A nova Aprilia RXV 450 é animada por um compacto motor bicilindrico de arquitectura em V e cuja dupla saída de escape confere ao conjunto um visual moderno e ousado, dando assim seguimento à politica de ousadia que sempre definiu esta marca italiana de cariz vanguardista.
Depois de, em 2003, ter apresentado uma mecânica de quatro tempos com configuração de dois cilindros em V, 450 cc com injecção electrónica e arrefecimento por líquido, é chegada a vez de entrar em cena a nova RXV 450.
Esta proposta assinalada a junção do motor que atrás referimos com a estrutura que agora exibe e que foi baptizada RXV 450. Esta moto, para além de soluções técnicas inovadoras no seu âmago, conta também com um visual simultaneamente atraente e actual.
Vocacionada para uma utilização polivalente, com destaque para o motocross e o enduro, a Aprilia RXV 450 partilha com os modelos Supermotard, nomeadamente as Aprilia SXV, todos os elementos mecânicos e de chassis.
Relativamente ao motor, este foi desenvolvido para ser o mais compacto do mundo. Para tal viesse a concretizar-se, o departamento de engenharia da casa italiana optou por uma inclinação de 77 graus entre cilindros, que, além de reduzir espaço, minimiza as vibrações e necessidades de sofisticados contra pesos.
O propulsor tem 4 válvulas em titânio por cilindro e desenvolve uma potência de53 cv, situando-se a red line nas 13.000 rpm. Este motor, acoplado a uma caixa de cinco velocidades, além de compacto, é também, bastante leve, uma vez que algumas das suas peças são construídas em magnésio.
Com vista ainda à redução de peso das massas, a ciclística conta vários elementos em alumínio, formando uma treliça perimetral e tubos de aço em sua parte anterior. O conjunto garante elevados níveis de rigidez estrutural, com baixo peso. O braço da suspensão traseira (mono ajustável), também é elaborado em alumínio.
O escape de belo efeito também conta com um cariz inovador, uma vez que as saídas de cada cilindro se unem sob o banco, na caixa da roda traseira, abrigando o silenciador e o sistema filtragem. Depois, este escape volta a dividir-se em duas saídas laterais que culminam em ponteiras de inegável beleza. Do ponto de vista estético, o quadro completa-se com a presença de grupos ópticos com leds.
O travagem à frente é assegurada por um disco de 270 mm, ao passo que atrás podemos constatar a presença de um disco de 240 mm. Em ambos os casos foi adoptado em desenho wave (onda), caracterizado pelo ondulado da orla do disco. A suspensão dianteira, invertida, é ajustável e elaborada a partir de tubos de 45 mm de diâmetro. O painel de instrumentação é digital (com programação para enduro).
O peso a seco da Aprilia RXV 450 é de apenas 128 kg, mesmo apesar da presença do motor bicilindrico, do escape duplo e da ignição eléctrica. Já o depósito de combustível conta com uma capacidade de 7,8 litros. P.V.P. – 9.350 €uros
Eurico Botas
http://motores.sapo.pt/newsdetails.aspx ... 3379&s=&k=
Aprilia RXV 450 2008
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3186
- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 23 Respostas
- 1782 Exibições
-
Última mensagem por neilon
-
- 17 Respostas
- 5253 Exibições
-
Última mensagem por Cleber T.
-
- 1 Respostas
- 2017 Exibições
-
Última mensagem por Andre Mello
-
- 44 Respostas
- 5588 Exibições
-
Última mensagem por FRED_BH
-
- 10 Respostas
- 1117 Exibições
-
Última mensagem por dermonte