem em tombos corriqueiros.

Protetor de aluminio ou alma de aluminio comecou a ser muito utilizado em SM pois no SM vc corre em pista de asfalto onde não tem NADA na sua frente e a unica função desses protetores é não deixar o manete quebrar num tombo no asfalto.... sua mão não presisa de proteção na pista... só o manete, por isso os protetores são tão duros.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelente a sua explanação, Nestor...Isso é muito importante...Vc poderia até fazer um tópico exclusivo e postar lá na nossa categoria Dicas....
Poderia incluir, tb, o texto do Topsgirl...Foi perfeito...Devemos utilizar o protetor ideal para a modalidade praticada...e esse texto do Tops encaixou como uma luva... :wink:
TopsMan escreveu:boa... informação muito valiosa essa titio Nestor, te devemos um cerveja ! hauhauha

A galera mais experiente com quem tenho contato diz que:

Para motocross: só aquelas "orelhinhas" ... q sao aqueles protetores que NÃO são fixados ali entrando nos punhos.

Para Enduros/Trilhas/off road em geral: Os protetores DE PLASTICO são os mais indicados pois protegem bem contra pedradas, galhadas, cipózadas etc e aguentam bem torções e deformações e voltam a posição original (se não quebrarem). Se quebrarem é só subistituir.... custa merreca e particularmente eu vi muito poucos desses protetores se quebrarem em tombos corriqueiros.

Protetor de aluminio ou alma de aluminio comecou a ser muito utilizado em SM pois no SM vc corre em pista de asfalto onde não tem NADA na sua frente e a unica função desses protetores é não deixar o manete quebrar num tombo no asfalto.... sua mão não presisa de proteção na pista... só o manete, por isso os protetores são tão duros.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Olha, se servir de consolo prá alguém, eu já quebrei o polegar e o indicador em protetor de plástico(acerbis). Atualmente uso o circuit de alma de alumínio e não penso duas vezes prá dizer que ambos podem e causam lesões, independentemente de serem diferentes. Se o sujeito não quer quebrar os manetes, que os deixem um pouco mais bambas e bem prá dentro do guidão, e use um protetor tipo orelha.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

O Cross vive falando desses protetores de mao....o correto é utilizar esse aki ó
Imagem
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

eu to usando esse na minha moto, e na trilha, ele ate que protege contra galhos e cipos, qto quebrar a manete eu já tentei usar esses fechados e minha moto caiu parada dentro da garagem e quebrou a manete com o protetor fechado da acerbis, depois disso tirei na hora e nunca mais pretendo usar

abracos
Gabriel_
Membro
Mensagens: 455
Registrado em: 11 Novembro 2005 à08 18:03

Mensagem por Gabriel_ »

GuiBH escreveu:O Cross vive falando desses protetores de mao....o correto é utilizar esse aki ó
Imagem
então Gui....
é justamente esse q eu uso
mais cara pra falar verdade
é melhor andar sem do q andar com esse na trilha....
jah tomei varios tombos em trilha fechadas porcausa de cipós q batem no protetor e como ele é mt flexivel volta na manete , freia com tudo e me joga longe..... :shock:

aqui eles brincam q esse circuit sx é protetor de esmalte :lol:

Só pra esclarecer......


então é melhor nem pegar o de aluminio né???!!!


vlw galera
Bolinha_RS
Membro
Mensagens: 293
Registrado em: 08 Julho 2006 à56 14:00

Mensagem por Bolinha_RS »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Eu nunca tinha pensado nisso.. e eu soh axo bonito aquele acebis rally
Agora nem tenho mais vontade de por isso nas minha moto, vai que acontece uma "M" dessa.. muito melhor previnir
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Eu botei o de alma de aluminio pra usar na cidade, no meu ultimo acidente não pegou nada dos plasticos laterais, manetes e retrovisor.
Mas foi entrar numa trilha e tomar um belo capote pro protetor amassar e quebrar o manete.
Acho q pra trilha mesmo q vc ta mais ali pra cair não da pra confiar.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

--------------------------------------------------------------------------------
Não sei até q ponto dizer q o protetror por si so e um perigo não...

Quem garante q num tombo feio o suficiente pra quebrar ou esmagar um osso a ausencia do protetor evitaria o trauma ?

Uma corrida atras d SM, eu cai na prova na minha moto sem protetor, o guidon caiu bem em cima do meu dedo anular direito.. .a unha esta preta até hj... e a manete foi pro pau... se estivesse com o protetor nem a manete nem meu dedo seriam atingidos...

Acho isso ai meio complicado...
jr
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 21 Julho 2005 à18 09:39

Mensagem por jr »

um colega meu machucou a mão em um protetor de aluminio uma vez e me falou desse perigo e eu nem dei muito crédito :? ! porém, acho tudo meio imprevisivel, ja cai algumas vezes ( olha que de cair eu entendo) e com certeza deu uma protegida tanto no maneter quanto na mão.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Gargamel escreveu:--------------------------------------------------------------------------------
Não sei até q ponto dizer q o protetror por si so e um perigo não...

Quem garante q num tombo feio o suficiente pra quebrar ou esmagar um osso a ausencia do protetor evitaria o trauma ?

Uma corrida atras d SM, eu cai na prova na minha moto sem protetor, o guidon caiu bem em cima do meu dedo anular direito.. .a unha esta preta até hj... e a manete foi pro pau... se estivesse com o protetor nem a manete nem meu dedo seriam atingidos...

Acho isso ai meio complicado...
putz... me lembrei de uma vez em q num chão q eu tomei o guidon da moto bateu no meu dedão do pé ! :shock: .... hehehehe a unha roxeou tbem.. hauhauhahua

esse protetor é na minha opnião igual cinto de seguranca... umas horas ajuda d++ outras horas só atrapalha.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Gabriel_ escreveu:
GuiBH escreveu:O Cross vive falando desses protetores de mao....o correto é utilizar esse aki ó
Imagem
então Gui....
é justamente esse q eu uso
mais cara pra falar verdade
é melhor andar sem do q andar com esse na trilha....
jah tomei varios tombos em trilha fechadas porcausa de cipós q batem no protetor e como ele é mt flexivel volta na manete , freia com tudo e me joga longe..... :shock:

aqui eles brincam q esse circuit sx é protetor de esmalte :lol:

Só pra esclarecer......


então é melhor nem pegar o de aluminio né???!!!

vlw galera

é isso... o de orelha (circuit SX) é pra MX ou veloterra ou qualquer variante que seja numa pista de terra.

pra trilha, melhor pegar o tipo Circuit FHS de plastico (o fhs antigo) ou entao aquele Polisport q aguenta legal tbem...

o tipo orelha na tilha, como vc disse não resolve e com o de alma de aluminio vc aumenta as chances de fratura dos punhos ou dedos como disse o titio nestor.

... bom isso na minha opnião.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem