[FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotografia

Espaço destinado aos q queiram mostrar por onde andam, mostrar os amigos, coisas e fatos interessantes...Vídeos animais....
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

[FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotografia

Mensagem por PERUCH »

Salve galera.

Pois é, andei investindo em fotografia.
Comprei uma Nikon D3000, fiz um curso de fotografia...
E to com umas idéias para fazer cobertura de eventos de preferencia OFF ROAD.
hehehehe

Acho que ninguém ainda sabe, mas vendi minha CRF 230. Vendi para o meu mecânico, motinho vai continuar em casa... hehehehe... Minha idéia é comprar uma motinho usada ae na faixa dos 5 Mil só p brincar, pq pretendo investir nos eskemas de fotografia... então vou estar no meio, mas dessa vez ao invés de segurar o guidão, irei segurar a camêra.

Segue as fotos que fiz da última etapa da Copa MTC 2011 em Içara.

Abraços

https://picasaweb.google.com/AndersonPe ... 7MpK-soAE#
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por GELOUS »

Show de bola Peruca! mestre::

Eu sempre estou fotografando os eventos off-road da região, estou com um equipamento bom (Canon T3i), mas não sei tirar fotos, tenho que fazer um curso de fotografia também. Depois manda uma MP a respeito do curso que vc fez, preço, tempo de duração, se vale a pena, etc, só pra eu ter uma noção.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por GELOUS »

Essa fotinha eu achei SHOW! palmas::

Imagem
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Brunø »

PERUCH escreveu:Salve galera.

Pois é, andei investindo em fotografia.
Comprei uma Nikon D3000, fiz um curso de fotografia...
E to com umas idéias para fazer cobertura de eventos de preferencia OFF ROAD.
hehehehe

Acho que ninguém ainda sabe, mas vendi minha CRF 230. Vendi para o meu mecânico, motinho vai continuar em casa... hehehehe... Minha idéia é comprar uma motinho usada ae na faixa dos 5 Mil só p brincar, pq pretendo investir nos eskemas de fotografia... então vou estar no meio, mas dessa vez ao invés de segurar o guidão, irei segurar a camêra.

Segue as fotos que fiz da última etapa da Copa MTC 2011 em Içara.

Abraços

https://picasaweb.google.com/AndersonPe ... 7MpK-soAE#
Se vc quer trabalhar mmso em fotografia ja começou errado, comprou uma Nikon d3000 que não tem motor de foco interno, as lentes vã ser bem mais caras, por ser a DSLR de entrada da nikon ela não é selada e tirando fotos nesses locais com muita poeira, úmidade etc... vai precisar de uma atenção especial na manutenção dela e da lente tbm pois as particulas de poeira entram dentro da lente que também não é selada.
Boa sorte na empreitada legal::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por apalareti »

Brunø escreveu:
PERUCH escreveu:Salve galera.

Pois é, andei investindo em fotografia.
Comprei uma Nikon D3000, fiz um curso de fotografia...
E to com umas idéias para fazer cobertura de eventos de preferencia OFF ROAD.
hehehehe

Acho que ninguém ainda sabe, mas vendi minha CRF 230. Vendi para o meu mecânico, motinho vai continuar em casa... hehehehe... Minha idéia é comprar uma motinho usada ae na faixa dos 5 Mil só p brincar, pq pretendo investir nos eskemas de fotografia... então vou estar no meio, mas dessa vez ao invés de segurar o guidão, irei segurar a camêra.

Segue as fotos que fiz da última etapa da Copa MTC 2011 em Içara.

Abraços

https://picasaweb.google.com/AndersonPe ... 7MpK-soAE#
Se vc quer trabalhar mmso em fotografia ja começou errado, comprou uma Nikon d3000 que não tem motor de foco interno, as lentes vã ser bem mais caras, por ser a DSLR de entrada da nikon ela não é selada e tirando fotos nesses locais com muita poeira, úmidade etc... vai precisar de uma atenção especial na manutenção dela e da lente tbm pois as particulas de poeira entram dentro da lente que também não é selada.
Boa sorte na empreitada legal::

A é?! E a dica, não rola?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por PERUCH »

Sei q não comprei a melhor camera, mas to conseguindo tirar boas fotos com ela.

Mas pra começar, comprei uma mais em conta, até pq nao vou comprar uma Canon 5D Mark II ou uma Nikon D7000 q são maquinas na casa dos R$ 6.000,00 a R$ 8.000,00.. e vai que não curto ou não dê certo o negócio das fotos... aí fico com a máquina só por hobby mesmo.
Agora se o negócio deslanchar, obviamente vou investir mais, e dar um upgrade no equipamento

Se eu tivesse grana sobrando seria mto fácil ir na loja e mandar vir tudo do bom e do melhor, mas infelizmente não é assim.

Abraço
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por GELOUS »

Peruca, a abordagem do Bruno não foi boa, mas ele só quis dizer Maria Joaquina! rsrsrs

Bruno, achei que faltou a dica também. Abre o jogo aí!
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por mgarcia »

Grande Peruch!! tudo Bem?? estou triste por saber que tu ta sem moto, mas feliz pela tua ideia, esse fim de semana passado eu fui a Mata-RS, pra um encontro de trilheiros, deu umas 350 motos, mas o legal do evento foi alem do sorteio de uma crf 230 zero , foi muito bem organizado, alem de tudo(festa no sabado, apresentação de chevette(borrachão),welling e saltos)durante todo o evento tinha uma galera fotografando tudo, com colete de imprensa e mais um monte de queri-queri, imaginei ser de algum jornal ou site, porque batiam foto de tudo , alem dos participantes do publico tambem, bom depois de toda essa descrição chequei no ponto do relato, na hora do almoço , quando terminou a trilha(que eles(fotografos) foram tambem de moto e paravam nos lugaresm mais bonitos) tinha uma mesa com um computador com uma tela de 19 pol, e uma impressora de fotos, fui dar uma olhada, todas as fotos que tinham batido nos dois dias estavam passando no monitor com um cod de identificação no roda-pe, tu só precisava ficar olhando e anotar os codigos que tu queria, cada foto cobravam 10 reais , e de 20 em 20 fotos aparecia a mensagem , essas fotos só estão disponiveis no evento, não tem nem em site nem em outro endereço fisico,pra forçar a compra da foto na hora, eu morri em R$ 60,00, e sai muito feliz. imagina isso pra qualquer evento de competição, tanto pilotos quanto famila compram de recordação, acredito que não tem magica na impressora só tinha que ser rapida e no lado da mesa tinha um nerd com um not book, dando só o comando de impressão e recebendo o cash, achei muito pratico e rapido, outra coisa eles pegavam algumas fotos legais do sabado e já deixavam impressas(acho que umas 20) pra chamar a atenção de quem tava passando, achei muito bom, pensa e ve se derrepente isso pode te proporcionar uma grana boa. qualquer duvida manda uma MP
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por fabio blanco »

Parabens pela fotos Peruch , para mim a qualidade ja parece profissa !!!!!! aplauso:: aplauso::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Gustavo/PR »

Peruchones, só tenho uma coisa pra te falar... "da hora".

Eu tava com ideia parecida, mas não entrei de cabela, fui fotografar apenas uma corrida e quase não vendi nenhuma foto e acabei não indo mais. Lembra né... as fotos eu coloquei nesta página aqui: http://www.rockmedia.com.br/velocross/" onclick="window.open(this.href);return false;

Alias, quando você for desenvolver teu site me da um toque... ; )

Boa sorte peruchones... pensa em investir em equipamento para vendar as fotos NA HORA, porque com sangue quente, no meio dos gastos todos que envolve uma corrida... é muito fácil vender as fotos. Depois que o cara foi pra casa, cansado, alguns réis mais liso, etc.... é difícil ele comprar as fotos. rsrsrs

Vamos nos falando.


*Eu nao sei se o equipamento do gelous é selado, etc etc etc... mas é massa, e filme. Eu to coma rebel bem mais simples.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por PERUCH »

mgarcia escreveu:Grande Peruch!! tudo Bem?? estou triste por saber que tu ta sem moto, mas feliz pela tua ideia, esse fim de semana passado eu fui a Mata-RS, pra um encontro de trilheiros, deu umas 350 motos, mas o legal do evento foi alem do sorteio de uma crf 230 zero , foi muito bem organizado, alem de tudo(festa no sabado, apresentação de chevette(borrachão),welling e saltos)durante todo o evento tinha uma galera fotografando tudo, com colete de imprensa e mais um monte de queri-queri, imaginei ser de algum jornal ou site, porque batiam foto de tudo , alem dos participantes do publico tambem, bom depois de toda essa descrição chequei no ponto do relato, na hora do almoço , quando terminou a trilha(que eles(fotografos) foram tambem de moto e paravam nos lugaresm mais bonitos) tinha uma mesa com um computador com uma tela de 19 pol, e uma impressora de fotos, fui dar uma olhada, todas as fotos que tinham batido nos dois dias estavam passando no monitor com um cod de identificação no roda-pe, tu só precisava ficar olhando e anotar os codigos que tu queria, cada foto cobravam 10 reais , e de 20 em 20 fotos aparecia a mensagem , essas fotos só estão disponiveis no evento, não tem nem em site nem em outro endereço fisico,pra forçar a compra da foto na hora, eu morri em R$ 60,00, e sai muito feliz. imagina isso pra qualquer evento de competição, tanto pilotos quanto famila compram de recordação, acredito que não tem magica na impressora só tinha que ser rapida e no lado da mesa tinha um nerd com um not book, dando só o comando de impressão e recebendo o cash, achei muito pratico e rapido, outra coisa eles pegavam algumas fotos legais do sabado e já deixavam impressas(acho que umas 20) pra chamar a atenção de quem tava passando, achei muito bom, pensa e ve se derrepente isso pode te proporcionar uma grana boa. qualquer duvida manda uma MP
Fala mgarcia.
POis é, sempre gostei de foto e minha cybershot sempre me acompanhava em tudo q é lugar q eu ia... agora resolvi tentar fazer a coisa mais profissional...

Esse lance ae de imprimir foto na hora, tem um pessoal q já faz aqui, eles cobriram toda a COPA MTC.. eu mesmo sempre compro uma foto.. aqui eles cobram R$ 15,00 na foto 25 x 30 cm ai fazem com a borda personalizada do evento e se tu quiser uma moldura com base em madeira e 2 vidros p a foto ficar no meio, é mais 15,00 hehehehe

Só p ter uma idéia, na etapa q organizamos, tinha 120 pilotos... e eles venderam 110 fotos.. põe 110 x 15,00.... da uma graninha.

To olhando umas impressoras térmicas, q é melhor pois aimpressão é mais rápida e o custo por impressão é menor...

Mas a minha idéia é essa mesmo... tirar as fotos, e no final ja mostrar num monitor... pro piloto escolher a foto dele e comprar... além de fazer em outros eventos.

Abração!
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Brunø »

PERUCH escreveu:Sei q não comprei a melhor camera, mas to conseguindo tirar boas fotos com ela.

Mas pra começar, comprei uma mais em conta, até pq nao vou comprar uma Canon 5D Mark II ou uma Nikon D7000 q são maquinas na casa dos R$ 6.000,00 a R$ 8.000,00.. e vai que não curto ou não dê certo o negócio das fotos... aí fico com a máquina só por hobby mesmo.
Agora se o negócio deslanchar, obviamente vou investir mais, e dar um upgrade no equipamento

Se eu tivesse grana sobrando seria mto fácil ir na loja e mandar vir tudo do bom e do melhor, mas infelizmente não é assim.

Abraço
Acho que me expressei mal, nessa hora vim no fórum dar um tempo dos pepinos doeu::

Não acho que precise compras uma 5d MKII nem uma D7000 que são Full frame, que nesse caso até não vale a pena pois vc vai perder o fator de corte dos sensores cropados, por exemplo na sua câmera se vc usar uma lente 100mm ela vai ser na realidade uma 160mm no caso de um full frame ela será os 100mm, ou seja vc vai perder "zoom" mas ganha em grande angular nas FF.
Quando eu falei que comprou errado é porque a d 3000 ja tem 2 novas versões na frente dela mas principalmente por ela não ter o motor do AUTOFOCO no côrpo da câmera ( grande falhas das nikons, agora ja estão vindo com motor de foco no corpo da câmera) fazendo com que as lentes sejam muito mais caras caso vc queria comprar outra. A questão de ser selada é em relação a durabilidade do teu equipamento.
Não intendo muito de nikon, mas o equipamento que eu indicaria pra ti é uma Canon 7D ( tem compro de magnésio aguenta porrada, é selada contra poeira e água) com uma lente do kit msmo a 18-135 com para-sol (pra esse tipo de foto não precisa de algo melhor) ou se pudesse comprar um lente selada série L da canon uma 17-40 F4 L USM ou a 24-70 f2.8L USM e um flash 430 EXII pronto não precisa de nada melhor que isso!

Mantendo seu equipamento atual só recomendo colocar um filtro UV pra ajudar a proteger o elemento frotal da lente, um parasol caso não tenha e um flash externo ETTL ( faz a leitura atravez da lente e ajusta o flash automaticamente) no caso da nikon o similar ao da canon 430 EX ( que é o melhor custo beneficio) é o SB 600.

Qualquer coisa é só pedir legal::

Abraço
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por PERUCH »

Pois é Bruno..
Meu professor do curso é fotógrafo, ele é fã incondicional das CANON, até concordo, as NIKON abaixo da D 7000 dão muito ruído na foto qdo aumenta-se o ISO... a minha mesmo, esses dias fiz as fotos de um aniversario de 15 anos... meu Deus... haja Lightroom p tentar ajeitar.. aehauehae

Qdo fui la pegar minha lente q chegou hj, agora meio dia, peguei uma Canon 7D na mão... q corpo robusto cara, dá impressão q vc pode jogar ela no chão, e ainda pular em cima q ela nem arranha, fiquei de cara com a máquina... ela tava com uma lente 50inha fixa com abertura de 1.8 putz q show.. hehehehe...

Minha noiva tb gosta de foto, e tem jeito p a coisa, expliquei p ela em um dia como se mexe na exposição, iso e tal... e num Enduro q eu fui correr ela ficou tirando fotos, qdo vi as fotos fiquei de cara.. aheuaheae... Qdo peguei a maquina tava no maldito VERDINHO (modo automático) ai eu assim: Amor, batesse as fotos no automático?
Ai ela: Não, fiz como tu falou, quem mexeu ai foi o Nei q tinha pego a makina p ver.

P fazer o eu to pensando, até uma pena investir em equipamento caro, vai q cai numa poça de lama uma maquina mais cara... por enquanto vou ficar com a D3000 mesmo...
Aí qdo começar a rolar uns ensaios, book e casamento, vou partir para as mais TOP mesmo.. pq ai vai estar entrando grana né...

Ah, comprei um Flash Xing Ling mesmo... um YB 560 q equivale acho ao SB 600...

Vou usar ele como remoto, em algum ponto de trilha q precise de mais iluminação, ai coloca perto e qdo o piloto passar o flash pega nele...

Filtro foi a primeira coisa q comprei.. pedi a lente e enquanto ela vinha eu comprei Filtro UV, Parassol e akeles kit de limpeza.

Hj qdo peguei a Sigma 70-300mm tb ja comprei um filtro UV e ja coloquei... parassol já veio junto no kit

Abraço
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Brunø »

PERUCH escreveu:Pois é Bruno..
Meu professor do curso é fotógrafo, ele é fã incondicional das CANON, até concordo, as NIKON abaixo da D 7000 dão muito ruído na foto qdo aumenta-se o ISO... a minha mesmo, esses dias fiz as fotos de um aniversario de 15 anos... meu Deus... haja Lightroom p tentar ajeitar.. aehauehae

Qdo fui la pegar minha lente q chegou hj, agora meio dia, peguei uma Canon 7D na mão... q corpo robusto cara, dá impressão q vc pode jogar ela no chão, e ainda pular em cima q ela nem arranha, fiquei de cara com a máquina... ela tava com uma lente 50inha fixa com abertura de 1.8 putz q show.. hehehehe...

Minha noiva tb gosta de foto, e tem jeito p a coisa, expliquei p ela em um dia como se mexe na exposição, iso e tal... e num Enduro q eu fui correr ela ficou tirando fotos, qdo vi as fotos fiquei de cara.. aheuaheae... Qdo peguei a maquina tava no maldito VERDINHO (modo automático) ai eu assim: Amor, batesse as fotos no automático?
Ai ela: Não, fiz como tu falou, quem mexeu ai foi o Nei q tinha pego a makina p ver.

P fazer o eu to pensando, até uma pena investir em equipamento caro, vai q cai numa poça de lama uma maquina mais cara... por enquanto vou ficar com a D3000 mesmo...
Aí qdo começar a rolar uns ensaios, book e casamento, vou partir para as mais TOP mesmo.. pq ai vai estar entrando grana né...

Ah, comprei um Flash Xing Ling mesmo... um YB 560 q equivale acho ao SB 600...

Vou usar ele como remoto, em algum ponto de trilha q precise de mais iluminação, ai coloca perto e qdo o piloto passar o flash pega nele...

Filtro foi a primeira coisa q comprei.. pedi a lente e enquanto ela vinha eu comprei Filtro UV, Parassol e akeles kit de limpeza.

Hj qdo peguei a Sigma 70-300mm tb ja comprei um filtro UV e ja coloquei... parassol já veio junto no kit

Abraço
A questã do rúido da pra corrigir um pouco no LR se fotografado em RAW, eu tenho essa 50tinha 1.8 é um lente muito legal gorfei:: . A 7D se cai numa poça de lama é só limpara e continuar fotografando hehe ela é feita pra isso.

Quanto a fotografar no automatico sãem fotos bem boas, se for usar o modo automatico coloca no modo sports que tenta usar sempre uma velocidade mais alta, mas ta no caminho.

Abraço
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por jjacob »

Não tinha mulher no evento?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por jjacob »

Que cancer é esse?

Imagem
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por PERUCH »

jjacob escreveu:Não tinha mulher no evento?

Olha no meu otro tópico la as fotos do ENDURELA..
aheuauae

Nos enduros, tá indo cada vez menos muié... antes os cara iam corre, levavam as esposas, irmãs, amigas... nossa, coisa linda de se ver...



Aquele CANCER da outra foto é uma CG 125.. aheuaehuaehue
Me afino com esses loko de CG, vem agitando de longe... aheuahae
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Rafael Corretor »

Peruquera manda ve aquele lance tipo marca d'agua nas tuas fotos para que ninguém utilize sem os teus créditos.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por Marcus DT »

Peruch, as fotos ficam bem legais. Também curto bastante fotografar, principalmente em autódromos (track days). Na trilha mesmo eu nunca fotografei pq sempre vou pra andar e não sobra tempo, mas deve ser irado também. Próxima vez que for pra pista de MX vou levar minha D90!!

Sobre a tua câmera, para começar está show de bola, arruma uma boa tele (a 55-200 VR está em promoção por $150 dolares) e manda ver. Não sendo lugar com pouca luz dá pra fazer boas fotos com ela!! Sobre a durabilidade, uma D3000 aguenta muuuuuuuitos clicks, é só tomar cuidado com poeira e água que tá de boa. Saí de uma D40 para uma D90 recentemente, não pretendo trocar minha Nikon pelas Canon tão cedo. Aliás, pega uma Nikon D40 na mão e uma Canon XSi, a Canon parece uma kodak descartável, ahaha.

A lente: http://www.amazon.com/Nikon-55-200mm-VR ... 609&sr=8-1" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs,
Marcus DT
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [FOTOS] COPA MTC 2011 - ULTIMA ETAPA - By Peruch Fotogra

Mensagem por PERUCH »

Fala Marcus.
Cara, semana passada chegou minha nova lente. uma Sigma 70-300mm
Ontem mesmo fui dar um role com a patroa numas praias q tem aki por perto (Cardoso, Galheta, Ipoã, Tereza, Gravatá e ponta da barra, depois peguei a bals e sai em Laguna, passei pelo Mar Grosso e segui para Praia do Gi e acabei na Pedra do Frade.. UFA!!

Fiz umas fotos mto massa..

A lente é show!! Claro q ela é meio escura devido a pouca abertura 4,5 - 5,6 mas como vou fotografar enduro e tal, tá show

As fotos tão no meu face, se alguem quiser adicionar só procura la Anderson Peruch e me adiciona.

Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem