Um pouco sobre protetores de mãos....

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Um pouco sobre protetores de mãos....

Mensagem por NESTOR/RS »

Pois é galera...já era para ter postado antes, mas foi passando e me esqueci...
Mas, está em tempo...
Há uns 40 dias, participei de uma atualização sobre trauma em esportes, e um dos temas novos que foram abordados por colegas que trabalham em grandes pronto-socorros, é o aparecimento cada vez mais de um novo tipo de lesão: as fraturas, amassamentos/esmagamentos e arrancamento de DEDOS DAS MÃOS provocados por protetores de mão chamados "com alma de alumínio" usados em esportes of-road com motos....ocorre que em determinados impactos, o alumínio cede, amassa e "prende" os dedos contra o guidão....e o movimento do corpo durante a queda acaba causando tração e provocando as lesões que descreví acima...
Não estou condenando o equipamento, mas fica um alerta sobre lesões sérias que podem, vejam bem, eu disse podem, ocorrer! :wink: :wink:

Contribuição do amigo Tops... =D>

A galera mais experiente com quem tenho contato diz que:

Para motocross: só aquelas "orelhinhas" ... q sao aqueles protetores abertos que NÃO são fixados ali entrando nos punhos. O modelo mais comum é o Circuit SX. NÃO use protetores fechados pois eles são muito rígidos e em caso de queda podem machucar o pulso.

Para Enduros/Trilhas/off road em geral: Os protetores DE PLASTICO são os mais indicados pois protegem bem contra pedradas, galhadas, cipó, etc e aguentam bem torções e deformações em sua estrutura voltando à posição original (se não quebrarem). Se quebrarem é só subistituir.... custa merreca e particularmente eu vi muito poucos desses protetores se quebrarem em tombos corriqueiros.

Protetor de aluminio ou alma de aluminio comecou a ser muito utilizado em SM (Supermoto ou Super Motard) pois no SM vc corre em pista de asfalto onde não tem NADA na sua frente e a unica função desses protetores é não deixar o manete quebrar num tombo no asfalto.... sua mão não presisa de proteção na pista... só o manete, por isso os protetores são tão duros. :wink:
cross_78
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 17 Novembro 2007 à23 16:07

Mensagem por cross_78 »

Eu sou totalmente contra protetores de mão
Ivan
Membro
Mensagens: 261
Registrado em: 08 Março 2006 à06 19:09

Mensagem por Ivan »

ótimo tópico nestor...
nem curto muito esses de alumínio, sou mais os de plástico mesmo..
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Protetor com alma de aluminio nunca mais! Ja quebrei alguns dedos com eles...
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Eu só uso de plástico... antes usava um polisport, do mais vagabundinho, vixe dura que só vendo, cai com ele mil vezes e não estraga...


Desta vez eu vou testar o Circuit P4... vamos ver se presta! :D
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

eu já vi trilheiro quebrar os dois pulsos com esses protetores.....eu agora que vou andar mais na praia (dunas ) vou tirar os meus!!!!só pra previnir! :lol:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Obrigado pela dica!!! Tava querendo comprar um de alumínio pensando na estética - agora vou de Polisport mesmo!
ruanmt
Membro
Mensagens: 313
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à45 22:52

Mensagem por ruanmt »

a acerbis tem um inteiros de plasticos q na minha opniao...sao os mais resistentes e bonitos!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

valeu Doctor.... :-)
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Eu não uso nem o de plástico, já me machuquei com um Acerbis.
Acontece que mesmo os de plásticos, se vc por exemplo bater a roda dianteira em um degrau muito alto sua mão escapará do guidão e dobrará no protetor, mesmo sendo de plástico vc pode fraturar o pulso além de escoriações nas mãos.

Eu fui subir um degrau, só que quando acelerei pra moto dar uma levantada na dianteira a roda traseira escorregou, o degrau era alto o suficiente pra dianteira não subir. Felizmente estava muito devagar, e só tive uma luxação e várias escoriações nos dedos.

Desde então eu não uso mais protetor, com isso acabei descobrindo que eles não fizeram a mínima falta pra mim, além disso pro não precisar cortar a manopla pra prendê-los, o tubo do acelerador fica sempre limpo e leve necessitando de muito menos manutenção.

Protetores só se for o tipo "orelha".
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Aqui na minha região tem muito canavial, se não andar com protetor toma umas porradas de cana na mão.
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Tudo tem pró e contra, eu já dei uma topada em uma árvore e se não fosse o protetor de mão, o manete tinha arregaçado meus dedos!
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

Isso mesmo Nertor.
Já usei esse protetor com alma de aluminio em trilhas e te falo que nao ajuda muito. Arrependi de ter comprado. So me fez raiva.
Uso ja a alguns anos o protetor de plastico da circuit, agora que ele esta com um quebradinho atoa. Ele ja me salvou de muitas lesoes nas trilhas.
O de orelha acho que só protege de pedrada e galhada mesmo, fora isso nao vejo porque usa-lo em trilhas.

Por falar em fratura e esmagamento de dedos aconteceu isso comigo a duas semana atras. Meu dedo da mao esmagou e fraturou. Mas o protetor nao teve nada a ver com historia. A moto virou p/ tras, caiu em cima do dedo e saiu ralando no barranco (de concreto) abaixo com o meu dedo por baixo. Fiz duas cirurgias.
Lesoes na mao anda acontecendo muito. Só no dia em que eu fui internado ouvi uns 4 casos de cirurgias em maos causada por motos de trilhas. Inclusive o anestesista tinha operado o tendao tambem. hehehe.
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

Odeio protetores de mao nunca usei!! axo ridiculo!! ja quebrei varios manetes mais nunca dedos... prefiro quebrar pernas mesmo! shuahusahusha
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Para trilhas e enduros o ideal são os de plástico mesmo, pode ser que um dia venha a machucar a mão por causa deles mas até hoje eles já salvaram meus dedos muitas vezes.

Mas na pista, realmente, já torçi feio um dedo por causa do protetor.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

eu parei de usar protetor, quando ele é mais importante não protege do meu capacete se enroscar no mato, ou o meu rosto, portanto passo na maciota em local com galhos, com ou sem protetor...
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Comigo ja aconteceu de um cipó agarrar no manete do frio em uma descida bem lisa... quase fui pro chão tudo pq eu tinha retirado os protetores ( de plastico da Acerbis) para não ter que cortar os manetes...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem