Dicas para treeiros (Trilheiros)

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por luciano »

"Pilote sempre em pé na moto: Isso vale para as trilhas de final de semana, provas de Enduro FIM, Cross Country e provas curtas. Nas provas de rali, a posição de pilotagem é outra.
Pilotando em pé, você sentirá menos as "imperfeições" do terreno. A posição ideal é: Joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Com a moto parada, sua posição deixa você em pé, equilibrado. Você nunca deve se apoiar no guidão, ou seja, jogando ou segurando seu peso. Você sempre deve estar apoiado nas suas pernas, não nos braços.

Mantenha o centro de gravidade: Mas o que significa isso? Simples, alguém já deve ter dito a você: "Quando estiver numa subida, encoste a barriga no tanque. Quando estiver descendo, vá para trás do banco..."Bom, é quase isso. Simplificando, manter seu centro de gravidade é manter seu corpo sempre em pé (ereto). Se estiver numa subida, apenas a moto deve se inclinar com o barranco. Seu corpo deve continuar "no prumo". Ou seja, o tanque vem até você, não é você que vai até ele. Pode ser que ele nem chegue, ou que ele queira passar da sua barriga, tudo depende da inclinação da subida.
O importante é manter o corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se está no plano. O mesmo vale para as descidas. Quando se está descendo, apenas a moto deve inclinar-se para baixo. Claro que, numa descida, você não vai conseguir ficar em pé, senão terá de largar do guidão. Mas suas pernas e cintura deverão permanecer o mais ereto possível, inclinando apenas o tronco. Isso fará com que o seu peso seja deslocado para trás e você continue em equilíbrio.

Deixe os indicadores sobre os manetes: No começo, vai ser uma droga. Seus dedos vão doer, vai parecer que você não consegue segurar o guidão com firmeza, etc. Isso passa. Quantas vezes você não escorregou por ter travado o freio dianteiro? Pode ter certeza que foi porque você tomou um susto e "alicatou" o freio. Quantas vezes você não deixou a moto morrer, porque não apertou a embreagem a tempo? Se você estiver com os dedos já posicionados, as reações são muito mais rápidas e precisas. Você não vai mais "alicatar" o freio, pois o seu dedo já vai estar na posição certa quando você precisar dele. O mesmo vale para a embreagem.

Curvas abertas: Não importa se o terreno está liso ou não, o método é o mesmo. Mantenha-se em pé, não sente. Ainda em linha reta, comece a desaceleração, vindo pela parte de fora da curva. Antes de iniciar a curva, trave seu freio traseiro, fazendo com que a moto derrape para se alinhar à parte de dentro da curva, apontando para a saída dela. Assim que ela estiver se alinhando, faça pressão na pedaleira do lado de fora da curva e retome a aceleração.
Isto vai fazer com que você termine de derrapar enquanto aumenta a velocidade e, ao mesmo tempo, mantém seu corpo e a moto equilibrados, por causa da pressão na pedaleira. A melhor maneira de treinar este tipo de curva é fazê-las num terreno liso, forçando a derrapagem, até que você sinta confiança de que não vai sair voando curva afora.

Curvas fechadas: Existem muitos modos de se fazer uma curva fechada. Vamos explicar dois deles. Ambos têm seus prós e contras:

1: Imagine um ponto no meio da curva. Trace uma reta que vai de onde você está até este ponto e outra que vai do ponto para a saída da curva. É assim que você vai fazê-la. Como? Simples: Não reduza a velocidade; freie pouco antes do ponto determinado, travando a roda traseira e derrapando a moto de forma que ela se alinhe à outra reta. Pronto, a curva está feita. Enquanto você derrapa, reduza a marcha para já sair forte da curva. A desvantagem desta curva é que você sai um pouco mais lento, mas em compensação, você freou depois do seu adversário e não precisou fazer uma "tomada" de curva, só precisou de um ponto.

2: Você irá reduzir um pouco antes da curva e, ao entrar nela, deslocar seu centro de gravidade para frente (sentando quase em cima do tanque), jogar a perna que estiver do lado de dentro da curva para frente, em direção à roda dianteira (não é para pôr o pé no chão, é para aumentar o peso na roda da frente) e calçar o máximo que puder o outro pé na pedaleira. Isso fará com que você aumente o peso na roda dianteira evitando que ela escorregue e manterá seu equilíbrio quando a roda traseira derrapar.
Num ponto da curva (você vai ter que descobrir o seu ponto) você começa a acelerar forte. A moto deve escorregar um pouco. Quando alinhar a moto na reta, você já deve estar voltando para a posição em pé, jogando seu peso na roda de trás para dar mais tração à roda traseira. A vantagem é de você sair forte da curva. Com prática, você deve conseguir fazer mais rápido do que a outra, mas você precisa de espaço para isso. Se estiver no corpo-a-corpo e seu adversário souber fazer a outra curva, é provável que você fique para trás.

Frenagem: Todo mundo sabe acelerar, mas poucos sabem frear. Para quem não sabe, o principal responsável por parar a moto é o freio dianteiro, não o traseiro. Em linha reta e em alta velocidade, a melhor maneira de diminuir a velocidade rapidamente é se mantendo em pé na moto, com o corpo inclinado para trás. O uso do freio dianteiro deve ser progressivo, ou seja, você deve começar a pressioná-lo levemente e ir apertando aos poucos. Nunca fique dando "trancos" no freio, não ajuda em nada. O freio traseiro deve ser usado levemente, para ajudar na desaceleração. Numa entrada de curva, o freio traseiro será travado para provocar uma derrapagem.

Pilotando no barro: Escolha o caminho mais seguro para evitar uma possível queda. Deixe a moto numa marcha reduzida, mas mantenha o giro do motor bem alto, para que o pneu mantenha-se limpo e não fique preso nas canaletas. Não confunda giro alto com velocidade. A velocidade será baixa, só o giro do motor que ficará alto.
Pilotando na areia: Para não correr o risco de atolar, você deverá manter a roda dianteira bem leve. Para isso, mantenha-se sempre em pé na moto, com o corpo levemente inclinado para trás. Isto fará com que você alivie o peso na roda dianteira e aumente na roda traseira, o que dará mais tração. Aqui você também utilizará uma marcha reduzida, mas não tanto quanto no barro.

Pilotando em piso duro: Este tipo de terreno parece tão liso quanto o barro, parece que seu pneu traseiro está furado. Para andar bem aqui, você deve utilizar uma marcha mais alta, deixando o motor trabalhar com um giro mais baixo, evitando que a roda traseira perca tração. Aceleradas bruscas e altos giros farão com que você derrape facilmente.
Pilotando nas pedras: Mantenha-se em pé na moto, com o corpo levemente inclinado para a frente, aumentando o peso na roda dianteira, para evitar que ela "saia da mão". Num terreno muito acidentado, utilize uma marcha reduzida, para poder conseguir obter uma resposta rápida da moto, caso precise superar algum obstáculo. "

Retirado do Infozaca - Trail Clube Parceiros da Lama
Luciano_rn
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 05 Setembro 2007 à24 17:40

Mensagem por Luciano_rn »

Opa...gostei das dicas....abraços.
Diegão
Membro
Mensagens: 238
Registrado em: 27 Junho 2006 à51 01:17

Mensagem por Diegão »

luciano, mto boa as dicas ... soh me falta uma moto pra executar elas .... hahahaha
DOCA
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 06 Janeiro 2007 à01 19:49

Mensagem por DOCA »

muito bom esse texto.....
Minho
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Janeiro 2010 à57 12:02

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por Minho »

joia::: valeu as dicas aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::
thiagocoelho
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Março 2012 à16 09:34

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por thiagocoelho »

joia:::
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por Felipe_RS »

Mais um coveiro em busca das 50 mensagens... lacou::
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por mgarcia »

Felipe_RS escreveu:Mais um coveiro em busca das 50 mensagens... lacou::
Putz coveiro é Phoda , mas o texto é muito legal!!! joia::: joia::: legal:: legal::
renanrox
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Outubro 2012 à41 22:30

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por renanrox »

Muito bom!
Jukgrv
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Maio 2014 à45 14:42

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por Jukgrv »

Muito boas as dicas, pra quem nunca andou e esta iniciando, é uma ajuda e tanto, e pra quem ta andando, algumas coisas podem ser diferentes do que é feito, então o que acrescenta conhecimento é bom, abraço
paulobo
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Julho 2014 à31 09:46

Re: Dicas para treeiros (Trilheiros)

Mensagem por paulobo »

opa... baooo, já me ajuda mto!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem