TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por zambapower »

Após presenciar muitos pilotos de mx começarem no esporte e por falta de informação ou orientação adequada acabam desistindo do motocross, resolvemos divulgar algumas dicas básicas de mx.

Muitas das dicas abaixo já foram divulgadas, outras nem tanto. A idéia não é ser o primeiro, mas sim, ajudar aqueles que estão iniciando no motocross, um dos esportes de maior beleza estética (se duvida basta comparar uma foto de mx com uma foto de futebol) e de emoção que existe.
Qual moto comprar? Nos Estados Unidos existe uma escala de evolução com as motos. A medida que se vai evoluindo na técnica, o mesmo acontece com as motos. 60, 80, 125 2t (School Boys), 250f, 450 (alguns ainda preferem 250 2t). Reparem que os meninos da 80cc não vão direto para 250 4 tempos, ele passam a categoria 125 2t que é a "moto escola" do mx, onde se aprende realmente a andar. Lá definiram a School Boys para 125cc. Também existe vários campeonatos com 125 iniciante, 125 intermediária e 125 Pró, para os adultos e veteranos.
No Brasil, muitos não tiveram a oportunidade de começar no esporte cedo, mas devido a "onda" 4t, os iniciantes estao comprando 250f e até mesmo 450, a última moto na escala de evolução do mx.
Pode até ser vantagem no começo adquirir a 250f, mas sua evolução vai ficar restrita as facilidades da tocada de uma 4 tempos e só. Além disto, 4t exige um mecânico competente, que também verifica o desgaste das peças no período correto e uma tocada mais refinada do piloto. Se ficar estourando o giro e pendurando demais na embreagem os prejuízos serão certos. Outro detalhe: ligar uma 4t no tranco, nem pensar!
Com persistência a bordo de uma 125, o piloto iniciante realmente vai aprender a andar no mx e quando passar a 250f, utilizará melhor o que a moto pode oferecer.
Não podemos esquecer do seguinte: moto ajuda, mas o que manda é o piloto. Em várias corridas, temos a oportunidade de ver pilotos de 125 e 250 2t, ficando a frente das 4t na linha de chegada.
Por falar em 250 2t, é a melhor moto custo/benefício na relação manutenção/potência. É uma excelente moto, mas exige preparo físico e técnica.

Comprei a moto.
O que fazer?

1- Verificar o posicionamento dos seguintes itens: guidão (o ideal é um pouco a frente) manetes (devem ficar um pouco abaixo do guidão) pedal de freio (um pouco acima da pedaleira) pedal de marcha (no mesmo nível ou um pouco acima da pedaleira) altura dos garfos na mesa (mais acima melhora em curvas de baixa e piora em alta velocidade, mais baixo piora nas curvas de baixa e melhora em alta velocidade)

2- Acertar suspensões, carburação. Esta parte necessita de um bom mecânico. Montador e lavador de moto tem muitos, mas preparadores são poucos. Exige também um feeling do piloto. Ele deve saber passar para o mecânico o que está acontecendo com a moto. Mas isto vem com o tempo. Vai ajudar procurar entender o funcionamento das suspensões e da carburação pra começar.

3- Relação Verifique qual o número da relação na moto (número de dentes do peão e coroa). Ela pode estar muito reduzida ou muito longa.

Qual combustível usar?
Os mais usados são Pódium, Comum com Pódium, Comum e até de aviação. Seja qual for utilizar, a regulagem na carburação vai ser alterada para cada tipo de combustível.

Onde regulo as suspensões?
Suspensão traseira: o parafuso de compressão e a porca para compressão em alta velocidade, ficam na parte de superior do amortecedor traseiro e o parafuso do retorno na inferior.
Suspensao dianteira: se for Showa, a compressão é em cima e o retorno é em baixo, se for Kayaba o contrário. Em cima também fica o parafuso para retirada do ar, mas deve ser feito com a moto sobre um cavalete.

Como regulo as suspensões?
Esta regulagem varia de acordo com o peso e nível de pilotagem dos pilotos.
Nos parafusos de compressão e retorno feche todos os cliques e vá contando até abrir todos os cliques. Feche tudo de novo e coloque na metade de cada regulagem. Esta é a regulagem padrão e está longe da ideal. É a partir daí, que andando na pista, você vai realizar o ajuste fino das suspensões. Quanto mais fechar os cliques de compressão, mais dura ficará a suspensão e quanto mais abrir, mais macia. Nos cliques de retorno, quanto mais fechar, mais lento ficará o retorno e quanto mais abrir, mais rápido.
Iniciantes tendem a deixar a compressão muito macia e o retorno muito lento. Como não conseguem "emendar" alguns obstáculos, a suspensão nesta regulagem fica mais suave para cair antes da recepção, mas em curvas e em velocidade ficará péssimo.

OBS: Dica do Zambapower do forum : verifique no site da racetech o peso do piloto ideal para as molas originais de sua moto e caso nescessario coloque as molas ideiais para seu peso experiencia propria melhora mais que preparar a suspa com valvulas sem as molas corretas pro seu peso , sem contar que o SAG fica prejudicado ou o trabalho da suspa todo errado !

Lembrem- se: mx foi feito para cair nas recepções dos obstáculos e não antes. A regulagem mais adequada é uma compressão mais dura, pois a medida que o nível do piloto aumenta, a tendência é zerar qualquer tipo de pista e caindo nas recepções, não há necessidade de suspensões macias. Com relação ao retorno, este não pode ser muito lento e nem muito rápido.
Tem que ter paciência para achar o ponto ideal.
Também se deve regular o *SAG de acordo com o seu peso e deverá fazê-lo vestindo todo seu equipamento. Neste item o seu mecânico poderá ajudá-lo. Um excelente preparador de suspensões que sempre indico é Orfeu Trajano da Aftershocks. *SAG (diferença da altura da suspensão traseira toda esticada com altura da suspensão traseira com o piloto sobre a moto).
No caso do parafuso de compressao de alta velocidade, abra o parafuso até o fim e feche variando uma volta e meia a duas voltas e meia. Este também vai ser de acordo com o piloto.
Se for moto zero, lubrifique os links da balança, caixa de direção, troque o óleo de caixa e faça um reaperto geral.

Quais equipamentos devo comprar?
Parece uma pergunta óbvia mas não é. Além de capacete, óculos, colete, calça, camisa, cinta, luvas, botas, queria destacar o seguinte: NÃO EXISTE FAZER MX DE JOELHEIRA! Tem que ser brace E DE QUALIDADE! Se economizar neste item, com certeza irá ter problemas sérios de joelho no primeiro tombo que exigir um brace de qualidade. Outro equipamento que não deve ser desconsiderado é uma bota, entra no mesmo caso do brace: TEM QUE SER DE QUALIDADE! Qualidade não quer dizer mais caro. Na dúvida entre em contato conosco.

Quais equipamentos devo comprar para a moto?
No começo só um equipamento é essencial: um bom guidão. Não caia na "onda" de comprar cano, ponteira, etc. Ande com a moto original e a medida que for sentindo necessidade de um "upgrade" faça no devido tempo.

Cheguei na pista o que fazer?
Antes de colocar o equipamento, alongue todos os músculos do corpo, não só a moto dever ser aquecida mas o corpo também. Após o alongamento, dê uma "namorada" na moto. Confira tudo, água radiador, folgas em rolamentos, raios. Confira se não esta faltando nada ou fora do lugar. Após o aquecimento da moto, quando for entrar na pista, ande umas duas voltas devagar, para reconhecimento e aquecimento do corpo.

Como me preparar fisicamente?
O mx é um esporte ímpar, aliás, não é só um esporte, é um estilo de vida. Não basta treinar somente a técnica com a moto. É preciso melhorar os hábitos alimentares, evitar ou diminuir bebidas alcoólicas, dormir bem. Além disto, a preparação fisica também é específica. Motocross exige resistência física e ao mesmo tempo força muscular para suportar os impactos constantes.
Sendo assim, somente ficar "bombado" não vai resolver e cuidar só da parte aeróbica também não. O treinamento deverá englobar ambos.

Meus braços estão "travando" o que fazer?
Existe uma cirurgia para acabar com travamento de braços, mas esta é um medida para poucos. A maior parte dos pilotos tem os braços travados por posicionamento incorreto na moto, ou seja, estão "pendurados" na moto. Nada mais errado do que expressão "tem que ter braço para fazer mx". O motocross exige pernas, os braços devem ficar soltos, sem fazer força com as mãos no guidão.
Por isto acontece os travamentos. Alivie as mãos do guidão no ar durantes os saltos e seu problema de travamento vai acabar.

Compensa fazer um curso de pilotagem?
Com certeza. Motocross é física. Entenda alguns fundamentos da física e entenderá como o posicionamento é importante. A moto possui um centro de gravidade. O piloto deve ficar sobre o centro de gravidade da moto. Por isto nas curvas se deve fazer força na pedaleira de fora da curva e a perna interna servirá como um pêndulo. A distribuição de peso também é fundamental. Quando se está acelerando o piloto deverá se posicionar para a frente e durante as frenagens para trás.

Freios-
Quem pára a moto é o freio dianteiro!
Outra dica: quando estiver freiando não se deve apertar a embreagem. Deve se utilizar "o motor" para diminuir a velocidade. Se apertar a embreagem a moto ficará solta e sem controle.
No mx, exceto em alguns casos, se não estiver acelerando vai estar freiando. A moto não deverá ficar solta. Se passar em trecho de baixa velocidade volte o acelerador, mas sem cortar totalmente a aceleração. Também não se deve "travar" a roda traseira, exceto em curvas com escoras altas, estilo SX.

Curvas
O piloto só senta pouco antes de fazer a curva e logo após a curva, volta a posição do centro de gravidade com as pernas flexionadas. Exceto quando for pegar tração ou emendar obstáculos próximos as curvas. Neste caso, sentar ajudará. O desafio de pilotar bem é diminuir a lacuna entre as frenagens das curvas e retomada da aceleração. Quando menor a lacuna, mais rápido o piloto será.

Saltos
Mantenha a aceleração constante na aproximação do salto. Olhe sempre para frente. A medida que for subindo no obstáculo, o posicionamento do corpo irá a frente. No ar, o corpo vai se deslocar para trás e quando estiver aterrissando volta para a frente, acelerando novamente ao tocar no solo. Se no ar a moto subir muito a frente, pise no freio para descê-la e se estiver muito baixa, acelere que a frente subirá.
Há várias outras dicas e existem muitos cursos disponíveis. Indicamos o do Geraldo Starling www.gstarling.com.br, pois explica tudo acima mais detalhadamente e muito mais.

Como devo me comportar em dias de corrida?
Antes de encarar uma corrida, certifique- se que conseguiu um mínimo de dominio sobre a moto ou então poderá se machucar e também machucar outros pilotos.
O Box é um local de confraternização, descanso e concentração. Muitos pilotos passam "a mil" nos boxes, fazendo barulho e jogando poeira em todos.
Estes mesmos "pilotos de box", na pista, são os mais lentos. Alguns pais também começam ensinando os filhos errado. Colocam os meninos de 50 ou 60 para treinar nos boxes.
Durante a corrida, respeite os adversários, faça ultrapassagens limpas e seja consciente, na dúvida se um piloto bem a sua frente irá "emendar o salto" tire a mão. Muitos acidentes acontecem com pilotos caindo em cima de outros pilotos.
Piloto "Kamikase" é muito diferente de piloto agressivo.

Qual categoria devo correr?
Procure provas que separa a categoria Estreante da Intermediária. Provas onde só existem Intermediária ou Amador, o iniciante no motocross não tem a menor chance. A medida que for evoluindo a tocada, suba de categoria, não fique "pegando vaquinha" como muitos pilotos fazem.
Além de desestimular os iniciantes, o piloto "pegador de vaquinha" está se iludindo, correndo só com pilotos de menor nível, o nível dele também seja prejudicado.

Que manutenções devo fazer?
Nunca ande com a moto suja, logo após uma corrida ou treino lave a moto e o filtro de ar (com sabão em pó mesmo) e coloque óleo de filtro retirando o excesso.
Dê um reaperto geral na moto. Se for 4t, a cada 4 horas troque o óleo do motor e a cada 8, o filtro de óleo. Crie uma planilha e anote a data/tempo de uso da moto. Assim fará as manutenções no período especificado pelo manual.

Fonte:Yuri Gonzalez Salomão
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Show de bola Zamba

ótimo tópico..

Poderiam fixar no DICAS
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Motocross é pra vida toda!
Nunca arrisque.
Como em tudo na vida a evolução vem com repetição e dedicação.
Ouça os outros, mas confie desconfiando.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Moderadores, fixem isso por favor!

Muito bom mesmo! =D>
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Dicas nunca são demais.
Aliás, tem texto que já li umas 20 vezes, e lerei novamente.

Valeu.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Muito legal, mas sinto um certo preconceito com as 4 tempos , será que é impresão minha ...
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Pessoal nao sou de postar muito mas procuro postar coisas valiosas , nao e preconceito contra 4 tempos não , sou muito amigo de um assinante de 20 anos de motocross action e piloto que anda comigo e depois de pilotar tantas motos ele ta andando de 125 denovo depois mesmo de andar de 4 tempos e fala que a coisa e uma escola mesmo e que todo mundo devia andar numa antes de uma 4 tempos pois evolue bastante !
Os americanos sabem o que fazem e a escola deles e nelas !
Nao e nada de preconceito não !
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

- Motos 2 Tempos.
Volte seis anos atrás: Jeremy McGrath ainda era o rei do supercross, Stephane Roncada, Shae Bentley brigavam pelos títulos regionais de 125 SX e as 4 tempos eram motos pesadas que nunca ganhariam corridas.

Como os tempos mudaram, mas foi para melhor? Ainda não sei a resposta porque amo andar de 2 tempos.Num esporte onde as 4T estão por cima, Yamaha mostra o compromisso com toda sua linha de motocross.

Tivemos dificuldade para parar antes das curvas usando a tocada de 4T. Uma vez que acostumamos com a ausência de freio motor, o divertimento começou. Ambas as motos são incrivelmente leves e passar por dentro das cavas era demais. Você tem que ser agressivo nas 2T, principalmente na 125, se quiser ir rápido.

Senti a diversão na pilotagem novamente. Entortar nos saltos ficou mais fácil, mudar as linhas também. Eu tinha total controle da moto por causa da sua leveza. Cara, fazia muito tempo que não andava de 2T, tive dificuldade no começo para me adaptar, mas depois foi pura diversão. A 125 é um foguete, fiquei surpreendido como ela é rápida. Sei que enfrentar as 4T numa corrida é difícil, mas em termos de diversão, não há como se comparar as 2T.

Elas são mais leves, sobem o giro mais rápido e você não tem que ser cientista de foguetes para dar manutenção.

Definitivamente sinto falta destas motos. Não sei até quando as 2T vão durar, como a mania 4T está no auge, o óleo misturado na gasolina está se transformando em coisa do passado. Pena, porque são motos incríveis.

"Depoimento que li de um piloto nao e meu , foi escrito por alguem que nao lembro "
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Zenha escreveu:Muito legal, mas sinto um certo preconceito com as 4 tempos , será que é impresão minha ...
Pelo contrário, ao meu ver o cara enfatisou que as 4t são mais indicadas pros pilotos com uma certa experiência
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

joaogabriel escreveu:
Zenha escreveu:Muito legal, mas sinto um certo preconceito com as 4 tempos , será que é impresão minha ...
Pelo contrário, ao meu ver o cara enfatisou que as 4t são mais indicadas pros pilotos com uma certa experiência
OK , ok , eu tenho ate curiosidade de andar nesta moto , deve ser um tesão .

Imagem

Já pensou um pouco mais de força que uma 125 , deve ser no ponto para piotinhos medios como eu , sei lá deve ser, se me der uma loucura importo uma destas para ver qual é, apesar que 2 tempos sei lá viu..
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

nossa esse topico vale ouro gostei d mais!!! e a ktmzinha 125 nao deve ser nada mal... mais uma yz dessas novas 125 tbm nao eh nada mal em...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Óia.
É opinião dum besta!
Se procurar tópico antigo meu por ai vai ver que mesmo antes de ter comprado uma 4t 250 (que é um T) já falava que é tão braba e anda tanto quanto ou mais que uma 2T 250 (que é outro T).

Mudando.
Quem gosta de 125cc 2t e vai pra 250 4t xona e num volta mais. E vira psicopata por conta da mania das 125 de cabo enrolado calçado na embreagem. Mas a embreagem fica moida. Embreagem de 4t é muito exigida.

125 é uma moto extremamente dificil de pilotar, é motor no talo o tempo todo, se esvaziar num enche a tempo do próximo obstáculo, tem de estar acionando tudo junto ao mesmo tempo (acelerador/embreagem/freio) e o pião num para quieto em cima dela. DIFICIL PACAS!!!!!!
Então!!!
Então!!!!!!!
QUEM PILOTA 125CC pilota "qualquer coisa", menos 450 4t.

"Eu" num sei andar de 125. Já tentei.

Vou dar exemplo do Robert que é um puts piloto. Ele apanha da 125 e tem uma.

Outra! NUM TEM NENHUMA MOTO PRAS 450! pode ser a cilindrada que for da 2t. Num anda junto nunca. NEM O BUBBA ANDOU e ainda afirmou isso, num to inventando!!!!!!

Adoro a 250, seja 2T ou 4T. Acabei de sair duma pra outra e a tocada de aceleração, leveza e tal é muito semelhante.
A forma de como o torque passa pra roda e transmite pro chão e pro conjunto iguala as danadas.

Cuidado com artigos antigos de quando as 250 não apresentavam pesos semelhantes.

Eu apanhava pra andar junto com as 4T e hoje as 2T que andavam junto comigo (to no 3º treino de 4T) num me pegam mais.
A diferença é saída de curva. A 2t patina a 4 não. A 2t é uma linha a 4 outra. 4T faz curva igual 125, quadrada.
4T é mais rápida. Mas cansa mais.


Tenham cuidado na comparação dos EXTREME ENDUROS! Ali é Halteromotismo profissional. Motos de trial andam junto com BMW boxers.

Outro detalhe é a manutenção. Nas 4T é tudo muito mais. Muito muitão alias!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Perfeito o tópico zamba...valeu!!!

:wink: =D> =D>
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

=D> Quem me dera ter "braço" e "coragem" pra andar no MX...
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Valentin escreveu:=D> Quem me dera ter "braço" e "coragem" pra andar no MX...
~
Meus braços estão "travando" o que fazer?
Existe uma cirurgia para acabar com travamento de braços, mas esta é um medida para poucos. A maior parte dos pilotos tem os braços travados por posicionamento incorreto na moto, ou seja, estão "pendurados" na moto. Nada mais errado do que expressão "tem que ter braço para fazer mx". O motocross exige pernas, os braços devem ficar soltos, sem fazer força com as mãos no guidão.
Por isto acontece os travamentos. Alivie as mãos do guidão no ar durantes os saltos e seu problema de travamento vai acabar.
não sei se foi isso oque você disse; se foi, esta ai a respota rsrsrs
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

MUITO BOM O TOPICO!!!!!!!

Eu realmente tenho interesse em uma 2T
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

=D> =D>
Valeu Zamba por compartilhar destas informações... pra quem está começando NUNCA eh denais ler, e escutar essas coisas, pq quando achamos que jah sabemos, subimos na magrela e a coisa eh tão rápida que fica dificil de colocar conhecimentos em prática... e conhecimento sem a prática NAO VALE MUITA COISA neste esporte... ou na vida em modo geral!!! neh?!?!?

vlw!! show de tópico!!!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

ale primo escreveu:Óia.
É opinião dum besta!
Se procurar tópico antigo meu por ai vai ver que mesmo antes de ter comprado uma 4t 250 (que é um T) já falava que é tão braba e anda tanto quanto ou mais que uma 2T 250 (que é outro T).

Mudando.
Quem gosta de 125cc 2t e vai pra 250 4t xona e num volta mais. E vira psicopata por conta da mania das 125 de cabo enrolado calçado na embreagem. Mas a embreagem fica moida. Embreagem de 4t é muito exigida.

125 é uma moto extremamente dificil de pilotar, é motor no talo o tempo todo, se esvaziar num enche a tempo do próximo obstáculo, tem de estar acionando tudo junto ao mesmo tempo (acelerador/embreagem/freio) e o pião num para quieto em cima dela. DIFICIL PACAS!!!!!!
Então!!!
Então!!!!!!!
QUEM PILOTA 125CC pilota "qualquer coisa", menos 450 4t.

"Eu" num sei andar de 125. Já tentei.

Vou dar exemplo do Robert que é um puts piloto. Ele apanha da 125 e tem uma.

Outra! NUM TEM NENHUMA MOTO PRAS 450! pode ser a cilindrada que for da 2t. Num anda junto nunca. NEM O BUBBA ANDOU e ainda afirmou isso, num to inventando!!!!!!

Adoro a 250, seja 2T ou 4T. Acabei de sair duma pra outra e a tocada de aceleração, leveza e tal é muito semelhante.
A forma de como o torque passa pra roda e transmite pro chão e pro conjunto iguala as danadas.

Cuidado com artigos antigos de quando as 250 não apresentavam pesos semelhantes.

Eu apanhava pra andar junto com as 4T e hoje as 2T que andavam junto comigo (to no 3º treino de 4T) num me pegam mais.
A diferença é saída de curva. A 2t patina a 4 não. A 2t é uma linha a 4 outra. 4T faz curva igual 125, quadrada.
4T é mais rápida. Mas cansa mais.


Tenham cuidado na comparação dos EXTREME ENDUROS! Ali é Halteromotismo profissional. Motos de trial andam junto com BMW boxers.

Outro detalhe é a manutenção. Nas 4T é tudo muito mais. Muito muitão alias!

Eita se todo besta fosse tao culto, o Brasil tava lonje...

Concordo em muito Ale, mas vc ainda é muito recente no mundo 4ts acredito que com o tempo vc va perder completamente a tocada 2 ts, quanto a cansar sei não viu , como se diz ha divergencias...

Minha vida em uma 125 acho que seria muito triste , eu sou muito pesado 80 kg, sou muito trilheiro consequentemente ando muito sentado, não sei saltar direito, a vida inteira em motos fortes, acho muito dificil me acostumar.

Acho correto tambem que o aprendizado seja gradual e acho muito bom que as 2ts estejam aí brigando pelo seu espaço , e que tenha muitos adeptos e quem sabe um dia passe o trauma da Gasgas e eu compre outra 2 Ts...

A ktm em questão não é uma 125 , mas uma 150, cilindrada muito interessante criada pela KTm , peso de 125 com muito mais força em baixa ,sem a loucura dos CVs das 250 2 ts.

Evidentemente a 150 está fora dos padroes FIM para competir em provas oficiais, mas para amadores e pilotos de FDS acho que deve ser um tesão
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Tem a YZ 125 conheco um cara que tem e so anda no MX, mas ele falou que tem uma baixa absurda se comparar com as outras 125 mais antigas a dele eh 2006 ja com quadro de aluminio, uma coisa eh certa eh bonito ver alguem tocar uma 125 na pista redondo a abelinha grita alto!!!!!!!

Logico que se comparar com uma 4T em questao de tempo perde Feio, mas em se tratando de diversao ai tambem nao tem pra ninguem!!!!

isso se o cara saber tocar a motoca senao tambem o cabloco acho que sofre igual a um condenado.

Se der tudo certo em breve estou com a minha 2T so que na trilha, tava pensando em pegar uma DR mas desisti vo de 2T porque quero aprender a tocar esse bixo, e quero tambem me divertir vamos ver se me adapto e vamos ver se o bixo eh tudo isso mesmo que todo mundo fala!!!!!!

Abraxxx
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

junior30 escreveu:Tem a YZ 125 conheco um cara que tem e so anda no MX, mas ele falou que tem uma baixa absurda se comparar com as outras 125 mais antigas a dele eh 2006 ja com quadro de aluminio, uma coisa eh certa eh bonito ver alguem tocar uma 125 na pista redondo a abelinha grita alto!!!!!!!

Logico que se comparar com uma 4T em questao de tempo perde Feio, mas em se tratando de diversao ai tambem nao tem pra ninguem!!!!

isso se o cara saber tocar a motoca senao tambem o cabloco acho que sofre igual a um condenado.

Se der tudo certo em breve estou com a minha 2T so que na trilha, tava pensando em pegar uma DR mas desisti vo de 2T porque quero aprender a tocar esse bixo, e quero tambem me divertir vamos ver se me adapto e vamos ver se o bixo eh tudo isso mesmo que todo mundo fala!!!!!!

Abraxxx
Junior compra uma husqvarna Wr 125 eu vi umas na trilha e é o bicho para andar...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem