Enduro da Independência 2007

Espaço destinado aos q queiram mostrar por onde andam, mostrar os amigos, coisas e fatos interessantes...Vídeos animais....
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Enduro da Independência 2007

Mensagem por FRED_BH »

Olá Pessoal,

achei que valeria a pena postar os links das fotos do EI 2007 tirados pelo pessoal da organização do evento.

Largada Promocional

http://www.tcmg.com.br/fotos/2007/ei/prelargada/


2º Dia

http://www.tcmg.com.br/fotos/2007/ei/dia2/


3º Dia

http://www.tcmg.com.br/fotos/2007/ei/dia3/

4º Dia

http://www.tcmg.com.br/fotos/2007/ei/dia4/


Mariana, MG - Após 4 dias de muita trilha e emoção, o 25º Enduro da Independência chega ao fim.

Foram 800 km divididos entre 2 estados e dezenas de cidades. Trilhas, estradas de terra, trechos com bastante pedra, cavas, centenas de porteiras e tronqueiras, muito poeira e calor. Médias justas, compatíveis e seguras. Muito roteiro e atenção dos pilotos. Foi este o retrato da prova deste ano. Cerca de 400 competidores de 13 estados brasileiros.

A principal novidade neste ano foi a criação da categoria Duplas, que reeditou os velhos tempos do TCMG e do Enduro da Independência, que na década de 80 possuía somente categorias com parceiros. Com isso, cerca de 50 duplas aceleraram por todo o percurso, largando após a categoria novatos.

A largada promocional e largada técnica aconteceu no distrito de Itaipava, região pertencente à Petrópolis, no estado carioca. Logo no primeiro dia de competição, os pilotos percorreram 232 km em mais de 7:30hs, rumo a cidade mineira de Juiz de Fora.

Após o primeiro dia e fim da ansiedade natural que todos recebem, o comboio partiu para mais de 200 km de novas trilhas, novamente com tempo de prova estimado em 7:30hs, rumo a bela Tiradentes.

Terceiro dia de competição: o desgaste se tornou visível no semblante de alguns pilotos. Porém a grande maiorias dos 400 competidores largou para completar os 75% do maior enduro do planeta. Nesta etapa, os enduristas iniciaram a nova jornada às 7:00hs, em mais de 223km (dia mais longo a bordo da motocicleta). Com isso restavam 25% finais da prova para serem disputados no último dia, na região de Mariana e Ouro Preto, com 130km muito bem levantados pela organização.

Última etapa, quarto dia de prova: algumas categorias já possuíam seus “virtuais” campeões, como a principal, que contou com a liderança isolada de Dário Júlio, da cidade de Lavras/MG.

Após a largada técnica da região da rodoviária da cidade, os pilotos partiram para o único neutro com apoio, na cidade de Antônio Pereira, com 2hs de competição. Motocicletas abastecidas e pilotos “abastecidos”, restavam apenas 3 hs percorridos em 80km.

Alguns minutos a frente, todos os competidores, desta feita sem a presença de seus apoios, puderam recuperar suas forças no povoado de Bento Rodrigues, em um neutro de 10 minutos. Alguns quilômetros adiante os competidores foram surpreendidos por um longo trecho de estrada, cortado por 7 vezes por um pequeno rio, o que proporcionou um momento único na prova.

Ainda em Bento Rodrigues, o piloto Hugo Morato, jaleco 135, piloto Over 50, comentou: “A prova está legal. Está dando para andar bem. Espero terminar bem o dia e vencer minha categoria”.

Os últimos quilômetros do 25º Enduro da Independência foram disputados entre os vilarejos de Camargo, Ribeirão e Sumidouro. Estas regiões são ideais para prática do esporte, pois possuem diversos terrenos e gera bastante expectativa, principalmente aos pilotos residentes em estados fora do eixo da prova, ou seja, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na chegada, muita alegria para aqueles que completaram, participaram, venceram e até mesmo aquele que acompanhou de longe. O Independência é, foi e sempre será uma competição que por onde passar deixará lembranças, seja para aquele piloto novato, que nunca disputou, seja para o piloto mais experiente, vencedor da categoria principal ou para um membro da organização, que de alguma forma contribuiu para que a prova fosse realizada.

Ao final o comboio foi recebido nas margens da rodovia de Mariana/MG, próximo a rodoviária local, onde receberam uma belíssima medalha em referencia a participação da prova. E claro, não poderiam deixar de receber os comprimentos junto dos familiares, amigos e equipe.

Parabéns a todos os pilotos da Independência. Até 2008.
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Esse ano fui na organização. Estava muito bom, apesar de que se comparada as outras edições a distancia foi curta...
Estou com algumas fotos que eu tirei aqui, estou meio sem tempo, mas assim que tiver posto elas.
Alguns outros sites tem fotos tambem:
-Motoraid: http://www.motoraid.com.br/galeria.asp
-Time2Ride: http://www.time2ride.com.br/
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Blz, Vidigal posta aí depois.

Se possível depois dá um relato do que vc achou do EI 07'

Ser da organização é muito diferente? tem que fazer o percurso tb?
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Um amigo nosso daqui de BH, o Cléber Sacramento, ficou em 2º lugar na categoria Junior.

Tá andando muitcho o cara! =D>
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Teve um pessoal daqui que foi pra lá também, eles gastaram +- R$2500,00 por pessoa (tudo incluso).

Todos disseram que é uma grande experiência, que vale a pena, quem sabe ano que vem eu vou

Achei estranho que os pilotos podem andar em qualquer categoria até aquela em que é filiado, então um sênior pode andar na júnior... por aqui só podemos andar na categoria em que somos filiados e existem regras claras pra mudança de categoria
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Predador escreveu:Teve um pessoal daqui que foi pra lá também, eles gastaram +- R$2500,00 por pessoa (tudo incluso).
Alguém tem uma planilha de custo detalhada com todos os gastos do evento?

Quero participar no ano que vem do EI 2008 e pensei em fazer um levantamento de custos pra me programar (min/max). Pelo que sei foram:

Inscrição Individual.................R$ 400,00
Pacote Mônica (2A)................R$ 1.049,00 (Hospedagem 5 Estrelas/5 pernoites)


Inscrição Categ.Dupla.................R$ 350,00
Pacote Mônica (2B)......................R$ 742,00 (Hospedagem 3 Estrelas/5 pernoites)


Preciso cotar ainda a compra de um road book (na minha moto tenho um Cateye Mity 8 com odômetro parcial, velocidade média e tal, mas não sei se vai dar pra contar em fazer gambiarra, hehe.

Minha pretensão e concluir a prova ileso.

Ps: Moderador, é melhor abrir um tópico sobre o assunto?
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Fred, temos aqui uma lista de dicussão chamada TrailBH. Dois integrantes (O Cleber e o Richarles) participaram do EI deste ano, assim como do ano passado e eles podem te informar sobre os custos. O endereço para inscrição é http://br.groups.yahoo.com/group/trailbh/ .

De qualquer forma, pelo que o povo de outra lista, a Trilha Brasil, o custo não fica menos do que 2,5k:

Inscr ....... R$ 500
Htl (2) ..... R$ 700
Apoio ...... R$ 300
Combus... R$ 900
Refeic ..... R$ 200
Total ...... R$ 2.600
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

já me casdastrei lá. logo eles autorizam.

Obrigado pela dica Giordano
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

E acho que ainda pode se incluir um novo jogo de pneus quando chegar
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Beleza Fred! Lá na lista a gente tá sempre combinando as trilhas. Inclusive nesse domingo devemos ir participar do Éduro de Piracema.

Voltado ao EI, olha só relato que o Cléber acabou de mandar:

Caros colegas, me desculpem por não ter respondido as mensagens antes, mas voltei de férias na segunda feira e estava lotado de e-mails e trabalho atrasado.
Estou muito feliz com o resultado do enduro da independência 2007. De uma forma geral o enduro foi bom, apesar de ter sido bem mais light que o ano passado, tanto em termos de sufoco quanto em termos de média de velocidade. A emoção do 1º independência é única e no ano passado, apesar de não ter me saído tão bem, fiquei muito emocionado durante toda a prova e com meu troféu de 15º colocado (último troféu da Novatos). Este ano, principalmente depois de março, obtive alguns resultados razoáveis e alguns que bateram na trave. Estava muito bem preparado fisicamente para este enduro e esperava uma prova mais dura para poder me diferenciar dos demais, mas...

O primeiro dia, apesar de bem longo (232 km), foi muito tranquilo sem nenhum sufoco ou atoleiro. Cheguei no final do primeiro dia com apenas 200 ptos perdidos, sendo que 40 ptos perdi em um PC dentro da cidade na chegada em Juíz de Fora por pura distração. Tinha a certeza que estaria entre os primeiros e fui dormir com esta expectativa. No dia seguinte ao ver o resultado fiquei decepcionado e percebi que a turma (52 pilotos na Júnior) não estava de brincadeira. Fiquei em 8º lugar e o 1º colocado perdeu menos de 100 ptos em cerca de 8:15 hs de prova.

Parti para o segundo dia com novas esperanças e começei zerando vários PCs, até chegar em um atoleiro. Gastei alguns segundos analisando a situação, desci da moto e passei empurrando. No meio da água ela morreu e não pegava mais do outro lado. O Richarles ainda me ajudou a acabar de atravessá-la até um lugar mais seco. Gastei 5 min para retirar a água do carburador e fazê-la pegar novamente. Saí deste atoleiro ainda com esperanças, pois achei que 5 min não era tão mal assim. Pra meu azar tinham dois PC próximos e perdi muitos ptos. Segui acelerando tudo e me descuidei da navegação quando estava atrás de uns pilotos da OVER e errei um pouco o caminho. Este erro me fez perder mais uns 100 ptos. No final deste dia eu ainda tinha esperança de estar pelo menos entre os 10 e pontuar. Infelizmente, comprovando o nível dos demais pilotos, fiquei em 23º lugar, sem marcar nenhum pto neste dia.

A vantagem do independência é que sempre tem outro dia para renovar as esperanças e no terceiro dia começei a prova com a intenção de ser perfeito e não perder nenhum pto. Eu normalmente marco todos os PC no meu TOTEM para conferir depois com o reultado oficial e até o primeiro neutro eu não tinha perdido nenhum pto. Depois do primeiro neutro teve uma trilha com cavas e, apesar de encontrar alguns pilotos agarrados, não perdi tempo e fui me animando. No penúltimo PC que ficava no alto de um morro, parei no meu tempo e confirmei com ele se havia me marcado e ele disse que não. Fiquei sem entender, mas como meu TOTEM começou a apitar (atraso) resolvi continuar na certeza de que estava certo. Depois de uns 10 min (eu acho) eu não tirava aquele PC da cabeça e pensei que depois de uma prova perfeita com menos de 10 ptos perdidos pela minha marcação este PC poderia ma arruinar. Como a média de velocidade neste trecho estava muito baixa e eu achava que não teriam mais PC pois a prova estava acabando, decidi voltar na contra-mão da trilha para confirmar novamente minha marcação. Chegando no PC ele confirmou que havia me marcado e voltei acelerando tudo para tirar o atrasado, por via das dúvidas. Descuidei novamente da navegação e errei uma entrada. Por sorte encontrei vários pilotos que também tinham errado (inclusive o Richarles com pneu furado) voltando e acelerei atrás deles até voltar ao meu tempo e praticamente zerar o último PC. Neste dia eu tinha certeza que tinha sido o vitorioso, mas ficava até com medo de comentar e ter nova decepção. Quase meia noite um amigo me liga e me informa que havia ganhado esta etapa com apenas 25 ptos perdidos, ou seja, 25 segundos de atraso em quase 6 horas de prova.

A categoria Júnior estava meio embolada pois ninguém havia ganho mais de um dia e resolvi não fazer as contas e parti para tentar ganhar novamente no último dia. Não sei o que aconteceu, mas minha aferição não batia no início da prova, mesmo após várias tentativas de aferir. Eu chegava nos PC fazendo conta do meu tempo e hodômetro. Mesmo assim, eu não estava perdendo muitos pontos. Teve uma subida de cava e terra solta que ultrapassei vários pilotos atrasados e zerei o PC seguinte. Estava animado. Primeiro atoleiro do dia eu agarrei e atrasei cerca de 3 min. Saí acelerando tudo e consegui voltar ao meu tempo sem perder ptos. No segundo atoleiro mais 3 min atrasados e nova corrida de recuperação, contudo atrasei um pouco no PC seguinte. No final do dia sabia que não tinha feito uma prova para o 1º lugar, mas fiz uma boa prova e fiquei na 4º colocação.
Fui tirar o atraso da cerveja (cerca de 1 mes sem beber) até sair o resultado geral. Fiquei muito feliz com a segunda posição e cheguei a conclusão que preciso desenvolver alguma técnica para atoleiros e travessia de águas.

Pessoal, muito obrigado pela torcida e por tudo que já me ensinaram e me ensinam.

Abs.


Um dia ainda faço esse enduro. Quem sabe ano que vem... :roll:
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Fred, esse ano fui de PC, é bem diferente, porque enquanto os pilotos estão andando de moto, agente tá la "trabalhando", porem não tenho o que reclamar, pelo fato de não poder competir por ser menor de idade, só estar lá ja esta bom.
Sobre o percurso, não andamos tudo não. No caso do PC é o seguinte, vamos de carro até o ponto mais perto onde se pode ir de carro, e desse ponto vamos de moto, ou em alguns casos pode ir de carro ao ponto.

Sobre a prova em sí eu achei exelente! Nunca participei de outra prova de tamanho porte, então não tenho como comparar com outras. Sobre a organização da prova, a meu ver, foi exelente, a "festa" e a largada promocional muito bem organizadas, a reunião de PCs e entrega dos materiais no hotel foi exelente, a recepção das cidades no geral foi muito boa tambem...
Ah, posso dizer que no geral a prova foi exelente e ano que vem se Deus quiser vou denovo! Agora to querendo ir de limpa trilha, mas não depende so da minha vontade...

Estou vendo uma discução sobre o que se gasta em um Independencia e vou dar meu pitaco.
Ja vi cada frescura por ai, e tambem ja vi muita esculhambação... e vendo de um modo geral o importante é estar com a moto revisada. Sobre o oleo, ou você troca antes de sair, ou no meio da prova (geralmente final do segundo dia), e sobre os pneus, não nescessariamente você precisa estar com eles 100%, durante a prova vão lojas com vans lotadas de peças, equipamentos entre outras frescuras (esse ano foram a Motostreet, Terra Motos, e Benazi Racing), ou seja, se precisar você troca lá... E sobre as peças, a mesma coisa dos pneus, compra lá o que precisar!
Então o custo total, acho que com R$2500,00 você faz a prova tranquilo, mas se começar com aquela coisa de levar praticamente uma moto desmontada... Nem falo nada.
Isso ae gente, estou aqui armazenando as fotos para criar um topico aqui no FLM!
Abraço
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Vidigal escreveu:Fred, esse ano fui de PC, é bem diferente, porque enquanto os pilotos estão andando de moto, agente tá la "trabalhando", porem não tenho o que reclamar, pelo fato de não poder competir por ser menor de idade, só estar lá ja esta bom.
Sobre o percurso, não andamos tudo não. No caso do PC é o seguinte, vamos de carro até o ponto mais perto onde se pode ir de carro, e desse ponto vamos de moto, ou em alguns casos pode ir de carro ao ponto.

Sobre a prova em sí eu achei exelente! Nunca participei de outra prova de tamanho porte, então não tenho como comparar com outras. Sobre a organização da prova, a meu ver, foi exelente, a "festa" e a largada promocional muito bem organizadas, a reunião de PCs e entrega dos materiais no hotel foi exelente, a recepção das cidades no geral foi muito boa tambem...
Ah, posso dizer que no geral a prova foi exelente e ano que vem se Deus quiser vou denovo! Agora to querendo ir de limpa trilha, mas não depende so da minha vontade...

Estou vendo uma discução sobre o que se gasta em um Independencia e vou dar meu pitaco.
Ja vi cada frescura por ai, e tambem ja vi muita esculhambação... e vendo de um modo geral o importante é estar com a moto revisada. Sobre o oleo, ou você troca antes de sair, ou no meio da prova (geralmente final do segundo dia), e sobre os pneus, não nescessariamente você precisa estar com eles 100%, durante a prova vão lojas com vans lotadas de peças, equipamentos entre outras frescuras (esse ano foram a Motostreet, Terra Motos, e Benazi Racing), ou seja, se precisar você troca lá... E sobre as peças, a mesma coisa dos pneus, compra lá o que precisar!
Então o custo total, acho que com R$2500,00 você faz a prova tranquilo, mas se começar com aquela coisa de levar praticamente uma moto desmontada... Nem falo nada.
Isso ae gente, estou aqui armazenando as fotos para criar um topico aqui no FLM!
Abraço
E aê Vidigal, blz?

Disso não tenho dúvidas, nem trilha eu faço com moto esculhambada ou cheia de gambiarra, no máximo um pneu meia boca.
Para participar do EI com certeza a moto tem que estar revisada, pneus novos, óleo trocado à vespera e tals.

Os custos que desconheço, por exemplo, é sobre o funcionamento do apoio: qual a sua real necessidade e quanto fica. Se é compartilhado o custo total ou se paga o serviço se houver alguma necessidade de reparo. Ficam mecânicos lá ou é preciso contratar um pra ficar à disposição.
Hoje eu faço boa parte da manutenção da moto, lavagem da moto e do filtro (aquela dica aqui do forum de usar veja é sensacional!), confiro se está tudo certo, mas como são dias initerruptos de intenso esforço físico (já tenho 35 anos) é melhor deixar terceirizar essa parte pra descansar.

Outro custo que li algo a respeito é que para articiparar tem que ser filiado a uma federação. Em MG essa federação é o TCMG? Quanto custa tx. de filiação? tem anual?

É muito detalhe ... vou ver se visito algum evento (nunca participei, nem parei pra ver, meu negócio é "socar porva" nos fins de semana e feriados).

Ano que vem participarei de alguns enduros de regularidade pra me acostumar com tulipas/planilhas/navegação, mas minha intensão não é competir pra ganhar.
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Giordano escreveu:Beleza Fred! Lá na lista a gente tá sempre combinando as trilhas. Inclusive nesse domingo devemos ir participar do Éduro de Piracema.
Giordano,

obrigado pelo convite, mas por hora não posso ... tenho que ficar de babá da minha noiva que quebrou um osso do pé. Mas logo tô liberado e a gente combina.

um abraço e sorte pra vcs no enduro.
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Beleza Fred! Vamos combinar um trilha num fds desses.

Ah, hoje a galera vai se reunir prum happy hour no Bar do Doca (Av. Francisco Sá, perto da pracinha do Gutierrez). O pessoal que participou do EI vai estar lá. Se vc quiser aparecer pra bater um papo, já está convidado. Vou te manda uma MP com o nº do meu celular. :wink:
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Fala Fred, blz e vc?

Seguinte cara, para participar vc tem que ser filiado a federação de algum estado, Federação Mineira, Carioca, etc...
Em MG: http://www.fmemg.esp.br/
La no TCMG tem como você filiar para TREIEIRO, que é 40 reais a anuidade, ou como PILOTO, que é 150 reais a anuidade...

Lá no enduro mecanicos é o que não falta, mais tudo tem um custo...
Sobre o apoio o bom mesmo é um motorista que tenha uma noção minima de mecanica, mas se você quiser dar ao luxo de levar um mecanico... Ai fica show de bola!
Pelo menos na minha opinião é indispensável um apoio ter gasolina para abastecer quando preciso nos neutros e ferramentas, fora isso uma agua, alguma coisa para comer, etc etc...

Fred, eu ficar falando aqui para você o que precisa, o que não precisa, dando dicas é tal pode ate ser util, mas o que vale mais e a experiência... Se você puder, vai de carrapato em alguns enduros pequenos que tem por ai, por exemplo, o Enduro da Chuva que vai ser dia 25 de novembro em Nova Lima.

Abraço, e qualquer duvida é so falar!
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

VIDIGAL,

Acho que vou mesmo ...

Valeu pelas dicas!
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Fred, quando tiver faltando uns 5 dias para o Enduro da Chuva eu te mando uma MP, que ai agente encontra lá... Nesse enduro eu devo ir tambem!
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

A Largada foi aki na minha cidade! Nao fui pq tinha um compromisso
:(
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Vidigal escreveu:Fred, quando tiver faltando uns 5 dias para o Enduro da Chuva eu te mando uma MP, que ai agente encontra lá... Nesse enduro eu devo ir tambem!
Manda o aviso pra nóis tb, Vidigal! 8)

Quais são os equipamentos de navegação necessários pra fazer o enduro?
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Giordano escreveu:
Vidigal escreveu:Fred, quando tiver faltando uns 5 dias para o Enduro da Chuva eu te mando uma MP, que ai agente encontra lá... Nesse enduro eu devo ir tambem!
Manda o aviso pra nóis tb, Vidigal! 8)

Quais são os equipamentos de navegação necessários pra fazer o enduro?
Giordano,

Um roadbook + navegador: é o ideal
Um roadbook + odometro + cronômetro: dá pra quebrar o gaio

Leia estes tópicos, que são muito esclarecedores:
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=2654

ou www.terranozoio.com.br

na parte que fala sobre enduro de regularidade
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem